EVANGELHOS - "Segundo Marcos" (Introdução+)

                               É DESSE JEITO! 

                        Projeto: “Preceito por Preceito”


                        Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos!

        Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a "Introdução+" do "EVANGELHO Segundo Marcos".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":

      1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.

     2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.

   3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.          

   4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.

   5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.

  6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito"São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".                                                                                                        

     7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA  a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.

                   

                                “Introdução+”

   O EVANGELHO de Marcos é o Segundo dos Três Evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos, Lucas). O termo “sinótico” vem de uma palavra grega que significa “ver junto”. Contudo, é provável que tenha sido escrito antes dos demais. Embora seja o mais curto, é mais cheio de ação. Marcos é um livro conciso nos ensinamentos e repleto de atuações miraculosas de JESUS.

                                        Autor 

   Os autores dos 4 Evangelhos não se identificam pelo nome (ver Introdução a Mateus, “Autor”). A tradição mais antiga que identifica o autor deste Evangelho vem do líder da Igreja. Papias , que viveu na primeira parte do 2º século. Ele foi citado mais tarde pelo historiador Eusébio, dizendo que o Evangelho fora escrito por Marcos, um seguidor de Pedro. Líderes posteriores da igreja, como Agostinho, não tinham conhecimento dessa tradição e sugeriram outros nomes.

   Caso Marcos seja o autor, provavelmente se trate de João Marcos, filho de uma mulher que oferecia sua casa para os primeiros cristãos se reunirem (Atos 12: 12). Era primo de Barnabé (Colossenses 4: 10) e acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária (Atos 12: 25; 13: 3, 5, 13; 15: 36-39). Marcos é mencionado nas cartas de Paulo (Colossenses 4: 10; 2 Timóteo 4: 11; Filemon 24) e com Pedro em “Babilônia”, provável codinome para Roma (1 Pedro 5: 13). Já foi sugerido que o jovem que esteve presente na prisão de JESUS e que fugiu nu era João Marcos (Marcos 14: 51, 52), mas ele não se identifica no episódio.  

                                         Data 

   O Evangelho de Marcos não provê evidências claras acerca de quando foi escrito. Muitos estudiosos dos Evangelhos acreditam que tenha sido antes de Mateus e Lucas (ver Introdução+ a Mateus, “Autor”), portanto, atribuem a composição do livro a uma data anterior à destruição de Jerusalém em 70 d.C. Alguns sugerem uma data bem anterior, nos anos 50. Caso o livro tenha sido escrito para os cristãos romanos, durante a perseguição por Nero, uma data na década de 60 seria mais provável.

                                    Público-Alvo 

   Várias evidências internas apoiam a sugestão de que o Evangelho foi escrito para um público não judeu. Marcos explica costumes judaicos (7: 24; 15: 42). Ao usar palavras e expressões em aramaico (o idioma dos judeus da Palestina durante o 1º século d.C), ele toma o cuidado de traduzi-las para o grego (3: 17; 5: 41; 7: 11, 34; 15: 22).

   O intenso foco de Marcos no sofrimento de JESUS e em seus ensinos sobre o sofrimento sugere que os leitores estavam sendo preparados para suportar sofrimento ou o enfrentavam no momento. Caso esta última opção seja verdadeira, o mais provável é que os cristãos de Roma durante os anos 60 tenham sido o público-alvo original. Em 64 d.C., o imperador Nero culpou os cristãos pelo grande incêndio que consumiu Roma (o qual, ao que tudo indica, ele mesmo desencadeou). Então, deu início a uma perseguição sistemática e ao martírio dos cristãos da cidade. Portanto, um dos propósitos do Evangelho era o de encorajar esses cristãos sofredores durante essa terrível provação.

                                     Mensagem  

   O Evangelho de Marcos tem sido chamado de “História da Paixão” (sofrimento e morte de JESUS), com uma introdução ampliada. Quase a metade do Livro de Marcos é dedicada aos Ensinos de CRISTO sobre o MESSIAS sofredor e o sofrimento que os discípulos deveriam enfrentar. A terça parte final é dedicada à última semana da vida de JESUS na terra. A primeira metade chega ao auge com o reconhecimento de Pedro de que JESUS era o CRISTO (em 8: 29), segue num ritmo acelerado e usa frequentemente o advérbio “logo”. Apresenta poucos ensinos e muitos milagres. JESUS é apresentado como um “homem de ação”, cujo maior ato foi a morte na cruz.

   Outros temas significativos se encontram entrelaçados ao tema geral do sofrimento. Em primeiro lugar, há o foco no discipulado, que tem caráter inclusivo. CRISTO chama não só os 12, mas também os marginalizados, rejeitados por questões sociais, cerimoniais ou físicas, pobres, crianças, etc. Aqueles que JESUS chama são desafiados a um discipulado que envolve tomar a “cruz”, ou seja, uma vida de sofrimento. São conclamados também a ministrar às necessidades sociais e físicas, por meio de cura, expulsão de demônios e ministério aos excluídos e pobres, bem como a proclamar as Boas-Novas sobre JESUS.

   Embora Marcos não esboce uma teologia sistemática de JESUS (uma cristologia), seu Evangelho aborda o assunto, sobretudo nos títulos que usa para se referir a CRISTO. Dentre eles, se encontram “Filho de DEUS”, “Filho do Homem” e “Messias/Cristo”. Com “Filho de DEUS”, Marcos destaca a Divindade de JESUS e sua autoridade Divina. Ele ensinava com autoridade (1: 21, 22), podia perdoar pecados (2:5-12) e exercia poder sobre demônios e espíritos imundos (3: 20-27), sobre a natureza (4: 35-41; 6: 45-52), a lei (7: 1-20) e o templo (11: 12-19, 27-33; 12: 1-12). Quando Marcos retrata JESUS como “Filho do Homem”, o termo enfatiza a humanidade de CRISTO, mas vai além. O Filho do Homem veio para sofrer (8: 31; 9: 12, 31; 10: 33, 34), servir e dar a vida em resgate por muitos (10: 45). É o Filho do Homem que virá no fim do tempo, com poder e grande glória (13: 26). Ele tem autoridade mesmo sobre o Sábado (2: 27, 28). JESUS é o “Messias” (Christos, “Cristo” em grego), mas não o tipo de Messias esperado pelo povo, alguém que chegaria com pompa e glória formal, governaria no trono de Davi e derrotaria os romanos. Era um Messias que seria rejeitado, sofreria e, por fim, morreria. Os discípulos de JESUS devem esperar para si a mesma experiência do Messias.

   Marcos é o único dos evangelistas a salientar aquilo que foi identificado como o “segredo messiânico”. Na primeira metade do Livro de Marcos, JESUS adverte os discípulos ou a pessoa que recebera o milagre a guardar silêncio e não contar a ninguém o que CRISTO havia feito ou quem realmente era (1: 34, 44; 3: 12; 5: 43; 7: 36,37; 8: 26, 30; 9: 9). Os comentaristas têm lutado para compreender os motivos por trás dessas ordens de JESUS. A maioria delas ocorreu antes de CRISTO revelar aos discípulos que seu messiado não deveria ser compreendido no sentido tradicional, pois envolveria sofrimento e morte. Isso sugere que ele não queria uma proclamação errônea de quem realmente era. Além disso, Marcos parece deixar subentendido que os seguidores de JESUS só entenderiam a natureza de seu messiado após a crucifixão e a ressurreição.

   Para aqueles que aguardam o Retorno de CRISTO, outro tema tem importância especial. Em Marcos, o tema do grande conflito (a luta entre CRISTO e o diabo) fica evidente do início ao fim. JESUS trava uma batalha constante contra as forças do mal: com o próprio satanás  (1: 12, 13), com pessoas possuídas por demônios (ver 1: 21-27), com forças da natureza (6: 45-51), com líderes religiosos (2: 1 -3: 6) e com a própria família (3: 20, 21, 31-35). Este Evangelho nos deixa cientes de que o discipulado cristão, em especial à medida que nos aproximamos do fim do tempo, envolve sofrimento e conflito. Em meio a tudo isso, devemos vigiar (13: 37) e aguardar o grandioso evento do Retorno de CRISTO.



O EVANGELHO Segundo Mateus 









                            

       Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro:

                                       "Assim Diz o SENHOR"

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