Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DONS ESPIRITUAIS" (Verdade Presente)

                                                  É DESSE JEITO! 

                                                  "Dons Espirituais" 

   Os Dons do ESPÍRITO SANTO foram concedidos para dar poder à Igreja em Seu Ministério. Há vários Dons Espirituais, que incluem o de Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres. Existem outros, que um Estudo mais aprofundado Revela; Todos, porém, se destinam à Instrução e ao Benefício da Igreja, bem como ao Avanço de Sua Missão.

                                   
Imagem de CRISTO  como Cabeça e de seres humanos como o corpo!

                                              "Assim Diz o SENHOR"
   E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
                                    (Efésios 4: 11-16/PALAVRA de DEUS)

    "ELE Mesmo concedeu uns". Neste novo uso da metáfora do corpo, Paulo compara os cristãos a partes do corpo. A Cabeça é CRISTO, e os indivíduos com seus dons são identificados, no v. 11, com as juntas ou os ligamentos que ajudam a unir o corpo (ver v. 15, 16; comparar com Colossenses 2: 18, 19).
   "Apóstolos, outros para Profetas, outros para Evangelistas e outros Pastores e Mestres".  Os Dons de CRISTO assunto ao Céu (v. 8-10) devem continuar a Exercer Seu Papel Unificador até a Igreja alcançar Plena União e Maturidade (v. 13), presumivelmente no Retorno de CRISTO (comparar com 1 João 3: 2, 3). Esta passagem atesta a continuidade dos Dons Espirituais, inclusive do Dom de Profecia (sobre a Presença do Dom de Profecia com o povo de DEUS, no Tempo do Fim, ver Apocalipse 12: 17; 19: 10; sobre falsos profetas, ver Mateus 24: 24).
   Uma vez que as listas de Dons Espirituais em Romanos 12: 4-8; 1 Coríntios 12: 4-11 e Efésios 4: 11 diferem, elas parecem dar exemplos de Dons possíveis, em vez de fazer uma relação exaustiva de todos eles. Joel 2: 28-31 Ensina que haverá um derramamento de DONS ESPIRITUAIS no período imediatamente anterior ao Retorno de JESUS. Tais Dons, inclusive o de Profecia, não devem ser desprezados, mas testados para ver se são genuínos segundo a PALAVRA de DEUS (1Tessalonicenses 5: 19-21). Há quatro testes dessa natureza encontrados em Isaías 8: 20; Jeremias 28: 9; Mateus 7: 20; 1 João 4: 1, 3.

                                         "Assim Diz o SENHOR"
        À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.
                                (Isaías 8: 20/PALAVRA de DEUS)

   "Desta Maneira". A BÍBLIA Apresenta no mínimo 4 Testes que podem ser aplicados àqueles que afirmam falar em Nome de DEUS usando profecias e milagres, entre outros dons espirituais. Um é a concordância com SUA PALAVRA, a BÍBLIA.

                                        "Assim Diz o SENHOR"
   Os profetas que houve antes de mim e antes de ti, desde a antiguidade, profetizaram guerra, mal e peste contra muitas terras e grandes reinos. O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do SENHOR.
                           (Jeremias 28: 8, 9/ESCRITURA SAGRADA)

   "Profetas [...] antes". DEUS havia chamado os Profetas para conduzir a nação de volta a si. Quando a nação não se arrependia, sobrevinha a catástrofe predita. A responsabilidade dos Profetas que prediziam paz era mostrar se alguma de suas profecias já haviam se cumprido. O cumprimento de uma Profecia é um dos 4 Testes (ver 1 Tessalonicenses 5: 19-21) para determinar a genuinidade de um Profeta.

Imagem da Igreja formada por pessoas
                 "Assim Diz o SENHOR"
    E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões, até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR.
         (Joel 2: 28-31/ESCRITURA SAGRADA)

   "Depois". Aponta para o Tempo do Fim. DEUS promete derramar SEU ESPÍRITO em abundância, sem limitar o Dom por Gênero ("vossos filhos e vossas filhas"), idade ("vossos velhos [...] vossos jovens") ou posição social ("sobre os servos e sobre as servas"), cumprindo a antiga oração de Moisés, de que todo o povo do SENHOR tivesse o Dom do ESPÍRITO (Números 11: 29). Pedro fez uma citação direta de Joel (Atos 2: 16-21) no Pentecostes, mas aquele não foi o cumprimento final, superior e completo do derramamento do ESPÍRITO SANTO. Os Sinais do Fim do Mundo em Joel 2: 30, 31 deixam claro que o Cumprimento Supremo acontecerá no Fim da História da Terra. Incluirá tanto o derramamento de Dons Espirituais de modo geral, quanto do Dom de Profecia em particular.

                                        "Assim Diz o SENHOR" 
                          Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.
                                (Mateus 7: 20/PALAVRA de DEUS)

   "Os Frutos" de um Profeta (O Impacto de sua vida e obra) são um dos 4 Testes (ver 1 Tessalonicenses 5: 19-21) para se determinar se o Dom é Genuíno.

                                        "Assim Diz o SENHOR" 
      Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.
                              (Mateus 24: 24/ESCRITURA SAGRADA)

    A existência de falsos profetas revela que também se deve esperar que existam Profetas Verdadeiros no Tempo do Fim.

                                        "Assim Diz o SENHOR"
   Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.
                                (Atos 2: 16-18/PALAVRA de DEUS)

   "Joel". Pedro faz menção à Profecia de Joel 2: 28-31, a qual promete o ESPÍRITO de DEUS para os últimos dias. Neste derramamento sobre toda a carne, o SENHOR ignora distinções de idade, sexo e posição social. Em vez disso, o ESPÍRITO é derramado sobre todos, sinalizando um tema no cerne de Atos: DEUS usa a todos (v. 17, 18) para levar SALVAÇÃO a todos (v. 21).


                                              "Assim Diz o SENHOR"
   Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.
                            (Romanos 12: 4-8/ESCRITURA SAGRADA)


   "Segundo a proporção da Fé". Segundo o Chamado e os Dons Espirituais. Neste Capítulo, Paulo usa o termo "Fé" no sentido de compreensão dos Dons Espirituais, pois se espera que expressemos a Fé por meio dos Dons Espirituais recebidos (ver 1: 11, 12).

Imagem de um anúncio que diz: JESUS é o Cabeça da Igreja!       "Assim Diz o SENHOR"
   De maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.
   E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.
                           (1 Coríntios 12: 7-10, 27-30/PALAVRA de DEUS)

   "Palavra da Sabedoria". A Habilidade de Pensar com Cuidado e Compartilhar Decisões Inspiradas pelo ESPÍRITO (ver 6: 5).
   "Palavra do Conhecimento". Capacidade de Ensinar. Ambos os Dons Buscam Entender, Expor e Implementar a "Loucura" da Cruz (ver 1: 18-24).

                                    "Assim Diz o SENHOR"
Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.
                         (1Tessalonicenses 5: 19-21/PALAVRA de DEUS)

   "Não Resistam à influência do ESPÍRITO, sobretudo, nas Profecias" (v. 20, 21). "Julgai". A BÍBLIA Apresenta pelo menos 4 Testes para saber se um Profeta é Genuíno.
   "O que é Bom". Tudo aquilo que "Edifica" a Igreja.

                                     "Assim Diz o SENHOR"
   Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.

                          (1 João 4: 1, 2/ESCRITURA SAGRADA)

   "Provai os espíritos". Muitos afirmam ser guiados pelo ESPÍRITO SANTO, quando, na Verdade, o espírito que os guia não vem de DEUS (1Timóteo 4: 1).
   "Profetas". Pessoas que transmitem uma Mensagem de DEUS.
   "Todo espírito que confessa [...] JESUS". A pessoa pode ser provada verificando se suas palavras sobre JESUS estão de acordo com o que João e os outros Autores da BÍBLIA dizem: Outra prova para Mestres e Profetas é encontrada em Isaías 8: 20; Jeremias 28: 9 e Mateus 7: 20.

                                     "Assim Diz o SENHOR"
   Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.
                           (Apocalipse 12: 17/PALAVRA de DEUS)

   "Dragão [...] Descendência". Os dois lados no Conflito Final na Terra.
 "Pelejar". Os "Mandamentos", além de serem importantes no Tempo do Fim, serão Foco de Conflito. Este versículo prepara caminho para os dois capítulos seguintes, que apresentam os agentes e as atividades do dragão (cap. 13) e a Identidade e Mensagem da Mulher (a Igreja) nos Últimos Dias (cap. 14, sobre o REMANESCENTE, ver 2 Pedro 3: 10-14; sobre sua missão , ver Apocalipse 14: 6-12; 18: 1-4; sobre a Obediência à LEI de DEUS, conferir 14: 12; Êxodo 20: 1-17; Mateus 5: 17-19; 1 João 2: 3-6; sobre a Profecia no Tempo do Fim, ver 19: 10).
"Os Restantes da Sua Descendência". O mesmo que "Remanescente", um dos vários títulos do povo de DEUS no Tempo do Fim. O Remanescente do Tempo do Fim apresenta 2 Características-Chaves. Obediência aos Mandamentos de DEUS e o Exercício do Testemunho de JESUS, ou o "Espírito de Profecia" (ver "NT+ de 1: 2). Além disso, o contexto sugere que o REMANESCENTE aparece na história após os 1260 dias/anos (12: 14; ver "NT+ de 11: 2").
   "Se pôs em pé". A maioria dos manuscritos diz: "ele [o dragão] se pôs em pé", mas a frase também pode se referir a João.

                                       "Assim Diz o SENHOR"
   Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.
                           (Apocalipse 19: 10/PALAVRA de DEUS)

   "Teus irmãos". Chamados de "Profetas" em 22: 9.
   "Testemunho de JESUS" O Testemunho de JESUS é o Dom Profético.


                                              AMÉM!!! 



Imagem de Apresentação da Recapitulação+
Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:


   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Ceia do SENHOR" (Verdade Presente)




     Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 2/2)


   

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 1/2).



    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 4/4)


   

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 3/ 4)


   

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 2/4)




Os Grandes Temas da BÍBLIA - "ESPÍRITO SANTO" (Verdade Presente)


 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DEUS PAI" (Verdade Presente)



 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A BÍBLIA" (Verdade Presente).


Imagem de Apresentação do nosso Presente+


 "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.

                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)

         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                         *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  













                           * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 22/22" (Preceito por Preceito).
Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!
             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                              https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                               Novo Tempo!                 
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário