TEOLOGIA - "O Grande Desapontamento" (Estudo 003/1ª Temporada)

                                        TEOLOGANDO: 

                            Aprendendo TEOLOGIA Estudando! 

         

                                 "Assim Diz o SENHOR"

        Ele me disse: Até Duas Mil e Trezentas tardes e manhãs, e o Santuário será purificado.

                           (Daniel 8: 14/PALAVRA de DEUS)

                                "O Grande Desapontamento"

    Miller havia ensinado que o mundo acabaria em algum momento do ano de 1843. No verão daquele ano, ele expressou sua frustração por CRISTO ainda não ter vindo, mas recomendou com insistência que os crentes continuassem a esperar pela breve Vinda do SENHOR. Em fevereiro de 1844, um grupo de pregadores adventistas, nos quais Miller não estava incluído, chegou à compreensão de que a Profecia dos 2.300 anos de Daniel 8: 14 só terminaria no outono de 1844. O dia exato, 22 de outubro, foi determinado pouco tempo depois.

     A nova data para a Segunda Vinda foi calculada tomando-se como base a data para o Dia da Expiação judaico no sétimo mês pelo calendário judaico caraíta. Uma vez que CRISTO, nossa Páscoa, foi crucificado no dia em que o cordeiro pascal era morto e voltou à vida no dia de mover o molho, era lógico esperar que ELE viesse do Santo dos Santos Celestial para anunciar o início do ano do jubileu no Dia da Expiação.

   A data de 22 de outubro demorou a ser aceita. Mas, com a proximidade do tempo, aumentou o entusiasmo. Apesar disso, nem todos se uniram ao "movimento do sétimo mês". O próprio Miller só admitiu que 22 de outubro de 1844 era a data correta duas semanas antes do fatídico dia.

   Com solene alegria e grande expectação, os mileritas se reuniram no dia 22 de outubro de 1844 em residências e igrejas, para esperar o Retorno de CRISTO. Que pena! Suas esperanças naufragaram. Além da decepção, tiveram que enfrentar o ridículo da parte dos escarnecedores e daqueles que apenas por temor haviam professado fé no advento. Os fiéis, convictos de que o movimento fora liderado por DEUS, procuraram entender em que haviam errado.

   Após o Grande Desapontamento aqueles que haviam esperado pelo advento desintegraram-se em grupos que divergiam sobre o motivo pelo qual CRISTO não viera. A maioria acreditava estar certa em aplicar a Profecia dos 2.300 dias à Segunda Vinda. Se CRISTO não tinha vindo era porque haviam se equivocado nos cálculos. Um grupo menor garantia que estavam certos tanto no acontecimento como na cronologia - a Vinda de CRISTO fora um acontecimento de natureza "espiritual" na vida dos crentes. Esses se tornaram conhecidos como "espiritualizadores", muitos dos quais se bandearam para os shakers. Alguns marcaram novas datas para a Segunda Vinda, apenas para sofrer novas decepções.

   Outro grupo defendia a ideia de que a cronologia estava correta, mas haviam esperado o acontecimento errado. Entre eles estavam os Fundadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

   Guilherme Miller continuou esperando pela Volta de JESUS, embora admitisse que as fontes históricas e cronológicas nas quais se baseara podiam estar erradas. Em sua expectativa da breve Vinda de JESUS, dissociou-se daqueles que acreditavam residir o erro mais no acontecimento do que na data, mas continuou a tratar a todos como irmãos cristãos. Não aceitou, como ocorreu com os pioneiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a nova maneira de compreender o Santuário Celestial, o Sono da Morte nem a Observância do Sábado. Miller morreu em 1849 ainda na esperança de SALVADOR prestes a vir.

   Em 23 de outubro de 1844, Hiram Edson e um amigo milerita saíram de casa para encorajar os que, como eles, se haviam desapontado. Enquanto atravessavam o milharal de Edson, depois de uma sessão de oração, este teve um súbito lampejo de discernimento. Os mileritas achavam que o Santuário a ser purificado de pecados (Daniel 8: 14), por ocasião da Segunda Vinda de CRISTO, era a Igreja na Terra. Edson compreendeu, porém, que o Santuário a ser purificado não estava na Terra, mas no Céu. O Dia 22 de Outubro assinalava o início, não o fim, do antitípico Dia da Expiação. JESUS havia entrado no lugar Santíssimo do Santuário Celestial para realizar uma Obra Especial antes de Voltar à Terra.

   Edson e seus amigos mileritas reexaminaram as ESCRITURAS sob essa perspectiva. Em 1845, Owen R. L. Crosier aperfeiçoou o ponto de vista de Edson, articulando a posição adotada posteriormente pelos Adventistas do Sétimo Dia. O Dia 22 de Outubro de 1844 assinalava o início da purificação do Santuário Celestial e a Abertura do Juízo Investigativo Pré-Advento. A Segunda Vinda de CRISTO à Terra ainda estava no futuro. Não se marcou nenhuma data, mas o consenso era de que o visível Retorno de JESUS era iminente. Depois disso, viria o Milênio, durante o qual CRISTO e os santos reinaram no Céu. No fim dos Mil Anos, a Terra seria renovada e o Reino, estabelecido.

                                                                                                (Fonte: Tratado de Teologia)

                                              É DESSE JEITO! "Vídeo+"

           



                 

         Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                    "Assim Diz o SENHOR"

Nenhum comentário:

Postar um comentário