Os Grandes Temas da BÍBLIA - "CRISTO" (Verdade Presente)


                                                   É DESSE JEITO!

                        JESUS CRISTO: “Obra” (Parte 2/2) 

   JESUS não só esteve neste mundo como pessoa ao mesmo tempo Divina e humana; ele também agiu assim. Suas ações antes e depois do nascimento em forma humana foram absolutamente centrais para a Criação e Salvação da humanidade.
                                                       
                           Imagem de JESUS com um cordeirinho nos braços

                                      “Assim Diz o SENHOR”
   Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
                             (Mateus 1: 21/PALAVRA de DEUS)


                                “Assim Diz o SENHOR”
   Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
                          (João 1: 3/PALAVRA de DEUS)

   JESUS Criou Todas as coisas. Portanto, ELE não é um ser criado. Foram feitas. Tradução de uma palavra grega usada com frequência em Gênesis 1, na Septuaginta.

                             “Assim Diz o SENHOR”

No dia seguinte, viu João a JESUS, que vinha para ele, e disse: Eis o CORDEIRO de DEUS, que tira o pecado do mundo!
                    (João 1: 29/ PALAVRA de DEUS)


                              “Assim Diz o SENHOR”

   E o PAI a ninguém julga, mas ao FILHO confiou todo Julgamento.
                   (João 5: 22/ PALAVRA de DEUS)

   Só DEUS tem o direito de Julgar; portanto, isso demonstra a DIVINDADE de JESUS.

                         “Assim Diz o SENHOR”

Não se turbe o vosso coração; credes em DEUS, crede também em mim. Na casa de meu PAI há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para MIM mesmo, para que, onde EU estou, estejais vós também.
                      (João 14: 1-3/PALAVRA de DEUS)

   Este deve ser o Maior Ensino de JESUS sobre a Segunda Vinda.

                               “Assim Diz o SENHOR”

    Disse-lhe JESUS: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a MIM vê o PAI; como dizes tu: Mostra-nos o PAI?

                       (João 14: 9/PALAVRA de DEUS)

   Uma Síntese daquilo que o leitor já sabe com base em João 1: 1-18.

                                “Assim Diz o SENHOR”

   Quando, porém, vier o CONSOLADOR, que eu vos enviarei da parte do PAI, o ESPÍRITO da Verdade, que dele procede, esse dará testemunho de MIM.

                      (João 15: 26/PALAVRA de DEUS)

   JESUS Enviou o ESPÍRITO SANTO para continuar a Obra na Terra. Esse dará Testemunho de MIM. O Testemunho do ESPÍRITO SANTO ocorre no contexto do ódio do mundo por JESUS e SEUS discípulos. Testemunho. Termo usado nas cortes judiciais.




   Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de DEUS testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de DEUS mediante a fé em JESUS CRISTO, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de DEUS, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em CRISTO JESUS, a quem DEUS propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter DEUS, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em JESUS.

                  (Romanos 3: 21-26/PALAVRA de DEUS)

   Junto de Efésios 2: 4-10, esta Passagem é a Declaração mais completa de Paulo sobre o Plano da Salvação. Contém os seguintes elementos: (1) a Justiça é “Sem Lei” (Romanos 3: 21), ou seja, não é conquistada pela observância da Lei (v, 20; Gálatas 2: 16); (2) em vez disso, ela vem “Mediante a Fé em JESUS” (Romanos 3: 22; Gálatas 2: 16; Efésios 2: 8); (3) uma vez que todos pecaram (Romanos 3: 23), todos merecem a morte (6: 23; Gálatas 3: 10); (4) DEUS não dá às pessoas a morte que elas merecem, mas o que não merecem, o livre Dom da Graça (Romanos 3: 24; Efésios 2:8) aceito pela fé (Romanos 3: 25; ver também v. 22); (5) o Dom oferecido por causa da morte de CRISTO na Cruz. O Sacrifício Expiatório não só destituiu a pena do pecado (“Propiciação”, v. 25; 1 João 2: 2; 4: 10), mas também vez provisão para a “REDENÇÃO” humana (palavra que significa ser considerado Justo, Romanos 3: 24; 4: 6), a “RECONCILIAÇÃO” (a Cura dos relacionamentos 5: 10; 2 Coríntios 5: 19) e a Purificação da poluição do pecado (Hebreus 9: 13, 14, 22,23; 10: 1, 2); (6) o “Sangue” (Romanos 3: 25) do Sacrifício de CRISTO é Central para a Obra DIVINA de SALVAÇÃO. É no Sangue derramado na Cruz que se fundamenta cada uma das metáforas da SALVAÇÃO mencionadas nos cinco pontos anteriores  (3: 25; 5: 9; Efésios 1: 7; Colossenses 1:20; Hebreus 9: 13, 14). Em outras palavras, CRISTO morreu a morte merecida pelos pecadores para que estes pudessem ter vida.
   Agora. Em CRISTO. Sem Lei. Sem exigir a realização dos requisitos cerimoniais da Lei de Moisés. Justiça de DEUS. Significa o Caráter Justo de DEUS e a Justiça que ELE derrama sobre nós. Testemunhada. Profetizada. A Lei de Moisés não é um método de SALVAÇÃO, mas uma Profecia acerca de CRISTO e SUA Justiça.
   Mediante a Fé. Significa o mesmo que “sem as obras da lei”. Não há distinção. A Graça de DEUS é tão imparcial quanto SEU Juízo.
   Glória de DEUS. A Imagem de DEUS. O pecado nos destitui da Imagem de DEUS, segundo a qual fomos criados.
   Justificados. Absolvidos ou Declarados inocentes. Gratuitamente. Sem nossa contribuição. Redenção. Perdão. A palavra não implica apenas libertação da culpa e da pena do Juízo, mas também liberdade da escravidão do pecado.
   Propiciação. A palavra significa literalmente “Assento da Misericórdia”. No tabernáculo do AT (Antigo Testamento), era representada pelo propiciatório, a tampa da Arca da Aliança. No Dia da Expiação, o sangue era aspergido ali (Levítico 16: 14, 15). No seu sangue. Enfatiza a morte sacrificial de JESUS. Fé. A Fidelidade de DEUS a SUAS Promessas, bem como nossa Fé em CRISTO. Ambos os significados fazem sentido neste texto.
   A Cruz demonstra o Caráter Justo de DEUS.

                                   “Assim Diz o SENHOR”

    Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de DEUS é a Vida Eterna em CRISTO JESUS, nosso SENHOR.

                     (Romanos 6: 23/PALAVRA de DEUS)

    Salário. Sequência da imagem da escravidão. O pecado dá um salário a seus escravos, mas DEUS concede um Dom em CRISTO. Morte. O pagamento do pecado é a morte, não a Vida Eterna. Essa ideia está em total contraste com o conceito antibíblico de que o pecado e a condenação resultam numa vida eterna de tormento consciente. A morte mencionada nesta passagem é a penalidade final do pecado no fim do tempo (acerca da Segunda Morte, ver João 11: 26; Apocalipse 20: 14). Dom. A Vida Eterna é um Dom de DEUS.

                           “Assim Diz o SENHOR”

Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que CRISTO morreu pelos nossos pecados, segundo as ESCRITURAS, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as ESCRITURAS.


   Uma Declaração simples da essência da Missão de CRISTO. Antes de tudo. Antes de expor o significado doutrinário e espiritual do EVANGELHO. Entreguei. Referência à transmissão dos ensinos comuns ao corpo santo da igreja: os eventos narrados nos v. 3, 5 constituem o Cerne do EVANGELHO, com o qual todos os cristãos devem concordar (1 Timóteo 3: 16). Recebi. Daqueles que me precederam, inclusive testemunhas oculares.
   Concentra-se na veracidade histórica do evento cristão: (1) JESUS foi uma figura histórica e Verdadeiramente foi Crucificado, Enterrado e Ressuscitou; (2) CRISTO apareceu a muitos, inclusive a Paulo, depois da Ressurreição; (3) a Morte, o Sepultamento e a Ressurreição de JESUS ocorreram em cumprimento a Profecia do AT (Isaías 53: 5, 12; Oséias 6: 2).

                                  “Assim Diz o SENHOR”
    Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de DEUS.

                 (2 Coríntios 5: 21/PALAVRA de DEUS)

   Na Cruz, JESUS se tornou nossa oferta pelo pecado e aceitou vicariamente nosso castigo. Esta é a Grande Troca do EVANGELHO: trocamos nosso pecado pela Justiça de CRISTO. Justiça. Novas criaturas.

                           “Assim Diz o SENHOR”

   Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.
    E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de DEUS, porque o justo viverá pela fé.
    Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá.
    CRISTO nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro).


   Todos quantos [...] lei. Os judeus. Debaixo da maldição. Separados de DEUS. Pela lei ninguém é justificado. Um princípio fundamental da Salvação. Diante de DEUS. Perante o Julgamento de DEUS. O Justo viverá pela Fé. Como Abraão em Gênesis 15: 6.
   A lei. Lei de Moisés. Aquele que observar. Aqueles que guardam as leis de Moisés; a lei exige desempenho, não fé.
   Maldição da lei. Por exemplo, as maldições de Levítico 26: 14-39; Deuteronômio 27: 11-26. Fazendo-se [...] maldição em nosso lugar [...] em madeiro. Alusão a Deuteronômio 21: 22. Paulo perseguia a Igreja porque seus membros adoravam alguém que, ele pensava, DEUS havia amaldiçoado no madeiro por blasfêmia. Ao suportar o castigo pelos pecados, CRISTO se tornou um substituto do pecador. A maldição que merecemos caiu sobre ELE.

                       “Assim Diz o SENHOR”

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.

                (Hebreus 1: 3/PALAVRA de DEUS)

   Assim como ninguém vê os raios do sol, apenas seu “resplendor”, é somente por meio de JESUS que conhecemos o PAI (João 1: 18). Expressão exata do seu Ser. O original se refere a uma representação precisa - como a marca de um carimbo - da essência ou do próprio ser de alguém. JESUS é a Representação Exata de DEUS.

                        “Assim Diz o SENHOR”

   Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o SENHOR erigiu, não o homem.


   Em Hebreus, não existe templo na Terra para os cristãos (ver v. 5; 13: 10-16). JESUS Ministra no Templo Celestial, e os crentes Têm Acesso a ELE pela Fé.

                     “Assim Diz o SENHOR”

    Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.


   Embora CRISTO tenha sido destinado, desde a fundação do mundo, para ser a vítima eterna de sacrifício (1 Pedro 1: 19, 20), seu sacrifício único é suficiente. Por fim, o argumento teológico de Hebreus 9-10 é paralelo a Daniel 9: 24- 27. O Sacrifício de JESUS inaugurou uma Nova Aliança (Hebreus 9: 15; comparar com Lucas 22: 20) e um Novo Santuário Celestial (Hebreus 10: 20), redimiu da transgressão (9: 15), com remoção de sacrifícios (10: 18) e do pecado (9: 26).

                          “Assim Diz o SENHOR”

Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.  E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.


   Peleja no Céu. O Contexto imediato é a ascensão de CRISTO e SUA entronização (v. 5, 10). Porém, as alusões a Isaías 14: 12-19 e Gênesis 3: 1-15 indicam uma referência à guerra original no Céu, uma vez que, por meio da Encarnação, CRISTO resolveu em definitivo os problemas gerados por esse Conflito. Miguel. CRISTO. Expulso. A influência de satanás se limitou à Terra como resultado do Conflito bem como da queda de Adão; ele e seus anjos foram excluídos do Céu em decorrência da Cruz e da Ascensão (Apocalipse 12: 10-12; comparar com João 12: 31). Serpente. Lembra Gênesis 3: 1-15.

                         “Assim Diz o SENHOR”

   Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.


   REI [...] Senhores (ver 17:14). Esta cena  completa o que se iniciou em 17: 12-17.

                        “Assim Diz o SENHOR”

    Pelejarão eles contra o CORDEIRO, e o CORDEIRO os vencerá, pois é o SENHOR dos senhores e o REI dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ELE.


   Chamado [...] Fiéis. Os santos, que são Sub-Reis com o CORDEIRO.

                                             AMÉM!!!


Imagem de uma caixa de Presente, representando o Presente do nosso Blog ofertado aos nosso leitores: Estudos+ dos Livros de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito)        "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                      (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!

             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                         https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                  Novo Tempo                                                                                                 

* Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO ! 



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário