EVANGELHOS - "Segundo Mateus" (Introdução+)


                                                 É DESSE JEITO!

                      Graça e Paz Irmãos. Feliz Sábado à Todos!
         Hoje é Santo Dia de "Estudos+", Especial: "Os EVANGELHOS" (Preceito por Preceito), onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a "Introdução+" do "EVANGELHO Segundo Mateus".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+" Detalhado deste Projeto, "Os EVANGELHOS":



                      6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto. São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS.
 Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".


                     * E Agora com nossas BÍBLIAS SAGRADAS em mãos e joelhos no chão, Oremos!!!  

                                       
Imagem do Apóstolo Mateus, iniciando os Estudos+ "Preceito por Preceito", Especial: "EVANGELHOS"


                                  O Evangelho Segundo Mateus

                                   “Introdução+”

   Por ser o Primeiro EVANGELHO e o Primeiro Livro do NT(Novo Testamento), o EVANGELHO de Mateus tem sido, ao longo dos séculos, um favorito entre os Livros neotestamentários. Com freqüência, quando os EVANGELHOS compartilham o mesmo material, as histórias de Mateus sobre JESUS são preferidas. Exemplos disso são a tentação de CRISTO (4: 1-11), o Sermão do Monte (cap. 5-7) e o Pai Nosso (6: 9-13).

                                 “Autor”

   Os Autores dos Quatro EVANGELHOS não são identificados pelo nome. Os títulos “O EVANGELHO Segundo Mateus”, “Segundo Marcos” e assim por diante foram acrescentados depois, refletindo a opinião bem difundida sobre quem os escreveu. No final do 2º século, acreditava-se que o discípulo e ex-publicano Levi Mateus fosse o autor do Livro porque este é o Único EVANGELHO que o identifica como cobrador de impostos (9: 9). Assim como os outros Evangelistas, Mateus parece ter recorrido não só à memória, mas também a materiais já disponíveis em forma escrita ou que circulavam oralmente (ver Lucas 1: 1-4).
   É amplamente aceita a teoria de que o Livro de Marcos foi o primeiro dos três EVANGELHOS Sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). O termo “Sinótico” vem de uma palavra grega que significa “Ver Junto”. Ao se comparar as histórias  nos três sinóticos, muitos concluem que tanto Mateus quanto Lucas se basearam em Marcos para compor seu material. Contudo, grande número de Parábolas, Ditos e Ensinos que se encontram tanto em Mateus quanto em Lucas não estão em Marcos. Muitos eruditos Bíblicos crêem que Mateus e Lucas extraíram esses relatos de uma fonte comum, chamada “Q” (da primeira letra da palavra alemã quelle, que significa “Fonte”). Mateus e Lucas também apresentam materiais únicos em seus EVANGELHOS.
   Cada Autor dos EVANGELHOS, sob a Influência do ESPÍRITO SANTO, selecionou com cuidado os relatos para Compartilhar um Retrato Significativo e Importante de JESUS para um público específico.

                           “Público Alvo”

   Os Autores dos EVANGELHOS foram Inspirados e tiveram a intenção de apresentar uma Mensagem Única, que atenderia a necessidades específicas dos cristãos. Aceita-se, de modo geral, que Marcos e Lucas escreveram para públicos gentios. Embora Mateus tenha escrito em grego, parece que ele tinha em mente um público judeu. Uma série de características sugere isso:
1.       Mais do que qualquer outro EVANGELHO, Mateus se preocupa com o cumprimento do AT (Antigo Testamento). Ele faz várias alusões às ESCRITURAS hebraicas, além de empregar citações. Grande parte de quem JESUS é e do que ELE faz é apresentado como um cumprimento do AT.
2.       A propensão de Mateus em estabelecer paralelos entre JESUS  e Moisés, e entre JESUS e Davi, chamaria a atenção do leitor judeu.
3.       Mateus usa termos como “Reino dos Céus”, em vez de “Reino de DEUS” (expressão usada por Lucas), a fim de aderir ao reverente costume judaico de não usar o nome de DEUS. Tal fato apoia a ideia de que o público-alvo de Mateus era composto de judeus.
4.       Mateus, ao contrário de Marcos, não explica os costumes judaicos, provavelmente, por esperar que seu público leitor já estivesse familiarizado com essas práticas.

                              "Data e Local de Escrita"

   O EVANGELHO de Mateus não provê muitas evidências para identificar sua data de composição. Muitos estudiosos da BÍBLIA defendem que o Livro foi escrito na Palestina, antes da queda de Jerusalém em 70 d.C.

                                "Mensagem+"

Imagens de JESUS ensinando SEUS discípulos   Mateus quer que seus leitores reconheçam que JESUS é o MESSIAS, conforme prometido no AT (Antigo Testamento). Para fazer isso, ele compara JESUS a diversos personagens importantes do AT. Primeiro, liga a genealogia de JESUS a Abraão, diferentemente de Lucas, que vai até Adão, por causa do foco mais universal de seu EVANGELHO. A ênfase em Abraão é vital para a Mensagem de Mateus, uma vez que se trata do Patriarca da nação judaica.
   Além de ser um judeu abraâmico, JESUS era também o REI Messiânico prometido, da linhagem de Davi. Na genealogia de 1: 1-17, Mateus divide as gerações em três grupos de 14, uma forma criativa de apresentar a linhagem, uma vez que o total numérico do nome de Davi em hebraico é 14. Ao longo de todo o EVANGELHO, Mateus deseja que o público pense em termos de reinado e reino. Ele o faz se concentrando em histórias sobre a liderança masculina, reis e impérios (ver histórias sobre José, o rei Herodes, os magos do Oriente, o Egito). Essa característica contrasta com o EVANGELHO de Lucas, que não contém nenhuma das histórias de Mateus, mas, em vez disso, se concentra nos humildes e marginalizados, incluindo mulheres, pobres e idosos (ver Maria, os pastores, a manjedoura, os idosos do templo). O Tema do Reino está em todo o EVANGELHO, desde João Batista proclamando que “Está próximo o Reino dos Céus” (3: 2) até a última parábola de JESUS, que retrata o REI Vindo em Glória, separando as ovelhas dos cabritos (25: 31-46). Nesse intervalo, existem diversas parábolas (algumas delas encontradas somente em Mateus) que começam com “o Reino dos Céus é semelhante a” ou outra expressão parecida.
   Os leitores de Mateus também percebem com clareza que ele estabelece paralelos freqüentes entre Moisés e JESUS. Uma leitura cuidadosa do EVANGELHO revela que existem “Cinco Seções Principais” entre os eventos Introdutórios e Conclusivos da Vida e do Ministério de JESUS (ver síntese a seguir). Cada seção inicia com narrativas e conclui com um grande sermão ou uma série de declarações, as quais se encerram com a frase “quando JESUS acabou de proferir estas palavras” ou algo semelhante (7: 28; 11: 1; 13: 53; 19: 1; 26: 1). O leitor judeu perceberia com facilidade o paralelo com os Cinco Livros de Moisés, a Torah. Também identificaria os paralelos com Moisés e a experiência no deserto: um rei tenta matar JESUS (2: 1-18); JESUS passa um período no Egito (2: 13-15) e, depois de 40 dias e 40 noites no deserto sendo testado e tentado pelo diabo (4: 1-11); e CRISTO profere o Sermão do Monte (cap. 5-7). O último acontecimento é paralelo à entrega da LEI no Sinai. Nesse caso, JESUS apresenta uma nova (ou mais completa) compreensão da LEI em um monte.
   O EVANGELHO de Mateus tem valor especial para aqueles que aguardam o Retorno de CRISTO. Os Sermões de JESUS, particularmente o Sermão do Monte, contêm Instruções Éticas para os cristãos que esperam a Segunda Vinda.  Muitas de suas parábolas, sobretudo as encontradas no cap. 13, enfatizam o Caráter Misto da Igreja, formada por Adoradores Verdadeiros e falsos. Nelas CRISTO Observa que a separação entre os dois grupos ocorrerá no Fim dos Tempos e será Realizada pelo JUIZ DIVINO de Todas as pessoas e coisas. Enquanto isso, os cristãos devem ser como crianças e ter um espírito de perdão (cap. 18). No EVANGELHO de Mateus demonstra-se interesse Especial pela Escatologia, a Doutrina das últimas coisas. Mateus deixa claro que o Fim é tanto “Agora” quanto “Daqui um pouco”. João Batista e JESUS pregaram que o Reino havia chegado (3: 2; 12: 28). Contudo, ele também pertencia ao futuro (ver 8: 11; 19: 28; ver também os discursos sobre o Último Grande Dia nos cap. 24-25). CRISTO, porém, deixa claro que ninguém sabe quando ocorrerá a Segunda Vinda (25: 13). Em vez de se concentrar no momento específico, JESUS Conclama os Discípulos a Vigiar e a estar preparados.

                               “Assim Diz o SENHOR JESUS”
                     (Mateus 24: 42; 25: 13/PALAVRA de DEUS)



                      É DESSE JEITO! "Presente+"

  "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                            (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!

             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                        https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                                 Novo Tempo                                                                                                     

  * Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO ! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário