Estudos Bíblicos (2023) - "A Origem do Mal" (Perguntas com Respostas)

                                É DESSE JEITO! 

   Como vimos anteriormente (Introdução), um Estudo Bíblico consiste em perguntas formuladas sobre determinado assunto e respostas da Bíblia. Noutras palavras, Estudo Bíblico quer dizer um estudo de tópicos da Bíblia por meio de perguntas e respostas.

   Quer para transmitir quer para receber conhecimento, nada há como o método de perguntas. Coisa alguma aviva tão rapidamente a ideia ou desperta o interesse, como a pergunta. As crianças pouco aprenderão se não fizerem perguntas, e realmente será um professor medíocre o que não fizer perguntas e não responder às que lhe forem feitas.

   Conhecendo o valor deste meio de despertar o pensamento, suscitar o interesse e transmitir instrução, Deus, em Sua sabedoria, inspirou os escritores das Escrituras Sagradas a fazerem muitas perguntas, para levar-nos a pensar e estudar os grandes temas de que trata. Ver Jó 38:4 e 7Salmos 8:4; Malaquias 3:1, 2 e 8Êxodo. 32: 26I Crônicas 29:5.

   Mas Deus não somente faz perguntas; a elas responde. O seguinte pode ser citado como breve estudo bíblico, extraídas, tanto as perguntas como as respostas, diretamente da própria Bíblia:                          

                     Assunto: A Origem do Mal  

 Com quem se originou o pecado?

 "Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio." (1 João 3:8).

 Desde quando é o diabo assassino?

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele." (João 8: 44)

   Qual é a relação do diabo para com a mentira?

 "Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8: 44)

   Foi Satanás criado pecador?

 "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti."  (Ezequiel 28:15) e a declaração  João 8:44, de que ele "não se firmou na verdade," mostra que Satanás a princípio fora perfeito e estivera na verdade. Pedro fala dos "anjos que pecaram" (2Pedro 2:4); e Judas alude "aos anjos que não guardaram o seu principado" (Judas 6) ; ambas as passagens mostram que esses anjos estiveram em estado de pureza e inocência.

   Que outra declaração de Cristo parece atribuir a Satanás e a seus anjos toda a responsabilidade pela origem do pecado?

"Então dirá também aos que estiverem à Sua esquerda: Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." (Mateus 25:41).

   Que levou Satanás ao pecado, rebelião e queda?

"Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor." (Ezequiel 28:17)

“E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao Céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do Norte... serei semelhante ao Altíssimo." (Isaías 14:13 e 14) . Palavra, orgulho e exaltação própria produziram a queda de Satanás, e para estes não há justificação ou escusa adequada. "A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda." (Provérbios 16:18). Por isso, visto conhecermos a origem, causa, carácter e resultados do mal, não existe boa ou suficiente razão ou escusa que possa ser apresentada para o mal. Desculpá-lo equivale a justificá-lo; e desde o momento em que seja justificado, deixa de ser pecado. Todo pecado é manifestação de orgulho sob alguma forma, e seus resultados constituem o oposto dos produzidos pelo amor. A experiência do pecado resultará no seu final e completo abandono e banimento para sempre, por todos os seres criados, em todo o Universo de DEUS. Somente aqueles que tola e persistentemente se apegam ao pecado serão com ele destruídos. Os ímpios serão "como se nunca tivessem sido" (Obadias16), e os justos resplandecerão, como o resplendor do firmamento," e "refulgirão como as estrelas sempre e eternamente." (Daniel 12:3)."Não se levantará por duas vezes a angústia." (Naum 1:9).

   Em contraste com o orgulho e exaltação própria ostentados por Satanás, que espírito manifestou Cristo?

 "Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas aniquilou-Se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou- Se a Si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." (Filipenses 2:6-8).

   Depois de o homem haver pecado, como manifestou Deus Seu amor e boa vontade em perdoar?

 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigénito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). DEUS, que é amor, que tem prazer na misericórdia, e que não muda, haver oferecido e concedido um período de graça para o homem quando pecou, não é senão razoável concluir que semelhante proceder foi seguido no tocante aos seres celestiais que primeiro pecaram, e somente os que persistiram no pecado, e se declararam em aberta revolta e rebelião contra DEUS e o Governo do Céu, foram finalmente expulsos dali.

      “Assim Diz o SENHOR”

   E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

     (Apocalipse 12:7-9/PALAVRA de DEUS)              


Estudos Bíblicos (2023) - Introdução ao Estudo das ESCRITURAS SAGRADAS

Estudos Bíblicos (2023) - O que é a BÍBLIA?


Estudos Bíblicos (2023) - "As Escrituras Sagradas" (Perguntas com Respostas)


Estudos Bíblicos (2023) - "Imortalidade da Alma" (Parte 1/2) 


Estudos Bíblicos (2023) - "Imortalidade da Alma" (Parte 2/2)  


Estudos Bíblicos (2023) - "É a Bíblia verdadeiramente a Palavra de DEUS?"


Estudos Bíblicos (2023) - "Estudo das Escrituras" (Perguntas e Respostas)


Estudos Bíblicos (2023) - "Sobre a necromancia e a mulher de Endor"


Estudos Bíblicos (2023) - A BÍBLIA contém erros, contradições ou discrepâncias?


        Estudos Bíblicos (2023) - "O Poder da Palavra de Deus" (Perguntas com Respostas) 



                   

Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:


O s Grandes Temas da BÍBLIA - "MILÊNIO" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGUNDA VINDA" (Parte 2/2)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGUNDA VINDA" (Parte 1/2)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "RESSURREIÇÃO" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "INFERNO" (Parte 2/2)


  Os Grandes Temas da BÍBLIA - "INFERNO" (Parte 1/2)

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SAÚDE" (Parte 2/2)  


 Os Grandes Temas da BÍBLIA – “SAÚDE” (Parte 1/2)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "MORDOMIA" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DONS ESPIRITUAIS" (Verdade Presente)


   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Ceia do SENHOR" (Verdade Presente)


                                               


                                            igrejas.adventistas.org 

                                                                   #NovoTempo   



     Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                         "Assim Diz o SENHOR" 


Nenhum comentário:

Postar um comentário