Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Pecado" (parte 1/2)


                                                   Pecado

   A BÍBLIA Ensina claramente que o pecado é a fonte dos problemas da humanidade. Ele destruiu a beleza do mundo perfeito que DEUS Criou e perverteu nosso relacionamento com o SENHOR e com os semelhantes. Mas o que é pecado e o que a BÍBLIA Ensina sobre suas consequências?

                     
Imagem de mãos acorrentadas


                                     “Assim Diz o SENHOR”

   Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR DEUS tinha feito, disse à mulher: É assim que DEUS disse: Não comereis de toda árvore do jardim?  Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Disse DEUS: Dele Não comereis, Nem tocareis nele, para que Não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque DEUS sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como DEUS, sereis conhecedores do bem e do mal. 6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.

                             (Gênesis 3: 1-6/PALAVRA de DEUS)

   Estes Versículos falam da origem do pecado na Terra; os V. 8-14, 16-19 narram seus resultados; o V. 15 menciona o remédio. Todavia, o pecado em si remonta à rebelião no Céu.

   Mas. Liga a história da queda ao relato da criação. A conjunção "mas" é usada para destacar a importante conexão. Depois de uma Criação Perfeita, o leitor ingênuo esperaria outra "boa história", que ilustrasse o maravilhoso plano de DEUS para humanidade.

   Sagaz. O termo pode ser tanto negativo quanto positivo e é usado com frequência na literatura de Sabedoria (a mesma palavra hebraica é traduzida por "prudente", em Provérbios 12: 16, 23; 13:16). No contexto mais amplo, o uso em comparação sugere uma conotação negativa de harmonia perfeita, levando-os a uma sensação de vergonha, ao reconhecer a própria nudez (Gênesis 3:10, 11). O ardil da serpente é ressaltado por sua habilidade de falar e pelo vocabulário da pergunta. Não foi um ataque direto, mas uma abordagem mais sutil, tendo em vista semear dúvida. Na mitologia da época, era comum encontrar serpentes que se opunham à divindade-criadora. Jó 26: 12-14 descreve a criatura que DEUS derrotou na criação. Apocalipse 12: 9 e 20: 2 identificam a serpente com Satanás, aquele que desafiou a DEUS no contexto do Grande Conflito.

   Não comereis de toda. A serpente modificou sutilmente a ordem original e Positiva Divina (Gênesis  2: 16), ao torná-la negativa e colocar a ordem no plural. Parece semelhante, mas o significado fora alterado por completo.

   O primeiro erro de Eva foi começar um diálogo com a serpente "sagaz". Ela não era capaz de enfrentá-la e, imediatamente, assumiu uma posição defensiva. O caráter vacilante de Eva é destacado pelas últimas palavras do V. 3 ("para que não morrais"), que não refletem a Clara Ordem Divina em 2: 17 ("certamente morrerás"). Adão e Eva não morreram de imediato, mas, por não terem mais acesso à Árvore da Vida (3: 22-24), o corpo deles começou a se enfraquecer até que morreram (5: 5).

   O ousado desafio da serpente à Ordem Divina foi disfarçado com a insinuação de segundas intenções da parte de DEUS.

   Eva continuava a ouvir. A promessa de conhecimento ("se vos abrirão os olhos") foi sedutora. Nas ESCRITURAS, DEUS abre os olhos (Gênesis 21: 19; 2 Reis 6: 17, 20) para que as pessoas vejam o real equilíbrio de poder no Conflito Cósmico.

   A primeira expressão do V. 6 imita o Cap. 1, no qual DEUS "via" que a Criação era "boa". Isso sugere que Eva havia usurpado o papel do CRIADOR de determinar aquilo que era "bom". A atração sobre Eva afetou três áreas: paladar, visão e intelecto. Tiago 1: 14, 15, descreve a sequência da tentação que acaba levando à morte.

   Desejável. Mesmo termo hebraico usado nos DEZ MANDAMENTOS para descrever a cobiça (Êxodo 20: 17). Depois de comer, Eva deu do fruto a Adão. Ao passo que Eva foi enganada (1 Timóteo 2: 14), Adão escolheu comer conscientemente para participar das consequências da queda de Eva.

                                   “Assim Diz o SENHOR”

             Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.

                          (Salmos 51: 5/ESCRITURAS SAGRADA)         


Imagem de mãos segurando uma grade de prisão
   Nascemos pecadores, alienados de DEUS, com uma natureza pecaminosa e tendência para o pecado. O pecado não é somente um ato, mas também um estado no qual nascemos. Ele marca todo o nosso ser: pensamento, sentimentos e ações (58: 3; Romanos 7:14 -20). Necessitamos da ajuda graciosa e da Intervenção de DEUS em nossa vida para receber vitória sobre o pecado e experimentar a Redenção. O Perdão quebranta o poder do pecado e Inclui Cura:



                                “Assim Diz o SENHOR”

   Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo.

   Disse eu: compadece-te de mim, SENHOR; sara a minha alma, porque pequei contra ti.

               (Salmos 32: 1, 2; 41: 4/PALAVRA de DEUS).

  A Restauração de nosso ser consiste no Perdão Divino, na Renovação da Alegria e na Disposição de Ajudar os outros. O ESPÍRITO SANTO dá forças para adotarmos um Novo Estilo de Vida.

                                  “Assim Diz o SENHOR”

Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.

                       (Isaías 14: 12 -14/PALAVRA de DEUS)

   Estrela da Manhã. Literalmente, “Ser Brilhante, Filho da Alva”. Também conhecido por Lúcifer, nome cunhado pela Vulgata latina, que significa “Portador de Luz”. JESUS parece ecoar este texto em Lucas 10: 18, no qual os termos empregados aqui para se referir ao rei de Babilônia são usados em referência a Satanás.

   No teu coração. O orgulho é a essência do pecado e representa um egocentrismo que está na raiz de todas as ações pecaminosas.

                                 “Assim Diz o SENHOR”

   Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

                    (Jeremias 17: 9,10/ESCRITURAS SAGRADAS)

   Enganoso. A mesma palavra hebraica da qual deriva o nome Jacó.

   Desesperadamente corrupto. Literalmente, “incurável”, ou seja, sem nenhuma habilidade para solucionar o próprio mal (13: 23; 30: 12, 13).

   Quem o conhecerá? Um Provérbio. DEUS conhece Tudo e recompensa a Todos com Justiça, mas os seres humanos lutam para conhecer o próprio coração.

                                “Assim Diz o SENHOR”

   Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura.13 Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados.14 Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti.16 Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras.17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.18 Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam.19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás.               

                     (Ezequiel 28: 12 -19/PALAVRA de DEUS)

   Rei de Tiro. O vocabulário usado nesta seção não se aplica mais a um governante terreno. O Foco passa para a Esfera Cósmica, enfatizando o ser sobrenatural nos bastidores, o mentor angélico do representante humano no trono terreno. Esta passagem relata a Origem Cósmica do “Pecado” e da rebelião contra DEUS (v. 15 -17). É paralela a Isaías 14: 12 -14, passagem em que o ser sobrenatural responsável pelo mal é chamado de Lúcifer. Também está em correlação com Apocalipse 12: 4, 7-9, texto que chama este ser, após sua queda, de “diabo e satanás” (v. 9). Esta Seção Central, o ápice do Livro de Ezequiel, é organizada em um padrão simétrico (quiasmas):

       A.      Condição antes de ser expulso (v. 12, 13).

          B.      “Querubim da Guarda Ungido” (v. 14).
            
             C.      “Te estabeleci” (v. 14).

              D.      “No Monte Santo de DEUS” (v. 14).

                E.      “No brilho das pedras” (v. 14).

                  F.       “Perfeito eras nos teus caminhos” (v. 15).

    
             F. “Se achou iniqüidade em ti [...] pecaste” (v. 15, 16)

           E.“Em meio ao brilhos das pedras” (v. 16). 

         D.“Fora do Monte de DEUS” (v. 16). 

      C. “Te farei perecer” (v. 16). 

    B. “Ó querubim da guarda” (v. 16). 

  A. “Condição após ser expulso (v. 17 -19)

                                       

Imagens de um coração negro   Sinete da Perfeição. Este ser não era pecaminoso a princípio: era “Perfeito” (do heb. tamim) em seus caminhos desde o dia em que fora criado (v. 15).

   Éden. Não Éden terreno, mas o Celestial “Jardim de DEUS”, em SEU Monte Santo (v. 14).

    Todas as pedras preciosas [...] os engastes e os ornamentos. As pedras preciosas lembram as usadas nas vestes do Sumo Sacerdote ungido. Os engastes e ornamentos se relacionam à música de Adoração no Santuário. Esta descrição sugere a posição especial e a habilidade musical deste ser celeste.

   Querubim da Guarda Ungido. Não humano, mas um ser sobrenatural, um Anjo que servia junto ao Trono, no Lugar Santíssimo do Santuário Celestial.

   Iniquidade. Literalmente, “injustiça”. Ao que tudo indica, este querubim celestial abrigava no coração a falsa crença de que DEUS fosse injusto.

   Comércio. Literalmente, “andar de um negócio para o outro, seja em bens ou em palavras (difamação)”. O sentido de negociar bens materiais se encaixa no contexto desta palavra no v. 5, que se refere ao rei terreno de Tiro, cidade conhecida por seu comércio. No contexto cósmico, porém, o sentido de “difamar” combina melhor: o querubim da guarda difamava a DEUS, acusando-O de injustiça.

  Violenta. A difamação cresce e se transforma em rebelião violenta:

                               “Assim Diz o SENHOR”

   Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.

                 (Apocalipse 12: 7, 8/PALAVRA de DEUS)

   Perecer. Literalmente, “tratar como profano”. O termo hebraico é mais bem traduzido no sentido de “lançar fora, expulsar”:

                                 “Assim Diz o SENHOR”

   E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

                         (Apocalipse 12: 9/ESCRITURASSAGRADAS)

   Elevou-se. O querubim começou a se orgulhar de sua beleza e sabedoria como vimo em acima, em Isaías 14: 13, 14.

   Comércio. Depois de ser expulso para a Terra, ele continua a difamar (negociar com palavras de calúnia)

   Santuários. Na Terra, o querubim caído é retratado como tendo santuários rivais ao do Altíssimo, os quais ele profana com suas iniquidades.

   Jamais subsistirás. A destruição final do querubim caído é predita no “passado profético” do hebraico, tempo pretérito usado para retratar um evento futuro como se ele já houvesse acontecido, pois sua ocorrência é mais do que certa. 

                                                   Continua...

                                     É DESSE JEITO! "Vídeo+"




                                      É DESSE JEITO! "Recapitulação+"                                              

        Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:



     Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 2/2)


   

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 1/2).



    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 4/4)


   

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 3/ 4)


   

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 2/4)




Os Grandes Temas da BÍBLIA - "ESPÍRITO SANTO" (Verdade Presente)



Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DEUS PAI" (Verdade Presente)





pRESENTE+"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)

         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:


                                         *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!
             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                              https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                                              Novo Tempo!                                                                                                 






Nenhum comentário:

Postar um comentário