Os Grandes Temas da BÍBLIA - "ESPÍRITO SANTO" (Verdade Presente)


                                                É DESSE JEITO!   

                                "ESPÍRITO SANTO"

   O ESPÍRITO SANTO, a terceira pessoa da TRINDADE, provavelmente seja o menos compreendido dentre os 3. Porém, não pode haver Vida Cristã sem SUA Atuação tanto no mundo como um todo quanto em nossa vida individual.

                
Imagem da pomba e do chifre com o óleo da Unção


                                    “Assim Diz o SENHOR”
      A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
                                (Gênesis 1: 2/PALAVRA de DEUS)

    “Sem forma e vazia”. Referência ao estado desorganizado da Terra antes de ser Ordenada pela PALAVRA de DEUS. Em decorrência do Juízo Divino, a Terra se tornará mais uma vez "sem forma e vazia" (Jeremias 4: 23; comparar com Isaías 34: 11). ESPÍRITO de DEUS. Referência ao “ESPÍRITO SANTO” como Membro Importante da Divindade em Função Criadora (Gênesis 6: 3; 41: 38; Êxodo 31: 3). Outras expressões que descrevem o ESPÍRITO SANTO no AT (Antigo Testamento) são "BOM ESPÍRITO"(Neemias 9: 20; Salmos 143: 10), "SANTO ESPÍRITO"(Salmos 51: 11) e "ESPÍRITO SANTO" (Isaías 63: 10).

                 
Imagem da Mão do SENHOR ESPÍRITO SANTO à enviar poder            “Assim Diz o SENHOR”

   E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
   Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
                             (João 14: 16-18, 26; 15: 26; 16: 8-11, 13)

   JESUS (15: 26) e o PAI enviaram o ESPÍRITO, assim como o PAI enviara o FILHO (3: 16). O ESPÍRITO SANTO também é um Membro da TRINDADE (Mateus 28: 19; Atos 5: 3, 4; 2 Coríntios 3:18). Portanto, teve participação ativa na Criação da Terra (Gênesis 1: 2). O envolvimento do ESPÍRITO na Criação revela SUA DIVINDADE. AS ESCRITURAS retratam o ESPÍRITO participando de outras Atividades Divinas: Regeneração (João 3: 5-8), Salvação (Tito 3: 5), Inspiração da BÍBLIA (2 Timóteo 3: 16) e Associação com o PAI e o FILHO na Evangelização (Mateus 28: 19).
  “EU [...] PAI [...] CONSOLADOR”. As 3 Pessoas da TRINDADE. “Outro”. JESUS é o Consolador Original. “CONSOLADOR”. Literalmente, “Confortador” ou “Advogado”. O ESPÍRITO SANTO (ver 17, 26) assume o lugar de JESUS na Terra após SEU Retorno ao Céu.
   “Vos Ensinará Todas as coisas”. Na ausência de JESUS. “Lembrar”. Daquilo que CRISTO havia Ensinado na Terra. Valida a Veracidade do EVANGELHO de João, com base em sua memória daquilo que JESUS disse.
  
   JESUS Enviou o ESPÍRITO para continuar SUA Obra na Terra. “ESSE Dará Testemunho de MIM”. O Testemunho do ESPÍRITO SANTO ocorre no contexto do ódio do mundo por JESUS e SEUS Discípulos. “Testemunho”. Termo usado nas cortes judiciais.   

   Neste caso, “Mundo” se refere à raça humana como um todo, tanto justos quanto ímpios.
   O pecado é mais profundo do que ações ruins; o pecado primário é não crer em JESUS. “Porque [...] PAI”. Intercessão de CRISTO no Santuário Celestial traz a certeza da Justiça a SEUS Discípulos perseguidos.
   Como satanás foi derrotado pela morte de CRISTO na cruz (João 12: 31), aqueles que ficam ao lado de JESUS são libertados do controle do inimigo.
   O ESPÍRITO da Verdade. Chamado antes de CONSOLADOR. As coisas que hão de vir. O ESPÍRITO SANTO Guia nosso entendimento a respeito das Profecias Bíblicas.


Imagem do ESPÍRITO de DEUS tocando no coração humano

                                      “Assim Diz o SENHOR”

     Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
                                (Atos 1: 8/PALAVRA de DEUS)

    “Poder”. O Dom do Poder é Central à Obra do ESPÍRITO SANTO (sobre o Poder concedido pelo ESPÍRITO, ver Gálatas 5: 21-23; Efésios 4: 11, 12. Este versículo provê uma síntese simples para o livro: os Discípulos seriam testemunhas em Jerusalém (1: 1- 8: 23), em toda a Judeia e Samaria (8: 4 – 12: 25) e até aos confins da Terra (13: 1-28: 31).

                              “Assim Diz o SENHOR”
   Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
                              (Atos 5: 3, 4/PALAVRA de DEUS)

   ESPÍRITO SANTO. É notório que tanto a Pessoa quanto a Divindade do ESPÍRITO são afirmadas nesta passagem. Assim como se mente a outras pessoas ou seres, é possível mentir ao ESPÍRITO. As duas declarações paralelas afirmam que o ESPÍRITO é DEUS: mentir ao ESPÍRITO SANTO (v. 3) é o mesmo que mentir a DEUS (v. 4). Outras Passagens se referem ao ESPÍRITO SANTO e a DEUS de maneira intercambiável. Em 1 Coríntios 3: 16, 17, a expressão “Santuário de DEUS” é equivalente a “Santuário do ESPÍRITO SANTO”; Em Lucas 1: 35, “o ESPÍRITO SANTO” e “o Poder do ALTÍSSIMO” são sinônimos. Em Atos, o ESPÍRITO SANTO frequentemente dá instruções específicas para a Pregação do EVANGELHO.  

                            “Assim Diz o SENHOR”
    E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
                   (2 Coríntios 3: 18/PALAVRA de DEUS)

“Glória”. Imagem de DEUS, na qual Adão foi Criado (Gênesis 1: 26). “SENHOR, o ESPÍRITO”. A identificação do ESPÍRITO com o “SENHOR” aponta para a Pessoalidade e a DIVINDADE do ESPÍRITO SANTO.

                               “Assim Diz o SENHOR”
   Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
                          (2 Pedro 1: 20, 21/PALAVRA de DEUS)

   Pedro responde à segunda objeção: a Profecia origem humana. “Particular elucidação”. Refere-se à acusação de que os Profetas interpretaram os próprios sonhos e visões pessoais, ou seja, de que a Profecia teria origem humana. “Falaram da parte de DEUS,movidos pelo ESPÍRITO SANTO”. Pedro argumenta que a Palavra Profética resulta da Obra e do Poder do ESPÍRITO SANTO.

                                
  "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."

                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"
  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!

             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                      https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                             Novo Tempo                                                                                                 

* Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO ! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário