Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 1/4)

                                                É DESSE JEITO!
     
                           O SÁBADO ao longo da História (Parte 1/4)

                                                             (Do Gênesis ao Apocalipse)

      O Fato de o Próprio DEUS ter descansado no Sábado está intimamente ligado à Criação do mundo; na Verdade, é o último trecho do Relato da Criação em Gênesis. Portanto, o Sábado antecede, em muitos séculos, a origem do povo hebreu. JESUS Afirmou que, na Criação, o Sábado foi feito para o "homem" (ou seja, para Todos os seres humanos; Marcos 2: 27). Portanto, ele não se limita aos judeus. Por causa do papel do Sábado em simbolizar a lealdade ao DEUS Criador do universo, Satanás e seus aliados têm trabalhado intensamente para ofuscá-lo ou substituí-lo por algo diferente, a fim de desviar a mente humana do DEUS Criador, pois:

                                       "Assim Diz o SENHOR” 
E, havendo DEUS terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou DEUS o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.
                                            (Gênesis 2: 2, 3/PALAVRA de DEUS)      
Imagem da Mão de DEUS à Criar a terra.

            O término da Criação se encontra intimamente ligado à Criação do SÁBADO. O Sétimo Dia é o Auge Supremo da Criação por abrir Tempo e Espaço para a Santidade e Comunhão. DEUS não descansou porque estivesse cansado (Isaías 40: 28), mas porque valoriza a comunidade. De todos os dias da Criação, o SENHOR "Abençoou" e "Santificou" o Sétimo Dia, indicando que pertence a ELE de Maneira Especial. A Benção sobre o Sétimo Dia está intrinsecamente relacionada à Santificação do Sábado, que ocorre de novo em Êxodo 20: 8-11, como parte do MANDAMENTO referente à Guarda desse "Dia". No entanto, o descanso Sabático não se originou com a Ordem Divina dada a Israel no Monte Sinai. Em vez disso, começou com a Atividade Pessoal e Criativa de DEUS durante a Semana da Criação.
                                                                        
Imagem de uma mente humana        "Assim Diz o SENHOR"
          Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
          Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o Sétimo dia é o Sábado do SENHOR, teu DEUS; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR Abençoou o Dia de Sábado e o Santificou.

                                                 (Êxodo 20: 8-11/PALAVRA de DEUS)

      “Lembra-te”. A Palavra sugere que o Quarto MANDAMENTO, O Sábado, já era conhecido. Os israelitas pensariam em sua origem em Gênesis 2: 2, 3 e em sua menção anterior em Êxodo 16: 5, 22-30. A Ordem para se Lembrar do Sábado é explicada com referência à CRIAÇÃO, conforme o Livro de Gênesis (v. 11); por isso, os v. 9 e 10 conseguem relacionar o Sábado ao Sétimo Dia. Alusões ligando a CRIAÇÃO ao SÁBADO também podem ser encontradas em Gênesis 2: 2 e no Apocalipse 14: 7, 12, cobrindo, dessa forma, toda a extensão da História Bíblica. A maioria dos cristãos aceita a obrigatoriedade de obedecer aos 10 MANDAMENTOS; mas, estranhamente, alguns ignoram ou alteram este MANDAMENTO. Esta Passagem liga o Significado do Sábado à Criação; Deuteronômio 5: 14, 15 o Conecta ao Livramento Divino por ocasião do Êxodo. Por esses motivos, o Sábado se tornou um Sinal da Aliança de DEUS.
Imagem das Pedras dos 10 MANDAMENTOS , com uma luz brilhando sobre o Quarto MANDAMENTO

                                  "Assim Diz o SENHOR"
       Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, Guardareis os MEUS Sábados; pois é Sinal entre MIM e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos Santifica.
                                (Êxodo 31: 13/PALAVRA de DEUS)

   A Importância do SÁBADO em Êxodo é comprovada pelas diversas referências à sua Observância (16: 22-30; 20: 8-11; 23: 12; 34: 21; 35: 2, 3). Nenhum outro MANDAMENTO do DECÁLOGO é mencionado com tanta frequência.
 “Sinal”. O Mesmo termo é usado para descrever as pragas. Ele também ocorre em Gênesis 17: 9-14 para se referir à circuncisão de todos os membros de sexo masculino da comunidade da Aliança.       Neste caso, o Propósito do Sinal e do MANDAMENTO DIVINO é Lembrar o povo de DEUS de que a Santidade não se baseia em esforços pessoais, mas na Ação do SENHOR. Essa Santidade é profanada quando não se reconhece o SÁBADO como Sinal.

Imagem de uma pessoa liberta da escravidão do trabalho, adorando à DEUS no Dia de descanso
    Sábado de descanso solene vos será; então, afligireis a vossa alma; aos nove do mês, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso Sábado.
   Guarda o dia de Sábado, para o Santificar, como te Ordenou o SENHOR, teu DEUS. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o Sétimo Dia é o Sábado do SENHOR, teu DEUS; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu DEUS, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu DEUS, te ordenou que guardasses o dia de sábado.
                            (Levítico 23: 32; Deuteronômio 5: 12-15)
                                            PALAVRA de DEUS

   “Aos Nove do Mês”. DEUS revelou aos israelitas exatamente quando começaria o dia da Expiação para que eles soubessem o momento correto de participar, (1) Praticando a autonegação e (2) Se abstendo de trabalhar. De Uma tarde a Outra. Compreende-se que esta passagem é um indicativo geral de quando todos os tipos de Sábado, inclusive o semanal deveriam começar e terminar.
  “Guarda o Dia de Sábado”. Ênfase na necessidade de Guardar/ Proteger os limites do Tempo Sagrado do Sábado (Comparar com Êxodo 20; 8-11 para ver as palavras originais do Mandamento do Sábado). “Foste servo”. Nesta passagem, o livramento de Israel da escravidão no Egito é o motivo para descansar e dar descanso aos servos no Sábado. Portanto, o Sábado celebra a Redenção Divina da escravidão ao trabalho (Comparar com Êxodo 5). “Todos são livres no Sábado”. Em Êxodo 20: 11, o Sábado deve ser Guardado porque DEUS descansou no Sétimo Dia da Criação e o Santificou (Gênesis 2: 2, 3). De acordo com JESUS, DEUS Criou o Sábado originalmente para benefício dos seres humanos (Marcos 2: 27), ou seja, para que pudessem descansar como pessoas livres. Há uma relação íntima entre as razões da Criação e da Redenção para o Sábado em Êxodo 20 e Deuteronômio 5: A Liberação do Egito, que o SENHOR Realizou por meio de SEU Poder Criador (Êxodo 7 -14), restaurou a Liberdade que SEU povo deveria estar desfrutando desde a Criação.

     Naqueles dias, vi em Judá os que pisavam lagares ao Sábado e traziam trigo que carregavam sobre jumentos; como também vinho, uvas e figos e toda sorte de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de Sábado; e protestei contra eles por venderem mantimentos neste dia. Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixes e toda sorte de mercadorias, que no Sábado vendiam aos filhos de Judá e em Jerusalém. Contendi com os nobres de Judá e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de Sábado? Acaso, não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso DEUS todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda trazeis ira maior sobre Israel, profanando o Sábado.
    Dando já sombra as portas de Jerusalém antes do Sábado, ordenei que se fechassem; e determinei que não se abrissem, senão após o Sábado; às portas coloquei alguns dos meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de Sábado. Então, os negociantes e os vendedores de toda sorte de mercadorias pernoitaram fora de Jerusalém, uma ou duas vezes. Protestei, pois, contra eles e lhes disse: Por que passais a noite defronte do muro? Se outra vez o fizerdes, lançarei mão sobre vós. Daí em diante não tornaram a vir no Sábado.
Também mandei aos levitas que se purificassem e viessem guardar as portas, para santificar o Dia de Sábado. Também nisto, DEUS meu, lembra-te de mim; e perdoa-me segundo a abundância da tua misericórdia.

                           (Neemias 13: 15-22/PALAVRA de DEUS)

   As reformas de Neemias durante seu segundo período administrativo se conectam com as anteriores, centradas no templo e na santidade do povo de DEUS. Primeiramente ele purificou a câmara do templo que havia sido entregue a Tobias, fazendo nela uma limpeza cerimonial. Em segundo lugar, insistiu no cumprimento do dever de entregar os dízimos e ofertas, recursos necessários para o sustento dos obreiros do templo (ver Malaquias 3: 8, 11). Esta seção encerra mais uma vez com uma súplica do tipo “Lembra-te de mim”. Em terceiro lugar, Neemias restaurou a Guarda do Sábado Verdadeiro, que não combinava com negócios no Dia Santo, mesmo que os comerciantes não fossem judeus. Sua preocupação é refletida no Mandamento do Sábado, que incluí servos e estrangeiros que residissem na casa de um israelita.                 

Imagem da PALAVRA de DEUS ABERTA em Êxodo 20, nos lembrando que o Sábado é um Dia Santo, Abençoado e de descanso              “Assim Diz o SENHOR”
          Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.
         E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.

    “Se chamares ao Sábado deleitoso e Santo Dia do SENHOR”. É possível alcançar renovação por meio de uma nova compreensão do Sábado e do desejo de Santificar o “Dia” que DEUS separou para Comunhão com ELE e para lembrança de SUA Obra como Criador. DEUS é Honrado quando fiéis participam de atividades com o fim específico de obter uma compreensão mais profunda sobre ELE e sobre como refletir SEU Amor aos outros.
    “Não seguindo os teus caminhos”. O povo de DEUS é chamado, em especial, no Sábado, a deixar de lado os empreendimentos e as atividades seculares comuns para, em vez disso, Adorar a DEUS e estender atos de bondade que o Glorificam e proporcionam alegria a si e aos que são servidos.
   “Então, te deleitarás no SENHOR [...] os altos da terra”. Aqueles que escolhem honrar o Sétimo Dia por um período de 24 horas a cada semana,  a despeito das dificuldades, dos conflitos ou da aparente desvantagem econômica, serão sustentados. Suas necessidades serão supridas com Bênçãos espirituais e materiais em abundância, além do que são capazes de imaginar.
   “O Sábado será importante na Era da Nova Aliança e na Jerusalém Restaurada, a Nova Terra!”

         Fiquem com DEUS, e se ELE permitir, no próximo Santo Dia seguiremos na condução do SENHOR ESPÍRITO SANTO com a Parte 2/3, em nome do nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO!


Imagem de uma caixa de presente para ser aberta por vc        "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!

             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                      https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                             Novo Tempo                                                                                                 






2 comentários:

  1. "Portanto, o Sábado antecede, em muitos séculos, a origem do povo hebreu"
    O que se quer provar com tal raciocínio? Que o sábado deveria ser guardado por todo mundo e não apenas por judeus? O fato é que não existia judeu no Éden assim como NÃO existia mandamento algum para Adão e Eva guardarem sábado. A Bíblia ensina claramente a guarda do sábado apenas para o povo judeu, após sua saída do Egito, como um sinal entre Deus e eles como nação escolhida dentre outros povos. Um estrangeiro que morasse ou peregrinasse em Israel, não seria proibido de servir a Deus, caso o quisesse, mas Deus NÃO exigiu de suas nações ou fez pacto com elas a respeito de guarda de sábados, decálogo, etc. São teorias muito infantis!

    ResponderExcluir
  2. O neopentecostalismo guarda o domingo,porque foi no domingo que o Espírito Santo foi derramado sobre os apóstolos, o Catolicismo romano observa igualmente o domingo, porque foi no domingo de Páscoa que Jesus ressuscita. Creio que o Sábado é um dia especial na vida das pessoas que no Deus das bênçãos.

    ResponderExcluir