Especial: "O Grande Perigo da Língua"


É DESSE JEITO !

                               Em Oração ao DEUS PAI TODO PODEROSO, peça-O em Nome de SEU CORDEIRO que Tira o pecado do mundo, nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO, pela Condução do SENHOR ESPÍRITO SANTO para mais um Estudo É DESSE JEITO !"
AMÉM !

"Assim Diz o SENHOR"

   "O Lábios Veraz Permanece para Sempre, Mas a língua mentirosa, apenas um momento.
           As palavras dos perversos são emboscada para derramar sangue, Mas a Boca dos Retos Livra homens."
(Provérbios 12: 6, 19/PALAVRA DE DEUS



* Inveja e Crítica

                               A inveja não é meramente uma perversidade do gênio, mas uma indisposição que perturba todas as faculdades.
                                Começou com satanás. Ele desejou ser o Primeiro no Céu e, como não alcançasse todo o Poder e Glória que buscava, rebelou-se contra o Governo de DEUS. Invejou nossos primeiros Pais, tentando-os ao pecado, e assim os arruinou, e a todo o gênero humano.
                            O invejoso fecha os olhos às boas qualidades e nobres ações dos outros. Está sempre pronto a desprezar e representar falsamente aquilo que é excelente. Os homens muitas vezes confessam e abandonam outras faltas; do homem invejoso, porém, pouco se pode esperar. Visto como invejar a alguém é admitir que ele é superior, o orgulho não tolerará nenhuma concessão. Se for feita uma tentativa de convencer de seu pecado a pessoa invejosa, ela se torna ainda mais amarga contra o objeto de sua paixão, e muitas vezes permanece incurável.
O invejoso espalha veneno aonde quer que vá, separando amigos, e suscitando ódio e rebelião contra DEUS e o homem. Procura ser considerado o melhor e o maior, não mediante heróicos e abnegados esforços por alcançar ele mesmo o alvo da excelência, mas sim ficando onde está  e diminuindo o méritos dos outros. ...
                              A língua que se deleita no dano que causa, a língua parladora que diz: Conte, e eu o espalharei, diz o Apóstolo Tiago que é "inflamada do inferno". Espalha tições de fogo por toda parte. Que se importa o tagarela se ele difama o inocente? Ele não deterá sua obra iníqua, embora destrua a esperança e o ânimo naqueles que já estão a submergir sob as suas cargas. Só se lhe dá condescender com a sua inclinação de amar o escândalo. Mesmo professos cristãos fecham os olhos a tudo que é objetável e desagradável, e publicando-o ao mundo. ...

   * Atitude Generosa para com Todos

                                Quando damos ouvidos a uma difamação contra nosso irmão, somos responsáveis pela mesma. À pergunta: "SENHOR, quem habitará no TEU Tabernáculo? Quem morará no TEU Santo Monte?" Responde o Salmista: "Aquele que anda em sinceridade, e pratica a Justiça, e fala verazmente, segundo o seu coração; aquele que não difama com a sua língua, nem faz ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo." (Salmos 15: 1-3/PALAVRA DE DEUS).
                             Que mundo de vã tagarelice seria evitado, se Todo homem se lembrasse de que aqueles que lhe contam as faltas dos outros, com a mesma sem-cerimônia publicarão as faltas dele, em se apresentando oportunidade!
                             Devemos esforçar-nos por pensar bem de todos os homens, especialmente de nossos irmãos, até que sejamos forçados a pensar de outro modo. Não devemos ter pressa em acreditar em relatórios maus. Eles são muitas vezes resultado de inveja ou mal-entendidos, ou podem proceder de exageros ou de uma exposição de fatos tendenciosa. O ciúme e a suspeita, uma vez se lhes tendo dado lugar, espalhar-se-ão aos quatros ventos, como as sementes de cardo. Se um irmão se desvia, é então ocasião de nele mostrardes vosso real interesse.
Ide ter com ele bondosamente, Orai com ele e por ele, lembrado do preço infinito que CRISTO Pagou por SUA Redenção. Deste modo podereis Salvar da morte uma alma e cobrir multidão de pecados.
                              Um olhar, uma palavra, mesmo uma inflexão da voz, podem ser a expressão da falsidade, cravando-se qual seta farpada em algum coração, infligindo-lhe ferida incurável.
                                Assim uma dúvida, uma difamação, pode ser lançada sobre uma pessoa por intermédio da qual DEUS Iria Realizar uma Boa Obra, prejudicando-lhe a utilidade. Entre algumas espécies de animais, se um dentre eles é ferido e cai, é imediatamente atacado e rasgado em pedaços por seus companheiros. No mesmo espírito cruel condescendem homens e mulheres que tomam o nome de cristãos. Manifestam um zelo farisaico em apedrejar outros menos culpados que eles. Alguns há que apontam para as faltas e fracassos alheios,a fim de distrair a atenção dos outros dos seus próprios, ou para serem considerados muito zelosos em prol de DEUS e da Igreja.

O Perigo da língua
                             
                                * Condenadas a Inveja e a Crítica

                                 Punge-me dizer que existem entre os membros da Igreja línguas desenfreadas. Há línguas falsas, que se alimentam com a maldade. Há línguas astutas, que segredam. Há loquacidade, impertinente intrometimento, insinuações hábeis. Entre os amantes da tagarelice, alguns são atuados pela curiosidade, outros pela inveja, muitos pelo ódio contra aqueles por meio dos quais DEUS Falou para os Reprovar. Todos estes elementos discordantes estão a trabalhar. Alguns ocultam seus sentimentos reais, enquanto outros estão ansiosos por divulgar tudo que sabem, ou mesmo suspeitam, dos males alheios.
                                 O próprio espírito de perjúrio, capaz de transformar a VERDADE em falsidade, o Bem em mal, e em crime a inocência, está agora ativo. Satanás exulta sobre a condição do professo povo de DEUS. Enquanto muitos negligenciam sua própria alma, vigiam ansiosamente por uma oportunidade para criticar e condenar os outros. Todos têm defeitos de caráter, e não é difícil descobrir alguma coisa que a inveja pode interpretar para seu mal. "Ora", dizem esses juízes por iniciativa própria, "temos fatos, Far-lhes-emos uma acusação da qual não se poderão livrar." Aguardam uma oportunidade apropriada e então põem em ação seu feixe de boatos e expõem sua prosa.
                                 Em seu empenho por apresentar um ponto, pessoas que têm por natureza uma imaginação forte, estão em "Perigo" de se enganarem a si mesmas e aos outros. Apanham expressões que outros tiveram em momento descuidado, despercebidos de que as palavras podem ser pronunciadas precipitadamente, não refletindo assim os verdadeiros sentimentos de quem as proferiu. Mas essas observações não ponderadas, muitas vezes tão banais que não merecem atenção, são olhadas através da lente de satanás, são meditadas e repetidas, até que montículos de toupeiras se transformam em montanhas. Separados de DEUS, os suspeitadores do mal tornam-se joguete da tentação. Mal sabem a força que têm os seus sentimentos, nem o efeito de suas palavras. Enquanto condenam os erros alheios, condescendem eles mesmos com erros muito maiores. "A Coerência é uma Jóia."

                                 Não existe então nenhuma lei de bondade que deva ser observada? Foram os cristãos autorizados por DEUS a criticarem-se e condenaram-se mutuamente? Será honroso, ou mesmo honesto, extorquir dos lábios de alguém, à guisa de amizade, segredos que lhe foram confiados, e em seguida fazer reverter em seu prejuízo o conhecimento assim alcançado? Será caridade cristã, apanhar todo boato que por aí flutue, desenterrar tudo que lance suspeita sobre o caráter de outro, e então ter prazer em empregá-lo para o prejudicar? Satanás exulta quando pode difamar ou ferir um Seguidor de CRISTO. Ele é o "acusador dos irmãos". Deverão os cristãos ajudá-lo em sua obra?
                                 Os Olhos de DEUS, que Tudo Vêem, Notam os defeitos de todos e a paixão dominante de cada qual; contudo, tem paciência com os nossos erros, e compadece-SE de nossa fraqueza. ELE Ordena ao SEU povo que nutra o mesmo espírito de ternura e paciência. Os cristãos Verdadeiros não exultarão em expor as faltas e deficiências de outros. Afastar-se-ão da vileza e deformidade, para fixar a mente naquilo que é atraente e amável. Para o cristão todo ato de crítica, toda palavra de censura ou condenação, são penosos.
                                  Sempre tem havido homens e mulheres que professam a verdade, e no entanto não conformaram a vida com sua Influência Santificadora; homens infiéis, e no entanto enganam-se a si mesmos, e encorajam-se no pecado. A incredulidade é vista em sua vida, em seu comportamento e no caráter, e este mal terrível atua como uma gangrena.

                                              * Critiquemo-nos a nós mesmos, não aos outros

                                  Se Todos os cristãos professos usassem suas faculdades investigadoras para ver quais os males que neles mesmos carecem de Correção, em vez de falar nos erros alheios, existiria na Igreja hoje uma condição mais saudável. Há os que são honesto quando isso não lhes custa, mas quando a astúcia dá melhores dividendos, esquecem-se da honestidade. A Honestidade e a astúcia não atuam juntas na mesma mente. A seu tempo, ou a astúcia será expelida dominando então supremas a Verdade e a Honestidade, ou, se a astúcia for nutrida, jazerá esquecida a Honestidade. Jamais ambas se acham em harmonia; não têm em comum. Uma é o profeta de Baal, a outra o Verdadeiro Profeta de DEUS. Quando o SENHOR Juntar SUAS jóias, os Verdadeiros, os Francos, os honestos Serão por ELE Contemplados com prazer. Anjos se acham empenhados em fazer Coroas para eles, e sobre essas Coroas Adornadas de Estrelas se Refletirá, com Esplendor, a Luz que Irradia do Trono de DEUS.
                                Nossos irmãos dirigentes são muitas vezes molestados com a narração de questões na Igreja, e eles mesmos frequentes vezes a elas se referem em seus sermões. Não deveriam encorajar os membros da Igreja a queixarem-se uns dos outros, mas sim colocá-los como vigias de suas próprias ações. Ninguém deve permitir que seus sentimentos ou preconceitos e ressentimentos sejam despertados pela narração de erros alheios; todos devem esperar pacientemente até que tenham ouvido ambos os lados da questão, e então só acreditar o que os fatos reais os levem a crer. Em todos os tempos, o procedimento seguro não é ouvir um relatório mau, antes que a Regra da BÍBLIA tenha sido executada estritamente. Isto se aplica a alguns que trabalharam artificiosamente para extorquir alguma coisa dos que nada suspeitam, sobre assuntos com que nada têm que ver, e cujo conhecimento nenhum bem lhes faz.
                               
                                  Por amor de vossa alma, meus irmãos, tende em vista apenas a Glória de DEUS. Deixai fora de vossas cogitações, tanto quanto possível, o próprio eu.
                                 Aproximando-nos do fim do tempo. Examinai vossos motivos à Luz da Eternidade. Bem sei que deveis ser despertados; estais vos desviando das veredas antigas. Vossa ciência, assim chamada, está solapando o Alicerce do Princípio Cristão. Tem-me sido mostrado o procedimento que certamente seguiríeis, no caso de vos desligardes de DEUS. Não confieis em vossa própria sabedoria. Digo-vos que vossa alma está em "Perigo" iminente. Por amor de CRISTO, esquadrinhai e vede porque é que tendes tão pouco amor aos Exercícios Religiosos.
                                  O SENHOR está Experimentando e Provando SEU povo. Podeis ser severos e críticos com o vosso próprio caráter defeituoso, o quanto quiserdes; sede, porém, bondosos, misericordiosos e corteses para com os outros. Indagai todos os dias: Sou Reto até ao âmago, ou sou de coração falso? Suplicai ao SENHOR que vos Salve de Todo engano nesse ponto. Acham-se nisso envolvidos Interesses Eternos. Ao passo que tantos anseiam honras e ambicionam o ganho, buscai vós, meus amados irmãos, ansiosamente a Certeza do Amor de DEUS, e Clamai: Quem me mostrará como tornar Certa  minha vocação e eleição?

                                  Satanás estuda cuidadosamente os pecados constitucionais dos homens, e a seguir começa seu trabalho de os seduzir e enlaçar. Estamos no mais grosso da tentação, mas há Vitória para nós se varonilmente Travarmos as Batalhas do SENHOR. Todos estão em "Perigo".
Mas se andares humilde e devotamente, Emergireis do Processo de Prova mais Preciosos do que o ouro puro, sim, do que o ouro fino de Ofir. Se fordes descuidosos e negligenciardes a Oração, sereis como o sino que tine e o címbalo que soa.
                                   Alguns quase que se tem perdido nas malhas do cepticismo. A esses eu diria: Levantai vosso espírito para além desse sulco. Prendei-o em DEUS. Quanto mais intimamente a e a Santidade vos ligarem ao Eterno, tanto mais clara e brilhante vos parecerá a Justiça de SEU Trato. Fazei da vida, da Vida Eterna, o Objeto de vossa perseguição.
                                   Conheço vosso "Perigo". Se perderdes a confiança nos TESTEMUNHOS, descaireis das VERDADES da BÍBLIA. Tenho temido que muitos assumiriam uma atitude questionante, duvidosa, e em minha aflição por vossa alma, quero Advertir-vos. Quantos atenderão à Advertência? De acordo com vossa atitude atual para com os TESTEMUNHOS, porventura no caso de vos ser dado um Testemunho contrário a vosso pensar, corrigindo vossos erros, sentir-vos-íeis na perfeita liberdade de aceitar ou rejeitar qualquer parte, ou todo ele? Aquilo que menos inclinados vos achais a receber, é justamente a parte mais necessária. DEUS e satanás jamais trabalham em parceria. Os TESTEMUNHOS, ou trazem o Sinete de DEUS, ou o de satanás. Uma Árvore Boa não pode produzir fruto mau, nem pode uma árvore má produzir Bom Fruto. Pelos seus frutos os conhecereis. Foi DEUS Quem o Disse. Quem Tremeu ante SUA PALAVRA?

                                                      "Assim Diz o SENHOR"
                                  A Língua dos Sábios Adorna o Conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama estultícia."
                                                       (Provérbios 15: 2/PALAVRA DE DEUS)

                        + igrejas.adventistas.org !


                               
                             
                         Fiquem com DEUS e se ELE Permitir durante a semana tem + É DESSE JEITO ! 

                     + Facebook   + Pinterest   + GloballShare   + Google Plus  + DEUS !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário