Estudos Bíblicos (2024) - "A Parábola do Semeador"

                                          É DESSE JEITO! 

  É usual, quando queremos enfatizar algo a repeti-la mais de uma vez. Da mesma forma, ainda que tudo o que está na PALAVRA de DEUS seja importante, quando algo é repetido mais de uma vez, ela obviamente tem uma importância especial e atenção especial deve ser dada a ela. Uma dessas passagens multi-repetidas é também a Parábola do Semeador. Realmente, ao olhar as quatro vezes em que a vida de JESUS CRISTO é contada, vemos que esta parábola é repetido três vezes. Vamos, portanto, examiná-la e ver o que é especialmente importante no que DEUS quer nos ensinar através dela.

        

  1. A Parábola        

  A Parábola do Semeador é registrada em: Mateus 13:1-8, Marcos 4:1-9 e Lucas 8:4-8. Tomando o registro de Lucas como ponto de partida, lemos:

                “Assim Diz o SENHOR”

                       Lucas 8: 4-8 

  "E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola: Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram; E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade; E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

  O tempo em que JESUS escolheu para dizer essa parábola, não foi acidental. Realmente, como o versículo 4 nos diz: "E ajuntando-se uma grande multidão, que vinham de várias cidades, ele [quando viu esta multidão] falou por uma parábola ..." JESUS disse esta parábola quando muitas pessoas vinham ter com ele para ouvir a PALAVRA de DEUS . Como veremos, a parábola é sobre a escuta da PALAVRA. Assim, JESUS, ao dizer essa parábola, queria fazer com que todos os que vinham à ele para ouvir a PALAVRA, conscientes das escolhas disponíveis.

 2. "À beira do caminho"

  Um olhar sobre a passagem de Lucas acima mostra que a parábola é sobre uma semente que caiu em quatro diferentes tipos de terra, a primeira delas foi "à beira do caminho". Como Lucas 8:5 nos diz:

  Lucas 8:5 

 "Um semeador saiu a semear a sua semente: e, quando semeava, uma parte caiu à beira do caminho, e foi pisada e as aves do céu comeram-na."

Algumas das sementes que o semeador semeou caiu "à beira do caminho" e, portanto, não floresceu, nem deu qualquer fruta, mas foi pisada e comida pelos pássaros.

A explicação desta parte da parábola é dada alguns versos mais tarde. Assim, em Lucas 8:11-12, lemos:

  Lucas 8:11-12  

 "Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; "

   Além disso, Mateus 13:19, explicando a mesma parte, diz:

 "Quando alguém ouve a palavra do reino, e não a entende, o Maligno vem e arrebata o que foi semeado do seu coração. Isso é, o que foi semeado à beira do caminho."

   De acordo com as passagens acima, a semente que é semeada é A PALAVRA de DEUS, ou "a PALAVRA do REINO ". No entanto, esta PALAVRA não dá os mesmos resultados em todos os lugares, já que sua fecundidade depende do terreno onde ela cai. Um dos tipos possíveis de solo é também aquele "à beira do caminho", que, de acordo com a interpretação da parábola, são as pessoas que, apesar de ouvirem a PALAVRA de DEUS, "não entendem". O que se entende por "não entender" é algo que veremos a partir do contexto. Realmente, a palavra grega traduzida como "entender" na passagem acima, é o verbo "suniemi" que é usado 6 vezes em Mateus 13 nos quais há relação com nossa parábola. Assim, Mateus 13:13-15 nos diz:

    Mateus 13:13 

".... vendo, não vejam, e ouvindo não ouvem, nem entendem [grego: suniemi]. E neles [nos que vendo não veem e ouvindo não entendem] a profecia de Isaías é cumprida, que diz: "Ouvindo ouvireis e não entenderão [grego: suniemi], e vendo, vereis e não perceberão; POIS [esta é a razão pela qual eles não entendem o que ouvem] o coração deste povo tornou-se calejado. Seus ouvidos são duros de ouvido, e seus olhos se fecharam. Para que não vejam com os olhos e ouçam com os ouvidos, para que não entendam [grego: suniemi] com seus corações e por sua vez, se convertam, de modo que eu os cure "

Enquanto que com os ouvidos se ouve a PALAVRA, com o coração (a parte interior da mente), a "entendemos". Não é, portanto, uma compreensão mental simples da Palavra da qual a parábola do semeador fala. É antes uma compreensão, uma aceitação da PALAVRA com o coração, a parte interna da mente. É por isso que o resultado que a Semente da PALAVRA terá dependerá do solo, dos corações daqueles que ouvem a PALAVRA. A mesma semente caindo em diferentes tipos de solo, isto é, nos corações de qualidade diferente, dá resultados diferentes. Quando o coração está calejado, quando a semente da PALAVRA cair será o mesmo que cair à beira do caminho. Ele nem vai florescer nem, naturalmente, fornecer qualquer fruto. Como 2 Coríntios 4:3-4 e Efésios4:17-19 nos diz:

                “Assim Diz o SENHOR”

 2  Coríntios 4:3-4

  "Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a Luz do EVANGELHO da Glória de CRISTO, que é a imagem de DEUS. "

Também Efésios 4:17-19

  "E digo isto, e testifico no SENHOR, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de DEUS pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. "

  Há pessoas para quem a PALAVRA de DEUS é "velada" e que não podem "compreender", não porque a PALAVRA é algo difícil de entender, mas porque seus corações estão calejados, duros, não permitindo qualquer crescimento da Semente da PALAVRA.

  No que diz respeito agora a palavra grega traduzida como "cegueira" na passagem acima de Efésios, esta é a palavra "porose" que significa "insensibilidade". É a mesma palavra que é usada em Marcos 3:5 para descrever o coração de um grupo característico de pessoas que tanto perseguiram JESUS: os fariseus:

Marcos 3:5

"E quando ele [JESUS CRISTO] olhou para eles [isso significa fariseus (Marcos 2:24)] com indignação, se angustiou com a dureza [grego: porosis – insensibilidade] de seus corações ....."

Os fariseus tinham o SENHOR JESUS CRISTO, o FILHO de DEUS diante deles! Eles ouviram e viram o maior Mestre, o maior Homem que já passou na face da terra. E ainda assim eles não acreditaram Nele. O motivo? Seus corações estavam calejados, ou seja, muito duros e, portanto, inadequados para o recebimento e crescimento da semente da PALAVRA. Não era a semente, a PALAVRA, que não era boa mas a terra, os seus corações, que eram duros.         

           

3. "Algumas caíram em terreno pedregoso"

Tendo examinado o primeiro tipo de terra onde a semente da PALAVRA cai, vamos agora avançar para a segunda. Mateus 13:5-6 nos fala sobre isso:

                 "Assim Diz o SENHOR"

"E outra parte [sementes] caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. "

        (Mateus 13:5-6/PALAVRA de DEUS)

A semente pode brotar em vários tipos de solo. No entanto, ela não vai sobreviver e dar frutos em todos eles. Um dos solos no qual a semente, apesar de inicialmente surgir, mas no final, não vai sobreviver é o chão pedregoso. A razão pela qual a semente não pode sobreviver lá, é porque as pedras não lhe permitem lançar raízes profundas que são necessárias para encontrar a umidade. Assim, com o primeiro vento definha.

Marcos vai para a explicação desta parte da parábola, onde lemos:

Marcos 4:16-17

 "E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; Mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos e aguentam apenas por um tempo; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam."

Como pode ser visto, o terreno pedregoso é composta de pessoas que ouvindo a PALAVRA, a recebem imediatamente com alegria. No entanto, isso não dura por muito tempo, pois quando as perseguições e aflições surgem, essas pessoas, imediatamente, caem. Como é óbvio, o problema que finalmente as levam a queda é que elas são muito fracas na perseguição e aflição. Assim, quando o diabo traz essas coisas contra eles, elas imediatamente caem. Sua queda não é causada porque a aflição é muito pesada para suportarem, pois em de 2 Coríntios 4:17, 1 Coríntios 10:12-13 e 1 Pedro 5:10 está escrito que a aflição vai ser leve e certamente não maior do que aquilo que podemos suportar (1 Coríntios 10:12-13). Em vez disso, ela é causada porque eles não estão dispostos a mostrar, a menor resistência ao diabo (e caem imediatamente como diz o texto). Assim como Tiago 4:7 nos diz:

Tiago 4:7

"Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao diabo e [como resultado de sua resistência] ele fugirá de vós."

Também 1 Pedro 5:8-9 

Diz: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo."

   Se não resistirmos ao diabo, ele não vai fugir de nós. Em contraste, ele devora aqueles que não resistem a ele. Para esta categoria de alimento em potencial do diabo pertencem também as pessoas desta segunda categoria. Quando o diabo vem, trazendo aflições, elas imediatamente caem e tornam-se um alimento fácil para ele. Eles têm um bom começo, mas, infelizmente, um mau fim.

4. A Terceira categoria

Tendo considerado as duas primeiras categorias de pessoas que ouvem a PALAVRA, vamos agora avançar para a terceira. Marcos 4:7, nos diz:

                "Assim Diz o SENHOR"

"E algumas sementes caíram entre os espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na, e não deu fruto"

         (Marcos 4:7/PALAVRA de DEUS)

O terceiro tipo de solo é a do chão espinhoso. A semente que cai neste solo é sufocada, não dando assim nenhum fruto. Para entender o que se entende por esta parte da parábola, iremos para Marcos 4:18-19. Ali nós lemos:

"E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a PALAVRA; Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a PALAVRA, e fica infrutífera."

   Infelizmente, esta terceira categoria de pessoas também é problemática. O problema com esta categoria é que a PALAVRA de DEUS é mantida em seus corações, juntamente com outras coisas como "os cuidados deste mundo, a sedução das riquezas e as ambições de outras coisas". Essas coisas, enfim, agem como os espinhos para o crescimento da PALAVRA, sufocando-a e tornando-a infrutífera. Em contraste com o que as pessoas dessa categoria fazem, JESUS CRISTO disse:

 Mateus 6:25-34

  "Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se DEUS assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso PAI Celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o Reino de DEUS, e a sua Justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

  Primeiro são as coisas do Reino de DEUS e só então todas as outras coisas. Se aplicarmos este princípio, então todas as outras coisas serão acrescentadas a nós. Se, no entanto, não a aplicarmos, mas na primeira posição, colocarmos os cuidados e outras coisas, então essas outras coisas que sufocam a PALAVRA, tornando-a infrutífera.

   O fio dos cuidados deste mundo, a sedução das riquezas e os desejos de outras coisas é muito grave. No artigo: "A Parábola do Semeador: e a que caiu entre espinhos" lidamos com cada um destes aspectos em separado.

5. "E outra caiu em Boa Terra"

 Até agora temos examinado três tipos de solo no qual a Semente da PALAVRA caiu. Infelizmente, nenhum deles foi capaz de fazer a semente fecunda. Assim, o primeiro tipo de solo, que foi "à beira do caminho", foi tão forte que a semente não brotou mesmo. Além disso, o segundo foi o pedregoso, não permitindo a semente lançar raízes profundas. Finalmente, o terceiro foi o solo espinhoso, sufocando a semente e tornando-a infrutífera. Após a analise de três categorias infrutíferas, agora é tempo para ver como a boa terra que dá fruto é. Mateus 13:8 nos fala sobre isso:

"E outra caiu em boa terra e deu fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta"

   E aqui está a explicação dada em Mateus 13:23:

"Mas o que foi semeado em boa terra é aquele que ouve a PALAVRA, e entende [grego: suniemi] dá fruto e produz:. Um a cem, outro a sessenta e outro a trinta"

   Desta vez, a semente não caiu à beira do caminho, ou em um terreno pedregoso, ou entre os espinhos, mas em uma boa terra, nos corações das pessoas que ouvem a PALAVRA e a compreendem [grego: suniemi]. Como Lucas 8:15 explica esse "entender":

"Mas as que caíram em boa terra são aquelas que, caíram em um coração honesto e bom, que tendo ouvido a PALAVRA, a mantém, e dão fruto com perseverança."

   Como podemos lembrar, a primeira categoria de pessoas não podiam "entender", receber a Palavra em seus corações pois estavam calejadas, rígidas. Em contraste, as pessoas da categoria frutífera entendem a PALAVRA e a colocam em seu coração bom e honesto. Esta categoria frutífera tem tudo o que as outras três categorias infrutíferas não tem. Assim, na primeira categoria as pessoas tinham corações endurecidos, aqui porém o coração é bom e honesto. Também na segunda categoria o povo não tinha resistência, e caiu imediatamente com a aflição, aqui todavia o povo é paciente (eles "dão fruto com perseverança" como diz o texto) e não desistem. Finalmente, na terceira categoria a PALAVRA de DEUS foi sufocada pelos cuidados diversos e desejos, mas aqui ele é mantida em primeiro lugar nos corações dessas pessoas, não perdendo a sua posição para qualquer outra coisa. Esta é a categoria frutífera. E como CRISTO disse em João 15:

                         Assim Diz o SENHOR

  "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor Toda vara em mim que não dá fruto ele tira:. E todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto .... Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. ... pois nisso é glorificado meu Pai, que deis muito fruto, assim você vai ser meu discípulo ... vós não me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça: para que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dê."       

        (João 15:1-2, 4-5, 8, 16/PALAVRA de DEUS)

   DEUS limpa toda aquela que dá fruto, para que ela produza mais. Quanto mais frutífero, mais DEUS é Glorificado.

 6. Conclusão 

  Para concluir, portanto: a PALAVRA de DEUS pode ser falada para vários tipos de pessoas. No entanto, os resultados serão diferentes como diferente é a qualidade dos corações que ouvem a PALAVRA. Assim, alguns vão rejeitá-la, outros irão aceitá-la até a aflição chegar, e os outros vão recebê-la, mas eventualmente iram colocá-la em última posição colocando outras coisas (cuidados, riquezas, outros desejos) sobre ela, e, finalmente, outros vão mantê-la em um coração bom e honesto onde darão frutos. É por isso que JESUS, terminando a interpretação da parábola disse: "Acautelai-vos, como você ouve" (Lucas 8:18). Não é só que se ouve a PALAVRA, mas também é como ele ouve, pois muitos podem ouvir a PALAVRA, mas apenas aqueles que a ouvem e a mantém em um coração bom e honesto será frutífera. Que todos nós possamos ser e continuar nesta categoria.                 

                


Estudos Bíblicos (2024) - "Quais são os livros perdidos da BÍBLIA?"


                             

  Se você perdeu algum dos Estudos Bíblicos (2023) segue   

abaixo os links, Bons Estudos! 

Estudos Bíblicos (2023) - Introdução ao Estudo das ESCRITURAS SAGRADAS

Estudos Bíblicos (2023) - O que é a BÍBLIA?


Estudos Bíblicos (2023) - "As Escrituras Sagradas" (Perguntas com Respostas)


Estudos Bíblicos (2023) - "Imortalidade da Alma" (Parte 1/2) 


Estudos Bíblicos (2023) - "Imortalidade da Alma" (Parte 2/2)  


Estudos Bíblicos (2023) - "É a Bíblia verdadeiramente a Palavra de DEUS?"


Estudos Bíblicos (2023) - "Estudo das Escrituras" (Perguntas e Respostas)


Estudos Bíblicos (2023) - "Sobre a necromancia e a mulher de Endor"


Estudos Bíblicos (2023) - A BÍBLIA contém erros, contradições ou discrepâncias?


        Estudos Bíblicos (2023) - "O Poder da Palavra de Deus" (Perguntas com Respostas) 




                           


                                         igrejas.adventistas.org 

                                                                  #NovoTempo 

                                


      

   Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                        "Assim Diz o SENHOR" 


Especial - "Desvendando o Capítulo 11 de Daniel" (Parte 2/2)

                                      É DESSE JEITO!

               

   Nesta segunda parte, a Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN) conversa um pouco mais a respeito do conteúdo do enigmático capítulo 11 do Livro de Daniel. O entrevistado é o doutor Roy Gane, professor de Bíblia Hebraica e Línguas Antigas do Oriente Próximo no Seminário Adventista do Sétimo Dia de Teologia na Universidade Andrews.

   Na primeira parte, Gane falou da relação do capítulo 11 com o capítulo 8, e de interpretações relacionadas ao príncipe da aliança e à pessoa desprezível (ou homem vil, dependendo da tradução).

   De acordo com seus estudos, qual é a principal preocupação do capítulo 11 para o leitor interessado em profecias?

   Daniel 10:14 registra as palavras de um ser celestial que disse a Daniel o propósito da revelação que ele estava prestes a receber em 11:2-12:3.O ser disse a Daniel: “estou aqui para explicar o que acontecerá com seu povo no futuro, pois essa visão se refere a um tempo que ainda está por vir”.

   Nós que cremos no Deus de Daniel somos o povo do fim dos tempos de Daniel. Os eventos finais previstos em 11:40-12:3 estão prestes a acontecer, porque a profecia foi cumprida até 11:39. Ellen White escreveu: “a profecia do capítulo onze de Daniel atingiu quase o seu cumprimento completo. Logo se darão as cenas de perturbação das quais falam as profecias” (Testemunhos Seletos, volume 3, página 283). Portanto, a revelação a Daniel é para nós também para que entendamos o que vai acontecer conosco. Esse conhecimento nos fortalece a manter nossa fé em Deus e Sua libertação final (12:1-3), por meio de circunstâncias violentas e difíceis (11:40-45), incluindo o momento mais conturbado da história do mundo (Daniel 12:1).

   A visão de Daniel 10:14 é a que foi descrita na primeira parte de Daniel 8. Como resultado de experimentar essa visão, Daniel estava preocupado e muito chateado sobre a condição de seu povo (judeu) e de sua cidade e templo, e o que poderia acontecer com ele (9:2-20). Então, Gabriel respondeu às suas preocupações ao revelar o que aconteceria em um futuro relativamente próximo, incluindo o momento em que o libertador prometido, o Messias, apareceria (9:24-27).

   Em 11:2-12:3, Daniel recebe muito mais informações sobre o futuro de seu povo, incluindo eventos que precedem a morte do Messias (no versículo 22), e depois disso até a segunda vinda de Cristo (12:2-3). Conflitos e perseguições previstos em Daniel 11 trariam direta e indiretamente testes de fé ao povo de Deus, mas Daniel poderia ser encorajado porque Deus os levaria à segurança eterna. O povo de Deus não precisa temer a perseguição, o perigo e a morte na vida presente, porque Ele os ressuscitará “para a vida eterna” (12:2) quando Jesus vier novamente (1 Tessalonicenses 4:13-17). A presciência de Deus proporciona a garantia de que Ele sabe o que Seu povo precisa e é capaz de cumprir Suas promessas a eles.

   Daniel 11 é a profecia histórica mais detalhada na Bíblia, demonstrando a precisão da presciência de Deus mais que em qualquer outra passagem bíblica. As previsões neste capítulo são tão precisas em detalhes que os estudiosos que não acreditam que Deus revela o futuro tentam explicar essa precisão alegando que grande parte de Daniel 11 foi escrita depois dos eventos e descreve o que já aconteceu. Mas a presciência de Deus prova que Ele é a única divindade real em quem podemos confiar (veja, por exemplo, Isaías 42:9; 46:9-10), e Daniel 11 é a demonstração suprema disso.

                        Identidade do rei do sul

   O versículo 40 e os próximos no capítulo 11 são considerados ainda mais obscuros por muitos, pois as imagens ali contidas são vistas por muitos como difíceis de serem exaustivamente compreendidas. Qual é sua avaliação sobre o significado da parte final do capítulo?

   Podemos identificar os eventos eDaniel 11:2-39 como já tendo sido cumpridos, incluindo a blasfema auto exaltação da Igreja de Roma contra Deus nos versículos 36-39 (compare com Daniel 7:8, 25; 8:10-12; 2Tessalonicenses 2:3-4; Apocalipse 13:5-8). Mas não vimos o cumprimento de Daniel 11:40-45. No entanto, podemos entender alguns aspectos desses versículos à luz das conexões entre eles e partes anteriores de Daniel 11.

   Daniel 11:40 prevê que em/durante (preposição b) “o tempo do fim, o rei do Sul lutará contra ele”, isto é, o provocará a entrar em combate mútuo. Aqui ele se refere ao mesmo rei do Norte, ou seja, o chefe da Igreja de Roma que age nos versículos anteriores da formação desta união igreja-estado no versículo 23 (ver acima). O rei do Norte rapidamente retalia invadindo e conquistando terras/países (versículos 40, 42) pertencentes ao rei do Sul, incluindo Egito, Líbia e Cuxe, que nos tempos antigos incluíam o sul do Egito e parte do Sudão (versículos 40-43). 

   No entanto, os territórios da Transjordânia onde o povo de Edom, Moabe e Amon habitaram nos tempos antigos (agora no país da Jordânia) serão poupados do “rei do Norte” (versículo 41).

   Já sabemos que o rei do Norte no final de Daniel 11 é a Igreja de Roma, um poder político-religioso. Mas quem é o rei do Sul? Nos versículos 5 a 17, o rei do Sul era o governante ptolomaico do Egito. Mas depois da morte de Cristo, no versículo 22, o rei do Sul reaparece nos versículos 25 a 30. Continuando a descrição da Igreja de Roma dos versículos 23 e 24, os versículos 25-30 predizem uma série de conflitos militares que a Igreja inicia contra o rei do Sul (versículo 25).

   Os versículos 25-30 não se referem explicitamente ao rei do Norte, mas, como a Igreja de Roma ataca o rei do Sul, fica claro que a Igreja é governada pelo rei do Norte. A igreja tomou o lugar dos imperadores romanos que substituíram os reis selêucidas do Norte (ver acima). Não havia um rei do sul separado durante o período da Roma Imperial, porque o Egito fazia parte do Império Romano, mas posteriormente o Império Romano foi dividido entre o norte “cristão” e o sul islâmico durante a Idade Média.

       

                                            Islamismo

   De fato, a Igreja político-religiosa de Roma iniciou uma séria de “guerras santas” por parte das nações “cristãs” da Europa contra o poder político-religioso islâmico. O objetivo dos cristãos era tomar dos muçulmanos a terra de Israel. Isto é, a “terra santa” para onde os peregrinos cristãos viajavam, fugindo dos muçulmanos. Essas guerras começaram com o chamado do papa Urbano II, em 1095 d.C., para que os cristãos se unissem e lançassem a primeira cruzada. No entanto, as nações da “cristandade” acabaram falhando em manter a “terra santa”, como previsto em Daniel 11:30 (“ele terá medo e se retirará”).

   Agora podemos ver que a profecia sobre a Igreja de Roma em Daniel 11:23-45 contém três partes. Primeiro, os versículos 23-30 se concentram em suas atividades políticas até o final das cruzadas. Em segundo lugar, os versículos 31-39 se concentram nas atividades religiosas da Igreja, começando com sua remoção anterior (do que as cruzadas) do culto regular a Deus e o estabelecimento da abominação desoladora (versículo 31; compare 12:11 no início dos 1.290 dias proféticos) e continuando durante o período anterior ao “tempo do fim”. A terceira parte de Daniel 11:40-45 retorna às atividades políticas da igreja durante “o tempo do fim” (veja o versículo 40).

   A igreja continua a ser uma força político-religiosa que atua por meio de estados civis, possuindo poder militar, do qual é aliada. Seu concorrente e rival continua sendo o mesmo rei do Sul político-religioso contra quem lutou nas cruzadas: o Islã. Os países que o rei do Norte (= a Igreja de Roma) invade nos versos 41-43 após sua entrada “na terra gloriosa” (= a terra de Israel) continuam a ser islâmicos. Assim, os versículos 40-43 preveem o que poderia ser chamado de “a última cruzada”. A Igreja de Roma e seus aliados atacarão novamente o poder islâmico, desta vez com sucesso final no estabelecimento da Igreja como o poder religioso dominante.

   No entanto, a satisfação do triunfo pelo “rei do Norte” durará pouco. O versículo 44 prediz: “Mas, então, chegarão notícias do leste e do norte que o deixarão alarmado, e ele partirá enfurecido para destruir e aniquilar muitos”. O que poderia causar tal alarme à Igreja depois de ter obtido a vitória sobre as forças terrenas? Por que lançará outra campanha, desta vez não para conquistar território, mas para exterminar pessoas, indicada pelo mesmo termo hebraico para devoção à destruição total que anteriormente se aplicava à aniquilação dos ímpios cananeus pelos israelitas (como em Deuteronômio 20:16-18; Josué 6:21; 8:26)?

   Quatro pistas para responder a essas perguntas são encontradas nos versículos anteriores e posteriores. Primeiro, o versículo 30 diz que depois que “o rei do Norte” se retirasse no final das cruzadas, ele “ficaria enfurecido e tomaria medidas contra a santa aliança”. Isso significa que a Igreja de Roma perseguiria aqueles que fossem leais à aliança de Deus dentro de seu próprio território (compare os versículos 32-35). A história poderia ser repetida se o versículo 44 significasse que a Igreja se voltaria contra o povo fiel de Deus após a Última Cruzada.

   Em segundo lugar, o “rei do Norte” está prestes a “chegar ao seu fim, sem ninguém para ajudá-lo” (versículo 45). E isso ocorre apesar de afirmar seu domínio político-religioso, colocando estrategicamente um quartel general “entre o mar e o glorioso monte santo” (versículo 45), que se refere ao monte do templo na terra de Israel.

   Isso não significa que a terra de Israel e Jerusalém, com seu templo monte, continuem a ter um significado especial de aliança para o povo de Deus (como acreditam os dispensacionalistas futuristas). No entanto, eles continuam a ter grande importância para a Igreja de Roma e para o Islã. Apesar de sua supremacia terrena, "o rei do Norte” será destruído por um poder mais forte, que a previsão paralela em 8:25 identifica como “nenhuma mão humana”, implicando o poder de Deus. O “rei” ficaria com medo se ouvisse que Deus estava prestes a acabar com ele e se voltaria contra aqueles que comunicassem aquela mensagem. 

   Terceiro, quando o rei do Norte está tentando acabar com muitas pessoas e chega ao seu fim, “Nessa época, Miguel, o grande príncipe que guarda seu povo, se levantará” (12:1). Ter o comando do povo de Daniel significa que Miguel protege (o hebraico literalmente significa “fica por cima”) o povo fiel de Deus no fim dos tempos. Ele os protege de quê? Nesse contexto, quem precisa de proteção são as pessoas que são caçadas pelo rei do Norte.

   Quarto, a notícia que alarma o rei do Norte é “do Oriente e do Norte” (versículo 44). Essas são as direções pelas quais Ciro, governante persa, veio para conquistar a Babilônia e libertar o povo de Deus (Isaías 41:2,2544:28; 45:1-3, 13; 2 Crônicas 36:22-23; Esdras 1; Ciro veio da Pérsia, no leste, pelo norte para conquistar Babilônia). Elas também são direções que estão associadas com Deus (norte em Isaías 14:13) e a segunda vinda de Cristo (leste em Mateus 24:27; veja também Apocalipse 16:12), quando Ele vencerá os poderes humanos malignos e opressores do Planeta Terra (Apocalipse 19:11-12), e salvará Seu povo fiel (Apocalipse 20:4; veja também 7:13-17).

                      

                         Proclamação da Vinda de CRISTO

   À luz dos fatores mencionados acima, faz sentido que a “notícia do Oriente e do Norte” seja a proclamação da segunda vinda de Cristo por Seu povo leal. Essas pessoas mantêm sua fidelidade ao Deus verdadeiro, o único que é digno de adoração porque Ele criou tudo (Apocalipse 14:7; conforme celebrado por Seu sábado do sétimo dia; Êxodo 20:11). Eles se recusam a se curvar à falsa adoração (Apocalipse 13) que Deus condena (14:8-11). Em vez disso, eles escolhem guardar os mandamentos de Deus e a fé em Jesus (versículo 12), que destruirá o “iníquo” (2 Tessalonicenses 2:8), isto é, a Igreja de Roma. Não admira que eles serão vistos como traidores e ameaçados de extermínio pela Igreja e seus aliados! Mas o povo de Daniel/do fim dos tempos de Deus será libertado. “Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento, e os que conduzirem muitos à justiça brilharão como as estrelas, sempre e eternamente” (Daniel 12:3).


                           É DESSE JEITO! "VÍDEO+"

                



                  

                                      igrejas.adventistas.org 

                                                             #NovoTempo 


                                           

                 Blog É DESSE JEITO!   


                                

    Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                        "Assim Diz o SENHOR"