Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SANTUÁRIO" (Verdade Presente)

                                   É DESSE JEITO!
 
                                                 Santuário

   Muitas pessoas compreendem que o Santuário e seus ritos eram fundamentais no AT (Antigo Testamento) e serviam para ilustrar o Plano da Salvação. Porém, nem todos entendem sua Centralidade no NT (Novo Testamento) e na Obra Contínua de JESUS.
    
Imagem do nosso Sumo Sacerdote (JESUS CRISTO) Intercedendo no Santuário Celestial!


                                            “Assim Diz o SENHOR”
   Como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem.
                                    (Hebreus 8: 2/PALAVRA de DEUS)

   Verdadeiro Tabernáculo. O autor argumenta que o Santuário Celestial é a realidade da qual o Tabernáculo terreno era uma mera “figura e sombra” (v.5). Os templos são muito importantes para a maioria das religiões como o hinduísmo, por exemplo; são residência ou representação do Ser Divino. Em Hebreus, não existe templo na Terra para os cristãos (ver v. 5; 13: 10-16). JESUS Ministra no Templo Celestial, e os crentes têm acesso a ELE pela Fé (10: 19-23).

   
Imagem do modelo do Santuário Terrestre      “Assim Diz o SENHOR”
   Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.

   “Modelo”. Outras traduções possíveis são “Padrão” ou “Planta” (1 Crônicas 28: 19). Moisés deve ter visto uma representação em miniatura do Santuário Celestial em termos terrenos (Hebreus 8: 4, 5; comparar com Apocalipse 15: 5), a qual funcionou como base para o projeto e as cerimônias do Santuário terrestre.

                                 “Assim Diz o SENHOR”
Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.
                       (Daniel 8: 14/BÍBLIA SAGRADA)

       "Até duas mil e trezentas (2.300) tardes e manhãs". Tradução literal da expressão em hebraico. A sequência da tarde seguida pela manhã também aparece em: (1) Gênesis 1, em referência aos dias da criação (Gênesis 1: 5, 8, 13, etc); (2) Êxodo 27: 20, 21 e Levítico 24:3 para falar do ciclo diário ou regular "desde a tarde até pela manhã" de colocar as lâmpadas para queimar no candeeiro do santuário todas as noites; e (3) Números 9: 15, 21, em uma alusão à nuvem de DEUS que cobria o tabernáculo durante a noite. O ciclo da lâmpada é o mais próximo do contexto de Daniel 8, que fala da adoração regular (v. 11-13)  e do Santuário (v. 11, 13, 14). Nestas passagens sobre "tardes e manhãs", existe uma sequência desse tipo a cada dia de 24 horas. Ao interpretar as 2.300 tardes e manhãs, o v. 26 acrescenta o artigo definido, "da tarde e da manhã", como se a expressão completa fosse: "as 2.300 tardes e as manhãs" (comparar com Deuteronômio 9: 25 ---"quarenta dias e quarenta noites"). Isso quer dizer 2.300 dias. Caso o tempo fosse literal, equivaleria a menos de seis anos e meio. Obviamente esse período não abrangeria toda a visão desde a Medo-Pérsia até o domínio do chifre pequeno (que terminou em 1798; ver {NT+} de 7: 25), envolvendo vários séculos. Portanto, usando os princípios historicistas de  interpretação profética, os 2.300 "dias" simbolizam 2.300 anos (comparar com as {NT+} de 7: 25 e 9: 24). Daniel 8 indica que o período começa durante o império medo-persa, ao passo que Daniel 9: 24, 25 esclarece que seu primeiro segmento, de "setenta semanas" de anos (= 490 anos) tem início com a ordem para restaurar e reconstruir Jerusalém após o exílio babilônico. Descobrimos (em 9: 25) que esta ordem do rei persa Artaxerxes I entrou em vigor em 457 a.C. Considerando 457 a.C. como o início dos 2.300 anos e lembrando que não existiu ano "0" entre as eras a.C e d.C., o fim deste período fica estabelecido em 1844 d.C. o santuário será purificado. O verbo exprime a ideia de restauração da ordem designada por DEUS por meio de uma obra de purificação e juízo. Nos versículos anteriores, são relatadas atividades do chifre pequeno contra DEUS , seu santuário e a obra sacerdotal diária de CRISTO. Agora, o serviço anual, o Dia da Expiação (ver Levítico 16) é introduzido na visão. O Dia da Expiação era um dia de Juízo no templo israelita. A purificação do santuário mencionada neste versículo corresponde à cena de julgamento em Daniel 7. A purificação inclui uma obra de julgamento no tempo do fim. É importante lembrar que o objetivo geral de Daniel é encorajar o povo de DEUS, ao prever com clareza o Livramento Divino dos justos e a derrota de seus inimigos.

Imagens do nosso Sumo Sacerdote                 “Assim Diz o SENHOR”
  Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.                   

   “À Direita de DEUS”. Referência ao Salmos 110: 1, aludindo ao Triunfo de CRISTO sobre SEUS inimigos.
    “Intercede”. Ministério Sumo Sacerdotal (ver Efésios 1: 20; Colossenses 3: 1; Hebreus 1: 3).

                “Assim Diz o SENHOR”
   Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
      Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
                         (Hebreus 4: 14-16; 7:25/ESCRITURAS SAGRADAS)

   “Grande Sumo Sacerdote”. JESUS é o Grande Líder daqueles que desejam entrar no Descanso de DEUS. ELE tem duas qualificações: já entrou no Santuário Celestial (9: 24), que é o Local de Repouso de DEUS (2 Crônicas 6: 41; Salmos 132: 7-14; Isaías 66: 1), e foi “tentado em todas as coisas, à nossa semelhança”, mas não pecou (Hebreus 4: 15; 7: 26-28).
    Convite para os cristãos se achegarem, “confiadamente, junto ao Trono da Graça” no Santuário Celestial. O Salmo 95, a base para o argumento de Hebreus 3-4, é um convite para entrar no Descanso de DEUS. Os cristãos podem se aproximar da Presença de DEUS com ousadia e se relacionar pessoalmente com ELE por causa de JESUS. A Segurança Cristã se baseia na realidade do que já possuímos em CRISTO (João 3: 36; Efésios 2: 8) e do Testemunho Interior do Espírito (Romanos 8: 16; 1 João 5: 10-13; conferir Romanos 8: 31-39).
Imagem do Cordeiro, crucificado e agora reinando!   Interceder por eles. Um importante Tema Bíblico, por vezes negligenciado, é o que JESUS está fazendo pelos cristãos hoje: Intercedendo por eles em SUA Função de Sumo Sacerdote  no Santuário Celestial.

                          “Assim Diz o SENHOR”
  Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.
                    (1 João 2: 1/BÍBLIA SAGRADA)

   “Advogado”. Alguém que intercede em favor de outra pessoa. Este versículo apresenta uma imagem valiosa da Obra de CRISTO como Mediador no Santuário Celestial. Quando JESUS subiu ao Céu, não perdeu o interesse pelas pessoas, mas Atua com Advogado delas junto ao PAI.

                        “Assim Diz o SENHOR”
   Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada.

                                 Introdução do Santuário aos cap. 12-14.
    “A Referência é ao Santuário Celestial”. Até este ponto no Apocalipse, todas as introduções do Santuário fizeram alusão ao Lugar Santo. Esta, conforme indica a presença da Arca, se passa no SANTÍSSIMO.

                                                    AMÉM!!!

                                            É DESSE JEITO! "Recapitulação+"                                               


        Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:

      

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O Juízo Divino" (Parte 2/2)


   

      Os Grandes Temas da BÍBLIA - "JUÍZO" (Parte 1/2)

    

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGURANÇA" (Verdade Presente)

  
"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.



                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)

         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:


                                         *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!
             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                              https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                                              Novo Tempo!                                                                                                 






Nenhum comentário:

Postar um comentário