PROJETO TEOLOGANDO:
Aprendendo TEOLOGIA Estudando!
“Assim Diz o SENHOR”
Ensinando-os a
guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos
os dias até à consumação do século.
Avanços
Teológicos
Os pioneiros adventistas do sétimo dia, mantendo-se fiéis à BÍBLIA como a única regra de fé e doutrina, evitaram fazer credos ou declarações doutrinárias. Uriah Smith escreveu uma declaração doutrinária em 1872, mas, na controvérsia que acompanhou as mensagens de 1888 em Mineápolis sobre a justificação pela fé, o documento foi até certo ponto esquecido. Naquele ano, o Seventh-day Advestist Yearbook foi publicado sem nenhuma declaração doutrinária. À medida que a Igreja crescia, porém, tornaram-se numerosas as questões a respeito das crenças adventistas. Em 1930, a Associação Geral pediu a uma comissão de quatro pessoas que fizesse o esboço de uma declaração. Elas fizeram seu trabalho, de modo que o Yearbook seguinte incluía as “Crenças Fundamentais dos Adventistas do Sétimo Dia”.
Essa declaração
refletia uma concepção da TRINDADE da pessoa e obra de CRISTO e da relação
entre a Lei e a Graça mais clara do que a redigida por Smith. Mas, ela não foi
aceita oficialmente senão em 1946, com a ressalva de que não podia ser
alterada, a não ser pela Associação Geral reunida em assembleia. A primeira
declaração oficial de doutrinas foi votada na assembleia da Associação Geral de
1980. Agora, essas 28 crenças fundamentais aparecem regularmente no Seventh-day
Adventist Yearbook.
A Igreja tem
contendido com diferentes pontos de vista teológicos, tanto no passado quanto
no presente. A questão de 1888 a respeito da justificação pela fé transitou
para o século 20. No começo da década de 1900, a relação de Kellogg com a
Igreja levantou discussões sobre eclesiologia. Realizaram-se conferências
Bíblicas em 1919, 1952 e 1974 com o propósito de discutir crenças e chegar à
unidade. Na década de 1980, a controvérsia sobre a compreensão adventista do
Santuário Celestial provocou dolorosa dissensão na Igreja. Na década de 1990, diferentes
concepções sobre hermenêutica e estilos de adoração polarizaram pastores e
membros em algumas partes da igreja, em âmbito mundial.
Baseados em sua
aceitação da Profecia Bíblica, os adventistas do sétimo dia consideram-se
herdeiros espirituais do antigo Israel e da igreja apostólica, com as bênçãos e
as obrigações decorrentes dessa herança. Dentro dos mais amplos limites da
Profecia Bíblica, o ministério de Ellen White tem funcionado como uma extensão
moderna do impulso profético da BÍBLIA.
A missão dos
adventistas do sétimo dia é proclamar o Evangelho contido na BÍBLIA como um
todo até os confins da Terra (Mateus 28:19, 20) e levar a Mensagem dos Três Anjos (Apocalipse 14: 6-12) a todos os povos. A observância do Sábado do
Sétimo Dia é para os adventistas um lembrete da Criação da Terra em seis dias (Gênesis 1; Êxodo 20: 11), da alegria
de ser povo de DEUS (Ezequiel 20: 20)
e da esperança do repouso eterno (Hebreus4: 9-11). A convicção de que a santificação deve acompanhar a justificação
fundamenta a ênfase adventista em um estilo de vida saudável, pleno de
integralidade física, mental, social e espiritual.
O preâmbulo da
declaração de crenças fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, votada
em 1980, afirma claramente que a Igreja ainda permanece aberta a novos esclarecimentos
e compreensão adicional da BÍBLIA. Os estudos apresentados neste Blog
representam a compreensão atual e em profundidade dos principais temas bíblicos
conforme tratados por aqueles que exercem o ministério do ensino na Igreja.
Cada estudo apresentado aqui contém uma breve história de como se formou a
posição adventista que está sendo analisada, além de informações adicionais
sobre o seu desenvolvimento teológico.
TEOLOGANDO - "Quem são os Adventistas do Sétimo Dia?" (Estudo 001).
TEOLOGIA - "O Movimento Milerita" (Estudo 002)
TEOLOGIA - "O Grande Desapontamento" (Estudo 003)
TEOLOGIA - "Os Primeiros Ensinos" (Estudo 004).
TEOLOGIA - "Primeiros Líderes" (Estudo 005/1ª Temporada)
TEOLOGIA - "Tiago White" (Estudo 006/1ª Temporada)
TEOLOGIA - "Ellen Gould (Harmon) White" (Estudo 007/1ª Temporada)
TEOLOGIA - "História da Primeira Fase do Adventismo" (Estudo 008/1ª Temporada)
Este Glossário não pretende fornecer informações novas ou
mais preciosas. Visto que, em sua maior parte, os termos são explicados no
próprio texto, o objetivo principal do "GLOSSÁRIO+" é servir de
comodidade para o nosso leitor e lembrete para a memória. As definições
refletem os significados desses termos conforme empregados nos artigos deste
Blog!
(01) ALTA CRÍTICA
- Em sua acepção Teológica, o termo se aplica à crítica histórica e literária
da BÍBLIA. Essa crítica tem que ver basicamente com as fontes e os gêneros
literários das ESCRITURAS e com questões de autoria.
(02)
ANTROPOLOGIA - Do grego anthrõpos "ser humano", e logos,
"discurso". Na Teologia, é o estudo da origem, natureza e destino do
ser humano, em contraste com o estudo de DEUS e dos Anjos.
(03) APÓCRIFOS -
Coleção de livros e seções de livros não contidos no cânones judaico e
protestante, mas aceitos pela igreja católica romana com o nome de
deuterocanônicos.
(04) Aramaico –
Língua semítica usada em grande parte do Oriente Próximo desde a ascensão dos
assírios e babilônicos ao poder. Falado pelos judeus durante o exílio
babilônico, o aramaico era idioma nativo na Palestina no tempo de CRISTO.
(05) Baixa Crítica
- Outro nome para a crítica textual da BÍBLIA, isto é, o estudo do Texto
Bíblico para determinar, tanto quanto possível, o que realmente foi escrito
pelos autores inspirados.
(06)
Binitarianismo – Crença de que há apenas duas pessoas na Divindade, a saber: o
Pai e o Filho.
(7) Cânon – Do
grego kanôn, “vara de medir”. Lista que serve como regra. Na linguagem cristã,
o termo designa o conjunto dos livros considerados inspirados, que compõem o
Antigo e o Novo Testamento.
(8) Catolicismo
romano – Fé, adoração e prática dos cristãos em comunhão com o bispo de Roma.
(9) Crítica
Bíblica – Estudo e análise científica dos elementos humanos que entram na
composição das ESCRITURAS.
(10) Crítica da
Fonte – Método de Estudo da Bíblia empregado para descobrir fontes subjacentes
ao Texto Bíblico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário