PROJETO TEOLOGANDO:
Aprendendo TEOLOGIA Estudando!
“Assim
Diz o SENHOR”
Toda a
Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a
correção, para a educação na justiça,
(2 Timóteo 3:16/PALAVRA de DEUS)
Os pioneiros que se reuniram nas conferências sabáticas e depois bíblicas em fins da década de 1840 estudaram longa e fervorosamente a BÍBLIA, com o objetivo de descobrir as doutrinas corretas. Desejavam estar em harmonia com as ESCRITURAS. Ao mesmo tempo, sentiam-se receosos de convidar outros a se unir a eles, levando em conta, segundo entendiam, que a Porta da Salvação estava fechada. Mas a atitude dos pioneiros em relação à possibilidade de outros serem Salvos mudou em virtude do cuidadoso estudo da BÍBLIA, das visões de Ellen White que falavam de uma mensagem circulando o mundo e da conversão de pessoas que não haviam tomado parte no movimento de 1844. Antes de 1852, a “porta fechada” se havia convertido na “Porta Aberta”, e o zelo missionário do pequeno grupo os levou a Pregar e Ensinar por todos os Estados do leste americano.
A Década de 1850: Publicações
A obra de
publicações, iniciada em Rochester, Nova York, e depois transferida para Battle
Creek, no Michigan, ocupou lugar de destaque nos esforços adventistas na década
de 1850. A precursora da atual revista semanal Adventist Review começou a ser
publicada em 1850. O Youth’s Instructor surgiu em 1852. De 1849 a 1854, os
periódicos adventistas anunciaram a publicação de 39 folhetos. De 1852 até
1860, relataram o lançamento de 26 livros.
A primeira literatura em uma língua diferente do inglês apareceu no fim da década. Com o objetivo de alcançar imigrantes de fala não inglesa, prepararam-se traduções de livros para o alemão, francês e holandês. A intenção era que eles enviassem o material aos parentes que haviam ficado em sua terra natal, de onde haviam emigrado para os Estados Unidos.
De 1855 até sua morte, em 1903, o nome de Uriah Smith foi sinônimo de publicações Adventistas do Sétimo Dia. Durante todo esse período, com exceção de alguns anos, Smith foi editor da Review. Às vezes, ele desempenhava também as funções de revisor, gerente de negócios e guarda-livros. Talentoso na escrita, Smith também era dotado de aptidões mecânicas. Inventou e patenteou uma perna artificial com joelho e tornozelo de juntas flexíveis, e uma carteira escolar com assento dobrável. Seus livros sobre Apocalipse (1867) e Daniel (1873) combinaram-se em um único volume, As Profecias de Daniel e Apocalipse, vindo a ser o primeiro livro doutrinário vendido por colportores adventistas.
A
Década de 1860: Organização
A Igreja adotou
um nome em 1860, organizou associações locais em 1861, estabelecendo-se
finalmente como Associação Geral em 1863. Diversos irmãos de influência se
opuseram a essa mudança, afirmando que formar uma organização era tornar-se
“Babilônia”. No entanto, os mais pragmáticos, que julgavam ser indispensável
ter personalidade jurídica para poder abrir uma editora e ter a posse e a
propriedade dos imóveis da igreja, ganharam a discussão.
A década de 1860 teve como foco a Mensagem de Saúde. Depois de receber em Otsego (Michigan) uma visão sobre saúde, Ellen White escreveu detalhadamente sobre o assunto. O marido se uniu a ela na publicação de materiais que ensinavam o povo a viver em harmonia com as Leis da Saúde. Em 1866 começou a primeira instituição de saúde em Battle Creek. No Western Health Reform Institute, pacientes aprendiam os princípios do viver saudável, enquanto se recuperavam de algumas doenças. Dificuldades financeiras caracterizaram os primeiros anos, pelo fato da clínica não ter médicos graduados em escolas de medicina de prestígio. Quando Jonh Harvey Kellogg, terminou seu curso de medicina no Bellevue Hospital Medical College, em Nova York, e passou a integrar o quadro de funcionários da clínica em 1875, a situação melhorou. Em 1877, construiu-se o primeiro de diversos anexos. Até a virada do século, o Battle Creek Sanatarium contava com mais de 900 funcionários.
Década de 1870: Educação e Missão
Dois eventos
memoráveis ocorreram na década de 1870; a fundação do Battle Creek College, em
1874, e, no mesmo ano, o envio para a Europa do primeiro missionário Adventista
do Sétimo Dia.
O sistema
educacional adventista nasceu em 1872, quando a Igreja assumiu a
responsabilidade pela “Escola Seleta” de G.H.Bell, em Battle Creek. Em 1874,
abriu-se o Battle Creek College com 100 estudantes. A princípio, o currículo
seguia de perto o modelo clássico em voga na época, apesar da insistência de
Ellen White em se ministrar treinamento prático e industrial. Perto da virada
do século, aboliram-se o curso clássico e o conferimento de graus. O Battle
Creek College fechou em 1901 para reabrir como o Emmanuel Missionary College,
em Berrien Springs, Michigan. A nova escola se especializou na formação de
professores e pastores.
Jonh Nevins Andrews
(1829-1883) foi o primeiro missionário enviado oficialmente para além-mar pela
Igreja Adventista do Sétimo Dia. Em 1874, Andrews e seus dois filhos órfãos de
mãe embarcaram para Liverpool, a caminho da Suíça. Naquele país, visitaram
crentes adventistas e realizaram evangelismo público. A grande paixão de
Andrews, porém, era escrever, pois, conforme ele mesmo admitiu, não passava de
um estudante de constituição física debilitada. Em 1876, estabeleceu uma casa
editora em Basileia, Suíça. Andrews escreveu muitas obras tratando das doutrinas
adventistas, tanto em inglês como em alemão e francês.
Na década de
1860, durante a Guerra Civil Americana, Andrews representara a Igreja em
Washington, D.C., para explicar por que os adventistas eram partidários da não
combatência. Também escreveu o monumental livro History of the Sabbath and the
First Day of Week, cuja última edição continha mais de 800 páginas.
Outro progresso importante para a Igreja Adventista do Sétimo Dia na década de 1870 foi a instituição do sistema do dízimo, segundo o qual cada membro devia doar para a Igreja a décima parte de seus rendimentos. Na década de 1850, os pioneiros tiveram muita dificuldade em arcar com os custos da obra que DEUS lhes havia incumbido de fazer. Em 1863, Tiago White escrevera na Review and Herald que DEUS dificilmente exigiria menos que um décimo da renda, exatamente como fizera com os israelitas. Desde então a ideia de dizimar a renda se tornou cada vez mais comum. A assembleia da Associação Geral de 1876 votou que todos os membros da Igreja deveriam “dedicar à causa de DEUS um décimo de sua renda, seja qual for a fonte”. Além disso, os pastores deviam instruir as congregações nessa prática. Na assembleia da Associação Geral de 1879, no dia 17 de abril, aprovou-se a seguinte resolução: “Fica resolvido solicitar encarecidamente de nossos irmãos por toda parte que adotem firme e entusiástica posição a favor desse sistema [dízimo], crendo que isso não somente melhorará a condição financeira da causa, mas também lhes trará grande bênção pessoal” (“Business Proceedings” 1879, 133). O dízimo pertence ao SENHOR (Levítico 27: 30), e deve ser usado no sustento do ministério. Foi assim que se criou a sólida base financeira para a expansão da Igreja nos países estrangeiros.
TEOLOGANDO
- "Quem são os Adventistas do Sétimo Dia?" (Estudo 001)
TEOLOGIA
- "O Movimento Milerita" (Estudo 002)
TEOLOGIA
- "O Grande Desapontamento" (Estudo 003)
TEOLOGIA
- "Os Primeiros Ensinos" (Estudo 004).
TEOLOGIA
- "Primeiros Líderes" (Estudo 005/1ª Temporada)
TEOLOGIA - "Tiago White" (Estudo 006/1ª Temporada)
TEOLOGIA - "Ellen Gould (Harmon) White" (Estudo 007/1ª Temporada)
Este
Glossário não pretende fornecer informações novas ou mais preciosas. Visto que,
em sua maior parte, os termos são explicados no próprio texto, o objetivo
principal do "GLOSSÁRIO+" é servir de comodidade para o nosso leitor
e lembrete para a memória. As definições refletem os significados desses termos
conforme empregados nos artigos deste Blog!
(01) ALTA CRÍTICA - Em
sua acepção Teológica, o termo se aplica à crítica histórica e literária da
BÍBLIA. Essa crítica tem que ver basicamente com as fontes e os gêneros
literários das ESCRITURAS e com questões de autoria.
(02) ANTROPOLOGIA - Do
grego anthrõpos "ser humano", e logos, "discurso". Na
Teologia, é o estudo da origem, natureza e destino do ser humano, em contraste
com o estudo de DEUS e dos Anjos.
(03) APÓCRIFOS -
Coleção de livros e seções de livros não contidos no cânones judaico e
protestante, mas aceitos pela igreja católica romana com o nome de
deuterocanônicos.
(04) Aramaico –
Língua semítica usada em grande parte do Oriente Próximo desde a ascensão dos
assírios e babilônicos ao poder. Falado pelos judeus durante o exílio
babilônico, o aramaico era idioma nativo na Palestina no tempo de CRISTO.
(05)
Baixa Crítica - Outro nome para a crítica textual da BÍBLIA,
isto é, o estudo do Texto Bíblico para determinar, tanto quanto possível, o que
realmente foi escrito pelos autores inspirados.
(06) Binitarianismo –
Crença de que há apenas duas pessoas na Divindade, a saber: o Pai e o Filho.
(7) Cânon – Do
grego kanôn, “vara de medir”. Lista que serve como regra. Na linguagem cristã,
o termo designa o conjunto dos livros considerados inspirados, que compõem o
Antigo e o Novo Testamento.
(8) Catolicismo romano – Fé, adoração e prática dos cristãos em comunhão com o bispo de Roma.
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