Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte1/2)


                                              É DESSE JEITO! 

                        Aliança de DEUS com a humanidade (Parte 1/2)

   Aliança é um compromisso feito entre duas partes. É um contrato legal, mas também um relacionamento. O Tema da Aliança é subjacente à compreensão dos 2 (Dois) Testamentos. A Aliança Eterna de DEUS com Abraão e seus descendentes por intermédio de CRISTO sempre foi baseada na Fé.

IMAGEM DE UM ARCO-ÍRIS EM VOLTA DA PALAVRA DE DEUS


                                           No Antigo Testamento:

                                          “Assim Diz o SENHOR” 
   Contigo, porém, estabelecerei a Minha Aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos.

                                (Gênesis 6: 18/PALAVRA de DEUS)

   Essa é a Primeira vez que esse termo tão importante é usado nas Escrituras. A Aliança de DEUS com a humanidade é unilateral, ELE toma a iniciativa. Há condições e exigências, mas a Graça Divina é a base da Aliança, e a humanidade responde por meio da Fé e da Obediência.

   Nota: Narrativas de Dilúvio. Há narrativas de dilúvio conhecidas em diferentes culturas ao redor do mundo. De interesse especial são os relatos mesopotâmicos de dilúvio, que apresentam semelhança mais próxima à narrativa Bíblica. Tanto a epopeia de Gilgamés quanto a de Atrahasis são conhecidas por meio de fontes dos segundo milênio e revelam tanto semelhanças quanto diferenças em relação ao Texto Bíblico. Duas características importantes distinguem o Relato Bíblico dos demais: (1) DEUS é retratado como o Soberano que move as águas, enquanto nas versões babilônicas os deuses se acovardam de medo diante das águas em ascensão; e (2) na História Bíblica, o dilúvio se deve à maldade humana, ao passo que, nas versões mesopotâmicas, a divindade decide, sem motivo algum, destruir os seres humanos porque o barulho destes estava incomodando os deuses. É provável que o autor de Gênesis conhecesse essas outras histórias e, por isso, escreveu de uma forma que mostrasse o contraste claro entre DEUS e os outros, os quais não tinham princípios nem integridade e usavam a humanidade para benefício próprio. Diferentemente desses deuses, o DEUS da BÍBLIA se preocupa com a raça humana e é seu SALVADOR.

                                        “Assim Diz o SENHOR” 
   Disse também Deus a Noé e a seus filhos: Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência, e com todos os seres viventes que estão convosco: tanto as aves, os animais domésticos e os animais selváticos que saíram da arca como todos os animais da terra. Estabeleço a minha aliança convosco: não será mais destruída toda carne por águas de dilúvio, nem mais haverá dilúvio para destruir a terra. Disse Deus: Este é o sinal da minha aliança que faço entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, para perpétuas gerações: porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra. Sucederá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e nelas aparecer o arco, então, me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne; e as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda carne. O arco estará nas nuvens; vê-lo-ei e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres viventes de toda carne que há sobre a terra. Disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança estabelecida entre mim e toda carne sobre a terra.

                         (Gênesis 9: 8-17/ESCRITURAS SAGRADAS)

Imagem do Arco de DEUS sobre a Natureza   A Aliança de DEUS (6: 18) com a humanidade é mais bem explicada aqui. DEUS se dirige a Noé e sua família bem como a seus descendentes futuros e inclui outras criaturas vivas. O Principal foco desta Aliança é a Segurança. Assim como em todas as outras Alianças nas ESCRITURAS, ela se baseia na Graça de DEUS e em SUA iniciativa, não no desempenho ou no comportamento humano. Embora as alianças incluam condições e pré-requisitos, é sempre o SENHOR quem dá o primeiro passo. Alianças posteriores usaram um vocabulário parecido.

   Sinal. O Sinal Divino da Aliança é o Arco nas Nuvens (v. 13), que usa a mesma palavra em hebraico que o arco de um guerreiro. O Arco-íris nas nuvens é um lembrete das aparições Divinas (ou “Teofanias”), conforme descritas em Ezequiel 1: 28. Apocalipse 4: 3 e 10: 1 também incluem um Arco-íris na descrição da Sala do Trono Divino. O Sinal é Eterno (Gênesis 9: 16). Os “Sinais” humanos de participação na Aliança envolvem circuncisão (17: 11) e o Sábado (Êxodo 31: 16, 17).

                                    “Assim Diz o SENHOR”
   Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
                          (Gênesis 12: 1-3/BÍBLIA SAGRADA)

   Disse o SENHOR. Depois de DEUS falar na Criação (2: 18), na queda (3: 13, 14) e de interagir com Caim (4: 6, 9) e com a humanidade como um todo, o SENHOR se pronuncia mais uma vez. Em 12: 4 narra-se a resposta fiel de Abraão: “Partiu”. A sequência terra-parentela-casa do pai indica as diferentes esferas da sociedade. Abraão deveria deixar tudo para trás a fim de ir para uma terra que DEUS lhe mostraria. Promessas específicas da Aliança acompanham o chamado: Torna-se uma Grande Nação, receber a Bênção Divina e um nome engrandecido (ver 11: 4). As Bênçãos e maldições estão intimamente ligadas ao relacionamento de Abraão com DEUS. O papel de Abraão era ser um meio pelo qual o SENHOR abençoaria “Todas as Famílias da Terra” (12: 3). Conquanto DEUS tenha escolhido inicialmente um homem e sua família, SEU Propósito Final era alcançar toda a humanidade com SUA Graça e SUAS Bênçãos.

                                         “Assim Diz o SENHOR”
   E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços. Naquele mesmo dia, fez o SENHOR aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates:
                         (Gênesis 15: 17, 18/PALAVRA da SALVAÇÃO)

   O ritual da Aliança atinge o clímax por meio da fumaça e do fogo, que, muitas vezes, são símbolos da presença de DEUS. Jeremias 34: 18 provê um texto paralelo do ritual de Aliança. Todo tipo de animal possível para se oferecer em sacrifício foi incluído neste ritual de Aliança. Gênesis 15: 18 funciona como uma declaração sintética.

                                          “Assim Diz o SENHOR”
   Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência.
                               (Gênesis 17: 7/PALAVRA de DEUS)

   A Aliança Divina da Graça é chamada diversas vezes de “Aliança Perpétua”.

                                  “Assim Diz o SENHOR” 
  Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó.

                          (Êxodo 2: 24/ESCRITURAS SAGRADAS)

 Aliança. Em Êxodo, é sempre DEUS quem faz a Aliança, embora o povo tenha feito alianças com ídolos, (ver 23: 32). Os seres humanos não podem permanecer passivos ante a iniciativa Divina. Espera-se que tenham uma reação positiva. Portanto, a reciprocidade e o comum acordo são fundamentais para a Aliança. Nos cap. 19-24, a Aliança passa a ser o Foco Principal.

                                 “Assim Diz o SENHOR”

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel. Veio Moisés, chamou os anciãos do povo e expôs diante deles todas estas palavras que o SENHOR lhe havia ordenado. Então, o povo respondeu à uma: Tudo o que o SENHOR falou faremos. E Moisés relatou ao SENHOR as palavras do povo.

                            (Êxodo 19: 5-8/BÍBLIA SAGRADA)

      A Obediência era a reação que DEUS esperava do povo no relacionamento de Aliança.

                                       “Assim Diz o SENHOR”
   Veio, pois, Moisés e referiu ao povo todas as palavras do SENHOR e todos os estatutos; então, todo o povo respondeu a uma voz e disse: Tudo o que falou o SENHOR faremos. Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR e, tendo-se levantado pela manhã de madrugada, erigiu um altar ao pé do monte e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel. E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram ao SENHOR holocaustos e sacrifícios pacíficos de novilhos. Moisés tomou metade do sangue e o pôs em bacias; e a outra metade aspergiu sobre o altar. E tomou o livro da aliança e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o SENHOR faremos e obedeceremos. Então, tomou Moisés aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR fez convosco a respeito de todas estas palavras.
                            (Êxodo 24: 3-8/PALAVRA da SALVAÇÃO)

   O povo confirmou a Aliança oralmente, prometendo Obediência. Moisés a escreveu e a ratificou. DEUS e o povo de Israel se uniram da forma legal mais forte que existia.

   Doze colunas. Embora haja proibições estritas à construção de colunas para adoração (ver 23: 24), estas não deveriam ser adoradas, mas representariam as 12 Tribos.

   Na ausência de Sacerdotes ordenados, Moisés designou jovens para oferecer os sacrifícios. Observe que os bois também eram jovens (novilhos). A Aliança é o Dom de uma Vida Ordenada por DEUS.

   O sangue de um sacrifício sempre pertencia ao SENHOR. Em Levítico, o sangue era aspergido para purificar do pecado. Neste caso, a aspersão do sangue foi usada para ligar o povo a DEUS. Em Mateus 26:28, JESUS usou o cálice para simbolizar SEU Sangue e combinou os dois significados.

                                “Assim Diz o SENHOR”  
   Mesmo assim, estando eles na terra dos seus inimigos, não os rejeitarei, nem me aborrecerei deles, para consumi-los e invalidar a minha aliança com eles, porque eu sou o SENHOR, seu Deus.

                        (Levítico 26: 44/PALAVRA de DEUS)

       Invalidar a Minha Aliança com eles. A Aliança de DEUS era incondicional, no sentido de que ELE cumpriria SEUS Propósitos de Aliança com SEU povo de uma maneira ou de outra, a despeito do que acontecesse. Entretanto, era condicional no sentido de que os indivíduos receberiam as Bênçãos da Aliança somente se fossem fiéis.

               “Assim Diz o SENHOR” Imagem de uma Aliança, representando o Amor de DEUS pela humanidade
   Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos...
    Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão...

              (Deuteronômio 28: 1, 2, 15/ESCRITURAS SAGRADAS)


   Os v. 1-4 listam as consequências positivas da Obediência aos termos da Aliança, as quais eram resultantes de Leis entregues por DEUS, mencionadas nos cap. 5-26. As Bênçãos incluem Fertilidade, Prosperidade, Sucesso e Segurança (comparar com as Bênçãos e maldições de Levítico 26). DEUS está ávido para derramar Bênçãos sobre SEU povo, para que este seja reconhecido como o Maior (Deuteronômio 28: 1, 10, 13). Assim, sua prosperidade e sucesso testificarão de Bondade Divina para que outros povos sejam atraídos ao SENHOR e também recebam SUAS Bênçãos.

   Virão sobre ti e te alcançarão. Comparar com Salmos 23: 6: “Bondade e Misericórdia certamente me seguirão”. Se o povo de DEUS o buscasse e seguisse, as Bênçãos do SENHOR o alcançariam (comparar com Mateus 6: 33). Não seria necessário buscar ativamente Bênçãos e Felicidades.

   Se nãos deres ouvidos [...] todas estas maldições. O Restante do capítulo lista as consequências negativas de quebrar os termos da Aliança. Elas são o oposto das Bênçãos. A seção de maldições, é muito mais longa do que a das Bênçãos, a fim de advertir contra desastres. Inclui uma gama assustadora de fracassos, como pobreza, seca, enfermidades, derrotas, frustrações, medos, canibalismo e exílio. Se o povo de DEUS fosse infiel, ELE não alteraria as Leis de Causa e Consequência para Abençoá-los. Isso sinalizaria a aprovação da deslealdade, tolice e comportamento destrutivo, que encorajaria outros a seguir o mesmo caminho de destruição.

                                     “Assim Diz o SENHOR”
    Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.
   Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.
                          (Jeremias 31: 31; 32: 40/BÍBLIA SAGRADA)


      Eis que vêm dias. Era Messiânica.

      Nova Aliança. Uma Aliança a ser confirmada pelo Sangue de CRISTO.

      Aliança Eterna. A Nova Aliança (ver 31: 33) nunca seria quebrada.

                                   “Assim Diz o SENHOR”

   Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.

   Farei com eles aliança de paz; será aliança perpétua. Estabelecê-los-ei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles, para sempre.
                 (Ezequiel 36: 27; 37: 26/PALAVRA da SALVAÇÃO)

   Farei que andeis nos MEUS Estatutos. DEUS Guiará SEUS seguidores à Obediência por meio do Poder de SEU ESPÍRITO. Esta é uma Declaração Única sobre a Obediência como resultado da Obra de DEUS nos seres humanos por intermédio do ESPÍRITO SANTO. Portanto, a obediência não consiste em nossa conquista ou em nosso desempenho, mas na consequência de deixar o SENHOR trabalhar em nós. Sozinhos, não somos capazes de segui-lo (Josué 24: 19). O Poder para vencer o mal e viver em harmonia com os MANDAMENTOS de DEUS vem de uma fonte exterior a nós. Somente o ESPÍRITO consegue transformar o coração e capacitar as pessoas a observar SUAS Leis e Instruções (ver Salmos 51: 11, 12). O SENHOR dá a capacidade para fazermos o que ELE requer.

   Aliança de Paz. Ver 34: 25. Estabelecer Paz é o Propósito da Aliança Divina. Paz, é mais que a ausência de Conflito; trata-se de um sentimento abrangente de Bem-Estar de uma pessoa, nação ou país.

   Aliança Perpétua. A Aliança Divina da Graça é Única e Eterna.

                                                      AMÉM!!!

Imagem de uma caixa de Presente, apresentando o início do Presente+, ofertado aos nossos leitores: Um Estudo+ completo "Preceito por Preceito" dos Livros de Daniel e Apocalipse! "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)

         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:


                                         *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!
             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                              https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                                              Novo Tempo!                                                                                                 






Nenhum comentário:

Postar um comentário