TEOLOGIA - Revelação Especial como Seleção (Estudo 007/2ª Temporada)

                                  PROJETO TEOLOGANDO:

                            Aprendendo TEOLOGIA Estudando!              


                                       Revelação Especial     


                           Características da Revelação Especial

   A Revelação Especial se distingue por três características específicas: (1) A Revelação Especial é Seletiva: DEUS Se comunica com seres humanos específicos de forma pessoal com tudo o que envolve uma comunicação dessa natureza. (2) A Revelação Especial é Redentiva: o foco primário da Revelação Especial é o pecador, a quem DEUS deseja Salvar e Restaurar. (3 ) A Revelação Especial é Acomodativa: é marcada por acomodação ou adaptação Divina ao nível da humanidade. Essa característica se acha inseparavelmente  entrelaçada com as anteriores e culmina na encarnação do FILHO de DEUS.

                               

                   Revelação Especial como Seleção 

   Ao Revelar-se à humanidade, DEUS escolheu pessoas específicas a quem e por quem tornaria conhecido Seu Caráter e Vontade. Escolheu Abraão e fez com ele uma aliança, prometendo-lhe descendentes e bênçãos:

                             “Assim Diz o SENHOR”

    Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

                  (Gênesis 12: 1-3; 22: 15-18/PALAVRA de DEUS)

   A promessa pactual começou a se cumprir com o nascimento de Isaque. Para esse e para Jacó, seu filho, o SENHOR repetiu e ratificou a promessa inicial (Gênesis 26: 1-5; 28: 12-15).

   DEUS apareceu a esses patriarcas nas chamadas teofanias . As narrativas do Gênesis nos dizem: “Apareceu o SENHOR a Abraão” (Gn 12: 7; 17: 1) e a seus descendentes  (Gn 26: 2; 35: 9). DEUS também Se revelou a eles em sonhos e visões  (ver Gênesis 15:1; 28: 12; 31: 10-11; 46: 2). Numa teofania muito especial, Jacó, o pai das 12 tribos, lutou com DEUS e recebeu a Bênção Divina (Gn 32: 24-28).

   Durante sucessivas gerações, Israel continuou, por escolha Divina, a ser recipiente e canal de Revelação de DEUS. Um dos pontos culminantes dessa autorrevelação ocorreu no Êxodo, quando DEUS Se revelou por meio de atos poderosos de redenção, e proclamou Sua Glória e caráter como um DEUS compassivo e perdoador, As revelações de Yahweh como Redentor Misericordioso e Legislador Supremo (Êxodo 3, 20, 24) ficaram profundamente gravadas na consciência de Israel. lançando um firme alicerce para todas as Revelações subsequentes.

   O SENHOR continuou a Se revelar à nação escolhida de modo especial, principalmente por homens e mulheres a quem conferiu o Dom de Profecia. Entre esses estavam Samuel (1 Sm 3: 21), Isaías (Is 6), Hulda (2Rs 22: 14-16) e muitos outros. Era o próprio DEUS quem convocava alguém para o ofício profético; nunca ninguém foi dotado com esse Dom em resultado de iniciativa ou esforço humano. Como afirma Pedro: “Nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de DEUS, movidos pelo ESPÍIRITO SANTO” (2 Pedro 1: 21).

   O relacionamento  e o trato providencial de DEUS com a nação escolhida foram sem iguais. A nenhuma outra nação da Terra o SENHOR Se revelou como o fez a Israel. Um dos salmistas afirmou que DEUS “não fez assim a nenhuma outra nação; todas ignoram os Seus preceitos”  (Salmos 147: 20). Séculos depois , Paulo diria que a vantagem dos judeus era “muita, sob todos os aspectos”, pois a eles haviam sido “confiados os oráculos de DEUS” (Romanos 3: 1, 2). Incomparáveis foram os resultados da Revelação Especial de DEUS a Israel. Somente eles adoravam um DEUS Único e Verdadeiro. Nenhuma outra nação possuía uma Lei como os Dez Mandamentos. O Sábado  como dia semanal de repouso comemorativo da criação era exclusividade de Israel. E nenhuma nação podia reivindicar possuir um conjunto de textos sagrados produzidos por escritores inspirados durante um período de mais de mil anos. Uma característica preeminente da Revelação de Yahweh a Israel a promessa , muitas vezes repetida, de um Filho real, o Filho de Davi, que traria redenção e paz eterna não só para Israel, mas até aos confins da Terra (Gênesis 49: 8-10; 2 Samuel  7: 8-16; Salmos 2: 1-11; Isaías 9: 6, 7; 11: 1-10; 49: 1-6; Jeremias 23: 5, 6; Miquéias 5: 2-4; Zacarias 9: 9,10).

   Embora as revelações feitas por Yahweh a Israel e Seu providencial cuidado com a nação escolhida fossem incomparáveis, o SENHOR deixou bem claro, desde o início, que a revelação dada a Israel era para benefício de todas as nações da Terra. DEUS havia dito a Abraão que nele e em seus descendentes  seriam benditas  todas as famílias da Terra (Gênesis 12: 3; 22: 18). No monte Sinai, relembrando aos israelitas como ELE os libertara do Egito, disse-lhes o SENHOR: “Se diligentemente ouvirdes a Minha Voz e guardardes a Minha aliança, então, sereis a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos” (Êxodo 19: 5). Essa revelação certamente foi seletiva. Mas, imediatamente, o SENHOR acrescentou: “porque toda a Terra é Minha; vós Me sereis reino de sacerdotes e nação santa” (v. 5, 6). DEUS escolheu Israel para revelar Sua pessoa e Seus propósitos redentores a toda a Terra, para que fossem Suas testemunhas entre as nações:

                            “Assim Diz o SENHOR” 

    Todas as nações, congreguem-se; e, povos, reúnam-se; quem dentre eles pode anunciar isto e fazer-nos ouvir as predições antigas? Apresentem as suas testemunhas e por elas se justifiquem, para que se ouça e se diga: Verdade é!

   Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

   Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador. Eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir; deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus.

                     (Isaías 43: 9-12/PALAVRA de DEUS)





 Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A BÍBLIA" (Verdade Presente) 


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A TRINDADE" (Verdade Presente)


 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DEUS PAI" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "JESUS" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "CRISTO" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "ESPÍRITO SANTO" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "CRIAÇÃO" (Verdade Presente)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 1/4)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 2/4)

 

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 3/ 4)

 

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 4/4)

 

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 1/2).

 

     Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 2/2)

 

       Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Lei de DEUS" (Parte 1/2) 

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Os Dez Mandamentos" (Parte 2/2)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Pecado" (parte 1/2)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A Doutrina do pecado" (Parte 2/2)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SALVAÇÃO" (Verdade Presente)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGURANÇA" (Verdade Presente)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "JUÍZO" (Parte 1/2)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O Juízo Divino" (Parte 2/2)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SANTUÁRIO" (Verdade Presente)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "IGREJA" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "REMANESCENTE" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "BATISMO" (Verdade Presente)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Ceia do SENHOR" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DONS ESPIRITUAIS" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "MORDOMIA" (Verdade Presente)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA – “SAÚDE” (Parte 1/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SAÚDE" (Parte 2/2)  

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "MORTE" (Parte 1/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "MORTE" (Parte 2/2)

 

  Os Grandes Temas da BÍBLIA - "INFERNO" (Parte 1/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "INFERNO" (Parte 2/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "RESSURREIÇÃO" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGUNDA VINDA" (Parte 1/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGUNDA VINDA" (Parte 2/2)

 

O s Grandes Temas da BÍBLIA - "MILÊNIO" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Nova Terra" (Verdade Presente).  



                                        igrejas.adventistas.org

                                                                       #NovoTempo 





   Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                    "Assim Diz o SENHOR 


Nenhum comentário:

Postar um comentário