Os Grandes Temas da BÍBLIA - "BATISMO" (Verdade Presente)


                                   É DESSE JEITO!  

                                         "Batismo" 

      O Batismo é uma manifestação pública de lealdade a JESUS CRISTO. A pessoa deixa o velho estilo de vida e passa a fazer parte da Igreja de DEUS. Mas como o Batismo deve ser realizado e qual é seu significado?

Imagem de Águas e de uma pomba formada de água, simbolizando o Batismo no ESPÍRITO!


                                   “Assim Diz o SENHOR”
   Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, Batizando-os em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO; ensinando-os a Guardar Todas as coisas que vos Tenho Ordenado. E eis que Estou convosco todos os dias até à consumação do século.
                          (Mateus 28: 19, 20/PALAVRA de DEUS)

    “Fazei discípulos de Todas as nações”. Embora o público-alvo de Mateus fosse constituído por judeus, ele desejou mostrar que as Boas-Novas de JESUS CRISTO são universais, internacionais e inclusivas. Ele começa o EVANGELHO incluindo na genealogia de CRISTO mulheres, judias e não judias –algumas com manchas no passado (ver “NT+ de 1: 3). Encerra destacando o papel  das mulheres em dar as Boas-Novas da Ressurreição (28: 5-8) e o chamado dos discípulos para levar o EVANGELHO a Todas as nações e Todos os povos, a fim de torná-los discípulos por meio do Batismo no Nome Singular do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Quando esta Obra terminar, JESUS virá outra vez .
   “PAI [...] FILHO [...] ESPÍRITO SANTO”. As três pessoas que constituem a Divina TRINDADE ou a DIVINDADE. Há um só DEUS: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO, uma Unidade de 3 Pessoas que coexistem ao longo de todas as eras. Assim como os 3 estiveram presentes no Batismo de JESUS , os cristãos devem ser Batizados “em Nome do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO”. A Pluralidade da DIVINDADE é Revelada desde o Primeiro Capítulo da BÍBLIA (ver Gênesis 1: 26; sobre a União ou Unidade da TRINDADE, ver Deuteronômio 6: 4; Efésios 4: 4-6; sobre o Trabalho da TRINDADE em União de propósito, ver  2Coríntios 13: 14; 1Pedro 1: 2).


                                    “Assim Diz o SENHOR”
   Batizado JESUS, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO de DEUS descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que Dizia: ESTE é o MEU FILHO Amado, em quem ME comprazo.
                         (Mateus 3: 16, 17/PALAVRA de DEUS) 

   “ESPÍRITO”. A descida do ESPÍRITO é a única característica registrada em todos os EVANGELHOS ao se narrar este evento. A Unção com o ESPÍRITO, capacitou JESUS para o Ministério. Foi também um fato precursor do Batismo com o ESPÍRITO, que distingue o batismo cristão do batismo judaico anterior (João 3: 5; Atos 19: 1-6). É notável que as 3 Pessoas da DIVINDADE estiveram presentes no Batismo: JESUS foi Batizado, o PAI Falou e o ESPÍRITO desceu. Mateus conclui o EVANGELHO com uma ênfase semelhante na Presença dos 3 Membros da TRINDADE no Batismo dos cristão (ver 28: 19).

                                  “Assim Diz o SENHOR”
   Respondeu JESUS: Em Verdade, em Verdade te digo: quem não nascer da água e do ESPÍRITO não pode entrar no Reino de DEUS.
                              (João 3: 5/PALAVRA de DEUS)

   “Água”. Água do Batismo (v. 22, ver Ezequiel 36: 25-27).

                                “Assim Diz o SENHOR”

   Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja Batizado em Nome de JESUS CRISTO para remissão dos vossos pecados, e Recebereis o Dom do ESPÍRITO SANTO.
                          (Atos 2: 38/PALAVRA de DEUS)

   “Arrependei-vos”. Afastar-se do pecado. Ser Batizado para remissão ou perdão dos pecados. Depois de ser Batizado, o cristão recebe o Dom do ESPÍRITO SANTO. O Arrependimento demonstra que a crença antecede o Batismo, algo impossível no caso de bebês e crianças pequenas.

                                “Assim Diz o SENHOR”
   Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.
Quando saíram da água, o ESPÍRITO do SENHOR arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo.
                     (Atos 8: 38, 39/PALAVRA de DEUS)

   “Batizou”. O NT (Novo Testamento) só fala de uma forma de Batismo cristão, nas águas e por imersão: eles desceram à água e depois saíram da água. A chegada de Filipe parece ter ocorrido por meios naturais (v. 26-28), mas sua partida foi sobrenatural, uma vez que o ESPÍRITO do SENHOR arrebatou a Filipe.

                                “Assim Diz o SENHOR” 
  E ordenou que fossem Batizados em Nome de JESUS CRISTO. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias.
                  (Atos 10: 47, 48/PALAVRA de DEUS)


Uma pomba feita de água simbolizando o convite do SENHOR ESPÍRITO SANTO para o Batismo nas Águas!

                         “Assim Diz o SENHOR”
 Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele Batizado, e todos os seus.
                 (Atos 16: 33/PALAVRA de DEUS)

   Batizados. É clara a necessidade da crença (v. 31) antes do Batismo.

                            “Assim Diz o SENHOR”
   E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o Batismo e lava os teus pecados, invocando o Nome DELE.
                       (Atos 22: 16/PALAVRA de DEUS)

   “Levanta-te, recebe o Batismo”. (Comparara Relação do Batismo com o Perdão em 2: 38).

                                “Assim Diz o SENHOR”
   Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
   Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.
                       (Romanos 6: 3, 4/PALAVRA de DEUS)


   “Em CRISTO [...] sua morte [...] sepultados [...] Ressuscitado”.  Por meio do Batismo, o crente se identifica com a morte, o sepultamento e a Ressurreição de JESUS (Colossenses 2: 12, 13) e se torna Membro de Seu Corpo (1 Coríntios 12:13). Assim como num sepultamento, o Batismo marca o fim de um antigo estilo de vida.

                              “Assim Diz o SENHOR”
   Pois, em um só ESPÍRITO, todos nós fomos Batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só espírito
                    (1 Coríntios 12: 13/PALAVRA de DEUS)

   “Um só ESPÍRITO”. O mesmo Espírito.
   “Todos [...] corpo”. Ênfase em Todos : divisões e competições estavam proibidas.
    “Batizados”. Mediante o Batismo, nos unimos ao corpo de CRISTO, a Igreja (v. 27; Efésios 1:22, 23; Colossenses 1: 18, 24).
   “Judeus [...] livres”. Ninguém, por mais insignificante que pareça, é excluído.
  “Beber”. Possível alusão a beber de um só cálice, simbolizando a união (ver 10: 16, 21; Marcos 14: 23).

                             “Assim Diz o SENHOR”
   Porque todos quantos fostes Batizados em CRISTO de CRISTO vos revestistes.
                   (Gálatas 3: 27/PALAVRA de DEUS)

   “De CRISTO vos revestistes. Referência ao Batismo. O Batismo marca o início de uma união íntima com CRISTO, um ato pessoal quanto vestir roupas.

                                      “Assim Diz o SENHOR”
   Tendo sido sepultados, juntamente com ELE, no Batismo, no qual igualmente fostes Ressuscitados mediante a fé no Poder de DEUS que O Ressuscitou dentre os mortos.
E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos.
                         (Colossenses 2: 12, 13/PALAVRA de DEUS)

   Paulo ilustra o Perdão que os cristãos experimentam ao dizer que DEUS cancela o escrito de dívida, que era contra nós e o encrava na Cruz. Isso pode se referir à lei cerimonial de Moisés e ao fim de exigências cerimoniais;  como os sacrifícios. Ou ainda a linguagem vívida pode descrever um certificado de dívida ou nota promissória que lista o débito que temos por nossos pecados, obrigação também cancelada por CRISTO na Cruz.

                                                  AMÉM!!!

                                                   



"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.

                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)

         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                         *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  













                           * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 22/22" (Preceito por Preceito).
Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!
             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                              https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                               Novo Tempo!                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário