Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Os Dez Mandamentos" (Parte 2/2)


                                               É DESSE JEITO!  

                                   “Assim Diz o SENHOR”
Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.  Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.
                              (Mateus 5: 17-19/PALAVRA de DEUS)

           
Imagem da Santa Lei de DEUS a reluzir no monte!


      Leis [...] Profetas. Os 5 primeiros Livros do AT (Antigo Testamento) e o restante das ESCRITURAS hebraicas. JESUS não estava, nesta passagem, criando uma distinção entre leis cerimoniais, civis e morais. Em vez disso, ELE fez uma Confirmação de Toda a Vontade de DEUS, conforme registrada nas ESCRITURAS hebraicas e mostrou sua continuidade. Embora a Vontade do SENHOR, da maneira que o AT a define, permanecesse, JESUS a levou um passo à frente: ELE veio Cumprir a ESCRITURA, ou seja, Preenchê-la, dar à PALAVRA seu significado +Pleno (como ilustram as 6 Declarações Adversativas em 5: 21-48; ver Jeremias 31: 33; Ezequiel 36: 26, 27).
   Um “i” ou um “til”. A menor letra grega (iota) e a menor projeção numa letra hebraica (como a parte debaixo de um j). JESUS enfatiza a permanência das ESCRITURAS (neste caso, AT), mesmo na nova era evangélica.

                                   “Assim Diz o SENHOR”
     Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?
     Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
    Este é o grande e primeiro mandamento.
    O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
                          (Mateus 22:36-40/ESCRITURA SAGRADA)

   Destes Dois Mandamentos. JESUS sintetiza a amplitude e profundidade do desejo Divino em relação ao ser humano: Amar a DEUS (Deuteronômio 6: 5) e Amar ao próximo (Levítico 19: 18). Estes são os Dois Grandes Princípios do Decálogo.

      
Imagem de CRISTO na Cruz e um pano de fundo com os Dez Mandamentos, representando a intimidade da Lei com a Graça!      “Assim Diz o SENHOR” 
Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
 (João 14: 15/BÍBLIASAGRADA)

As Orações (v. 13, 14) recebem poder mediante a Obediência. O Amor de JESUS se Expressa mediante a Obediência.

        “Assim Diz o SENHOR”
   Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
   Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.
                     (Romanos 3: 20, 31/PALAVRA da SALVAÇÃO)

   DEUS nos deu a Lei para nos ajudar a reconhecer nossa condição pecaminosa diante DELE.
   A Lei. Embora a Fé dispense as exigências cerimoniais da lei de Moisés (como a circuncisão), ela reafirma e cumpre as intenções morais da Lei de DEUS.

                                              “Assim Diz o SENHOR”
        Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.
                                        (Romanos 7: 12/PALAVRA de DEUS)

       Lei [...] o Mandamento. Paulo havia citado a Lei um pouco antes: “Não cobiçarás.” Portanto, ele tem em mente os Dez Mandamentos. O fato de a Lei ser capaz de provocar ou despertar o pecado prova que Ela é Santa, Justa e Boa – o completo oposto do pecado.

                                              “Assim Diz o SENHOR”
    A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.
    Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
   O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.
                                (Romanos 13: 8-10/ESCRITURASAGRADA)

   Existe um equilíbrio delicado entre a observância Literal da Lei e seu Cumprimento. Nem toda observância da Lei resulta em seu cumprimento; se for desprovida de Amor, essa observância é ineficaz. Ao mesmo tempo, o amor não libera ninguém para a transgressão da Lei. Por exemplo, o amor não pode ser usado como pretexto para se cometer imoralidade, furto ou homicídio. O Decálogo (Êxodo 20: 1-17) precisa ser observado tanto Literalmente quanto em Princípio.

                                              “Assim Diz o SENHOR”
     Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
                                       (Gálatas 5: 14/BÍBLIA SAGRADA)

   Toda a Lei. A lei de Moisés inteira.
   Se cumpre. Resume-se.
   Um só Preceito. Uma sentença.
   Amarás o teu próximo. Citação de Levítico19: 18. Todas as leis cerimoniais de Moisés se concentram na Ordem moral deste Versículo.

                                               “Assim Diz o SENHOR”
    Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
                        (Efésios 2: 10/PALAVRA da DEUS)

   Boas Obras. Elas não são contrárias ao Evangelho quando vistas como o fruto da Vida Cristã, em vez de serem consideradas um meio de Salvação.

                                            “Assim Diz o SENHOR”
   Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo.
                                 (1Timóteo 1: 8/ESCRITURA SAGRADA)

   Os falsos mestres queriam ensinar a lei, sugerindo que o uso da Lei de DEUS era um dos pontos especiais de conflito (v.7). Paulo afirma que a Lei deve ser usada licitamente (v. 8), em concordância com seu propósito Verdadeiro, de despertar os pecadores (v. 9-11).

                                             “Assim Diz o SENHOR”
    Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
                                      (Hebreus 8: 10/BÍBLIASAGRADA)

   Sobre o seu coração. A experiência da Nova Aliança não existe separada da Lei de DEUS; encontra-se intimamente ligada a ela.



Imagem da Santa Lei de DEUS quebrada!    “Assim Diz o SENHOR”
Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.

     (Tiago 2: 10, 12/PALAVRA de DEUS)
   Uma vez que a Lei é a expressão do Caráter de DEUS, ignorar parte dela é o mesmo que violá-la completamente.
   Julgados pela lei da liberdade. Existem dois padrões no Juízo Final, a Lei:
                                         
                                   “Assim Diz o SENHOR”
    Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados.
                             (Romanos 2:12/PALAVRA de DEUS)
   
    E nossa resposta a JESUS:

                                 “Assim Diz o SENHOR”
    Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
                           (João 5: 24/PALAVRA de DEUS)

   Os dois estão intimamente ligados, uma vez que a resposta de Fé na Salvação por meio de CRISTO conduz os fiéis à grata obediência à Vontade Amorosa de DEUS, conforme revelada em SUA Lei. JESUS Declarou: “Quem Me rejeita e não recebe as Minhas Palavras tem quem o julgue; a Própria PALAVRA que tenho proferido, essa o julgará no Último Dia” (João 12:48). A rejeição a JESUS e a SUA Vontade revelada determina o destino do indivíduo no Juízo. A ideia de que a quebra de um Mandamento transforma a pessoa em transgressora da Lei e sujeita ao julgamento deve despertar cuidado no falar e no agir.

                                     “Assim Diz o SENHOR”
    Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.
                          (1 João 2:3/ESCRITURA SAGRADA)

   O temos conhecido. Não apenas conhecer a respeito DELE, mas conhecê-LO pessoalmente. Guardamos os SEUS Mandamentos.

                                  “Assim Diz o SENHOR”
    Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?
                               (1 João 5: 1-5/BÍBLIASAGRADA)

   Resumo dos Cap. 1-4. Mostra que o Amor uns pelos outros, o Amor a DEUS e a Guarda dos Mandamentos são elementos inseparavelmente ligados na vida daqueles que creem em JESUS.
   Crê. Uma Fé Ativa e constante, não um pensamento ou sentimento ocasional.
    O CRISTO. O Enviado por DEUS para Salvar o mundo; Centro de Toda Mensagem de João.
   Não são penosos. Os nascidos de DEUS naturalmente passam a Amar e a se parecer com o PAI.
   Vence o mundo. Isto é, vive de acordo com o Amor e os Mandamentos do PAI, não segundo os caminhos do mundo (2: 15, 16). Trata-se de uma promessa reclamada pela Fé.

                                   “Assim Diz o SENHOR”
    Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.
                        (Apocalipse 12:17/ESCRITURA SAGRADA)

   Dragão [...] descendência. Os dois lados no Conflito Final na Terra.
   Pelejar. Os "Mandamentos", além de serem importantes no Tempo do Fim, serão Foco de Conflito. Este versículo prepara caminho para os dois capítulos seguintes, que apresentam os agentes e as atividades do dragão (cap. 13) e a Identidade e Mensagem da Mulher (a Igreja) nos Últimos Dias (cap. 14, sobre o REMANESCENTE, ver 2 Pedro 3: 10-14; sobre sua missão , ver Apocalipse 14: 6-12; 18: 1-4; sobre a Obediência à LEI de DEUS, conferir 14: 12; Êxodo 20: 1-17; Mateus 5: 17-19; 1 João 2: 3-6; sobre a Profecia no Tempo do Fim, ver 19: 10; sobre outros DONS ESPIRITUAIS, ver Efésios 4: 11-16). Os Restantes da Sua Descendência. O mesmo que "Remanescente", um dos vários títulos do povo de DEUS no Tempo do Fim. O Remanescente do Tempo do Fim apresenta 2 Características-Chaves. Obediência aos Mandamentos de DEUS e o Exercício do Testemunho de JESUS, ou o "Espírito de Profecia" (ver "NT+ de 1: 2). Além disso, o contexto sugere que o REMANESCENTE aparece na história após os 1260 dias/anos (12: 14; ver "NT+ de 11: 2"). Se pôs em pé. A maioria dos manuscritos diz: "ele [o dragão] se pôs em pé, mas a frase também pode se referir a João.

                                        “Assim Diz o SENHOR”
       Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
                               (Apocalipse 14: 12/PALAVRA de DEUS)

    Perseverança. Persistência  diante do sofrimento (13: 9, 10). Também pode sugerir a espera paciente pelo retorno de CRISTO. Guardam os Mandamentos de DEUS. A obediência à Lei de DEUS é uma característica essencial de SEU povo no Tempo do Fim. 
   Fé em JESUS. Pode significar tanto "Fé em JESUS" quanto "Fé de JESUS", ou seja, aquilo em que JESUS cria --- as Doutrinas Defendidas e Ensinadas por ELE. O v. 12 tem ligação contextual com 12: 17 e com o Conflito retratado no cap.13 (sobre a Obediência à LEI de DEUS, ver 12: 17; Êxodo 20: 1-17; Mateus 5: 17-19; 1 João 2: 3-6).

                                                     AMÉM!!!

                                       É DESSE JEITO! "VÍDEO+"



                                           É DESSE JEITO! "Recapitulação+"                                                

        Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:


     Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 2/2)


   

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 1/2).



    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 4/4)


   

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 3/ 4)


   

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 2/4)




Os Grandes Temas da BÍBLIA - "ESPÍRITO SANTO" (Verdade Presente)



Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DEUS PAI" (Verdade Presente)





pRESENTE+"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)

         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:


                                         *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!
             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                              https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                                              Novo Tempo!                                                                                                 







Nenhum comentário:

Postar um comentário