"Assim Diz o SENHOR"
* Daniel (Estudo 1/12)
* A Educação de Daniel e de Seus Companheiros
1 No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou.2 O SENHOR lhe entregou nas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e alguns dos utensílios da Casa de DEUS; a estes, levou-os para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e os pôs na casa do tesouro do seu deus.3 Disse o rei a Aspenaz, chefe dos eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres, 4 jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus.5 Determinou-lhes o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, ao cabo dos quais assistiriam diante do rei.6 Entre eles, se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.7 O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego.
8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.9 Ora, DEUS concedeu a Daniel Misericórdia e Compreensão da parte do chefe dos eunucos.10 Disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; por que, pois, veria ele o vosso rosto mais abatido do que o dos outros jovens da vossa idade? Assim, poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei.11 Então, disse Daniel ao cozinheiro-chefe, a quem o chefe dos eunucos havia encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias:12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos deem legumes a comer e água a beber.13 Então, se veja diante de ti a nossa aparência e a dos jovens que comem das finas iguarias do rei; e, segundo vires, age com os teus servos.14 Ele atendeu e os experimentou dez dias.15 No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei.16 Com isto, o cozinheiro-chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes.
17 Ora, a estes quatro jovens DEUS deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos.18 Vencido o tempo determinado pelo rei para que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe à presença de Nabucodonosor.19 Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. 20 Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.21 Daniel continuou até ao primeiro ano do rei Ciro.
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É DESSE JEITO !
"Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"
1: 1 (Jeoaquim) Cruz+ (2 Reis 24: 1-2).
1: 2 (Alguns dos utensílios da Casa de DEUS/ levou-os para a terra de Sinar/ e os pôs na casa do tesouro do seu deus) Cruz+ (Jeremias 27: 19-20/ Zacarias 5: 11/ 2 Crônicas 36: 7).
1: 3 (alguns dos filhos de Israel) Cruz+ ( Isaías 39: 7).
1: 4 ( sem nenhum defeito/ e lhes ensinassem a cultura e a língua dos caldeus) Cruz+ (Levíticos 24: 19-20/ Atos 7: 22).
1: 5 (assistiriam diante do rei) Cruz+ (Daniel 1: 19).
1: 7 (o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes/ a Daniel ...) Cruz+ (2 Reis 24: 17/ Daniel 2: 26; 4: 8; 5: 12).
1: 8 (com as finas iguarias do rei ...) Cruz+ (Oséias 9: 3).
1: 9 (DEUS concedeu ...) Cruz+ (Gênesis 39: 21).
1: 17 (DEUS deu/ Conhecimento e a Inteligência/ Inteligência de Todas as visões e sonhos) Cruz+ (Tiago 1: 5-7/ Atos 7: 22/ 2 Crônicas 26: 5).
1: 19 (Passaram a assistir diante do rei) Cruz+ (Gênesis 41: 46).
1: 20 (Em toda matéria de Sabedoria e de Inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas ...) Cruz+ (1 Reis 10: 1).
1: 21 (Daniel continuou até ao primeiro ano do rei Ciro) Cruz+ ( Daniel 6: 28; 10: 1).
É DESSE JEITO !
"Sistema de Nota+ de Estudo {NT+}"
"{NT+} de 1: 1-6: 28"
Interação entre Daniel e seus amigos. Por meio delas, DEUS demonstra para monarcas orgulhosos que ELE Governa o mundo e Livra SEU povo.
"{NT+} de 1: 1"
1: 1 ano terceiro do reinado de Jeoaquim. 605 a.C. Nabucodonosor, rei da Babilônia. O pai de Nabucodonosor, Nabopolassar, morreu em julho ou no início ou no de agosto de 605 a.C. Portanto Daniel provavelmente foi levado cativo quando Nabucodonosor ainda era príncipe regente. Seu primeiro ano oficial de reinado começou na primavera de 604 a.C., no quarto ano de Jeoaquim (comparar com Jr 25: 1; acerca dos acontecimentos desta época, ver 2 Rs 23: 36-24: 6; 2 Cr 36: 5-8).
"{NT+} de 1: 2"
1: 2 alguns dos utensílios da Casa de DEUS. O templo permaneceu de pé até 586 a.C. Entretanto, Nabucodonosor tomou alguns itens de valor e os depositou nos tesouros de sua divindade. Este fato introduz o conflito entre o Verdadeiro DEUS do Céu e o poder humano.
"{NT+} de 1: 7"
1: 7 lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar. Nabucodonosor tinha a intenção de assimilar os jovens à sua cultura, dando-lhes uma identidade babilônica.
"{NT+} de 1: 8"
1: 8 não contaminar-se. Daniel havia se decidido a permanecer Leal ao SENHOR. Por isso, não podia se misturar à cultura babilônica naquilo que conflitasse com a Santidade ao SENHOR. Um exemplo disso era a recusa em comer carne de espécies animais consideradas "imundas" (Lv 11; Dt 14; comparar com Gn 7: 2, 8, 9). É provável que houvesse outros problemas com a alimentação babilônica: possivelmente os animais fossem abatidos sem o sangue ser drenado de maneira apropriada (Gn 9: 4; Lv 17: 10-12; comparar com At 15: 20, 29) e, além disso, as comidas e bebidas podiam ser oferecidas a ídolos (comparar com Nm 25: 2; At 15: 20, 29).
"{NT+} de 1: 12"
1: 12 legumes [...] água. A alimentação vegetariana evitaria todos os problemas religiosos (ver nota sobre V. 8). Também seria perceptivelmente mais saudável. Por isso, Daniel e seus amigos receberam permissão para dar continuidade a seu programa alimentar (V. 15).
"{NT+} de 1: 17"
1: 17 a Daniel deu inteligência de todos as visões e sonhos. Daniel foi recompensado por sua fidelidade a um estilo de vida santo, recebendo acesso Especial ao Conhecimento que vem de DEUS.
"{NT+} de 1: 20"
1: 20 dez vezes mais. Expressão que significa "muito melhor". do que todos os magos e encantadores. Daniel e seus amigos foram educados para ser conselheiros reais sábios e eruditos, junto de vários tipos de especialistas no uso de forças sobrenaturais, as quais, segundo se acreditava, afetavam os seres humanos.
É DESSE JEITO ! "Presente+"
* Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO ! (Preceito por Preceito/Especial: O Livro de Daniel 2/ 12 )
"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
* Bizu É DESSE JEITO ! +Bíblia Fácil
[É DESSE JEITO! Introdução+]
* Autor
O Nome Daniel significa "DEUS é meu Juiz". Esse é também um Tema Importante do Livro. Ainda jovem, ele foi levado cativo para a Babilônia em 605 a.C., quando este reino dominou a nação de Judá. Leais a DEUS, Daniel e seus amigos judeus foram abençoados com Sabedoria Especial para que ocupassem posições elevadas no governo babilônico. Ele continuou a ser um grande administrador no início do domínio medo-persa, depois da conquista de Babilônia em 539 a.C.
Diversas vezes, Daniel refere-se a si mesmo na primeira pessoa. Isso indica que ele registrou as próprias experiências (7: 15; 8: 15, 27; 9: 2; 10: 2, 7; 12: 5). É provável que tenha terminado a obra na década de 530 a.C., durante o reinado de Ciro (Comparar com 1: 21; 10: 1; ver mas detalhes a seguir no tópico "Data"). JESUS se Refere a Daniel como o Autor do Livro (Mateus 24: 15, em referência a Daniel 9: 27; comparar com 11: 31; 12: 11).
* Conteúdo, Temas e Estrutura Literária
O SENHOR usou Daniel, seus amigos e os milagres a eles associados para impressionar vários reis com o fato de que ele sempre está no controle, e os soberanos lhe devem prestar contas. Um Tema Central do Livro é a Soberania Divina sobre as nações, mesmo quando seu povo é oprimido. Por fim, ELE sempre livra aqueles que lhe são leais. Este Tema é Apresentado de modo muito claro em 2: 20-23 e enfatizado nos capítulos 4 e 5 por meio da repetição do seguinte conceito: "O ALTÍSSIMO tem o Domínio sobre o reino dos homens" (4: 17; comparar com os V. 25, 32; 5: 21). Os Cap. 4 e 5 formam o centro de uma Estrutura Simétrica (quiástica):
A. Problema: O Templo de DEUS e o povo são conquistados (Cap. 1).
B.Nabucodonosor sonha com quatro reinos (Cap. 2).
C. Os amigos de Daniel são livrados da fornalha ardente (Cap. 3).
D.Nabucodonosor é humilhado por uma Sentença Divina; Belsazar é humilhado por uma Sentença Divina (Cap. 4 e 5).
C'. Daniel é livrado da cova dos leões (Cap. 6).
B'. Daniel tem uma visão de quatro reinos (Cap. 7).
A'. Solução: O Templo de DEUS é Restaurado, e o povo, Livrado (Cap. 8-12).
Os Capítulos 1: 1-2: 4a e 8-12 foram escritos em hebraico. Entretanto, os Capítulos 2: 4b -7: 28 estão em aramaico, usado desde o momento em que se diz: "Os caldeus disseram ao rei em aramaico" (2: 4). Nabucodonosor pertencia ao povo caldeu, do sul da Mesopotâmia (Atual Iraque), que havia conquistado Babilônia. O aramaico havia se tornado um idioma internacional. Ao usá-lo, Daniel revela que a Mensagem de 2: 4-7: 28 se dirigia tanto aos gentios quanto aos judeus (Comparar com Jeremias 10: 11, único versículo de outro Profeta também em aramaico).
De outro ângulo, o Livro de Daniel pode ser dividido em duas partes: Narrativas (Cap. 1-6) e Visões (Cap. 7-12). A Estrutura vista anteriormente mostra que existe uma forte relação temática entre as partes: ambas demonstram a Soberania do SENHOR, exercida em favor de SEU Povo Fiel e contra os opressores. Assim como DEUS humilhou governantes e Livrou Daniel e seus amigos na Babilônia antiga (Narrativas), ELE humilhará os poderes humanos e Livrará SEU povo futuramente na História (Visões). Essa Mensagem é um Incentivo Maravilhoso para as pessoas Leais a DEUS quando enfrentam dificuldades.
As Narrativas e Visões de Daniel também se unificam pelo seguinte fato: o sonho de Nabucodonosor e sua Interpretação Profética por Daniel, na Narrativa do Cap. 2, estabelecem as bases para suas visões. Nabucodonosor teve um vislumbre do futuro desde seus dias até a Segunda Vinda de CRISTO. As Visões de Daniel e suas interpretações nos Cap. 7, 8-9 e 10-12 abrangem repetidas vezes o mesmo escopo temporal (embora os Cap. 8 e 10 comecem com a Medo-Pérsia), a fim de acrescentar progressivamente informações adicionais.
As Narrativas dos seis primeiros Capítulos fornecem muitas informações contextuais para as Visões: Daniel, muitos de seu povo e até mesmo os utensílios do templo de Jerusalém haviam sido levados para a Babilônia. DEUS Abençoara Daniel e seus amigos. Salvara a vida deles. Mesmo assim, eles ainda precisavam de libertação de Babilônia, e o templo necessitava ser restaurado. Portanto, as narrativas oferecem um panorama da situação de vida da época, revelando problemas para os quais as visões apresentam soluções de longo prazo.
Outros Profetas, como Isaías, Jeremias, Ezequiel e Zacarias também transmitiram Mensagens de DEUS, enxergaram além de seu contexto imediato no tempo e no espaço, predisseram o destino de nações e receberam algumas visões simbólicas que exigiam interpretação. No entanto, Daniel viu sistemas elaborados de símbolos que retratavam a sucessão dos poderes humanos desde seus dias, passando pela Primeira Vinda de CRISTO até chegar à Segunda Vinda, quando o Reino Eterno de DEUS será estabelecido sobre a Terra. Ele também teve visões de grandes períodos de tempo envolvidos na História da Salvação, inclusive a data precisa do Ministério Terreno de CRISTO. A Estrutura Narrativa analisada anteriormente e a necessidade de seres celestiais explicarem a Daniel suas visões salientam os contrastes entre o que acontece aqui e agora e aquilo que ainda ocorrerá. Seu Livro predizia acontecimentos em um futuro tão distante que suas Profecias só Seriam Compreendidas de Maneira Adequada muito tempo depois, Confirmando que DEUS Conhece o Futuro e Controla o Destino da humanidade.
Uma visão abrangente da História Futura até a Restauração Mundial que será Realizada por CRISTO no Fim dos Tempos caracteriza de modo similar um Livro bastante simbólico do NT: o Apocalipse. Esse nome é extraído da palavra grega apokalupsis (Ap 1: 1), que significa "Revelação". O Livro de Daniel, assim como o de Apocalipse, é Caracterizado pelos eruditos como "apocalíptico", ou seja, Apresenta Revelações Divinas. Na Bíblia hebraica, Daniel não fica junto dos outros Livros Proféticos. Em vez disso, é situado na seção de Escritos, ao lado dos Livros de Sabedoria e História a respeito da época do exílio babilônico e do período posterior. É provável que essa organização resulte da natureza incomum do Livro de Daniel e do contexto de sua narrativa: Daniel era um sábio em Babilônia durante o exílio (Dn 2: 48).
* Data
Muitos eruditos supõem que o Livro foi escrito em nome de Daniel por alguém que viveu muito tempo depois. Pensam que a obra foi composta no 2° século a.C. em resposta à perseguição dos judeus pelo rei selêucida (grego) Antíoco IV Epifânio, que reinou de 175 a.C a 164 a.C. Esses eruditos consideram o símbolo do "chifre pequeno" de Daniel 7 e 8 uma referência a Antíoco. Tal ideia já havia sido sugerida pelo livro apócrifo de 1 macabeus, que usa o vocabulário de Daniel, predizendo um ato do "chifre pequeno" (Dn 9: 27; 11: 31; 12: 11), para descrever o que Antíoco fez ( 1 macabeus 1: 54). Aqueles que aceitam a autoria tardia de Daniel creem que as predições precisas no Livro eram, na verdade, eventos históricos narrados depois de acontecidos como se fossem profecias, a fim de que os judeus do 2° século a.C, cressem que o autor havia recebido as mensagens de DEUS. Dessa forma, os eruditos tentam evitar o Ensino BÍBLICO de que o SENHOR Conhece o Futuro distante e o Revelou para os seres humanos nas ESCRITURAS. Também evitam Identificar o poder maligno do "chifre pequeno" com Roma, que veio após o império grego/macedônico, o qual sucedeu a Medo-Pérsia, precedida, por sua vez, por Babilônia (Ver Notas sobre Dn 2: 7-8).
Essa teoria influente coloca em cheque a credibilidade do Livro de Daniel como um Relato Autêntico e Preciso de Revelações Divinas. Todavia, as Evidências a Seguir Apoiam a Datação Anterior de Daniel e Mostram que a teoria do 2° século está equivocada.
Os 1080 dias da perseguição de Antíoco e da profanação do Templo de Jerusalém, seguidos da dedicação do templo pelos judeus, pouco depois, não se encaixam em nenhum dos períodos de Tempo Profético Apresentados por Daniel. Os eruditos tentam adequar a Mensagem, dizendo que os 2.300 dias (literalmente "tarde manhã") de Daniel 8: 14 se referem a 1.150 dias literais, durante os quais 2.300 holocaustos seriam normalmente oferecidos pela manhã e pela tarde. No entanto, mesmo se o número 2.300 se referisse a holocaustos oferecidos no Templo de Jerusalém, o que não é o caso (ver nota sobre Dn 8: 14 --- 2.300 dias completos, não metade de dias), esses sacrifícios eram oferecidos pela manhã e pela tarde (Êx 29: 38-42; Nm 28: 1-8), não de tarde e depois de manhã.
Os livros de macabeus exaltam os macabeus, que lideraram os judeus na vitória sobre Antíoco e deram início a uma linhagem de governantes. Pegar emprestada a linguagem usada por Daniel a respeito do "chifre pequeno" para descrever o que Antíoco fizera no altar do templo de Jerusalém (Instituiu a "Abominação da Desolação"; 1 macabeus 1: 54; comparar com Dn 9: 27; 11: 31; 12: 11) era uma forma inteligente de exaltar os macabeus ao fazer o inimigo derrotado parecer muito maior do que realmente era. Isso não quer dizer que Antíoco foi de fato o cumprimento do símbolo do "chifre pequeno".
Mesmo se o Livro de Daniel tivesse sido escrito no 2° século a.C, ainda continuaria predizendo com exatidão acontecimentos muito posteriores a essa época, Inclusive a Data Precisa da Vinda do MESSIAS (JESUS; ver notas sobre Dn 9: 25-27). Isso reforça o fato de que DEUS é Capaz de Ver o Futuro distante e Revelar o que irá ocorrer.
O aramaico de Daniel 2: 4 -7: 28 pertence à fase imperial do idioma, quando era o meio de comunicação oficial de todo o império medo-persa. Na época de Antíoco, durante o período grego, já haviam acontecidos mudanças perceptíveis no aramaico.
Textos cuneiformes descobertos por arqueólogos revelaram que Belsazar governou junto do pai, Nabonido, na fase final do império babilônico. Isso confirma a Veracidade de Daniel 5, que aponta Belsazar como último rei de Babilônia. Os historiadores gregos registram apenas o reinado de Nabonido, sem mencionar o papel de Belsazar. Portanto, Daniel parece haver preservado o conhecimento de uma informação que pode ter se perdido na história posterior e que um escritor do 2° século a.C. talvez não tivesse (sobre uma compreensão das várias formas que os estudiosos das ESCRITURAS compreendem as Profecias Bíblicas, ver a Introdução a Apocalipse, "Abordagens de Interpretação").
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* Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO ! (Preceito por Preceito/Especial: O Livro de Daniel 1/ 12 )
Ao nos aproximarmos do Fim do Tempo, a distinção entre os Filhos da Luz e os filhos das trevas será cada vez mais clara. Eles estarão cada vez mais em desacordo. Essa diferença é expressa nas PALAVRAS de CRISTO: "Nascer de Novo" --- criados novamente em CRISTO, mortos para o mundo e Vivos para DEUS. São estas as paredes de separação que dividem o Celestial do terreno e descrevem a diferença entre os que pertencem ao mundo e os que São Escolhidos do meio dele, os quais São Eleitos e Preciosos à Vista de DEUS.
Ao passo que a observância do sábado espúrio em conformidade com a lei do Estado, contrária ao Quarto MANDAMENTO, será uma Declaração de Fidelidade ao poder que se acha em oposição a DEUS, é a Guarda do Verdadeiro Sábado, em Obediência à Lei Divina, uma Prova de Lealdade para com o CRIADOR. Ao passo que uma classe, aceitando o sinal de submissão aos poderes terrestres, recebe o sinal da besta, a outra, Preferindo o Sinal da Obediência à Autoridade Divina, Recebe o Selo de DEUS.
igrejas.adventistas.org
* Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO ! (Preceito por Preceito, Estudo 11 /50 )