TEOLOGIA - "O Caráter Divinamente Inspirado da ESCRITURA Parte 2/2" (Estudo 013/ 2ª Temporada)

 

                                    PROJETO TEOLOGANDO:      

                      Aprendendo TEOLOGIA Estudando!

 

                                “Assim Diz o SENHOR”

   “Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de DEUS”      

                           (Mateus 4: 4/PALAVRA de DEUS)

 

        O Caráter Divinamente Inspirado da ESCRITURA (Parte 2/2)

   Os Quatros Evangelhos revelam que JESUS apelava constantemente para as Escrituras do AT (Antigo Testamento) como investidas de autoridade máxima. Por trás desses apelos estava a convicção fundamental de que as Escrituras tinham origem Divina. Quando tentado pelo diabo a aliviar Sua fome, JESUS resistiu citando Deuteronômio 8: 3: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de DEUS” (Mateus 4: 4). Por três vezes Ele refutou as tentações de satanás com a réplica “Está Escrito”, dando a entender claramente que toda Escritura procede de DEUS.

   Em outra ocasião, JESUS introduziu a citação do Salmo 110: 1 com as palavras: “O próprio Davi falou, pelo ESPÍRITO SANTO” (Marcos 12: 36). O MESTRE também citou as palavras de Gênesis 2: 24 como se proferidas pelo próprio DEUS, apesar de, no original parecerem um comentário interpolado por Moisés (Mateus 19: 4, 5). Toda vez que JESUS iniciava citações do AT com expressões tais como “Está Escrito” (Mateus 21: 13), “Nunca Lestes” (v. 16) ou “Importa que se cumpra em MIM o que Está Escrito” (Lucas 22: 37), atribuía Inspiração e Autoridade Divina às ESCRITURAS.

   Num confronto com os escribas e fariseus, nosso SENHOR fez uma nítida distinção entre a tradição humana e “a PALAVRA de DEUS” (Mateus 15: 6), uma locução usada por JESUS para Se referir ao AT (ver João 10: 35; 17: 17). Ao se referir àquilo que pregava como a PALAVRA de DEUS (Lucas 8: 21; 11:28), agiu assim cônscio de que proferia as Palavras que o PAI Lhe havia dado (João 14: 24; 17: 8). Também estava consciente de que o ESPÍRITO SANTO traria essas Palavras à memória dos Discípulos quando proclamassem as mesmas Palavras oralmente ou por escrito (João 14: 25, 26; 16: 13-15).  

   Os Apóstolos aceitavam o AT como Divinamente Inspirados. Atribuíam ao ESPÍRITO SANTO as Palavras escritas pelos Profetas e Salmistas. Falando a seus ouvintes reunidos no cenáculo. Pedro introduziu Salmo 69: 25 e 109: 8 dizendo: “Convinha que se cumprisse a Escritura que o ESPÍRITO SANTO proferiu anteriormente por boca de Davi” (Atos 1: 16, 20). É possível encontrar em diversos lugares de Atos e das epístolas declarações similares que identificam o ESPÍRITO SANTO como a fonte das Palavras do AT (Atos 4: 25; 28: 25; Hebreus 3: 7; 10: 15). Era DEUS quem falava pela boca de Seus servos escolhidos (Atos 3: 18, 21; Romanos 1: 2; Hebreus 1: 1; Apocalipse 10: 7).

   Pedro resume essa convicção de que os Escritos Proféticos tiveram origem em DEUS com estas Palavras: “Nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de DEUS, movidos pelo ESPÍRITO SANTO" (2 Pedro l:21). Paulo, fazendo evidente referência às `Sagradas Letras' com as quais Timóteo estava familiarizado desde a meninice, declarou: "Toda a Escritura é inspirada DEUS' (2 Timóteo 3:16). Para o SENHOR JESUS e para os apóstolos, toda a Escritura (naqueles dias, uma referência ao AT) originou-se com DEUS, e era realmente Inspirada por DEUS.

   O NT sugere que os Escritos Apostólicos foram aceitos como parte das Escrituras Sagradas, juntamente com o AT. Como era previsível, tais indicações se encontram principalmente nos livros do NT que foram escritos por último (Lucas 10:7; cf. 1Timóteo5:18). Em 1Timóteo 5:18, Paulo justapõe uma declaração de JESUS "O trabalhador é digno do seu salário" (Lucas 10:7) - com uma citação do AT (Deuteronômio 25:4) e introduz ambas as citações com a locução "Pois a Escritura Declara". A frase introdutória sugere que o Apóstolo estava familiarizado com o Evangelho de Lucas e o reconhecia como Escritura. De igual modo, Pedro parece reconhecer as cartas de Paulo como Escritura, "segundo a sabedoria que lhe foi dada" (2 Pedro 3:15, 16).

   Paulo, Pedro e João empregam expressões reveladoras da consciência que tinham de serem movidos, como os Profetas do passado, pelo ESPÍRITO SANTO (Efésios 3:4, 5; 1Pedro 1:12; Apocalipse 1:10, 11). Estavam cientes de falarem e escreverem com Autoridade Divina.

   A Declaração de 2 Timóteo 3:16, de que toda Escritura é Divinamente Inspirada, não deve ser aplicada somente aos livros do AT, mas também aos do NT. O fato de terem os escritos neotestamentários sido reconhecidos como Escritura Inspirada por autores cristãos já no 2° século fornece justificativa adicional para tal aplicação.

                             











TEOLOGIA - A Forma Humana da ESCRITURA (Estudo 011/ 2ª Temporada)


TEOLOGIA - "O Caráter Divinamente Inspirado da

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