Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A TRINDADE" (Verdade Presente)


                                             É DESSE JEITO!         

                                        “SANTÍSSIMA TRINDADE”

   JESUS indicou que a TRINDADE é composta de Três Pessoas unidas em Propósito: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. Uma vez que a TRINDADE ou DIVINDADE é Fundamental tanto para a Criação quanto para o Plano da Redenção, trata-se de um Tema Importante em nossa Compreensão da BÍBLIA. 

Imagem da SANTÍSSIMA TRINDADE: DEUS PAI, representado pelas Mãos, o DEUS FILHO, pela cruz, e o DEUS ESPÍRITO SANTO, pela pomba branca.

                                                   
                                            “Assim Diz o SENHOR”
        Também disse DEUS: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
                              (Gênesis 1: 26/PALAVRA de DEUS)

      A Criação da humanidade seguiu um padrão diferente. A Fórmula Pessoal “FAÇAMOS” é Incluída, diferentemente das ordens anteriores. A Pluralidade da Ordem apoia a Pluralidade da DIVINDADE, muito embora não se refira explicitamente à TRINDADE.
      Os Termos: Imagem [...] Semelhança se referem a uma Cópia ou Representação Próxima.Gênesis 1: 26 é a Declaração da intenção de DEUS. ELE Criou o ser humano à SUA Imagem e depois Ordenou que este tivesse domínio. A Imagem parece ser necessária para a Função; portanto, a Imagem aponta para os dotes físicos, intelectuais, sociais e espirituais que seriam necessários para a humanidade cumprir o Propósito de DEUS para ela. Os seres humanos foram Criados à Imagem de DEUS e refletem Características Divinas, mas não são inerentemente divinos.
             
                                  “Assim Diz o SENHOR”
          Ouve, Israel, o SENHOR, nosso DEUS, é o único SENHOR.
                        (Deuteronômio 6: 4/PALAVRA de DEUS)

          Esta Grande Proclamação, que posteriormente se tornou o centro do culto diário judaico, enfatiza a Unidade Essencial do SENHOR, já conhecido por ser o Único DEUS. A palavra hebraica para “Único” também é usada para o homem e a mulher em Gênesis 2: 24, quando Adão e Eva se tornaram “uma só carne” - dois seres se transformando em um. À Luz do NT (Novo Testamento), isso significa que a Santa TRINDADE de PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO é misteriosamente ligada como uma DIVINDADE Unificada. A Unidade de DEUS também pode ser compreendida no sentido de que ELE é o Único para SEU povo. Este é o conceito presente no Primeiro MANDAMENTO.
                                     
Imagem do PAI, do FILHO e o do ESPÍRITO SANTO             “Assim Diz o SENHOR”
      Batizado JESUS, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO de DEUS descendo como pomba, vindo sobre ele.  E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o MEU Filho amado, em quem ME comprazo.

      A descida do ESPÍRITO SANTO é a única característica registrada em todos os EVANGELHOS ao se narrar este evento. A Unção com o ESPÍRITO capacitou JESUS para o Ministério. Foi também um fato precursor do Batismo com o ESPÍRITO, que distingue o batismo cristão do batismo judaico anterior. É notável que as 3 Pessoas da DIVINDADE estiveram presentes no batismo: JESUS foi batizado, o PAI falou e o ESPÍRITO desceu. Mateus conclui seu EVANGELHO com uma ênfase semelhante na presença dos 3 Membros da TRINDADE no batismo dos cristãos.

                           “Assim Diz o SENHOR”
      Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
                   (Mateus 28: 19, 20/PALAVRA de DEUS)

    Embora o Público-Alvo de Mateus fosse constituído por judeus, ele desejou mostrar que as Boas-Novas de JESUS CRISTO são Universais, Internacionais e Inclusivas. Ele começa o EVANGELHO incluindo na Genealogia de CRISTO mulheres, judias e não judias –algumas com manchas no passado. Encerra destacando o papel das mulheres em dar as Boas-Novas da Ressurreição (Mateus 28: 5-8) e o chamado dos discípulos para levar o EVANGELHO a Todas as nações e Todos os povos, a fim de Torná-los discípulos por meio do batismo no Nome Singular do PAI, do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO. Quando esta Obra terminar, JESUS virá outra vez. PAI [...] FILHO [...] ESPÍRITO SANTO. As 3 (Três) Pessoas que constituem a DIVINA TRINDADE ou a DIVINDADE. Há um só DEUS: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO, uma unidade de 3 Pessoas que coexistem ao longo de todas as eras. Assim como os 3 estiveram presentes no Batismo de JESUS, os cristãos devem ser batizados em Nome do PAI,  e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO.  A pluralidade da DIVINDADE é revelada desde o Primeiro Capítulo da BÍBLIA.
      
                              “Assim Diz o SENHOR”
      A Graça do SENHOR JESUS CRISTO, e o Amor de DEUS, e a Comunhão do ESPÍRITO SANTO sejam com todos vós.

    A Graça, o Amor e a Comunhão são qualidades que criam uma comunidade. A TRINDADE exemplifica uma comunidade harmoniosa.

                            “Assim Diz o SENHOR”
    Há somente um Corpo e um ESPÍRITO, como também fostes chamados numa só Esperança da vossa vocação; há um só SENHOR, uma só Fé, um só Batismo; um só DEUS e PAI de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
                      (Efésio 4: 4-6/PALAVRA de DEUS)

     O Apóstolo Paulo exprime seu interesse profundo na União da Igreja. Ele começa com uma exortação de abertura à União (v. 1-3). E Faz uma lista poética de 7 (Sete) Elementos que unem os cristãos(4-6).
    A União é, ao mesmo tempo, algo que a Igreja já possui (v. 4-6) um atributo que deve receber constante cuidado e atenção (v. 1-3) e um Alvo futuro em direção ao qual nos movemos (v. 13).

                              “Assim Diz o SENHOR”
    Eleitos, segundo a Presciência de DEUS PAI, em Santificação do ESPÍRITO, para a Obediência e a Aspersão do Sangue de JESUS CRISTO, Graça e Paz vos sejam multiplicadas.
                         (1 Pedro 1: 2/PALAVRA de DEUS)

     Estes Versículos não só Identificam as 3 (Três) Pessoas da SANTÍSSIMA TRINDADE, como também Revelam o Ponto Focal de cada uma no Plano da Redenção.

                                             AMÉM!!!

                                            
Imagem de uma caixa de presente há ser aberta

 "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!

             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                      https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                             Novo Tempo                                                                                                 

* Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO ! 




2 comentários:

  1. Entendendo o Espírito Santo.
    A começo de conversa, ESPÍRITO em hebraico é VENTO e se trata da "MATÉRIA" ou seja, "A ESSÊNCIA" da qual todos OS SERES ESPIRITUAIS são formados.
    Claro que os seres formado de VENTOS CELESTES, SÃO FORMADOS DE VENTO FLUÍDO DO PRIMEIRO SER A SE AUTO-FORMAR-SE. E TAL Vento não é tão simples como o VENTO (AR) QUE CONHECEMOS.

    Todo ser formado de ESPÍRITO é chamado de ESPÍRITO.
    Santo é uma CARACTERÍSTICA que define a qualidade e é o OPOSTO da característica de IMUNDO e / ou INÍQUO.

    Espírito Santo é uma forma de relatar UM DENTRE UM INFINIDADE DE SERES ESPIRITUAIS que são enviados para a terra, a fim de MINISTRAR AQUELES QUE HÃO DE HERDAR A SALVAÇÃO.
    Quem envia é O Filho que enquanto esteve na terra, tinha e tem sob Seu domínio e poder TODOS OS SERES ESPIRITUAIS CRIADOS no Princípio por Ele conforme as orientações do PAI. Essa autoridade JESUS não tinha desde o início. Adquiriu quando foi INTRODUZIDO NO MUNDO.
    Quando Ele estava na terra, tinha de ter todos os Anjos Lhe ministrando, mas ao ir para O SANTÍSSIMO, isto é, PARA A DESTRA DO PAI, Ele então Enviou Seus Anjos convertidos em VENTO E LABAREDA DE FOGO aos que no senáculo esperavam por isso e depois continuou enviado, inclusive por meio de imposição de mãos feita pelo Apóstolo Shaul (Paulo).



    ResponderExcluir
  2. ENTENDENDO O ESPÍRITO SANTO

    Para um começo de conversa, ESPÍRITO em hebraico é VENTO e também se trata da "MATÉRIA" ou seja, "A ESSÊNCIA" da qual todos OS SERES ESPIRITUAIS são formados.
    Claro que os seres formado de VENTOS CELESTES, SÃO FORMADOS DE VENTO FLUÍDO DO PRIMEIRO SER A SE AUTO-FORMAR-SE. E TAL Vento não é tão simples como o VENTO (AR) QUE CONHECEMOS. É uma ENERGIA descomunal.

    Todo ser formado de ESPÍRITO é chamado de ESPÍRITO.
    Santo é uma CARACTERÍSTICA que define a qualidade, e é o OPOSTO da característica de IMUNDO e / ou INÍQUO.

    Espírito Santo é uma forma de relatar UM DENTRE UMA INFINIDADE DE SERES ESPIRITUAIS que são enviados para a terra, a fim de MINISTRAR AQUELES QUE HÃO DE HERDAR A SALVAÇÃO.
    Quem envia é O Filho que enquanto esteve na terra, tinha e tem sob Seu domínio e poder TODOS OS SERES ESPIRITUAIS CRIADOS no Princípio por Ele conforme as orientações do PAI. Essa autoridade JESUS não tinha desde o início. Adquiriu quando foi INTRODUZIDO NO MUNDO.
    Quando Ele estava na terra, tinha de ter todos os Anjos Lhe ministrando, mas ao ir para O SANTÍSSIMO, isto é, PARA A DESTRA DO PAI, Ele então Enviou Seus Anjos convertidos em VENTO E LABAREDA DE FOGO aos que no senáculo esperavam por isso e depois continuou enviando, inclusive por meio de imposição de mãos feita pelo Apóstolo Shaul (Paulo).

    Os Anjos santos são da mesma ESPÉCIE (DIVINA ou DIVINDADE) que O PAI e O Filho, mas o que os mantém em UNIDADE ao PAI e ao Filho é a EQUIDADE.

    ResponderExcluir