Os Grandes Temas da BÍBLIA - "INFERNO" (Parte 1/2)

                                           É DESSE JEITO! 

    Este é outro assunto de Grande interesse. De modo geral, pensa-se no Inferno como um lugar em que os ímpios passarão a Eternidade. Diferentes compreensões acerca do Inferno têm transformado o Tema num ensino controverso ao longo de toda a história cristã.
                                                    
Imagem de pessoas sendo consumidas por fogo

                           "Assim Diz o SENHOR"
        Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
                                          (Mateus 10: 28/PALAVRA de DEUS)

  Alma. JESUS não apóia, aqui, o dualismo grego entre alma e corpo como entidades separadas. O ensino judaico não considerava que as pessoas tivessem uma alma incorpórea como ensinava a filosofia grega. Portanto, neste versículo CRISTO usa o termo “alma” para se referir à “Vida Eterna”. Não tema aqueles que podem tirar sua vida presente (corpo), mas, sim, aquele que também pode tirar a Vida Eterna (alma). Inferno. Além de ensinar sobre a realidade do inferno, JESUS também sugeriu que o inferno levaria a pessoa à total destruição (comparar com Malaquias 4: 1, 3; Romanos 6: 23; 2 Pedro 3: 12; Apocalipse 20: 14). Uma vez que os ímpios não têm a imortalidade (ver 1 Timóteo 6: 16), é impossível que eles vivam perpetuamente no fogo.

                                          "Assim Diz o SENHOR" 
   Os ribeiros de Edom se transformarão em piche, e o seu pó, em enxofre; a sua terra se tornará em piche ardente. Nem de noite nem de dia se apagará; subirá para sempre a sua fumaça; de geração em geração será assolada, e para todo o sempre ninguém passará por ela.
                                   (Isaías 34: 9, 10/PALAVRA de DEUS)

   A destruição de Edom  (v. 5, 6) é inserida no contexto de uma catástrofe com traços claramente internacionais (v. 1-4). Edom ilustra o que acontece com todos os que merecem o Juízo de DEUS. Neste texto, Isaías descreve o destino miserável dos ímpios tanto no presente como no Fim dos Tempos.
   "Nem de noite nem de dia se apagará." Afirma-se que a devastação de Edom duraria para sempre, queimando de dia e de noite, um conceito comumente associado a queimar eternamente no inferno. Todavia, Edom não queimou para sempre. A Expressão Bíblica tem a intenção de dizer que o fogo não será extinto antes de consumir por completo aquilo que está queimando, até não restar nada. Isso não significa que o fogo jamais se extinguirá (ver 1: 31; Jeremias 4: 4; 17: 27; Ezequiel 20: 48).
   "Para todo o sempre." Literalmente, significa por um período indeterminado, definido essencialmente pela natureza da pessoa, coisa ou circunstância a que se aplica. Para Jonas dentro da barriga do peixe , "para sempre" (Jonas 2: 6) correspondeu a "três dias e três noites" (Jonas 1: 17). No que se refere aos seres humanos, a expressão frequentemente significa "enquanto a pessoa viver" (ver Êxodo 21: 6; 1 Samuel 1: 22, 28). Essa Passagem dá o exemplo mais claro de que a expressão que se refere a queimar para sempre não deve ser interpretada literalmente. Em outras palavras, o versículo demonstra a linguagem metafórica referente a queimar no inferno. Significa simplesmente destruição total. Seria impossível haver uma queima perpétua do lugar em que habitam o pelicano, o ouriço, o bufo e o corvo (Isaías 34: 11). O Texto mostra uma profusão de imagens para dizer que não haveria vida humana ali.

                                          "Assim Diz o SENHOR"
   Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.
                                   (Malaquias 4: 1/PALAVRA de DEUS)

   "Arde como fornalha." Retrato vívido da destruição completa dos ímpios no Juízo, por ocasião do Dia do SENHOR. A destruição é tão completa que não sobra "nem raiz nem ramo", somente cinzas (v. 3). Esta é uma imagem normalmente associada ao conceito de Inferno.

                                        "Assim Diz o SENHOR"
      A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.
                                 (Mateus 3: 12/PALAVRA de DEUS)

      "Fogo inextinguível." Um fogo que não se pode apagar até que o combustível acabe.

                                       "Assim Diz o SENHOR" 
            E os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.
                                (Mateus 13: 42/PALAVRA de DEUS)
   
   "Ranger de dentes." Esta expressão ocorre várias vezes em Mateus e em Lucas. Trata-se de uma metáfora para o castigo dos ímpios e ilustra a tragédia de ser lançado nas trevas ou no fogo.

                                        "Assim Diz o SENHOR"
             E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.
                               (Mateus 25: 46/PALAVRA de DEUS)
                  
Imagem de fogo inextinguível

                                           "Assim Diz o SENHOR" 
      E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível.
                                   (Marcos 9: 43/PALAVRA de DEUS)  

   "Corta-a." Assim como no caso da pedra de moinho, JESUS não está sendo literal neste versículo (ver Mateus 18: 18).
   "Inferno." O termo grego se refere ao depósito de lixo do lado de fora de Jerusalém (o Vale de Hinom), que sempre estava em combustão e se transformou em símbolo do fogo final do Inferno e do castigo eterno.

                                            "Assim Diz o SENHOR"
   No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.
                                     (Lucas 16: 23/PALAVRA de DEUS)

     "Viu [...] Abraão e [...] disse." Descrição mítica, mostrando que se trata de uma história imaginária, baseada em folclore popular. JESUS a contou para ilustrar a Lição sobre Compartilhar as riquezas (ver 6: 20, 24). Dada a natureza figurada desta parábola, os detalhes não devem ser interpretados com o objetivo de determinar o que acontece com os salvos e os perdidos após a morte, pois esse não é o assunto da pauta. A BÍBLIA deixa claro que, por ocasião da morte, todos descansam na sepultura (ver Salmos 146: 4; Eclesiastes 9: 5; João 11: 11, 14).

                                                      AMÉM! 

                                                                                            Continua... 


Iagem de estudante com uma lupa, anunciando a nossa "Recapitulação+"    Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SAÚDE" (Parte 2/2)  



 Os Grandes Temas da BÍBLIA – “SAÚDE” (Parte 1/2)



Os Grandes Temas da BÍBLIA - "MORDOMIA" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DONS ESPIRITUAIS" (Verdade Presente)


   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Ceia do SENHOR" (Verdade Presente)



     Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 2/2)


    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 1/2).


    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 4/4)


    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 3/ 4)


   

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 2/4)




Os Grandes Temas da BÍBLIA - "ESPÍRITO SANTO" (Verdade Presente)


 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DEUS PAI" (Verdade Presente)






Imagem de uma caixa de Presente Aberta, anunciando o nosso Presente+ à Todos Irmãos!

   "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.

           Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)

         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                        *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                          * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  













                           * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 22/22" (Preceito por Preceito).
Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!
             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                             https://igrejas.adventistas.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário