Os Grandes Temas da BÍBLIA - "MORDOMIA" (Verdade Presente)

                                                  É DESSE JEITO!

                                                     "Mordomia"

   Mordomia significa administrar com cuidado tudo que DEUS nos deu. Embora envolva a maneira de lidar com as finanças, é muito mais do que isso. Somos mordomos do SENHOR em todos os aspectos da vida e com todos os talentos. A Ordem Divina dada aos seres humanos, no Primeiro Capítulo da BÍBLIA, para cuidar da criação lança base para a compreensão da mordomia.

                         
Imagem de um mordomo servindo na bandeja a PALAVRA de DEUS!

                                             "Assim Diz o SENHOR"
E DEUS os Abençoou e lhes Disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
                                     (Gênesis 1: 28/PALAVRA de DEUS)

    "Dominai". Refere-se ao Governo Supremo (1Reis 4: 24; Ezequiel 34: 4). O termo não fala de explorar o mundo natural; na realidade, refere-se a partilhar do domínio divino dado à humanidade, que foi criada à imagem de DEUS e, por isso é capaz de distinguir entre exploração e MORDOMIA humana é multifacetada. Ela reconhece que DEUS é o dono de todas as coisas (Ver Salmos 24: 1, 2) e a fonte de todo poder ( Ver Deuteronômio 8: 28). Incluí os princípios de serviço (Ver Mateus 20: 25-28) e prestação de contas (Ver Mateus 25: 14-30;quanto ao aspecto financeiro, Ver Levítico 27: 30-33; Malaquias 3: 8-12; Mateus 6: 21; 23: 23).

"Assim Diz o SENHOR"
Abençoou ele a Abrão pelo DEUS ALTÍSSIMO, que possui os céus e a terra; e bendito seja o DEUS ALTÍSSIMO, que entregou os teus adversários nas tuas mãos.
(Gênesis 14: 19, 20/PALAVRA de DEUS)

A Benção de Melquisedeque foi escrita de forma poética. Nada se sabe de sua família ou origem. Sua aparição e seu desaparecimento súbitos como Rei-Sacerdote são retomados no NT (Novo Testamento) e compreendidos como um tipo de JESUS, o Verdadeiro REI-SACERDOTE (Hebreus 7: 1-15).
"Dízimo". Abrão reconheceu as Bençãos de DEUS e devolveu um décimo ao representante de DEUS, a quem ele claramente reconhece como tal. A prática de dizimar com fidelidade não foi uma inovação posterior da Lei (Levítico 27: 30-33; Deuteronômio 14: 22-29), mas um princípio enraizado na natureza do SENHOR. Por ser o Dono do Universo e Doador de Bençãos, ELE Verdadeiramente merece a expressão de Fé e Gratidão de SEU povo.

"Assim Diz o SENHOR"
Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR. Se alguém, das suas dízimas quiser resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR. Não se investigará se é bom ou mau, nem o trocará; mas, se dalgum modo o trocar, um e outro serão santos; não serão resgatados.
(Levítico 27: 30-33/PALAVRA de DEUS)

"Todos os Dízimos da Terra". O Dízimo é Santo "ao SENHOR", um reconhecimento de que DEUS é o dono de todas as posses materiais. No AT (Antigo Testamento), o dízimo era destinado a sustentar os levitas e o serviço do templo (Números 18: 21, 24; sobre o custeio do Ministério do EVANGELHO no NT, ver 1Coríntios 9: 8-14).

"Assim Diz o SENHOR"
Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém; o mundo e os que nele habitam. Fundou-a ELE sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu.
(Salmos 24: 1, 2/PALAVRA de DEUS)

Alusão à Criação (ver 104: 3-9; Gênesis 1: 2, 6-10).
"Ao SENHOR". Por ser o CRIADOR, DEUS reivindica a propriedade de todo o universo e seus habitantes.

Imagem de uma casa, um relógio e de uma plantação, lembrando que devemos dedicar, nossa casa, trabalho e tempo ao SENHOR! "Assim Diz o SENHOR"
Roubará o homem a DEUS? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a MIM me roubais, vós, a nação toda.
Trazei todos os dízimos à Casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, Diz o SENHOR do Exércitos, se EU não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós Benção sem medida.
(Malaquias 3: 8-10/PALAVRA de DEUS)

Sendo que o templo é a Casa de DEUS, a recusa em apoiar o serviço do templo por meio da devolução de dízimos e ofertas equivale a roubar o SENHOR. O Dízimo, um décimo da produção agrícola e dos animais (Levítico 27: 30, 32), havia sido instituído para os levitas, por causa de seu serviço no tabernáculo (Números 18: 21). A prática de doar o dízimo remonta a Abraão (Gênesis 14: 20) e Jacó (Gênesis 28: 22), mas não estava sendo realizada com fidelidade pelos que voltaram do exílio, conforme se percebe nesta passagem e em Neemias 13: 10-13.
"As Janelas do Céu". Bençãos abundantes da parte de DEUS se seguem à nossa fidelidade à instrução de devolver o dízimo. Este, por sua vez, é parte de nossa resposta às Bençãos do SENHOR sobre nós.

"Assim Diz o SENHOR"
Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
(Mateus 6: 21/PALAVRA de DEUS)

Sobre a MORDOMIA dos bens materiais, ver Gênesis 1: 28; Deuteronômio 8: 18; Salmos 24: 1; acerca do Princípio de doar, ver Atos 20: 35; 2Coríntios 9: 7,8.

"Assim Diz o SENHOR"
Aí de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!
(Mateus 23: 23/PALAVRA de DEUS)

A amarga condenação de JESUS aos escribas e fariseus nestes famosos "ais" responsabilizava os líderes pelo destino da nação.
"Dízimo". JESUS não aboliu a prática de dar a DEUS um décimo da renda. Pelo contrário, os comentários de CRISTO reafirmam a permanência da lei de separar o dízimo e a coloca na perspectiva correta, em relação às coisas mais importantes [...]: a justiça, a misericórdia e a fé. Os escribas e fariseus haviam estendido a lei do dízimo sobre os produtos da terra (Levítico 27: 30; Deuteronômio 14: 22-33) até as menores ervas, como a hortelã, o endro e o cominho, temperos nativos daquela região do mundo. JESUS condenou a hipocrisia de guardar a letra da lei em questões pequenas ao mesmo tempo que se pratica a exploração e a opressão que os Profetas condenaram (Isaías 1: 16-18; Oséias 6: 6; Miquéias 6: 8).

"Assim Diz o SENHOR"
A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez.
(Mateus 25: 15-28/PALAVRA de DEUS)

Um talento era equivalente ao salário de cerca de 6 mil dias de trabalho.
Imagem de uma coroa de espinho e de uma de ouro!

"Assim Diz o SENHOR"
   Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo?
Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
   Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.
   Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não    usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.
  Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?
   Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

(1Coríntios 9: 8-14/PALAVRA de DEUS)

Os obreiros do Evangelho têm direito ao sustento material daqueles que se beneficiam de seu ministério (embora o próprio Paulo tenha aberto mão desse direito, v. 15-18; conferir também Gálatas 6: 6; 1 Timóteo 5: 18; ver o contexto do AT para esse Princípio de Mordomia, de apoio ao ministério, em Números 18: 24; Deuteronômio 18: 1; Malaquias 3: 10).
"Como homem". Como uma questão de egoísmo ou ressentimento.
"Lei". A lei de Moisés.
"Escrito". Em Deuteronômio 25: 4. Como em outras passagens alguns coríntios estavam usando argumentos do AT (Antigo Testamento) para apoiar sua posição a respeito da carne sacrificada a ídolos (1Coríntios 8: 4), então Paulo também apela para uma passagem do ATa fim de provar seu argumento em favor do sustento dos obreiros.
"Por nós". O que DEUS diria sobre nossa situação? O mesmo sistema de remuneração se aplica sobretudo a nós.
"Esperança". Esperança de uma remuneração justa.
"Outros". Outros missionários de Jerusalém trabalhando em Corinto. "não usamos desse direito". O principal gancho da discussão aqui. "suportamos tudo". Especialmente injustiça "para não [...] CRISTO". O critério para todas as decisões de Paulo.
"Os que prestam Serviços Sagrados". Os sacerdotes.
"Assim ordenou também o SENHOR". (ver Mateus 10: 10). A exigência de pagamento pelo Trabalho do Ministro era direito dele.

"Assim Diz o SENHOR"
Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.
(Gálatas 6: 6/PALAVRA de DEUS)

"Todas as coisas boas". Comida e abrigo (ver Mateus 10: 10).

"Assim Diz o SENHOR"
Pois a ESCRITURA declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno de seu salário.
(1Timóteo 5: 18/PALAVRA de DEUS)

O Texto cita Deuteronômio 25: 4 e uma Mensagem de JESUS registrada em Lucas 10: 7.

AMÉM!!!



Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DONS ESPIRITUAIS" (Verdade Presente)


   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Ceia do SENHOR" (Verdade Presente)




     Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 2/2)


   

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 1/2).



    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 4/4)


   

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 3/ 4)


   

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 2/4)




Os Grandes Temas da BÍBLIA - "ESPÍRITO SANTO" (Verdade Presente)


 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DEUS PAI" (Verdade Presente)



 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A BÍBLIA" (Verdade Presente).




 "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.

                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)

         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                         *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  













                           * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 22/22" (Preceito por Preceito).
Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!
             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 


                                                                https://igrejas.adventistas.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário