Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A Doutrina do pecado" (Parte 2/2)


                                           É DESSE JEITO!  

    A Doutrina do pecado é um importante Ensino da BÍBLIA. Sem a devida compreensão de sua realidade e sem uma adequada estimativa de sua gravidade, não podemos ter pleno e profundo discernimento da Natureza de DEUS ou da natureza da humanidade e seu destino. Tampouco nos é possível compreender a complexidade da Vida e de seu ambiente.

   A Doutrina do pecado nos revela a Natureza de DEUS. Mostra-nos que DEUS não é um tirano vingativo nem um ditador arbitrário no Universo, que exige de SUAS criaturas obediência absoluta. Se a origem do pecado nos ensina alguma coisa, essa é a de que DEUS decidiu confiar às SUAS criaturas o poder da escolha, e que partilhou com a humanidade algo de SEU Poder Criativo. A Doutrina do pecado também nos Ensina que DEUS é Amor e Justiça. Ainda que SUA Justiça exigisse que Adão e Eva fossem imediatamente destruídos por causa da contaminação do pecado que eles introduziram no mundo, o amor de DEUS interveio e satisfez as exigências de SUA Justiça na providência tomada para a eventualidade do pecado. Essa Doutrina nos revela que “DEUS Amou ao mundo de tal maneira que deu o SEU FILHO Unigênito, para que todo o que NELE crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna” (João 3:16/PALAVRA de DEUS).


Imagem de dois caminhos à escolher, entre o Bem e mal. O Livre arbítrio que DEUS nos concede!    

                                  “Assim Diz o SENHOR”

         Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.
                       (Mateus 12: 31/ESCRITURAS SAGRADAS)

   Blasfêmia contra o ESPÍRITO. Esta transgressão é conhecida como o “pecado imperdoável”. O contexto da declaração (11: 24, 28, 32) sugere que o pecado imperdoável cometido pelos fariseus consistiu em atribuir a Satanás, em vez de ao ESPÍRITO SANTO, o Poder usado por JESUS em SUAS Obras poderosas. Com base no episódio, conclui-se que a essência desse pecado é a recusa deliberada em reconhecer a atuação do ESPÍRITO de DEUS. Esta atitude obstinada acaba levando à dureza de coração e à completa rejeição do ESPÍRITO e do próprio JESUS. Em tais condições, a Salvação por intermédio de CRISTO é impossível. A recusa em ouvir as admoestações do ESPÍRITO parte de um coração pecaminoso e pervertido:

                                  “Assim Diz o SENHOR”

   Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?

  Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
                      (Jeremias 17: 9; Tito 1: 15/PALAVRA de DEUS)

   É importante observar, então, que se alguém estiver preocupado em saber se cometeu ou não o pecado imperdoável, é quase certo que não chegou a esse ponto. Esse peso na consciência significa que o ESPÍRITO SANTO ainda está atuando na pessoa.

                          “Assim Diz o SENHOR”

   Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da Lei, em razão de que pela Lei vem o pleno Conhecimento do pecado.

   Pois todos pecaram e carecem da glória de DEUS.
                      (Romanos 3: 20, 23/BÍBLIA SAGRADA)

   Deus nos deu a Lei para nos ajudar a reconhecer nossa condição pecaminosa diante DELE.
   Glória de DEUS. A Imagem de DEUS. O pecado nos destitui da imagem de DEUS, segundo a qual fomos criados.

                        “Assim Diz o SENHOR”

  Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
                   (Romanos 5: 12/PALAVRA de DEUS)

   Um só homem. Adão
   Porque Todos pecaram. A lógica deste Versículo é: (1) o pecado que entrou no mundo por intermédio de Adão causou a morte (Gênesis 3: 1-6); e (2) Todos devem ter pecado, porque todos morrem. É por causa dessa condição humana, a qual remonta ao pecado de Adão, que os seres humanos devem nascer de novo.

                      “Assim Diz o SENHOR”

Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?

   Porque o salário do pecado é a morte, mas o Dom Gratuito de DEUS é a Vida Eterna em CRISTO JESUS, nosso SENHOR.
Imagem do nosso SENHOR e SALVADOR morto na Cruz em pagamento pelo nossos pecados!        (Romanos 6: 16, 23/ESCRITURAS SAGRAD

   quem vos ofereceis. Significa a doação repetida e contínua de si mesmo.
   Servos. O vocabulário referente à servidão retrata a ideia de pertencer. Assim como os servos (ou escravos) pertencem a seus senhores, nós pertencemos ou ao antigo domínio do pecado ou ao Novo Reino da Justiça. Não há campo neutro!
   Salário. Sequência da imagem da escravidão. O pecado dá um salário a seus escravos, mas DEUS concede um Dom em CRISTO.
   Morte. O pagamento do pecado é a morte, Não a Vida Eterna! Essa ideia está em total contraste com o conceito antibíblico de que o pecado e a condenação resultam numa vida eterna de tormento consciente. A morte mencionada nesta passagem é a penalidade final do pecado no Fim do Tempo.
   Dom. A Vida Eterna é um Dom de DEUS.

                                “Assim Diz o SENHOR”

     Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

   Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.

   Se confessarmos os nossos pecados, ELE é Fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

   Todo aquele que pratica o pecado também transgride a Lei, porque o pecado é a transgressão da Lei.

   Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o FILHO de DEUS: para destruir as obras do diabo.

   Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e DEUS lhe dará Vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue.

    (Tiago 1: 15; 4: 17; 1 João 1: 9; 3: 4, 8; 5: 16/PALAVRA de DEUS)

   Confessarmos. Admitir a Verdade.
   Fiel e Justo. Não importa o quanto somos infiéis, DEUS sempre é Fiel a SUA Promessa de perdoar.
   Transgressão da Lei. Rebelião contra DEUS e SUA Lei.
   As obras do diabo. Todo o mal será destruído quando JESUS Voltar.
   Seu Irmão. A passagem deixa claro o Valor da Oração Intercessora em favor dos que estão presos no pecado.
   Pecado para morte. A rejeição do Testemunho do ESPÍRITO, como os oponentes de João faziam, só pode levar à morte.

                             “Assim Diz o SENHOR” 

   Houve peleja no céu. Miguel e os Seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.
                   (Apocalipse 12: 7-9/BÍBLIA SAGRADA)

   Peleja no Céu. O contexto imediato é a ascensão de CRISTO e sua entronização (v. 5, 10). Porém, as alusões a Isaías 14: 12-19 e Gênesis 3: 1-15 indicam uma referência à Guerra Original no Céu, uma vez que, por meio da encarnação, CRISTO resolveu em definitivo os problemas gerados por esse conflito (a respeito dos diferentes aspectos da Obra de CRISTO, ver Mateus 1: 21; sobre a origem do Pecado, ver Ezequiel 28: 12-19).
   Miguel. CRISTO.
   Expulso. A influência de satanás se limitou à Terra como resultado do conflito bem como da queda de Adão; ele e seus anjos foram excluídos do Céu em decorrência da cruz e da ascensão (Apocalipse 12: 10-12; comparar com João 12: 31).
   Serpente. Lembra Gênesis 3: 1-15.

                                               AMÉM!!!

                                      É DESSE JEITO! "Vídeo+"
  

                       
                                     É DESSE JEITO! "Recapitulação+"                                              

        Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:

   



     Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 2/2)


   

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 1/2).



    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 4/4)


   

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 3/ 4)


   

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 2/4)




Os Grandes Temas da BÍBLIA - "ESPÍRITO SANTO" (Verdade Presente)



Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DEUS PAI" (Verdade Presente)



       "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)

         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:


                                         *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!
             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                              https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                                              Novo Tempo!                                                                                                 









Nenhum comentário:

Postar um comentário