É DESSE JEITO!
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. A saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro).
No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.
Por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios.
Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.
Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!
E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.
Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
SALVAÇÃO
DEUS deixa claro que o pecado conduz à morte. Toda a BÍBLIA descreve um mundo em ruínas em conseqüência da contínua pecaminosidade humana. Será que não existe esperança para nosso mundo? A resposta para essa pergunta é um claro “Sim”. A SALVAÇÃO é o Ato Divino de livrar os fiéis da maldição e do poder do pecado e, então, restaurá-los à Comunhão com o Céu.
“Assim Diz o SENHOR”
Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
Junto de Efésios 2: 4-10, esta passagem é a Declaração mais completa de Paulo sobre o Plano da SALVAÇÃO. Contém os seguintes elementos:
(1) A Justiça é “Sem Lei” (Romanos 3: 21), ou seja, não é conquistada pela Observância da Lei (v. 20; Gálatas 2: 16).
(2) Em vez disso, ela vem “Mediante a Fé em JESUS” (Romanos 3: 22; Gálatas 2: 16; Efésios 2: 8).
(3) Uma vez que Todos pecaram (Romanos 3: 23), Todos merecem a morte (6: 23; Gálatas 3: 10).
(4) DEUS não dá às pessoas a morte que elas merecem, mas o que não merecem, o Livre Dom da Graça (Romanos 3: 24; Efésios 2: 8) aceito pela Fé (Romanos 3: 25; ver também v. 22).
(5) O Dom oferecido por causa da morte de CRISTO na Cruz. O Sacrifício Expiatório não só destituiu a pena do pecado (“Propiciação”, v. 25; 1 João 2: 2; 4: 10), mas também fez provisão para a “Redenção” humana (palavra que significa ser considerado Justo, Romanos 3: 24; 4: 6), a “Reconciliação” (a cura dos relacionamentos, 5: 10; 2 Coríntios 5: 19) e a Purificação da poluição do pecado (Hebreus 9: 13, 14, 22, 23; 10: 1, 2).
(6) O “Sangue” (Romanos 3: 25) do Sacrifício de CRISTO é Central para a Obra Divina de SALVAÇÃO. É no Sangue derramado na Cruz que se fundamenta cada uma das metáforas da SALVAÇÃO mencionadas nos cinco pontos anteriores (3: 25; 5: 9; Efésios 1: 7; Colossenses 1: 20; Hebreus 9: 13, 14). Em outras palavras, CRISTO morreu a morte merecida pelos pecadores para que estes pudessem ter vida.
Agora. Em CRISTO
Sem Lei. Sem exigir a realização dos requisitos cerimoniais da Lei de Moisés.
Testemunhada. Profetizada. A Lei de Moisés não é um método de salvação, mas uma Profecia acerca de CRISTO e SUA Justiça.
Mediante a Fé. Significa o mesmo que “sem as obras da lei”.
Não há distinção. A Graça de DEUS é tão imparcial quanto SEU Juízo.
Glória de DEUS. A Imagem de DEUS. O pecado nos destituiu da Imagem de DEUS, segundo a qual fomos Criados.
Justificados. Absolvidos ou declarados inocentes.
Gratuitamente. Sem nossa contribuição.
Redenção. Perdão. A palavra não implica apenas libertação da culpa e da pena do Juízo, mas também Liberdade da escravidão do pecado.
Propiciação. A palavra significa literalmente “Assento da Misericórdia”. No Tabernáculo do AT (Antigo Testamento), era representada pelo propiciatório, a tampa da Arca da Aliança. No Dia da Expiação, o sangue era aspergido ali (Levítico 16: 14, 15).
No SEU Sangue. Enfatiza a morte Sacrificial de JESUS.
Fé. A Fidelidade de DEUS a SUAS Promessas, bem como nossa Fé em CRISTO.
Justiça de DEUS. Significa o Caráter Justo de DEUS e a Justiça que ELE derrama sobre nós.
“Assim Diz o SENHOR”
E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras.
Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Salário. Sequência da imagem da escravidão. O pecado dá um salário a seus escravos, mas DEUS concede um Dom em CRISTO.
Morte. O pagamento do pecado é a morte, Não a Vida Eterna! Essa ideia está em total contraste com o conceito antibíblico de que o pecado e a condenação resultam numa vida eterna de tormento consciente. A morte mencionada nesta passagem é a penalidade final do pecado no Fim do Tempo.
Dom. A Vida Eterna é um Dom de DEUS.
“Assim Diz o SENHOR”
Em CRISTO. Ao se unir a ELE na morte e Ressurreição.
Nova criatura. Parte da Nova Criação.
Antigas [...] Novas. O Novo chegou por meio da morte e da Ressurreição de JESUS. DEUS se reconciliou com o mundo por meio de CRISTO.
DEUS. ELE é quem toma a iniciativa.
Em CRISTO. Em fraqueza humana, embora nem todos reconheçam ou apreciem.
Não imputando aos homens. CRISTO assumiu a pena pelos pecados na Cruz.
Pecado por nós. Na Cruz, JESUS se tornou nossa oferta pelo pecado e Aceitou vicariamente nosso castigo. Esta é a Grande Troca do EVANGELHO: trocamos nosso pecado pela Justiça de CRISTO.
“Assim Diz o SENHOR”
Justificado. Absolvido e aceito por DEUS.
Obras da lei. O cumprimento da lei.
Pela Fé em CRISTO [...] por obras da lei. Dois princípios de Salvação excludentes entre si.
Todos quantos [...] lei. Os judeus.
Debaixo da maldição. Separados de DEUS.
Pela lei, ninguém é Justificado. Um Princípio Fundamental da SALVAÇÃO.
Diante de DEUS. Perante o Julgamento de DEUS.
O Justo viverá pela Fé. Como Abraão em Gênesis 15: 6.
A lei. Lei de Moisés. Aquele que observar. Aqueles que guardam as leis de Moisés; a lei exige desempenho, não Fé.
Maldição da lei. Por exemplo, as maldições de Levítico 26: 14-39; Deuteronômio 27: 11-26.
Fazendo-se [...] maldição em nosso lugar [...] em madeiro. Alusão a Deuteronômio 21: 22. Paulo perseguia a Igreja porque os membros alguém que, ele pensava, DEUS havia amaldiçoado no madeiro por blasfêmia. Ao suportar o castigo pelos pecados, CRISTO se tornou um substituto do pecador. A maldição que merecemos caiu sobre ELE.
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Mas DEUS. Após serem resgatados por DEUS (v. 4-10) do capítulo 2, os cristãos se identificam tanto com CRISTO que Paulo os vê como participantes dos Grandes Eventos da Vida de JESUS: morte (v. 5), Ressurreição (“nos deu vida juntamente com CRISTO”, v. 5), Ascensão (v. 6) e Coroação (“nos fez assentar nos Lugares Celestiais”, v. 6). O Grande desafio e Privilégio da Vida Cristã é apropriar-se dessa Nova Identidade, oferecida graciosamente por intermédio de JESUS (comparar com os v. 11-22; 4: 17 -5: 21, nos quais Paulo contrasta, mais uma vez, a vida dos leitores antes e depois do cristianismo). Junto de Romanos 3: 21-26 esta passagem é a mais completa declaração de Paulo sobre o Plano da Salvação. Ela contém os seguintes elementos:
(1) As pessoas estão naturalmente “mortas” no pecado (v. 5; Romanos 3: 23; 6: 23)
(2) DEUS as conduz à vida em CRISTO (Efésios 2: 5; João 3: 3, 5; Romanos 6: 4, 5; 2 Coríntios 5: 17)
(3) Em CRISTO, elas têm um lugar e uma posição no Céu (Efésios 2: 6; Romanos 3: 21-26)
(4) Elas são Salvas pelo Dom Gratuito da Graça de DEUS, não recebem aquilo que merecem (a morte, Romanos 6: 23; Gálatas 3: 10), mas aquilo que não merecem (a Graça), que não lhes custa absolutamente nada (Efésios 2: 8; Romanos 3: 24)
(5) Com certeza, a SALVAÇÃO nunca será alcançada por esforço próprio; isso é impossível (Efésios 2: 9; Romanos 3: 20; Gálatas 2: 10)
(6) Muito embora os seres humanos não sejam Salvos pelas Obras, o Novo Relacionamento com DEUS e com CRISTO os leva a uma vida transformada para o SENHOR (Efésios 2: 10; Romanos 6: 1-11; 12: 1, 2; 1 João 2: 3-6).
Portanto, eles têm uma vida marcada pela “Obediência por Fé”:
“Assim Diz o SENHOR”
E que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações.
Uma “Fé que Atua pelo Amor”:
“Assim Diz o SENHOR”
Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Sois Salvos. A forma verbal representa uma expressão de certeza.
Boas Obras. Elas não são contrárias ao EVANGELHO quando vistas como o fruto da Vida Cristã, em vez de serem consideradas um meio de SALVAÇÃO.
“Assim Diz o SENHOR”
Esta Passagem com características de hino celebra dois Aspectos Centrais da Obra de CRISTO: a Criação (v. 15-17) e a Redenção (v. 18-20). A ameaça de heresia em Colossos tendia a acentuar a importância de outros poderes e diminuir a Relevância de CRISTO. O Hino de Paulo exalta a importância cósmica de JESUS como CRIADOR e REDENTOR (comparar com João 1: 1-18; Hebreus 1: 1-4). Uma vez que todos os outros seres ou poderes foram Criados por CRISTO (v. 15, 16), ninguém pode competir com ELE. Só ELE é a Imagem do DEUS Invisível e o Primogênito de Toda a Criação (v. 15), digno de ser adorado.
Primogênito de toda a Criação. Não deve ser entendido de modo literal, como se fosse um nascimento de verdade. Em vez disso, refere-se aos privilégios e direitos do filho primogênito, como a referência davídica em Salmos 89: 27.
“Assim Diz o SENHOR”
JESUS atuou como nosso ADVOGADO ao se oferecer como Sacrifício para pagar a pena pelo pecado. O Objetivo desse Ato não foi apaziguar um DEUS irado, mas satisfazer tanto a Justiça quanto a Misericórdia Divina.
“Assim Diz o SENHOR”
AMÉM!!!
É DESSE JEITO! "Vídeo+"
É DESSE JEITO! "Recapitulação+"
Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A Doutrina do pecado" (Parte 2/2)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 2/2)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 1/2).
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 4/4)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 3/ 4)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 2/4)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "ESPÍRITO SANTO" (Verdade Presente)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "CRISTO" (Verdade Presente)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "JESUS" (Verdade Presente)
Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DEUS PAI" (Verdade Presente)
"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
"Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).
Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro:
- Blog É DESSE JEITO!
- WORDPRESS.COM/Alexandre7edessejeito
- Pinterest/Alexandre É DESSE JEITO!
- Twitter/Alexandre7EDESSEJEITO
Nenhum comentário:
Postar um comentário