TEOLOGIA - "A Clareza e Suficiência das SAGRADAS ESCRITURAS" (Estudo 017/ 2ª Temporada)

                                  É DESSE JEITO!

 

                               PROJETO TEOLOGANDO:    

                        Aprendendo TEOLOGIA Estudando!      


   Alguns afirmam que a BÍBLIA é um Livro obscuro, de conteúdo muito difícil ou mesmo impossível de entender. Apesar disso, grande número de pessoas encontra nesse Livro luz e conforto. Ficam surpresas de como a BÍBLIA é clara e fácil de ser entendida. Por que essa diferença?

               

   Segundo os Escritores Bíblicos, o problema não está nas ESCRITURAS. Por uma diversidade de maneiras declaram eles que a PALAVRA de DEUS é fonte de luz e compreensão. "Lâmpada para os meus pés", escreveu o salmista, "é a Tua palavra e luz para os meus caminhos." Diz mais adiante: "A revelação das Tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples" (Salmos 119:105,130). O apóstolo Pedro se refere à palavra profética como "uma candeia que brilha em lugar tenebroso" (2 Pedro 1:19). Para Paulo, os Escritos Sagrados podem nos tornar sábios para a Salvação pela fé em CRISTO JESUS" (2TImóteo 3:15).

    Paulo toca aqui em um problema sério, a saber, nossa atitude para com as ESCRITURAS ou, mais precisamente, nossa atitude para com o DEUS que Se revela nas ESCRITURAS. A fé em DEUS e em CRISTO é essencial. Podemos Estudar a BÍBLIA e jamais compreendê-la porque não acreditamos em Sua Mensagem. Os mestres e líderes judaicos dos dias de JESUS examinavam as ESCRITURAS diligentemente, mas não entendiam seu verdadeiro significado. Para JESUS, o problema deles era um só: a incredulidade (João 5:39, 40, 46, 47).

   Ninguém que Estude a BÍBLIA seriamente negará que haja dificuldades na ESCRITURA. Pedro admite que nas epístolas de Paulo há "certas coisas difíceis de entender" (2 Pedro 3:16). Mas ele não diz que elas são impossíveis de entender. Essas dificuldades não afetam a Clareza da ESCRITURA, cuja maior parte até as crianças têm condições de entender. A Mensagem da Salvação é apresentada de maneira tão clara que até mesmo pessoas de inteligência limitada são capazes de compreendê-la. "O testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices" (Salmos 19:7), diz o Salmista. JESUS deu um passo além quando agradeceu ao PAI ter ocultado dos sábios e instruídos a verdade acerca de Sua pessoa e obra e a ter revelado aos pequeninos (Mateus 11:25).

   Mas as ESCRITURAS não são somente claras naquilo que ensinam; elas também são suficientes para cumprir o objetivo proposto por DEUS. Quando Paulo escreve que as Sagradas Letras são capazes de nos tornar sábio para a Salvação pela fé em CRISTO JESUS, ele também explica que toda a ESCRITURA, por ser inspirada por DEUS, é "útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça", a fim de que todo crente "seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2Timóteo 3:16, 17). Nenhum outro escrito, nem a tradição, nem a sabedoria ou a experiência humana deve ser posto no mesmo nível que a BÍBLIA. A própria PALAVRA de DEUS adverte repetidas vezes para não se acrescentar nem diminuir nada àquilo que DEUS revelou em SUA PALAVRA (Deuteronômio 4:2; 12:32; Apocalipse 22:18).

   Todo ser humano dotado de inteligência deve Ler e Estudar a BÍBLIA. O EVANGELHO Eterno, conforme registrado nas ESCRITURAS, destina-se "a cada nação, e tribo, e língua, e povo (Apocalipse 14:6). A BÍBLIA pode beneficiar pobres e ricos, letrados e iletrados, jovens e velhos. Embora tenham as ESCRITURAS sido originalmente escritas em hebraico, aramaico e grego, a intenção de DEUS é falar a todos os membros da família humana em suas próprias línguas. Essa intenção está cada vez mais perto de se tornar realidade agora que a BÍBLIA está sendo traduzida para milhares de línguas. A PALAVRA de DEUS cumprirá o objetivo para o qual o SENHOR a enviou ao mundo (Isaías 55:10, 11). Ela não falhará. Para aqueles que acreditam nessa PALAVRA e a aceitam, ela significa Vida Eterna; para aqueles que a rejeitam ou lhe distorcem o sentido, ela significa perdição e Morte Eterna (Mateus 7:24-27; 2 Pedro 3:16).

   As ESCRITURAS foram dadas à humanidade não para serem submetidas à crítica, mas para revelar DEUS e a Salvação que Ele oferece em JESUS CRISTO. Ainda que escrita por seres humanos em linguagem humana, elas falam como se fosse a Viva Voz de DEUS a fim de que possamos conhecê-Lo e nEle crer. Na condição de PALAVRA de DEUS, elas constituem a infalível PALAVRA da VERDADE. A História narrada na BÍBLIA é inteiramente correta e confiável. Suas promessas devem ser recebidas pela fé; suas ordens, obedecidas pela Graça de DEUS. Acima de tudo, as SAGRADAS ESCRITURAS são capazes de nos tornar "Sábio [s] para a Salvação pela fé em CRISTO JESUS" (2 Timóteo 3:15).

                                  











TEOLOGIA - A Forma Humana da ESCRITURA (Estudo 011/ 2ª Temporada)


TEOLOGIA - "O Caráter Divinamente Inspirado da

ESCRITURA Parte ½" (Estudo 012/ 2ª Temporada)


TEOLOGIA - "A Viva Voz de DEUS" (Estudo 014/ 2ª Temporada)



                                              


    Se você perdeu algum dos Estudos da 1ª Temporada segue abaixo os links, Bons Estudos! 



     TEOLOGIA - "O Crescimento da IGREJA" (Estudo 009/1ª Temporada)


                                


                                              igrejas.adventistas.org 

                                                          #NovoTempo  
    

                                    Blog É DESSE JEITO!        

        Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                           "Assim Diz o SENHOR" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário