GÊNESIS 11 - "A Torre de Babel" (Preceito por Preceito)


                                     É DESSE JEITO! 

    Feliz Sábado Amados Irmãos, que a Paz do SENHOR DEUS esteja convosco. Hoje é dia ESPECIAL, onde retornamos com os Estudos do Projeto "Preceito por Preceito" de Capítulo a Capítulo da PALAVRA de DEUS, onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre o Capítulo 11 de GÊNESIS .  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através deste informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada Estudo Detalhado deste Projeto: 



        6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo" deste Projeto. São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS.
 Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".

Imagem da Torre de Babel

                                        "A Torre de Babel" (Preceito por Preceito) 


               “Assim Diz o SENHOR” 

  11 Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar.2 Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali.3 E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa.4 Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.5 Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam;6 e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.7 Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro.8 Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade.9 Chamou-se lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela.

           Descendentes de Sem

   10 São estas as gerações de Sem. Ora, ele era da idade de cem anos quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio;11 e, depois que gerou a Arfaxade, viveu Sem quinhentos anos; e gerou filhos e filhas.
   12 Viveu Arfaxade trinta e cinco anos e gerou a Salá;
13 e, depois que gerou a Salá, viveu Arfaxade quatrocentos e três anos; e gerou filhos e filhas.
   14 Viveu Salá trinta anos e gerou a Héber;
15 e, depois que gerou a Héber, viveu Salá quatrocentos e três anos; e gerou filhos e filhas.
   16 Viveu Héber trinta e quatro anos e gerou a Pelegue;
17 e, depois que gerou a Pelegue, viveu Héber quatrocentos e trinta anos; e gerou filhos e filhas.

   18 Viveu Pelegue trinta anos e gerou a Reú;19 e, depois que gerou a Reú, viveu Pelegue duzentos e nove anos; e gerou filhos e filhas.

   20 Viveu Reú trinta e dois anos e gerou a Serugue;21 e, depois que gerou a Serugue, viveu Reú duzentos e sete anos; e gerou filhos e filhas.

   22 Viveu Serugue trinta anos e gerou a Naor;23 e, depois que gerou a Naor, viveu Serugue duzentos anos; e gerou filhos e filhas.

   24 Viveu Naor vinte e nove anos e gerou a Tera;25 e, depois que gerou a Tera, viveu Naor cento e dezenove anos; e gerou filhos e filhas.

  26 Viveu Tera setenta anos e gerou a Abrão, a Naor e a Harã.
  27 São estas as gerações de Tera. Tera gerou a Abrão, a Naor e a Harã; e Harã gerou a Ló.
28 Morreu Harã na terra de seu nascimento, em Ur dos caldeus, estando Tera, seu pai, ainda vivo.29 Abrão e Naor tomaram para si mulheres; a de Abrão chamava-se Sarai, a de Naor, Milca, filha de Harã, que foi pai de Milca e de Iscá.30 Sarai era estéril, não tinha filhos.

  31 Tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram.32 E, havendo Tera vivido duzentos e cinco anos ao todo, morreu em Harã.

                  (Gênesis 11/PALAVRA de DEUS) 

                       É DESSE JEITO! "Vídeo+" 

Imagem da PALAVRA de DEUS Aberta anunciando o Sistema de Referências Cruzadas "CRUZ+"

   11: 2 (Sinar; e habitaram ali) CRUZ+ (Gênesis 10: 10; 14: 1; Daniel 1: 2).

  11: 4 (cujo tope chegue até aos céus/ nome/sejamos espalhados por toda terra) CRUZ+ (Deuteronômio 1: 28; 9: 1; Salmos 107:26/Gênesis 6: 4; 2 Samuel 8: 13/Deuteronômio 4: 27).

  11: 5 (Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre) CRUZ+ (Gênesis 18: 21Êxodo 3: 819: 11, 18, 20)

  11: 6 (povo é um/mesma linguagem/intentam fazer) CRUZ+ (Gênesis 9: 19; Atos 17: 26/Gênesis 11: 1/Deuteronômio 31: 21; Salmos 2: 1)

  11: 7 (desçamos/confundamos) CRUZ+ (Gênesis 1: 26/Gênesis 42: 23; Êxodo 4: 11; Deuteronômio 28: 49; Isaías 33: 19; Jeremias 5: 15)

  11: 8 (o SENHOR os dispersou dali/ pela superfície da terra) CRUZ+ (Gênesis 11: 4; Deuteronômio 32: 8; Salmos 92: 9;Lucas 1: 52/Gênesis 10: 25, 32)

  11: 9 (porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra) CRUZ+ (1 Coríntios 14: 23)

 11: 10 (São estas as gerações de Sem) CRUZ+ (Gênesis 10: 22-25; 1 Crônicas 1: 17)

 11: 12 (e gerou a Salá) CRUZ+ (Lucas 3: 35)

  11: 16 (Héber/Pelegue) CRUZ+ (1 Crônicas 1:19/Lucas 3: 35)

  11: 20 (Serugue) CRUZ+ (Lucas 3: 35)

 11: 24 (Tera) CRUZ+ (Gênesis 11: 31; Josué 24: 2; Lucas 2: 34)

 11: 26 (gerou a Abrão) CRUZ+ (Josué 24: 2; 1 Crônicas 1: 26)

 11: 27 (Abrão, a Naor e a Harã; e Harã gerou a Ló) CRUZ+ (Gênesis 11: 31; 17: 5)

 11: 29 (Sarai/Milca) CRUZ+ (Gênesis 17: 15; 20: 12/Gênesis 22: 20, 23; 24: 15)

  11: 30 (Sarai era estéril) CRUZ+ (Gênesis 16: 1-2; Lucas 1: 36)

  11: 31 (Tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu/ Ur dos caldeus/terra de Canaã) CRUZ+ (Gênesis 12: 1/Gênesis 15: 7; Neemias 9: 7; Atos 7: 4/Gênesis 10: 19).

Imagem da PALAVRA de DEUS Aberta anunciando o Sistema de Notas de Estudo- "NT+"

                       “ {NT+} de 11: 1-32” 

    A narrativa da torre de Babel é regida por dois movimentos opostos: a intenção da humanidade de alcançar o céu (v. 4) e a descida de DEUS para confundir a língua do povo.

                         “ {NT+} de 11: 1, 2” 

   A língua é um elemento unificador importante. O Cap. 11 descreve a existência de uma língua universal. “Do Oriente.” A mesma expressão hebraica é traduzida em 2: 8 por “na direção do Oriente” e deve ser compreendida da mesma forma aqui. A mudança para o leste geralmente indica uma mudança negativa, ex: Ló se separando de Abraão (13:10-12); os filhos de Quetura vão para direção leste (25: 6). 11: 2 lembra a jornada de Caim para o leste e as cidades fundadas por seus descendentes (4: 14-17).

                       “ {NT+} de 11: 3, 4” 

   O desejo de alcançar o céu, e ficar a salvo de outro dilúvio, sugere que os construtores não confiaram na promessa feita por DEUS em 9: 8-17. No entanto, o maior propósito deles era tornar seu nome “celebre”. A atitude dos construtores estava em conflito com o Desejo Divino de engrandecer o nome de Abraão (12: 2). A independência de DEUS e a autossuficiência foram as maiores motivações. Muitos enxergavam semelhanças entre esta torre e os zigurates (grandes templos em forma de torre), comuns nas culturas ao redor.

                           “ {NT+} de 11: 5” 

   Desceu o SENHOR. Texto-Chave da história. A descida de DEUS sempre está ligada a acontecimentos significativos: a entrega dos Dez Mandamentos (Êxodo 19: 11, 18, 20; 34: 5), o estabelecimento de um sistema administrativo inovador (Números 11: 25), etc.

                        “ {NT+} de 11: 6, 7” 

    Monólogo Divino usando o Plural Real. DEUS deixou explícito o que já havia ficado implícito nos versículos anteriores. “Confundamos” (heb. Balal). Trata-se de um jogo de palavras em hebraico com o termo babel, ou Babilônia. Considerando que os babilônios acreditavam que o nome de sua cidade significava “portal dos deuses” (babili), o significado do trocadilho deve ser apreciado.

                         “ {NT+} de 11: 8, 9”  

   DEUS confundiu a linguagem e, como resultado, a cidade e a torre não puderam ser terminadas.

                        “ {NT+} de 11: 10-32” 

   A genealogia dos descendentes de Sem marca uma mudança importante em Gênesis: de uma história com perspectiva universal, o texto passa para a história de um homem e de sua família. A genealogia foi o meio empregado para marcar essa alteração.

                        “ {NT+} de 11: 27-32” 

   A apresentação da família de Abraão. Os v. 29 e 30 interrompem a lenta corrente de nomes e anos com a descrição das esposas dos dois filhos de Tera. Sara e sua incapacidade de conceber são centrais a tudo o que se segue. Não se explica o motivo para Tera partir de Ur, mas Atos 7: 2-5 parece sugerir que DEUS chamou Abraão pela primeira vez em Ur.

Imagem da PALAVRA de DEUS Aberta com uma lupa oferecendo a "Recapitulação+"

 * Gênesis - "Introdução+" (Preceito por Preceito).          

 * Gênesis - "Capítulo 01/50" (Preceito por Preceito). 

 * Gênesis - "Capítulo 02/50" (Preceito por Preceito).

 * Gênesis - "Capítulo 03/50" (Preceito por Preceito).

 * Gênesis - "Capítulo 04/50" (Preceito por Preceito).

 * Gênesis - "Capítulo 05/50" (Preceito por Preceito).

 * Gênesis - "Capítulo 06/50" (Preceito por Preceito).

 * Gênesis - "Capítulo 07/50" (Preceito por Preceito).

  * Gênesis - "Capítulo 08/50" (Preceito por Preceito).

  * Gênesis - "Capítulo 09/50" (Preceito por Preceito). 


Imagem de uma caixa de presente aberta, anunciando o Present+ aos nossos leitores
"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.


           Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
        "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar!













  













Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!
             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário