TEOLOGIA - "O Movimento Milerita" (Estudo 002/1ª Temporada)

                                 Projeto: TEOLOGANDO

                                Aprendendo TEOLOGIA Estudando!   

                

                                     "Assim Diz o SENHOR"

   Ele me disse: Até Duas Mil e Trezentas tardes e manhãs, e o Santuário será purificado.

                                 (Daniel 8:14/PALAVRA de DEUS)

                                       "O Movimento Milerita"

   Em Low Hampton, Nova York. o fazendeiro Guilherme Miller começou a fazer um estudo cuidadoso da BÍBLIA na época de sua conversão em 1816. Após dois anos de investigação concluiu que, de acordo com a Profecia de Daniel 8:14, "dentro de, no máximo, 25 anos [...] todos os assuntos da nossa condição presente serão encerrados" (Miller, 12). Miller passou outros cinco anos examinando e reexaminando os argumentos favoráveis a seus pontos de vista. Somente então ficou convencido não só da proximidade da Vinda de CRISTO, mas também da obrigação que tinha de compartilhar sua crença. Sendo autodidata e tímido por natureza, Miller receava sair para proclamar o que havia descoberto em seus estudos proféticos.

   Em 1831, Guilherme Miller se comprometeu perante DEUS de que, se alguém fosse convidá-lo para pregar, ele "iria e lhes contaria o que encontrou na BÍBLIA sobre a Vinda do SENHOR" (ibid., 17). Mal havia terminado de fazer essa oração quando chegou um rapaz levando o convite para o fazendeiro estudante da BÍBLIA fazer uma palestra numa reunião de reavivamento. Surpreso com a pronta resposta, Miller lutou com DEUS em oração durante uma hora até sentir que estava pronto para aceitar o convite de falar na cidade vizinha de Dresden.

   Em 1832, Miller publicou uma série de oito artigos em um jornal de Vermont. Antes de 1834 estava dedicando tempo integral à pregação e à escrita. Em 1836, lançou um livro, depois ampliado com uma cronologia e diagramas proféticos. De outubro de 1834 a junho de 1839, o diário de Miller registra 800 palestras proferidas em resultado de convites diretos.

   A medida que pregadores de outras denominações se uniam a Miller, crescia o número de crentes. Os que participavam no movimento foram chamados de "Mileritas" ou "Adventistas". Em 1840, Josué Himes lançou a revista Signs of the Times, a primeira de uma grande série de publicações mileritas, Nesse mesmo ano se fez uma convocação para se instalar em Boston a primeira "Conferência Geral dos Cristãos que Esperam o Advento".

   Esse encontro foi seguido de um segundo em 1841. As 200 pessoas presentes traçaram uma estratégia para distribuir literatura e pregar a Mensagem do Advento entre as diversas denominações que eles representavam.

   No início de 1842 começaram a se realizar reuniões campais mileritas com o objetivo de "despertar pecadores e purificar cristãos para proclamarem o Clamor da Meia-Noite, ou seja, anunciar a vinda imediata de CRISTO para julgar o mundo" (Hale, Plumer e Cole, 88). Segundo cálculos posteriores de Miller, o movimento contava com nada menos que 200 pastores, 500 conferencistas e 50 mil crentes, oriundos das mais diferentes igrejas e comunidades religiosas. Com seus diagramas, livros, periódicos e gigantescas tendas de reuniões, os mileritas causaram grande impacto em seus contemporâneos que viviam nos estados do nordeste americano. Também começaram a sofrer oposição das igrejas dominantes.

   Eram comuns os falatórios sobre as crenças fanáticas dos mileritas. Jornais estampavam artigos contendo mais fantasia do que Verdade: um declarou que os adventistas estavam preparando túnicas para a ascensão. O ridículo público a que os mileritas foram submetidos fez com que a maioria deles se separasse em 1843 de suas igrejas de origem. 

                                                                                       (Fonte: Tratado de Teologia)

                               É DESSE JEITO! "CONVITE+"

    

                   
     

TEOLOGANDO - "Quem são os Adventistas do Sétimo Dia?" (Estudo 001)


                  

   Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                    "Assim Diz o SENHOR"

Nenhum comentário:

Postar um comentário