Os Grandes Temas da BÍBLIA – “SAÚDE” (Parte 1/2)


                             É DESSE JEITO!
                                        
                                                  “Saúde”
   
   Um dos aspectos da Mordomia Cristã é o cuidado da Saúde. A Boa Saúde abrange tudo aquilo que somos e fazemos. As pessoas físicas e mentalmente saudáveis podem servir melhor a DEUS.

                 Imagem de uma família saudável e feliz

                                              
                               “Assim Diz o SENHOR”
    E disse DEUS ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.

   E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.

                     (Gênesis 1:29, 30/PALAVRA de DEUS)

      "Eis que vos tenho dado todas as ervas [...] para mantimento". Em contraste com os deuses da Mesopotâmia, que exigiam aos humanos que lhes dessem comida, DEUS é apresentado como um provedor beneficente que cuida das necessidades alimentares de seres humanos e animais. Somente depois do dilúvio a carne passou a fazer parte da dieta humana (Gênesis 9: 3) e, mesmo então, com restrições (Levítico 11; Deuteronômio 14). Entretanto, os hábitos alimentares se tornaram um sinal de  fidelidade a DEUS (Daniel 1: 8; Atos 10: 12-1Colossenses 2: 16; sobre o retorno à dieta vegetariana original na Nova Terra, Ver Isaías 11: 7; 65: 25; confira em 1Coríntios 6: 19, 20; 10: 31 princípios gerais de SAÚDE; Ver em Êxodo 23: 25; Salmos 103: 3; 3João 2 o desejo de DEUS de que SEU povo tenha SAÚDE).

                              “Assim Diz o SENHOR”
   Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar.


                      (Gênesis 8:20/PALAVRA de DEUS)

   "Altar". Esta é a primeira menção explícita a um altar, muito embora 3: 21 4: 3-5 possam consistir em referências implícitas. O holocausto apresentado foi de animais limpos, um indicativo de que as categorias de limpo e imundo já eram conhecidas antes do dilúvio. Somente os limpos eram usados em sacrifícios ( sobre a identidade dos animais limpos e imundos, bem como sua relação com o regime alimentar e a SAÚDE, ver Levítico 11: 1-47Deuteronômio 14: 3-21).

                                “Assim Diz o SENHOR”
    Disse DEUS a Noé: Este é o sinal da aliança estabelecida entre MIM e toda carne sobre a terra.
                        (Gênesis 9: 17/PALAVRA de DEUS)

   Aliança de DEUS (6: 18) com a humanidade é mais bem explicada aqui. DEUS se dirige a Noé e sua família bem como a seus descendentes futuros e inclui outras criaturas vivas. O principal foco desta Aliança é a segurança. Assim como em todas as outras Alianças nas ESCRITURAS, ela se baseia na Graça de DEUS e em SUA iniciativa, não no desempenho ou no comportamento humano. Embora as Alianças incluam condições e pré-requisitos, é sempre o SENHOR quem dá o primeiro passo. Alianças posteriores usaram um vocabulário parecido (ex., 17: 7, 19; Êxodo 6: 4), ressaltando, dessa forma, a conexão entre elas ( sobre ALIANÇA, ver 6: 18; 12: 1-3; 15: 18-20; 17: 1-7; Êxodo 19: 5-8; 24: 3-8; sobre ALIANÇA Eterna, confira Gênesis 17: 7).

Imagem do nome Saúde, feito com imagens de frutas e legumes.    “Assim Diz o SENHOR”
   Falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes: E disse DEUS ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez. Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar. Dizei aos filhos de Israel: São estes os animais que comereis de todos os quadrúpedes que há sobre a terra: todo o que tem unhas fendidas, e o casco se divide em dois, e rumina, entre os animais, esse comereis. Destes, porém, não comereis: dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas: o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; este vos será imundo o arganaz, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; este vos será imundo a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esta vos será imunda. Também o porco, porque tem unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver. Estes vos serão imundos.

   De todos os animais que há nas águas comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nos mares e nos rios; esses comereis. Porém todo o que não tem barbatanas nem escamas, nos mares e nos rios, todos os que enxameiam as águas e todo ser vivente que há nas águas, estes serão para vós outros abominação. Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis e abominareis o seu cadáver. Todo o que nas águas não tem barbatanas ou escamas será para vós outros abominação.
   Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, o quebrantosso e a águia marinha o milhano e o falcão, segundo a sua espécie, todo corvo, segundo a sua espécie, o avestruz, a coruja, a gaivota, o gavião, segundo a sua espécie, o mocho, o corvo marinho, a íbis, a gralha, o pelicano, o abutre, a cegonha, a garça, segundo a sua espécie, a poupa e o morcego.
   Todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés será para vós outros abominação. Mas de todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés, cujas pernas traseiras são mais compridas, para saltar com elas sobre a terra, estes comereis. Deles, comereis estes: a locusta, segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador, segundo a sua espécie, o grilo, segundo a sua espécie, e o gafanhoto, segundo a sua espécie. Mas todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés serão para vós outros abominação.
  E por estes vos tornareis imundos; qualquer que tocar o seu cadáver imundo será até à tarde. Qualquer que levar o seu cadáver lavará as suas vestes e será imundo até à tarde. Todo animal que tem unhas fendidas, mas o casco não dividido em dois e não rumina vos será por imundo; qualquer que tocar neles será imundo. Todo animal quadrúpede que anda na planta dos pés vos será por imundo; qualquer que tocar o seu cadáver será imundo até à tarde. E o que levar o seu cadáver lavará as suas vestes e será imundo até à tarde; eles vos serão por imundos.
   Estes vos serão imundos entre o enxame de criaturas que povoam a terra: a doninha, o rato, o lagarto, segundo a sua espécie, o geco, o crocodilo da terra, a lagartixa, o lagarto da areia e o camaleão; estes vos serão por imundos entre todo o enxame de criaturas; qualquer que os tocar, estando eles mortos, será imundo até à tarde. E tudo aquilo sobre que cair qualquer deles, estando eles mortos, será imundo, seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou pano de saco, ou qualquer instrumento com que se faz alguma obra, será metido em água e será imundo até à tarde; então, será limpo. E todo vaso de barro, dentro do qual cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo; o vaso quebrareis. Todo alimento que se come, preparado com água, será imundo; e todo líquido que se bebe, em todo vaso, será imundo. E aquilo sobre o que cair alguma coisa do seu corpo morto será imundo; se for um forno ou um fogareiro de barro, serão quebrados; imundos são; portanto, vos serão por imundos. Porém a fonte ou cisterna, em que se recolhem águas, será limpa; mas quem tocar no cadáver desses animais será imundo. Se do seu cadáver cair alguma coisa sobre alguma semente de semear, esta será limpa mas, se alguém deitar água sobre a semente, e, se do cadáver cair alguma coisa sobre ela, vos será imunda.
   Se morrer algum dos animais de que vos é lícito comer, quem tocar no seu cadáver será imundo até à tarde quem do seu cadáver comer lavará as suas vestes e será imundo até à tarde; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes e será imundo até à tarde.
   Também todo enxame de criaturas que povoam a terra será abominação; não se comerá. Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés ou que tem muitos pés, entre todo enxame de criaturas que povoam a terra, não comereis, porquanto são abominação. Não vos façais abomináveis por nenhum enxame de criaturas, nem por elas vos contaminareis, para não serdes imundos. EU SOU o SENHOR, vosso DEUS; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra. Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso DEUS; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.
   Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda alma vivente que se move nas águas, e de toda criatura que povoa a terra, para fazer diferença entre o imundo e o limpo e entre os animais que se podem comer e os animais que se não podem comer.

                       (Levítico 11:1-47/PALAVRA de DEUS)

   A distinção entre limpo e imundo já era conhecida antes do Sinai (Gênesis 7: 2; 8: 20). Nesta passagem, é mencionada como parte da alimentação e das Regras de Saúde de Israel (ver Deuteronômio 14: 3-21). A lei de Levítico 11 dos animais limpos e imundos introduz a segunda seção principal do Livro, na parte que lida com sacrifícios, expiações e justificação. A inclusão de itens alimentares nesta seção sugere que a santidade não é apenas um estado espiritual. Os Textos Bíblicos mostram que existem duas categorias de impureza: permanente ou natural (ex., Gênesis 7: 2, 3; Levítico 11: 13-19; comparar com Deuteronômio 14: 12-18; Levítico 20: 25, 26) e adquirida ou temporária/cerimonial (ex., Levítico 11:40; 12: 1-8; 15: 1-33). A impureza dos animais impróprios para alimentação em Levítico 11 não é contagiosa. Não foi feita nenhuma provisão na BÍBLIA para eliminar esse tipo de impureza.
   “Animais que comereis”. Este Capítulo lida com impurezas de animais; já os Cap. 12-15 abordam as impurezas de fontes humanas.
   ” O casco se divide”. Esta passagem faz distinção entre animais permitidos (“Limpos”) e proibidos (“imundos”), de acordo com sua estrutura física, seu comportamento ou sua forma de se movimentar, características que as pessoas poderiam ver com facilidade (comparar o v. 9 a respeito de peixes, com suas “barbatanas e escamas”, e o v. 20 sobre qualquer inseto voador que “anda sobre quatro pés”).
Imagem de um Médico indicando o "Assim Diz o SENHOR"   “Vos será imundo”. Todos os animais criados foram considerados bons (Gênesis 1). “Impuro” ou “Imundo” nesta passagem significa que os seres humanos não têm permissão de comê-los.
   “Qualquer que tocar o seu cadáver imundo será”. Comer carne de espécies proibidas (“Imundas”) é pecado porque viola uma Ordem Divina. No entanto, a “imundícia” de algumas espécies também causava impureza ritual física às pessoas que nelas tocassem depois da morte do animal.
   “Fonte ou cisterna [...] será limpa”. Tal fonte de pureza não poderia ser profanada. Este princípio explica porque JESUS conseguia entrar em contato com pessoas impuras sem se profanar (Mateus 8: 3; Lucas 8: 43-48). CRISTO é uma fonte de pureza.
   “Sereis santos, porque EU SOU Santo”. Os israelitas deviam imitar a Santidade de DEUS, que não se mistura com a impureza. Daniel e seus amigos obedeceram a essa Ordem Divina quando evitaram uma alimentação impura, muito embora estivessem distantes do templo. Em consequência, o SENHOR os abençoou (Daniel 1: 8-20). A distinção básica entre animais permitidos e proibidos, conhecida por Noé muito antes da existência de Israel (Gênesis 7: 2, 8; 8: 20), é atemporal, não se limita a regras cerimoniais feitas para proteger a santidade do santuário/templo.

                                  “Assim Diz o SENHOR”
 Não comereis coisa alguma abominável. São estes os animais que comereis: o boi, a ovelha, a cabra, o veado, a gazela, a corça, a cabra montês, o antílope, a ovelha montês e o gamo. Todo animal que tem unhas fendidas, e o casco se divide em dois, e rumina, entre os animais, isso comereis. Porém estes não comereis, dos que somente ruminam ou que têm a unha fendida: o camelo, a lebre e o arganaz, porque ruminam, mas não têm a unha fendida; imundos vos serão. Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será. Destes não comereis a carne e não tocareis no seu cadáver. Isto comereis de tudo o que há nas águas: tudo o que tem barbatanas e escamas. Mas tudo o que não tiver barbatanas nem escamas não o comereis; imundo vos será.

   Toda ave limpa comereis. Estas, porém, são as que não comereis: a águia, o quebrantosso, a águia marinha, o açor, o falcão e o milhano, segundo a sua espécie e todo corvo, segundo a sua espécie o avestruz, a coruja, a gaivota e o gavião, segundo a sua espécie o mocho, a íbis, a gralha, o pelicano, o abutre, o corvo marinho, a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego. Também todo inseto que voa vos será imundo; não se comerá. Toda ave limpa comereis. Não comereis nenhum animal que morreu por si. Podereis dá-lo ao estrangeiro que está dentro da tua cidade, para que o coma, ou vendê-lo ao estranho, porquanto sois povo santo ao SENHOR, vosso DEUS. Não cozerás o cabrito no leite da sua própria mãe.

                    (Deuteronômio 14: 3-21/PALAVRAS de DEUS)

   “Os animais que comereis”. Reiterando Levítico 11, o qual afirma que os israelitas não poderiam comer animais “imundos” /impróprios, por serem um povo santo (Levítico 11: 44-47; comparar com Deuteronômio 14: 2; sobre a continuidade da aplicação da distinção básica entre animais permitidos e proibidos).
   “Não comereis nenhum animal que morreu por si”. De acordo com Levítico 17: 15, o cidadão israelita leigo ou habitantes estrangeiro (mas não um sacerdote; Levítico 22: 8) tinha permissão para comer a carne de um animal limpo que morrera por si ou fora morto por outro animal. No entanto, essa pessoa ficava cerimonialmente impura. Deuteronômio 14 eleva o padrão para os israelitas depois que estivessem morando na terra prometida, onde poderiam cultivar lavouras. Por serem um povo santo, estavam proibidos de comer animais que morressem sozinhos.
   “Não cozerás o cabrito no leite da sua própria mãe”. Ver também Êxodo 23: 19; 34: 26. O leite da mãe é para a nutrição do filhote. Parece que o Princípio por trás desta lei é o respeito pela vida animal, incluindo o relacionamento entre pais e filhotes (comparar com Deuteronômios 22: 6; Levítico 22: 27, 28).

                                        “Assim Diz o SENHOR”
 Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.


                                    (Lucas 21:34/PALAVRA de DEUS)

   O Ideal de DEUS é a Saúde e o Bem-estar de SEUS filhos (ver 1Coríntios 10: 31).

                                               AMÉM!!!

                                                                                               continua...
Imagem de um olho bem aberto anunciando a "Recapitulação+"

  Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "MORDOMIA" (Verdade Presente)



Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DONS ESPIRITUAIS" (Verdade Presente)


   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Ceia do SENHOR" (Verdade Presente)



 "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.


                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)

         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                         *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  













                           * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 22/22" (Preceito por Preceito).
Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!
             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 


                                                                https://igrejas.adventistas.org/

                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário