EVANGELHOS - "A Morte de João Batista" (Mateus 14/28)

                                         É DESSE JEITO! 

                              Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos!

        Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre o "Capítulo 14" do "EVANGELHO Segundo Mateus".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":

      1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.

     2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.

   3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.          

   4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.

   5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.

  6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito"São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".                                                                                                        

     7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA  a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone(N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.

  * E Agora com nossas BÍBLIAS SAGRADAS em mãos e joelhos no chão, Oremos! Em Seguida... 

                                             “Assim Diz o SENHOR”

  A Morte de João Batista 

14 Por aquele tempo, ouviu o tetrarca Herodes a fama de Jesus 2 e disse aos que o serviam: Este é João Batista; ele ressuscitou dos mortos, e, por isso, nele operam forças miraculosas. 3 Porque Herodes, havendo prendido e atado a João, o metera no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão; 4 pois João lhe dizia: Não te é lícito possuí-la. 5 E, querendo matá-lo, temia o povo, porque o tinham como profeta. 6 Ora, tendo chegado o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou a Herodes. 7 Pelo que prometeu, com juramento, dar-lhe o que pedisse. 8 Então, ela, instigada por sua mãe, disse: Dá-me, aqui, num prato, a cabeça de João Batista. 9 Entristeceu-se o rei, mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, determinou que lha dessem; 10 e deu ordens e decapitou a João no cárcere. 11 Foi trazida a cabeça num prato e dada à jovem, que a levou a sua mãe. 12 Então, vieram os seus discípulos, levaram o corpo e o sepultaram; depois, foram e o anunciaram a Jesus.

A Primeira Multiplicação de pães e peixes

13 Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, à parte; sabendo-o as multidões, vieram das cidades seguindo-o por terra. 14 Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos. 15 Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer. 16 Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer. 17 Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. 18 Então, ele disse: Trazei-mos. 19 E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. 20 Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios. 21 E os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.

JESUS anda por sobre o mar

22 Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. 24 Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. 26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.

27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!28 Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. 29 E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. 30 Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?32 Subindo ambos para o barco, cessou o vento. 33 E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!

JESUS em Genesaré

34 Então, estando já no outro lado, chegaram a terra, em Genesaré. 35 Reconhecendo-o os homens daquela terra, mandaram avisar a toda a circunvizinhança e trouxeram-lhe todos os enfermos;36 e lhe rogavam que ao menos pudessem tocar na orla da sua veste. E todos os que tocaram ficaram sãos.

           (Mateus 14/PALAVRA de DEUS) 

                                É DESSE JEITO! (ÁUDIO+) 

                         

                                                                AMÉM!!!
                          

14: 1 (O tetrarca Herodes) CRUZ+ (Marcos 6: 14-29; Lucas 9: 7-9).

14: 3 (Porque Herodes, havendo prendido e atado a João...) CRUZ+ (Mateus 4: 12; Marcos 6: 17; Lucas 3: 19-20).

14: 4 (Não te é lícito possuí-la) CRUZ+ (Levítico 18: 16; 20: 21).

14: 5 (Porque o tinham como profeta) CRUZ+ (Mateus 21: 26; Lucas 20: 6).

14: 13 (JESUS, ouvindo isto, retirou-se dali...) CRUZ+ (Mateus 10: 23; 12: 15; Marcos 6: 32-44; Lucas 9: 10-17; João 6: 1-2).

14: 14 (Compadeceu-se dela e curou os seus enfermos) CRUZ+ (Mateus 9: 36; Marcos 6:34).

14: 15 (Ao cair da tarde, vieram os discípulos a JESUS...) CRUZ+ (Marcos 6: 35; Lucas 9: 12).

14: 19 (os abençoou) CRUZ+ (1 Samuel 9: 13; Mateus 15: 36; 26: 26; Marcos 6: 41; 8:7; 14: 22; Lucas 24: 30; Atos 27: 35; Romanos 14: 6).

14: 23 (E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho/ Em caindo a tarde, lá estava ele, só) CRUZ+ (Marcos 6: 46; Lucas 9: 28; João 6:15/ João 6: 16).

14: 26 (andando sobre as águas...) CRUZ+ (Jó 9: 8).

14: 27 (ânimo! SOU EU. Não temais!) CRUZ+ (Atos 23: 11; 27: 22, 25, 36).

14: 31 (pequena fé, por que duvidaste?) CRUZ+ (Mateus 6: 30; 8: 26).

14: 33 (és FILHO de DEUS!) CRUZ+ (Salmos 2: 7).

14: 34 (Então, estando já no outro lado, chegaram a terra, em Genesaré) CRUZ+ (Marcos 6: 53).

14: 36 (tocar na orla da sua veste/ todos os que tocaram ficaram sãos) CRUZ+ (Marcos 5: 24-34/ Lucas 6: 19).                

                                        “NT+ de 14: 1”

   “O tetrarca Herodes.” Herodes Antipas era filho de Herodes, o Grande, que ordenou a matança dos bebês de Belém (2: 16). Antipas era um dos três governantes dos três distritos da Palestina na época de JESUS. Também foi o Herodes que ouviu a acusação contra JESUS antes da crucifixão (Lucas 23: 6-12). A esposa de seu meio-irmão (Filipe, que vivia em Roma) deixou o marido para viver com ele. Ela também era sua sobrinha. João Batista condenou esse relacionamento incestuoso (Levítico 18:16; 20: 21). Herodias buscou vingança ao exigir que João fosse decapitado.

                                    “NT+ de 14: 13-21”

O Milagre da alimentação dos 5 mil é o único registrado nos 4 Evangelho. Portanto, é possível que seja o mais importante dos Milagres realizados por JESUS. Relembra o Milagre do maná que alimentou os israelitas no deserto, o Milagre de Eliseu com o azeite da viúva (2 Reis 4: 1-7) e a alimentação de 100 homens por Eliseu com 20 pães de cevada e algumas espigas recém-colhidas (2 Reis 4: 42-44). Também prefigura a última Ceia. Deve-se notar que o Evangelho de João não traz um relato da última Ceia com a interpretação do significado de beber do sangue de JESUS e comer de sua carne. Essa discussão é acrescentada no discurso de CRISTO após a alimentação dos 5 mil (João 6:1-58). O Milagre também antecipa o grande banquete escatológico no Fim do Tempo – um banquete amplamente predito nos escritos apocalípticos tanto de origem judaica quanto cristã. O Milagre também demonstra o lado social do Ministério de JESUS, que reconhecia as necessidades físicas e econômicas do seu povo.

                            “NT+ de 14: 21” 

   “Cinco mil homens.” Mulheres e crianças não foram contadas porque, nas sociedades patriarcais, eram consideradas propriedades do marido ou do pai e não tinham voz própria. Além disso, em público, homens e mulheres não deviam ser vistos juntos, associar-se uns aos outros nem comer juntos. O mais provável é que mulheres e crianças estivessem separadas, e só os homens foram contados. Uma vez que JESUS alimentou a todos naquele dia, o total de pessoas alcançadas deve ser de 15 a 20 mil.

                            “NT+ de 14: 25”

   “Quarta vigília.” De três às seis da manhã. Os romanos tinham 4 vigílias noturnas (18h – 21h; 21 – 24h; 0h – 3h; 3h – 6h). Os judeus contavam com 3 vigílias noturnas (pôr-do-sol às 22h; 22h – 2h; 2h – nascer do sol). Os horários são aproximados porque os instrumentos para medir o tempo não eram comuns no mundo antigo.





                      
"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                      (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!

             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                                    https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                                        Novo Tempo                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário