Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O Juízo Divino" (Parte 2/2)


                                                                                              É DESSE JEITO!    
                                


                                                                                             “O Juízo Divino”

      A Boa Notícia a respeito do Juízo Divino é que ele é sempre favorável a todos os que creem. Os fiéis de DEUS nada têm a temer quanto ao Juízo do SENHOR. Em vez disso, têm tudo a ganhar.


                                     
Imagens de pessoas dentro de uma balança!
                               
                                                                    “Assim Diz o SENHOR”
      Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus.
     Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.
                                                            (Romanos 14: 10, 12/PALAVRA de DEUS)
   
   A crença no Juízo Final tem uma conseqüência prática importante: os cristãos não podem julgar uns aos outros. Julgar os outros é sinônimo de usurpar o papel de CRISTO como Juiz. A Justificação pela Fé não remove a necessidade de um Juízo Final na Teologia Paulina. A certeza do JUÍZO futuro para todos os seres humanos é Ensinada em Toda a BÍBLIA (ver Eclesiastes 12: 13, 14; Atos 17: 31; Hebreus 9: 27). As ESCRITURAS retratam o JUÍZO DIVINO com no mínimo 4 fases: (1) Antes da Segunda Vinda, ocasião em que DEUS determina de que lado as pessoas estão, com base na decisão individual delas (Daniel 7: 10-14, 22, 26, 27; 8: 14; Mateus 16: 27; Apocalipse 14: 6). (2) Na Segunda Vinda, quando CRISTO recompensará cada pessoa com base no Julgamento anterior (Mateus 16: 27; 25: 31-46). (3)  Durante o Milênio, quando o povo de DEUS examinará as decisões judiciais antes que o SENHOR elimine o pecado e os pecadores (Apocalipse 20: 4). (4) No fim do Milênio, quando DEUS finalmente vai destruir o pecado e os pecadores impenitentes na fase executiva do Juízo Final (Apocalipse 20: 11-15).

                                                                “Assim Diz o SENHOR”
   Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.
                                                    (2 Coríntios 5: 10/PALAVRA de DEUS)

   Importa que Todos nós. Inclusive cristãos.
   Tribunal de CRISTO. No fim, CRISTO, o Misericordioso SALVADOR, se transformará no JUIZ de Toda humanidade (1 Coríntios 6: 2).
   Cada Um. Todos de maneira individual.
   Segundo o [...] que tiver feito. Quer o corpo tenha sido usado com (1) Santuário do ESPÍRITO (1 Coríntios 6: 19) e (2) Sacrifício oferecido a DEUS (Romanos 12: 1, 2), quer não.

   
                                                                   “Assim Diz o SENHOR”
A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.
                                                 (Filipenses 4: 3/ESCRITURAS SAGRADAS)

   Ti [...] Clemente. Pessoas desconhecidas.
   Os demais. O Livro da Vida contém o nome de muitas pessoas desconhecidas como estas.

   
                                                                 “Assim Diz o SENHOR”
Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.
                                                                (Tiago 2: 12/BÍBLIA SAGRADA)

   Julgados pela Lei da Liberdade. Existem dois padrões no Juízo Final: a Lei (Romanos 2: 12) e nossa resposta a JESUS (João 5: 24). Os dois estão intimamente ligados, uma vez que a resposta de Fé na Salvação por meio de CRISTO conduz os fiéis à Grata Obediência à Vontade Amorosa de DEUS, conforme Revelada em SUA Lei. JESUS Declarou: “Quem me rejeita e não recebe as MINHAS PALAVRAS tem quem o Julgue; a Própria PALAVRA que Tenho Proferido, essa o Julgará no Último Dia” (João 12: 48). A rejeição a JESUS e a SUA Vontade Revelada determina o destino do indivíduo no Juízo. A ideia de que a quebra de um MANDAMENTO transforma a pessoa em transgressora da Lei e sujeita ao Julgamento deve despertar cuidado no falar e no agir.

                                                                         “Assim Diz o SENHOR”
O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
                                                          (Apocalipse 3: 5/PALAVRA de DEUS)

   Confessarei. Temos um Advogado pessoal no JUÍZO (ver Mateus 10: 32).

Imagem de um Atalaia a tocar  a Trombeta!
                “Assim Diz o SENHOR”
Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

   Julgas [...] Vingas. Este Clamor pelo Juízo Divino ascende ao Céu em 8: 3, 4. Seu Cumprimento Final se encontra em 19: 1, 2.
   Dos que habitam sobre a terra. Descrição dos ímpios no Apocalipse (3: 10; 13: 8, 12).

                 “Assim Diz o SENHOR”
Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.
                                                                              (Apocalipse 11: 18/PALAVRA de DEUS)

   Embora a Sétima Trombeta assinale o fim do tempo de angústia, ainda há eventos que deverão ocorrer antes da Segunda Vinda.
   TUA Ira. As Sete Taças com as pragas ou flagelos.
   Julgados os mortos. O JUÍZO dos mortos é detalhado em 20: 11-15.

                                                        “Assim Diz o SENHOR”
   Dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
                                      (Apocalipse 14: 7/ESCRITURAS SAGRADAS)

   Temei a DEUS. Significa Reverenciar ou Respeitar (Salmos 111: 10; Provérbios 3: 7; 9: 10). Mas também pode expressar o "medo" por parte daqueles que não levam DEUS a sério (Apocalipse 6: 15-17).
   É chegada a hora. O Juízo Final  antes da Segunda Vinda. Ele é o contexto para a Proclamação Final do Evangelho (acerca das várias etapas do Juízo Divino, ver Romanos 14: 10, 12).
   Adorai [...] mar. Esta linguagem faz uma alusão inequívoca ao Mandamento do Sábado, com referência à CRIAÇÃO (Êxodo 20: 8, 11), indicando, portanto, que o Sétimo Dia tem Relevância Especial na Proclamação do Evangelho no Tempo do Fim. Descansar das próprias obras é a resposta ideal ao Evangelho (ver Hebreus 4: 1-11). As admoestações a "Temer" e "Adorar" neste versículo se encaixam diretamente no contexto imediato mais amplo de Guardar os Mandamentos de DEUS (ver Apocalipse 12: 17; 14: 12), com referências óbvias ao Decálogo.

                                                                   “Assim Diz o SENHOR”
   Porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
                                                           (Apocalipse 19: 2/BÍBLIA SAGRADA)

  Verdadeiros [...] Juízos. Lembra o vocabulário de 15: 3, 4 e de 16: 5-7 (conferir mais atributos de DEUS PAI em Êxodo 34: 6, 7).
    Julgou [...] vingou. O texto anuncia o cumprimento final do que foi pedido em Apocalipse 6: 9, 10 (Sobre o JUÍZO, ver Daniel 7: 9-14, 22, 26, 27).
   Grande meretriz [...] prostituição. Lembra Apocalipse 17: 1-6.
            
Imagem de um Tribunal Divino!


                                                                         “Assim Diz o SENHOR”
Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.
   Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.
   Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.
                                                       (Apocalipse 20: 4, 5, 12/PALAVRA de DEUS)

   O MILÊNIO, ou os Mil Anos, é uma contribuição única deste capítulo. Ele se relaciona com o Relato Bíblico do Fim da seguinte forma: por ocasião da Segunda Vinda de JESUS, os ímpios são destruídos (19: 21; 2 Tessalonicenses 1: 7, 8) e os Santos vão para o Céu (João 14: 1-3). Durante Mil Anos, satanás fica confinado à Terra (Apocalipse 20: 1-3) e o planeta permanece em ruínas e desolação (v. 5; Jeremias 4: 23-27). Os Santos se encontram no Céu, julgando os ímpios (João 14: 1-3; 1 Coríntios 6: 2, 3). No Fim do MILÊNIO, a Nova Jerusalém desce do Céu (Apocalipse 21: 2; 20: 9), os ímpios ressuscitam (v.5), satanás é solto para enganar as nações e atacar a Cidade (v. 7-9), então os maus são condenados e destruídos pelo fogo (v.9-15).
   Esta passagem apresenta um importante vislumbre de um pouco do que acontecerá no Céu após a Segunda Vinda de CRISTO.
    Decapitados. Subentende morte física e ressurreição.
   Testemunho de [...] DEUS (ver Apocalipse 6: 9). Adoraram [...] mão (ver 13: 15-17).
   Viveram. “Tornaram a Vida”, ou seja, Ressurreição física (20: 5; sobre a RESSURREIÇÃO, ver Mateus 24: 31; 1 Coríntios 15: 51-55;1 Tessalonicenses 4: 15-17).
   Os restantes dos mortos. Os ímpios.

   Mortos. Os ímpios mortos. Os justos já estarão Salvos dentro da cidade.
   Livros. Livros de Evidências que confirmam o destino dos ímpios.
   Livro da Vida. É neste momento que Filipenses  2: 10, 11 se cumprirá e a Justiça de DEUS será reconhecida por todo o cosmos, inclusive pelos ímpios e pelo próprio satanás .

                                                                                                             AMÉM!!!   

                                       É DESSE JEITO! "Recapitulação+"                                               


        Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:

   

      Os Grandes Temas da BÍBLIA - "JUÍZO" (Parte 1/2)

    

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGURANÇA" (Verdade Presente)

  

   
Imagem de uma caixa de presente aberta!
"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.



                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)

         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:


                                         *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!
             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                              https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                                              Novo Tempo!                                                                                                 





Nenhum comentário:

Postar um comentário