ESPECIAL - A Guerra entre DEUS e Satanás (Parte 1)

                                                 É DESSE JEITO!  

           

                                           Introdução  

   Dispersas através das páginas do AT (Antigo Testamento) e NT (Novo Testamento), encontram-se muitas referências e alusões a uma incessante Guerra entre DEUS e Satanás, entre o Bem e o mal, tanto em nível pessoal quanto cósmico. Comparando essas passagens, embutimos as percepções individuais delas para formar um mosaico da Verdade, através do qual somos capazes de compreender a Mensagem Total da ESCRITURA com maior clareza do que se não o fizéssemos.

   O conflito moral, que tem perturbado o Universo da Criação de DEUS, acha-se estreitamente vinculado ao Plano de Salvação. Este último prevê, não só a libertação da humanidade da escravidão do pecado, mas também uma teodiceia para a Divindade contra as acusações de Satanás.

   No estudo que se segue, ordenamos as informações Bíblicas em sequência cronológica, a fim de demonstrar de forma mais eficaz a natureza da Guerra, seu desenvolvimento através dos séculos e a Batalha Final, que termina com a derrota de Satanás e com o Triunfo e a Vindicação de DEUS. O artigo é concluído com um resumo das Verdades teológicas mais importantes apresentadas por esse Ensino Fundamental da ESCRITURA.

 

                                     O Segredo Divino   

   DEUS criou todos os seres inteligentes como agentes morais livres, dotados da capacidade de prestar amorosa lealdade ao CRIADOR ou rejeitar-Lhe a autoridade. Diversas passagens do Novo testamento provam que DEUS predisse a apostasia que teria lugar entre os anjos e a insurreição que se seguiria. Ele previu que a humanidade seria enganada ao aderir à rebelião.

   Antes do início dos tempos (no tocante a este planeta) - em algum ponto da eternidade passada - DEUS (o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO) elaborou o Plano de Salvação para enfrentar essa crise prevista. O apóstolo Paulo se refere a esse plano como o “mistério guardado em silêncio nos tempos eternos" (Romanos l6:25). Esse segredo ou “sabedoria [.] oculta", afirma ele, "Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória" (1Coríntios 2:7), antes de se iniciar o tempo na Terra.

   O segredo ou mistério é "o Mistério do Evangelho”, explica Paulo em outra parte

(Efésios 6:19). É evidente, portanto, que a rebelião, que acabou eclodindo entre algumas das inteligências criadas no Universo, não pegou DEUS de surpresa. A Divindade já havia elaborado uma “operação-resgate” voltada para seres humanos rebeldes enganados um plano que também forneceria uma arma eficaz em sufocar a rebelião permanentemente.

 

                               A Graça Deu Início ao Plano 

   "Graça" é uma Amorosa e Misericordiosa atitude do Céu para com os indignos e rebeldes pecadores. Sobre essa base, DEUS escolheu Salvar e Transformar todos os pecadores arrependidos que aceitassem as providências tomadas para sua salvação. O Apóstolo observa que eles seriam libertados, não em virtude de algumas boas obras que pudessem praticar, mas pela "Sua [de DEUS] própria Determinação e Graça que nos foi dada em CRISTO JESUS, antes dos tempos eternos" (2Timóteo 1:9).

 

                               A Morte Expiatória de CRISTO 

   DEUS determinou que a morte expiatória de JESUS CRISTO se tornasse o coração do Plano da Salvação. O Apóstolo Pedro testificou dessa decisão quando disse à multidão presente à Festa de Pentecostes, em Jerusalém, que Cristo fora "entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus'” para morrer (Atos 2:23). Mais tarde, escreveu aos companheiros cristãos: "Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados [...], mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós” (1Pedro1:18-20).

   No Caráter, DEUS é tanto Justo e Misericordioso quanto Santo e Bondoso. Não importa o quanto DEUS tenha amado os humanos rebeldes e pecadores, Ele não seria justo se simplesmente desculpasse o pecador. Mas, antes de o pecado e a rebelião entrarem no Universo, DEUS planejou estender a Graça (Misericórdia) a rebeldes arrependidos por meio de JESUS CRISTO, isto é, por meio da Morte Expiatória de SEU FILHO. A morte substitutiva e penal de CRISTO satisfaria a Justiça Divina e tornaria possível o Perdão e a Reconciliação a ser estendidos aos pecadores penitentes (Romanos 3: 21-26).

                                                                                                                        Continua...

                                          

   Se você perdeu algum dos Estudos da 1ª Temporada segue   abaixo os links, Bons Estudos! 

 (Estudo 008/1ª Temporada)


TEOLOGIA - "O Crescimento da IGREJA" (Estudo 009/1ª Temporada)

TEOLOGIA - "Crenças Fundamentais" (Estudo 010/1ª Temporada)



                           


                                            igrejas.adventistas.org 

                                                               #NovoTempo 





                           

Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                        "Assim Diz o SENHOR" 


Nenhum comentário:

Postar um comentário