É DESSE JEITO!
"Lei de DEUS"
A Lei está intimamente ligada ao Tema da Aliança. Assim como existem leis que guiam a vida e os relacionamentos no mundo físico, há leis de natureza espiritual. JESUS nos Diz que a Lei mais elementar é o Amor (Mateus 22: 36-40). Como a Lei do Amor está ligada aos Dez Mandamentos e a outras facetas da Lei de DEUS?
Considerando a ênfase e a especialidade da Declaração, parece que havia alguma compreensão de detalhes da Lei Divina dos Dez Mandamentos muito antes do Sinai.
Este Texto dá Evidências de que os israelitas tinham certa compreensão de detalhes dos Dez Mandamentos, em especial, quanto ao Sábado, antes de Sua entrega formal no Monte Sinai.
EU SOU o SENHOR. A Identificação do SENHOR como Libertador da escravidão nunca deve ser separada dos Dez Mandamentos:
Os judeus consideram o (versículo 2): “EU SOU o SENHOR, teu DEUS, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”, parte do Primeiro Mandamento. A Obediência aos Mandamentos se Baseia na experiência de Libertação efetuada por DEUS, em SUA Graça, a qual os primeiros 19 Capítulos de Êxodo explicam. O AT (Antigo Testamento), assim como o NT (Novo Testamento), enfatiza que a Graça Divina é a Base da Obediência (ver Efésios 2: 8-10).
Não terás outros deuses. O Primeiro Mandamento exige Adoração somente ao SENHOR. Essa Adoração se Baseia na Libertação e no Poder demonstrado sobre os deuses egípcios. Para Israel e especialmente para JESUS, este Mandamento (assim como os outros) está relacionado ao Amor.
Ao passo que o Primeiro Mandamento especifica o “Quem” da Adoração, o Segundo Mandamento restringe o “Como”. A idolatria é proibida. Alguns cristãos e muçulmanos definem a idolatria como representações bi e tridimensionais, proibindo, por isso, figuras e estátuas religiosas. A maioria dos cristãos considera ídolos apenas as reproduções tridimensionais feitas com o propósito de servir como objetos de Adoração. No entanto, a idolatria não se limita a imagens. Ela envolve qualquer coisa que substitua o controle de DEUS na vida de uma pessoa.
Mil Gerações. Ver Deuteronômio 7: 9. O contraste estabelecido é entre a duração relativamente curta das conseqüências da iniquidade (três a quatro gerações), com a longuíssima duração (Mil Gerações) da Graça de DEUS àqueles que o amam.
O Terceiro Mandamento se refere a mais do que o uso do Nome de DEUS em um momento de descuido ou nervosismo, uma vez que nenhum israelita pensaria em fazer isso. Abrange principalmente o uso do Nome de DEUS para apoiar declarações falsas (ver Levítico 19: 12 e Mateus 5: 33-37).
Lembra-te. A palavra sugere que o Quarto Mandamento, o Sábado, já era conhecido. Os israelitas pensariam em sua origem em:
E em sua menção anterior em:
A Ordem para se lembrar do Sábado, é explicada com referência à Criação, conforme o Livro de Gênesis (1: 11); por isso, os v. 9 e 10 conseguem relacionar o Sábado ao Sétimo Dia. Alusões ligando a Criação ao Sábado também podem ser encontradas na sequência, em Gênesis (2: 2) e no Apocalipse (14: 7, 12), cobrindo, desta forma, toda a extensão da História Bíblica. A maioria dos cristãos aceita a obrigatoriedade de Obedecer aos Dez Mandamentos; mas, estranhamente, alguns ignoram ou alteram este Mandamento. Esta passagem liga o significado do Sábado à Criação; Deuteronômio (5: 14, 15) o conecta ao Livramento Divino por ocasião do Êxodo. Por esses motivos, o Sábado se tornou um Sinal da Aliança de DEUS:
Sobre a Guarda do Sábado, ver Isaías 58: 13, 14; Mateus 12: 12; sobre o momento para começar e terminar o Sábado, ver Levítico 23: 32; Marcos 1: 32; sobre a tentativa de mudar o Sábado, ver Daniel 7: 25; sobre a relação de JESUS com o Sábado; ver Marcos 2: 28; Lucas 4: 16; sobre a relação dos Apóstolos com o Sábado, ver Lucas 23: 54, 56; Atos 13: 42; 17: 2.
Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
O Quinto Mandamento, assim como o sétimo, reconhece a importância da família.
Matarás. O termo “assassinar” é uma tradução melhor do que a tradicional “matar”. Este pode ser incompreendido no sentido hindu/budista de não matar animais.
Adulterarás. A quebra dos votos matrimoniais, condenada no Sétimo Mandamento, é usada com freqüência nas ESCRITURAS como analogia para a quebra da Aliança com DEUS por parte de Israel (ver, por exemplo Oséias 3: 1).
Furtarás. Os bens do teu próximo são Sagrados.
Falso testemunho. O Ponto Central do Nono Mandamento está ligado a processos judiciais. Um falso testemunho pode condenar de maneira injusta uma pessoa inocente, ou inocentar o culpado.
Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.
Não Cobiçaras. O Décimo Mandamento é único, no sentido de lidar especificamente com uma atitude interior, em vez de tratar de um ato exterior (comparar com o Sermão do Monte, em Mateus 5: 21-37, que também enfatiza a atitude).
Ver Palavras originais da Lei dos Dez Mandamentos, no Sinai, em Êxodo 20: 1-17.
Que tirei. Citando a Introdução aos Dez Mandamentos (Êxodo 20: 2), a qual deixa Claro que DEUS entregou SUA Lei ao povo que já havia redimido (comparar com Gênesis 8, 9). A Lei, portanto, faz parte da estrutura de uma Aliança Baseada na Graça preexistente. A Obediência não faz por merecer a Salvação. Esta vem pela Graça (comparar com Efésios 2: 8, 9).
Não terás outros deuses. Moisés declara os Dez Mandamentos usando suas próprias palavras (v. 7-21), com algumas variações da versão que havia recebido do SENHOR, Palavra por Palavra (Êxodo 20: 3-17). Os Princípios Morais e Éticos do Decálogo formavam a Base das Obrigações de Israel para com DEUS, referentes à Aliança.
Guarda o Dia de Sábado. Ênfase na necessidade de Guardar/Proteger os Limites do Tempo Sagrado do Sábado (comparar com Êxodo 20: 8-11 para ver as Palavras originais do Mandamento do Sábado).
Foste servo. Nesta passagem, o Livramento de Israel da escravidão no Egito é o motivo para descansar e dar descanso aos servos no Sábado. Portanto, o Sábado celebra a Redenção Divina da escravidão ao trabalho (comparar com Êxodo 5). Todos são livres no Sábado. Em Êxodo 20: 11, o Sábado deve ser guardado porque DEUS descansou no Sétimo Dia da Criação e o Santificou (Gênesis 2: 2, 3). De acordo com JESUS, DEUS Criou o Sábado originalmente para benefício dos seres humanos (Marcos 2: 27), ou seja, para que pudessem descansar como pessoas livres. Há uma relação íntima entre as razões da Criação e da Redenção para o Sábado em Êxodo 20 e Deuteronômio 5: a Libertação do Egito, que o SENHOR realizou por meio de seu Poder Criador (Êxodo 7-14), Restaurou a Liberdade que SEU povo deveria estar desfrutando desde a Criação.
A mulher do teu próximo. Mencionada em primeiro lugar neste Texto, separada dos bens seguintes que os israelitas possuiriam em Canaã: casa, campo, servos e animais. Em Êxodo 20: 17, “a casa do teu próximo” é citada primeiramente, sem referência a um campo. Portanto, nesse segundo contexto, “Casa” significa “Lar”, incluindo a esposa, os servos e assim por diante.
Seis sinônimos comunicam a ideia da Revelação Divina Especial, com 16 Qualidades e Efeitos. A Revelação de DEUS em SUA PALAVRA é tão Preciosa quanto ouro depurado e tão Agradável quanto mel.
A Resposta Final do Pregador: viva com a consciência do Juízo Final. O Juízo funciona como motivação para servir a DEUS.
É DESSE JEITO! "Vídeo+"
É DESSE JEITO! "Vídeo+"
É DESSE JEITO! "Recapitulação+"
Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:
Os Grande Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 2/2)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 1/2).
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 4/4)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 3/ 4)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 2/4)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "ESPÍRITO SANTO" (Verdade Presente)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "CRISTO" (Verdade Presente)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "JESUS" (Verdade Presente)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DEUS PAI" (Verdade Presente)
"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
"Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).
Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro:
- Blog É DESSE JEITO!
- WORDPRESS.COM/Alexandre7edessejeito
- Pinterest/Alexandre É DESSE JEITO!
- Twitter/Alexandre7EDESSEJEITO
Nenhum comentário:
Postar um comentário