EVANGELHOS - "O Sermão do Monte" (Mateus 05/28)

                                             É DESSE JEITO!

                                 Graça e Paz Irmãos. Feliz Sábado à Todos!



                      6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito". São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS.
 Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".

                                                                                                                                                                                            Imagem do nosso SENHOR e SALVADOR, JESUS declarando o "Sermão da Montanha"

                               O EVANGELHO Segundo Mateus (Estudo 05/28)    

                                          "Assim Diz o SENHOR"


              As Bem-Aventuranças

               5 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; 2 e ele passou a ensiná-los, dizendo:
               3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
               4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
               5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
               6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
               7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
               8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
               9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
              10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
              11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.
               
            Os discípulos, o Sal da terra
              13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

             Os discípulos, a Luz do mundo

              14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
            JESUS não veio revogar a Lei, mas cumprir
               17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.

             JESUS completa o que foi dito aos antigos

              Do homicídio
                  21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento.22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.25 Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão.26 Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.

              Do adultério

                  27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.28 Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.31 Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.32 Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.
               
             Dos juramentos
                 33 Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos.34 Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; 35 nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; 36 nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.37 Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.

             Da vingança

                 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente.39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;40 e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa.41 Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas.42  Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.

            Do amor ao próximo

                43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46 Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.
                                   
                                  (Mateus 5/PALAVRA de DEUS)         
                                                 
                                                          AMÉM!!!

                                     É DESSE JEITO! "Áudio+"                       



                                             É DESSE JEITO! "Preceito por Preceito"

Imagens de JESUS ensinando no monte. dando início ao Sistema de Referências Cruzadas "CRUZ+"         5: 1 (Subiu ao monte...) CRUZ+ (Marcos 3: 13).

        5: 2 (Ensiná-los...) CRUZ+ (Mateus 7: 29).

        5: 3 (Bem-Aventurados os humildes de espírito...) CRUZ+ (Lucas 6: 20-23).

        5: 4 (Bem-Aventurados os que choram...) CRUZ+ (Apocalipse 21: 4).

        5: 5 ( Bem-Aventurados os mansos.../ herdarão a terra) CRUZ+ (Salmos 37: 11/Romanos 4: 13).

        5: 6 (Os que têm fome e sede de justiça/ porque serão fartos) CRUZ+ (Lucas 1: 53/ Isaías 55: 1; 65: 13).

        5: 7 (Porque alcançarão Misericórdia) CRUZ+ (Salmos 41: 1).

        5: 8 (Bem-Aventurados os limpos de coração.../ Verão a DEUS) CRUZ+ (Salmos 15: 2; 24: 4/ 1 Coríntios 13: 12).

        5: 10 (Bem-Aventurados os perseguidos por causa da justiça...) CRUZ+ (1 Pedro 3: 14).

         5: 11 (Bem-Aventurados sois quando, por minha causa/ vos injuriarem, e vos perseguirem...) CRUZ+ (Lucas 6: 22/ 1 Pedro 4: 14).

        5: 12 (Regozijai-vos e exultai.../ assim perseguiram aos Profetas...) CRUZ+ (1 Pedro 4: 13-14/ Atos 7: 52).

       5: 13 (Ora, se o Sal vier a ser insípido...) CRUZ+ (Lucas 14: 34).

       5: 14 (Vós sois a Luz do mundo...) CRUZ+ (João 8: 12).

       5: 15 (Nem se ascende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire...) CRUZ+ (Lucas 8: 16).

       5: 16 (Para que vejam as vossas Boas Obras .../ Glorifiquem a vosso PAI que está nos céus) CRUZ+ (1 Pedro 2: 12/ João 15: 8).

       5: 17 (Não penseis que Vim Revogar a Lei ou os Profetas...) CRUZ+ (Romanos 3: 31; 7: 12; 10: 4).

       5: 18 (Até que o céu e a terra passem...) CRUZ+ (Lucas 16: 17).

       5: 19 (Aquele, pois, que, violar um destes Mandamentos...) CRUZ+ (Tiago 2: 10).

       5: 20 (Justiça não exceder em muito  a dos escribas e fariseus...) CRUZ+ (Romanos 10: 3).

        5: 21 (Não matarás...) CRUZ+ (Êxodo 20: 13; Deuteronômio 5: 17; Apocalipse 20: 13-15).

        5: 22 (Eu, porém, vos digo que/ Todo que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento.../Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo) CRUZ+ (João 5: 28-29; 8: 52; 11: 26; Apocalipse 20: 5-6, 9, 13-15/ 1 João 3: 15/ Tiago 2: 20; 3: 6).

        5: 23 (Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta...) CRUZ+ (Mateus 8: 4).

        5: 24 (Deixa perante o altar a tua oferta...) CRUZ+ (Jó 42: 8).

        5: 25 (Entra em acordo sem demora com o teu adversário/ enquanto estás com ele a caminho...) CRUZ+ (Lucas 12: 58-59/ Isaías 55: 6).

        5: 27 (Não adulterarás) CRUZ+ (Êxodo 20: 14; Deuteronômio 5: 18).

        5: 28 (Olhar para uma mulher com intenção impura, no coração...) CRUZ+ (Provérbios 6: 25).

        5: 29 (Se o teu olho direito te faz tropeçar/ arranca-o e lança-o de ti...) CRUZ+ (Marcos 9: 43/ Colossenses 3: 5).

         5: 31 (Aquele que repudiar sua mulher...) CRUZ+ (Deuteronômio 24: 1).

         5: 32 (Qualquer que repudiar sua mulher...) CRUZ+ (Lucas 16: 18).

         5: 33 (Foi dito aos antigos/ Não jurarás falso...) CRUZ+ Mateus 23: 16/ Levítico 19: 12/ Deuteronômio 23: 23).

         5: 34 (De modo algum jureis.../ o Trono de DEUS...) CRUZ+ (Tiago 5: 12/ Isaías 66: 1).

         5: 35 (Do grande Rei...) CRUZ+ (Salmos 48: 2).

        5: 37 (Seja, porém, a tua palavra: Sim , sim; não, não...) CRUZ+ (Colossenses 4: 6).

        5: 38 (Olho por olho, dente por dente) CRUZ+ (Êxodo 21: 24; Levítico 24: 20; Deuteronômio 19: 21).

         5: 39 (Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso/ mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra) CRUZ+ (Lucas 6: 29/ Isaías 50: 6).

         5: 41 (Te obrigar a andar uma milha...) CRUZ+ (Mateus 27: 32).

         5: 42 (Não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes) CRUZ+ (Lucas 6: 30-34).

          5: 43 (Amarás o teu próximo/ odiarás o teu inimigo) CRUZ+ (Levítico 19: 18/ Deuteronômio 23: 3-6).

         5: 44 (Amai os vossos inimigos e orai/ pelos que vos perseguem...) CRUZ+ (Lucas 6: 27/ Atos 7: 60).

          5: 45 (Ele faz nascer o sol sobre maus e bons...) CRUZ+ (Jó 25: 3).

          5: 46 (Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes?) CRUZ+ (Lucas 6: 32).

          5: 48 (Portanto, sede vós perfeitos/ como Perfeito é o vosso PAI Celeste) CRUZ+ (Colossenses 1: 28; 4: 12/ Efésios 5: 1).


                                                 
            "NT+ de 5: 1"

          5: 1 Monte. Mateus continua o paralelo entre JESUS e Moisés (ver Introdução+, "Mensagem"). Ele deseja retratar JESUS como o novo Moisés, entregando a nova lei no "novo Sinai". Cada autor, sob a Inspiração do ESPÍRITO SANTO, selecionou seu material com o objetivo de falar a seu público. Mateus queria que seus leitores judeus vissem esses paralelos e pensassem em Moisés.

                                              "NT+ de 5: 3-12"

          5: 3-12 Bem-Aventurados. Alguns traduzem o termo por "felizes". Mas é questionável que JESUS estivesse falando do estado subjetivo de felicidade. O estado objetivo de Bem-Aventurança é independente de circunstâncias externas. As Bem-Aventuranças são 10 e podem ser separadas de maneira semelhante às Duas Tábuas da Lei entregues no monte Sinai: as 4 primeiras tratam do relacionamento com DEUS e as 6 últimas, do relacionamento com os seres humanos (comparar com Êxodo 20: 1-17).

                                                "NT+ de 5: 3"

        5: 3 humildes de espírito. Em Mateus, JESUS inclui a expressão "em espírito" para integrar os pobres à comunidade espiritual. Os pobres de espírito também podem se referir a todos os que dependem de DEUS, a despeito de sua condição social ou econômica.

                                               "NT+ de 5: 14"

       5: 14 Luz. As lâmpadas eram pequenos recipientes de barro com pavios que queimavam azeite de oliva. Eram colocadas em suportes para maximizar a claridade. O alcance evangelístico dos cristãos pode ser muito eficaz se posicionado de maneira estratégica no mundo.

                                               "NT+ de 5: 17-19"

      5: 17-19 Sobre a compreensão de JESUS acerca da LEI, ver 22: 36-40; sobre a LEI no NT (Novo Testamento), ver João 14: 15; Romanos 3: 20, 21; 7: 12, 14; Tiago 2: 10, 12; Apocalipse 12: 17; 14: 12; acerca da LEI, ver Êxodo 20: 1-17; Hebreus 8: 8-10.

                                                 "NT+ de 5: 17" 

      5: 17 Leis [...] Profetas. Os 5 primeiros Livros do AT (Antigo Testamento) e o restante das ESCRITURAS hebraicas. JESUS não estava, nesta passagem, criando uma distinção entre leis cerimoniais, civis e morais. Em vez disso, ELE fez uma Confirmação de Toda a Vontade de DEUS, conforme registrada nas ESCRITURAS hebraicas e mostrou sua continuidade. Embora a Vontade do SENHOR, da maneira que o AT a define, permanecesse, JESUS a levou um passo à frente: ELE veio Cumprir a ESCRITURA, ou seja, Preenchê-la, dar à PALAVRA seu significado +Pleno (como ilustram as 6 Declarações Adversativas em 5: 21-48; ver Jeremias 31: 33; Ezequiel 36: 26, 27).

                                                   "NT+ de 5: 18"

      5: 18  Um “i” ou um “til”. A menor letra grega (iota) e a menor projeção numa letra hebraica (como a parte debaixo de um j). JESUS enfatiza a permanência das ESCRITURAS (neste caso, AT), mesmo na nova era evangélica.

                                            "NT+ de 5: 20"

      5: 20 escribas e fariseus. Eram exigentes e escrupulosos em seguir as 613 leis encontradas na Torah. Porém, a justiça que JESUS requeria era mais do que seguir particularidades externas da lei. ELE vai ao cerne da Vontade e da Ação, dando 6 exemplos nos v. 21-48.

                                              "NT+ de 5: 2-48"

      5: 21-48 As questões abordadas nestes versículos têm sido tradicionalmente chamadas de as "6 antíteses" (ou declarações adversativas), porque todas começam com Ouvistes que foi dito [...] EU, porém, vos digo. JESUS toma um ensino ou a interpretação de uma passagem das ESCRITURAS e lhe atribui uma compreensão +Plena, +Profunda e +Espiritual (v. 17).

                                                "NT+ de 5: 21"

      5: 21 matarás. Na Torah, a transgressão do Sexto Mandamento se limitava a tirar a vida de alguém. JESUS expande essa compreensão para incluir os motivos, os pensamentos e os sentimentos que levam, em alguns casos, ao ato de matar. Um deles é a ira, ou não se reconciliar com alguém que tem algo contra você.

                                                 "NT+ de 5: 26"

       5: 26 centavo. A menor moeda romana de cobre.

                                                "NT+ de 5: 27, 28"

       5: 27, 28 A compreensão anterior de adultério era o ato sexual físico com a esposa de outro homem. JESUS expande o pecado, que passa a incluir pensamentos e desejos lascivos.

                                              "NT+ de 5: 31, 32"

        5: 31, 32 divórcio. Duas escolas rabínicas interpretavam que Deuteronômio 24: 1 permitia o divórcio. Hillel o permitia por qualquer motivo, mas Shamai, somente no caso de relações sexuais ilícitas. O objetivo de JESUS neste versículo não é destacar a exceção (ver 19: 3-9; Marcos 10: 11, 12; Lucas 16: 18). Em vez disso, ELE corrige o mau uso de uma Passagem Bíblica ao enfatizar a importância e a permanência do casamento.

                                               "NT+ de 5: 33-37"

      5: 33-37 jurarás. O foco está em ser verdadeiro, não em fazer votos em geral ou um juramento num contexto jurídico. 

                                                   "NT+ de 5: 38-42"

     5: 38-42 Alguns compreendem que esta é uma ordem de pacifismo absoluto. Contudo, se a passagem for compreendida dentro do contexto de vergonha e honra da sociedade de JESUS, podemos compreender que CRISTO, ao desencorajar a retaliação física, promovia outras formas de lidar com o mal. Entregar a capa (uma roupa íntima) a alguém era o mesmo que ficar nu diante dessa pessoa. Olhar para um indivíduo despido era uma vergonha. Portanto, o cristão gentilmente levaria o agressor a sentir vergonha por seu ato. A insistência em andar a segunda milha depois de cumprir a exigência legal de levar a carga de um soldado romano por uma milha equivalia a assumir o controle da situação. JESUS Ensina um pacifismo proativo. ELE rejeita a vingança violenta e a retaliação.

                                                 "NT+ de 5: 41"

     5: 41 uma milha. A milha romana tinha cerca de 1.480 metros.

                                                 "NT+ de 5: 48"

     5: 48 perfeitos. Imagem de maturidade, não de perfeição e impecabilidade. O termo está no contexto da declaração adversativa (v. 44). DEUS Demonstra Perfeição ao Amar seus inimigos e ao tratar com Bondade pessoas boas e más, dando-lhes Boas Dádivas. Quando demonstramos amor e misericórdia tanto a amigos quanto a inimigos, nossa justiça excede a dos escribas e fariseus (v. 20) e alcançamos essa forma de Perfeição Divina.                                        

        "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).
  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!

             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                      https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                             Novo Tempo                                                                                                 

* Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO ! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário