Uma vez soltos, procuraram os irmãos e lhes contaram quantas coisas
lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. Ouvindo isto, unânimes,
levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a
terra, o mar e tudo o que neles há...
“Levantaram a voz a DEUS”. Encontramos aqui um
raro vislumbre dos cristãos apostólicos reunidos em oração. Eles começaram a
reunião de oração de modo significativo, recitando Palavras extraídas do Quarto
Mandamento. “Tu, Soberano SENHOR, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o
que neles há”. O Apóstolo Paulo citou Palavras semelhantes em Atos 14: 15;
17: 24. A Verdadeira Adoração se Fundamenta no Reconhecimento de DEUS como
CRIADOR de Todas as coisas, algo que os primeiros cristãos reconheciam a cada
semana, ao Adorar no Sétimo Dia, o Sábado (Conforme evidencia a prática do
Apóstolo Paulo refletida a seguir:
* Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O Sábado ao longo da História" (Parte 3/4).
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).
E,
navegando de Pafos, Paulo e seus companheiros dirigiram-se a Perge da Panfília.
João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. Mas eles, atravessando
de Perge para a Antioquia da Pisídia, indo num sábado à sinagoga,
assentaram-se.
A partir de Chipre, a equipe missionária
navegou no sentido noroeste, para a região continental. Lucas passa a retratar
Paulo na liderança (Paulo e seus
companheiros). “João” (Marcos),
que estava auxiliando (V. 5), deixa o grupo. Paulo considera esse ato uma
deserção. Isso o levou, mais tarde, a se separar de Barnabé (15: 36-41).
Esta história do
Ministério do Apóstolo Paulo e Barnabé em Antioquia da Pisídia revela um padrão
de trabalho evangelístico que se reflete com frequência no Ministério posterior
do Apóstolo: Paulo e Barnabé começam pregando na Sinagoga num Sábado (V. 14 –
41); eles têm tanto sucesso quanto oposição (V. 42 – 45); os dois saem da
Sinagoga e Buscam os gentios (V. 46 – 49); quando obtém ainda mais êxito, a
oposição incitada pelos judeus provoca sua partida (V. 50, 51); e, no final,
eles deixam para trás uma Igreja Fortalecida pelo ESPÍRITO SANTO (V. 52).
“Num SÁBADO”. O Sábado é
mencionado várias outras vezes em Atos. O Livro de Atos se refere repetidamente
à prática Paulina de Adorar e Testemunhar na Sinagoga aos Sábados. Alguns
desconsideram essas ocorrências e afirmam que apenas refletem uma estratégia
missionária. No entanto, elas revelam a prática constante de Paulo e de suas
igrejas; de fato, refletem o compromisso profundo com a Adoração a DEUS como
Criador. Os primeiros cristãos usavam as Palavras do Mandamento do Sábado em
suas orações (4: 24; comparar com Êxodo 20: 8-11); e Paulo se baseia em seu
vocabulário e em suas ideias ao Pregar para os pagãos em Listra (14: 15) e em
Atenas (17: 24), como veremos na sequência:
Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas
vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando: Senhores, por que fazeis
isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos
anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo,
que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles; o qual, nas gerações
passadas, permitiu que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos;
contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem,
dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de
fartura e de alegria. Dizendo isto, foi ainda com dificuldade que impediram as
multidões de lhes oferecerem sacrifícios.
(Atos 14:14-18/PALAVRA de DEUS)
Paulo e Barnabé se recusaram a aceitar a adoração e fizeram um discurso enérgico aos ouvintes pagãos, para que se convertessem ao DEUS Vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo que há neles. Usando a linguagem e os conceitos do Mandamento do Sábado, Paulo e Barnabé destacaram o Tema de DEUS Criador de todas coisas e a necessidade de se afastar dos falsos deuses a fim de servir o Único DEUS Verdadeiro. O Ministério deles, nesta ocasião, é um modelo para a Mensagem Universal do Tempo do Fim expressa em Apocalipse 14: 6, 7. O discurso parece extrair seus pontos principais do Salmos 146: 3, 5-7.
"Assim Diz o SENHOR"
No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido. (Atos 16: 13/PALAVRA de DEUS)
O local de encontro sugere que a comunidade judaica não era grande. Era preciso haver dez homens para formar uma sinagoga.
“Assim Diz o SENHOR”
Paulo e Barnabé se recusaram a aceitar a adoração e fizeram um discurso enérgico aos ouvintes pagãos, para que se convertessem ao DEUS Vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo que há neles. Usando a linguagem e os conceitos do Mandamento do Sábado, Paulo e Barnabé destacaram o Tema de DEUS Criador de todas coisas e a necessidade de se afastar dos falsos deuses a fim de servir o Único DEUS Verdadeiro. O Ministério deles, nesta ocasião, é um modelo para a Mensagem Universal do Tempo do Fim expressa em Apocalipse 14: 6, 7. O discurso parece extrair seus pontos principais do Salmos 146: 3, 5-7.
"Assim Diz o SENHOR"
No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido. (Atos 16: 13/PALAVRA de DEUS)
“Assim Diz o SENHOR”
Paulo, segundo o seu costume, foi
procurá-los e, por três Sábados, arrazoou com eles acerca das ESCRITURAS.
E todos os Sábados discorria na sinagoga,
persuadindo tanto judeus como gregos.
“Segundo o seu costume”. O costume ou hábito de
Paulo, como o do Próprio JESUS, era adorar na sinagoga aos Sábados. “Todos os Sábados”.
No primeiro dia da semana, estando nós
reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia
imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.
Esta passagem menciona o “primeiro dia da
semana”, assim como outras no NT (Novo Testamento). A maioria delas
simplesmente identifica o primeiro dia como o dia da Ressurreição de CRISTO
(Mateus 28: 1; Marcos 16: 2, 9; Lucas 24: 1; João 20: 1, 19 e 1 Coríntios 16:2). Esta é a única referência no NT a cristãos se reunindo no primeiro dia da
semana. Em Atos, “partir o pão” sugere uma refeição e não especificamente a
Celebração da Ceia do SENHOR (v. 11; 2: 42, 46; 27: 35; compare com Lucas 22:14-23; 24: 35; 1 Coríntios 10: 16; 11: 20-34). Representaria, estão, esta cena
um culto no domingo, sinalizando que os primeiros cristãos não adoravam mais a
DEUS como CRIADOR no Sábado? Primeiramente, a Adoração no Sábado é evidente em
Atos (ver 13: 14, 42, 44; 15: 21; 16: 13; 17: 2; 18: 4). Neste caso, a reunião
ocorreu quando estava escuro: muitas lâmpadas foram usadas (v. 8) e Paulo
continuou sua mensagem até depois da meia-noite (v. 11). A forma
bíblico-judaica de contar o tempo, que Lucas emprega (ex., Lucas 23: 43),
considera que a porção escura de um dia de 24 horas vem antes da clara (ex.,Gênesis 1: 5). Portanto, o Sábado começa no pôr-do-sol da sexta-feira e
continua até o pôr-do-sol do Sábado (ver Levítico 23: 32; Marcos 1: 32; Lucas 23: 54). Esta reunião de Paulo, então ocorreu no primeiro dia da semana segundo
o calendário bíblico, naquilo que chamaríamos de “sábado à noite”. É possível
que, tendo se reunido durante as horas do Sábado, a comunidade cristã em Trôade
continuou o encontro ou fez uma nova reunião com uma refeição vespertina. A
sessão não foi motivada por um novo apreço pelo domingo, mas pelo itinerário de
Paulo: ele “devia seguir viagem no dia imediato” (v. 7). Assim, em vez de ser
uma prova de que Paulo desconsiderou o Sábado, esta passagem provê evidências de
que o Apóstolo o observava, reservando o esforço de uma longa jornada para
depois das horas Sabáticas. Se o primeiro dia da semana, no início da era
cristã, precisava ser santificado em lugar do Sábado, seria extremamente
improvável que Paulo planejasse o início de sua viagem exatamente nesse dia.
Mesmo presumindo o uso do calendário romano (com o dia de meia-noite a
meia-noite) e a celebração da Ceia do Senhor, a passagem não provê nenhuma
evidência de que os primeiros cristãos deixaram de Adorar a DEUS como CRIADOR
no Sábado em obediência ao MANDAMENTO. Este é o caso, sobretudo, porque o
partir do pão aconteceu após a meia-noite (v. 7, 11), ou, seja, numa contagem
de tempo romana, o evento cairia na segunda-feira, não no domingo.
Porque,
em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no
sétimo dia, de todas as obras que fizera.
Portanto, resta um repouso para o povo de
Deus.
“Descansou DEUS, no Sétimo Dia”. O descanso
de DEUS foi inaugurado no Sábado da CRIAÇÃO e está disponível aos que creem,
desde então.
“Um Repouso”. Literalmente, “um Repouso Sabático”.
O repouso no Sábado Simboliza e Celebra a Bondade e a Salvação de DEUS (Êxodo 20: 11; Deuteronômio 5: 15). Conforme observamos, o descanso Sabático exprime
de duas maneiras nossa fé. Primeiramente, testifica de que aceitamos a Bondade
e a Salvação Divina. Em segundo lugar, demonstra que estamos aguardando a consumação
desses dons na Segunda Vinda.
Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e
ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, dizendo, em grande voz:
Temei a DEUS e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai
aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
(Apocalipse 1: 10; 14:7/PALAVRA de DEUS)
“Em Espírito”. A primeira em quatro referências. Provavelmente indica o início de uma visão (Ver também 4: 2; 17: 3; 21: 10). No Dia do SENHOR. Embora cristãos de épocas posteriormente tenham passado a associar o dia do senhor com o domingo, na BÍBLIA o Dia do SENHOR é o Sábado (Ver também Isaías 58: 13, 14; Marcos 2: 27, 28).
“Em Espírito”. A primeira em quatro referências. Provavelmente indica o início de uma visão (Ver também 4: 2; 17: 3; 21: 10). No Dia do SENHOR. Embora cristãos de épocas posteriormente tenham passado a associar o dia do senhor com o domingo, na BÍBLIA o Dia do SENHOR é o Sábado (Ver também Isaías 58: 13, 14; Marcos 2: 27, 28).
“Temei a DEUS”. Significa Reverenciar ou
Respeitar (Salmos 111: 10; Provérbios 3: 7; 9: 10). Mas também pode expressar o
"medo" por parte daqueles que não levam DEUS a sério (Apocalipse 6:15-17). É chegada a hora. O Juízo Final
antes da Segunda Vinda. Ele é o contexto para a Proclamação Final do
Evangelho (acerca das várias etapas do Juízo Divino, ver Romanos 14: 10, 12).
Adorai [...] mar. Esta linguagem faz uma alusão inequívoca ao Mandamento do
Sábado, com referência à CRIAÇÃO (Êxodo 20: 8, 11), indicando, portanto, que o
Sétimo Dia tem Relevância Especial na Proclamação do Evangelho no Tempo do Fim.
Descansar das próprias obras é a resposta ideal ao Evangelho (ver Hebreus 4:1-11). As admoestações a "Temer" e "Adorar" neste versículo
se encaixam diretamente no contexto imediato mais amplo de Guardar os
Mandamentos de DEUS (ver Apocalipse 12: 17; 14: 12), com referências óbvias ao
Decálogo.
Se você não viu as partes 1, 2 e 3 desta "VERDADE PRESENTE", estou deixando logo abaixo os links dos "Estudos+":
* Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O Sábado ao longo da História" (Parte 1/4).
* Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O Sábado ao longo da História" (Parte 2/4).
"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
"Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).
Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro:
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