Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SALVAÇÃO" (Verdade Presente)

                                               É DESSE JEITO!

                                                     SALVAÇÃO

      DEUS deixa claro que o pecado conduz à morte. Toda a BÍBLIA descreve um mundo em ruínas em conseqüência da contínua pecaminosidade humana. Será que não existe esperança para nosso mundo? A resposta para essa pergunta é um claro “Sim”. A SALVAÇÃO é o Ato Divino de livrar os fiéis da maldição e do poder do pecado e, então, restaurá-los à Comunhão com o Céu.


Imagem da Cruz de CRISTO representando o único meio de Salvação para os seres humanos!


                                       “Assim Diz o SENHOR”
    Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
                             (Romanos 3: 21-26/PALAVRA de DEUS)

   Junto de Efésios 2: 4-10, esta passagem é a Declaração mais completa de Paulo sobre o Plano da SALVAÇÃO. Contém os seguintes elementos:
    (1) A Justiça é “Sem Lei” (Romanos 3: 21), ou seja, não é conquistada pela Observância da Lei (v. 20; Gálatas 2: 16).
    (2) Em vez disso, ela vem “Mediante a Fé em JESUS” (Romanos 3: 22; Gálatas 2: 16; Efésios 2: 8).
(3) Uma vez que Todos pecaram (Romanos 3: 23), Todos merecem a morte (6: 23; Gálatas 3: 10).
   (4) DEUS não dá às pessoas a morte que elas merecem, mas o que não merecem, o Livre Dom da Graça (Romanos 3: 24; Efésios 2: 8) aceito pela Fé (Romanos 3: 25; ver também v. 22).
   (5) O Dom oferecido por causa da morte de CRISTO na Cruz. O Sacrifício Expiatório não só destituiu a pena do pecado (“Propiciação”, v. 25; 1 João 2: 2; 4: 10), mas também fez provisão para a “Redenção” humana (palavra que significa ser considerado Justo, Romanos 3: 24; 4: 6), a “Reconciliação” (a cura dos relacionamentos, 5: 10; 2 Coríntios 5: 19) e a Purificação da poluição do pecado (Hebreus 9: 13, 14, 22, 23; 10: 1, 2).
   (6) O “Sangue” (Romanos 3: 25) do Sacrifício de CRISTO é Central para a Obra Divina de SALVAÇÃO. É no Sangue derramado na Cruz que se fundamenta cada uma das metáforas da SALVAÇÃO mencionadas nos cinco pontos anteriores (3: 25; 5: 9; Efésios 1: 7; Colossenses 1: 20; Hebreus 9: 13, 14). Em outras palavras, CRISTO morreu a morte merecida pelos pecadores para que estes pudessem ter vida.

   Agora. Em CRISTO
   Sem Lei. Sem exigir a realização dos requisitos cerimoniais da Lei de Moisés.
   Testemunhada. Profetizada. A Lei de Moisés não é um método de salvação, mas uma Profecia acerca de CRISTO e SUA Justiça.
   Mediante a Fé. Significa o mesmo que “sem as obras da lei”.
   Não há distinção. A Graça de DEUS é tão imparcial quanto SEU Juízo.
   Glória de DEUS. A Imagem de DEUS. O pecado nos destituiu da Imagem de DEUS, segundo a qual fomos Criados.
  Justificados. Absolvidos ou declarados inocentes.
  Gratuitamente. Sem nossa contribuição.
   Redenção. Perdão. A palavra não implica apenas libertação da culpa e da pena do Juízo, mas também Liberdade da escravidão do pecado.
   Propiciação. A palavra significa literalmente “Assento da Misericórdia”. No Tabernáculo do AT (Antigo Testamento), era representada pelo propiciatório, a  tampa da Arca da Aliança. No Dia da Expiação, o sangue era aspergido ali (Levítico 16: 14, 15).
   No SEU Sangue. Enfatiza a morte Sacrificial de JESUS.
  Fé. A Fidelidade de DEUS a SUAS Promessas, bem como nossa Fé em CRISTO.
   Justiça de DEUS. Significa o Caráter Justo de DEUS e a Justiça que ELE derrama sobre nós.

                                          “Assim Diz o SENHOR”
    E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras.
   Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
   Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
                      (Romanos 4: 6; 5: 10; 6:23/ESCRITURAS SAGRADAS)

    Salário. Sequência da imagem da escravidão. O pecado dá um salário a seus escravos, mas DEUS concede um Dom em CRISTO.
   Morte. O pagamento do pecado é a morte, Não a Vida Eterna! Essa ideia está em total contraste com o conceito antibíblico de que o pecado e a condenação resultam numa vida eterna de tormento consciente. A morte mencionada nesta passagem é a penalidade final do pecado no Fim do Tempo.
   Dom. A Vida Eterna é um Dom de DEUS.

                               “Assim Diz o SENHOR”
                 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. A saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.


   Em CRISTO. Ao se unir a ELE na morte e Ressurreição.
   Nova criatura. Parte da Nova Criação.
   Antigas [...] Novas. O Novo chegou por meio da morte e da Ressurreição de JESUS. DEUS se reconciliou com o mundo por meio de CRISTO.
   DEUS. ELE é quem toma a iniciativa.
   Em CRISTO. Em fraqueza humana, embora nem todos reconheçam ou apreciem.
   Não imputando aos homens. CRISTO assumiu a pena pelos pecados na Cruz.
   Pecado por nós. Na Cruz, JESUS se tornou nossa oferta pelo pecado e Aceitou vicariamente nosso castigo. Esta é a Grande Troca do EVANGELHO: trocamos nosso pecado pela Justiça de CRISTO.
                
Imagem do nosso SENHOR no madeiro, como propiciação pelos nossos pecados!

                                “Assim Diz o SENHOR”
    Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
  Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro).
                     (Gálatas 2: 16; 3: 10-13/PALAVRA de DEUS)

   Justificado. Absolvido e aceito por DEUS.
   Obras da lei. O cumprimento da lei.
   Pela Fé em CRISTO [...] por obras da lei. Dois princípios de Salvação excludentes entre si.
  Todos quantos [...] lei. Os judeus.
   Debaixo da maldição. Separados de DEUS.
   Pela lei, ninguém é Justificado. Um Princípio Fundamental da SALVAÇÃO.
   Diante de DEUS. Perante o Julgamento de DEUS.
   O Justo viverá pela Fé. Como Abraão em Gênesis 15: 6.
   A lei. Lei de Moisés. Aquele que observar. Aqueles que guardam as leis de Moisés; a lei exige desempenho, não Fé.
   Maldição da lei. Por exemplo, as maldições de Levítico 26: 14-39; Deuteronômio 27: 11-26.
   Fazendo-se [...] maldição em nosso lugar [...] em madeiro. Alusão a Deuteronômio 21: 22. Paulo perseguia a Igreja porque os membros alguém que, ele pensava, DEUS havia amaldiçoado no madeiro por blasfêmia. Ao suportar o castigo pelos pecados, CRISTO se tornou um substituto do pecador. A maldição que merecemos caiu sobre ELE.

Imagem do Sangue de CRISTO derramado por nós na Cruz do calvário!                              “Assim Diz o SENHOR”
    No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.
   Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

                       (Efésios 1: 7; 2: 4-10/PALAVRA de DEUS)
   Mas DEUS. Após serem resgatados por DEUS (v. 4-10) do capítulo 2, os cristãos se identificam tanto com CRISTO que Paulo os vê como participantes dos Grandes Eventos da Vida de JESUS: morte (v. 5), Ressurreição (“nos deu vida juntamente com CRISTO”, v. 5), Ascensão (v. 6) e Coroação (“nos fez assentar nos Lugares Celestiais”, v. 6). O Grande desafio e Privilégio da Vida Cristã é apropriar-se dessa Nova Identidade, oferecida graciosamente por intermédio de JESUS (comparar com os v. 11-22; 4: 17 -5: 21, nos quais Paulo contrasta, mais uma vez, a vida dos leitores antes e depois do cristianismo). Junto de Romanos 3: 21-26 esta passagem é a mais completa declaração de Paulo sobre o Plano da Salvação. Ela contém os seguintes elementos:

(1)   As pessoas estão naturalmente “mortas” no pecado (v. 5; Romanos 3: 23; 6: 23)
(2)   DEUS as conduz à vida em CRISTO (Efésios 2: 5; João 3: 3, 5; Romanos 6: 4, 5; 2 Coríntios 5: 17)
(3)   Em CRISTO, elas têm um lugar e uma posição no Céu (Efésios 2: 6; Romanos 3: 21-26)
(4)   Elas são Salvas pelo Dom Gratuito da Graça de DEUS, não recebem aquilo que merecem (a morte, Romanos 6: 23; Gálatas 3: 10), mas aquilo que não merecem (a Graça), que não lhes custa absolutamente nada (Efésios 2: 8; Romanos 3: 24)
(5)    Com certeza, a SALVAÇÃO nunca será alcançada por esforço próprio; isso é impossível (Efésios 2: 9; Romanos 3: 20; Gálatas 2: 10)
(6)   Muito embora os seres humanos não sejam Salvos pelas Obras, o Novo Relacionamento com DEUS e com CRISTO os leva a uma vida transformada para o SENHOR (Efésios 2: 10; Romanos 6: 1-11; 12: 1, 2; 1 João 2: 3-6).
Portanto, eles têm uma vida marcada pela “Obediência por Fé”:

                              “Assim Diz o SENHOR”
 Por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios.
E que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações.
                 (Romanos 1: 5; 16:26/ESCRITURAS SAGRADAS)

   Uma “Fé que Atua pelo Amor”:

                                “Assim Diz o SENHOR”
    Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.
   Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

                     (Gálatas 5: 6, 14/BÍBLIA SAGRADA)

   Sois Salvos. A forma verbal representa uma expressão de certeza.
   Boas Obras. Elas não são contrárias ao EVANGELHO quando vistas como o fruto da Vida Cristã, em vez de serem consideradas um meio de SALVAÇÃO.

                             “Assim Diz o SENHOR”
    Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.


   Esta Passagem com características de hino celebra dois Aspectos Centrais da Obra de CRISTO: a Criação (v. 15-17) e a Redenção (v. 18-20). A ameaça de heresia em Colossos tendia a acentuar a importância de outros poderes e diminuir a Relevância de CRISTO. O Hino de Paulo exalta a importância cósmica de JESUS como CRIADOR e REDENTOR (comparar com João 1: 1-18; Hebreus 1: 1-4). Uma vez que todos os outros seres ou poderes foram Criados por CRISTO (v. 15, 16), ninguém pode competir com ELE. Só ELE é a Imagem do DEUS Invisível e o Primogênito de Toda a Criação (v. 15), digno de ser adorado.
   Primogênito de toda a Criação. Não deve ser entendido de modo literal, como se fosse um nascimento de verdade. Em vez disso, refere-se aos privilégios e direitos do filho primogênito, como a referência davídica em Salmos 89: 27.

                         “Assim Diz o SENHOR”
    Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!
   E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.

   JESUS atuou como nosso ADVOGADO ao se oferecer como Sacrifício para pagar a pena pelo pecado. O Objetivo desse Ato não foi apaziguar um DEUS irado, mas satisfazer tanto a Justiça quanto a Misericórdia Divina.

                          “Assim Diz o SENHOR”
    Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
                   (1 João 4: 10/PALAVRA de DEUS)

                                       AMÉM!!!

                                   É DESSE JEITO! "Vídeo+"



                                           É DESSE JEITO! "Recapitulação+"                                               

        Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:

      

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A Doutrina do pecado" (Parte 2/2)

   


     Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 2/2)


   

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 1/2).



    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 4/4)


   

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 3/ 4)


   

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 2/4)




Os Grandes Temas da BÍBLIA - "ESPÍRITO SANTO" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DEUS PAI" (Verdade Presente)




Imagem de uma caixa de presente, anunciando o nosso Presente+ para nossos leitores, os linkd dos Estudos+ (Preceito por Preceito) dos Livros de Daniel e Apocalipse!"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.


                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)

         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:


                                         *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!
             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                              https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                                              Novo Tempo!                                                                                                 






Nenhum comentário:

Postar um comentário