TEOLOGIA - Revelação Especial (Estudo 006/2ª Temporada)

                                       PROJETO TEOLOGANDO:

                          Aprendendo TEOLOGIA Estudando!

           

                                     Revelação Especial     

                                  "Introdução, Definição"

   Virar as costas para DEUS sempre acarreta trágicas consequências. Os seres humanos, alienados de DEUS pelo pecado, pela culpa, vergonha e medo, distorceram e suprimiram o Conhecimento de DEUS conforme manifesto na natureza e na consciência humana. A Terra inteira – principalmente os seres vivos, incluindo animais e seres humanos – ficou sujeita à decadência, doença e finalmente à morte. Nessa condição, a humanidade precisava desesperadamente de uma nova Revelação de DEUS, uma Revelação que não só restaurasse o relacionamento rompido entre DEUS e o ser humano, mas também pusesse todo o Universo novamente em harmonia com DEUS. Os cristãos entendem que DEUS comunicou tal Revelação, para nos desvendar “o Mistério da Sua Vontade, segundo o Seu beneplácito que propusera em CRISTO” (Efésios 1: 9, 10).

   Essa Revelação recebe muitas vezes o nome de Revelação Especial, em contraste com a Revelação Geral. Enquanto a Revelação Geral é universal, acessível a todos os seres humanos em todos os lugares, a Revelação Especial é dirigida a todos os seres humanos, embora não seja imediatamente acessível a todos. Conquanto pela Revelação Geral DEUS Se faça conhecido como CRIADOR,MANTENEDOR e SENHOR do Universo, na Revelação Especial ELE Se apresenta de uma forma pessoal para remir a humanidade do pecado e reconciliar o mundo Consigo.

   O centro da Revelação Especial é a pessoa de JESUS CRISTO, DEUS em carne (1Timóteo 3: 16; João 1: 14, 18). Ao manifestar-Se em forma humana na Terra, o Filho de DEUS Se submeteu às limitações da natureza humana: Ele foi “nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gálatas 4: 4). ELE Se fez carne, tornou-Se JESUS, o carpinteiro de Nazaré, um judeu que viveu durante aproximadamente 33 anos na Palestina, que morreu numa cruz fora de Jerusalém, sob o governo de Pôncio Pilatos, e que ressurgiu do túmulo e ascendeu para o PAI. Jamais foi Plano de DEUS que essa Revelação constituísse para a humanidade um acontecimento tão inesperado quanto um raio que cai de um céu sem nuvens. Pelo contrário, desde o momento em que nossos primeiros antepassados caíram em pecado, DEUS começou a revelar Seu propósito de nos Salvar por meio da semente prometida ou do descendente da mulher. Durante milhares de anos, ELE Se revelou através dos canais de Sua escolha, principalmente por meio dos Patriarcas e Profetas, a fim de preparar a família humana para a Revelação Suprema, a encarnação do FILHO de DEUS. Toda a história das revelações preparatórias pertence ao campo da Revelação Especial.

   DEUS concedeu não somente revelações antecipatórias, mas também testemunhos comprobatórios. Dentre Seus discípulos, JESUS escolheu 12 Apóstolos para darem testemunhos de Sua vida, morte e ressurreição, e para serem testemunhas oculares da Suprema Revelação de DEUS (Atos 1: 21, 22; 1João 1: 1-3). Tendo em vista a forma singular como os Escritores Bíblicos foram chamados para serem Arautos da Revelação Divina e da autoridade singular com que foram dotados. Paulo bem podia dizer que a igreja foi edificada “sobre o fundamento dos Apóstolos e Profetas, sendo ELE mesmo, CRISTO JESUS, a Pedra Angular” (Efésios 2: 20).

   Esse dinâmico e complexo processo da Revelação Divina, tanto na história de Israel quanto na vida, morte e ressurreição de JESUS CRISTO e no testemunho apostólico daquele acontecimento, de nada serviria para as gerações posteriores se não lhes tivesse sido preservado e transmitido de uma maneira fidedigna, autorizada e persuasiva. Sob Impulso e Guia do ESPÍRITO SANTO, os Profetas e Apóstolos não somente proclamaram, mas também consignaram por escrito aquilo que DEUS lhes revelou. Sob a mão orientadora da Divina providência, os escritos deles foram finalmente reunidos para formar o AT (Antigo Testamento) e o NT (Novo Testamento).     

                   

   Na qualidade de registro da Revelação Especial, as ESCRITURAS se tornaram fator essencial no processo da Revelação Divina. Embora uma equiparação entre Revelação Especial e ESCRITURAS não faça justiça à complexidade do processo revelatório, as ESCRITURAS realmente desempenham papel decisivo nesse processo. De acordo com os Autores Bíblicos, as ESCRITURAS vieram até nós como a PALAVRA de DEUS. Essa era a convicção dos Profetas, dos Apóstolos e do próprio SENHOR JESUS (ver Daniel 9: 2; Mateus 4: 4; Marcos 7: 13; Hebreus 4: 12). Sob a iluminação do ESPÍRITO SANTO, as ESCRITURAS nos transmitem o Conhecimento do Único DEUS Verdadeiro conforme revelado em JESUS CRISTO.

   Revelação Especial é todo o processo pelo qual DEUS revelou a Si mesmo e Seu propósito redentor para com a raça humana por intermédio de Israel, dos Profetas e Apóstolos, mas supremamente em JESUS CRISTO. Revelação Especial são também os meios pelos quais ELE continua Se revelando pelas ESCRITURAS, sob o poder iluminador e convencedor do ESPÍRITO SANTO e pela proclamação da Igreja a todas as nações da Terra. No coração desse processo encontra-se o Grande Ato Redentor da Encarnação do FILHO de DEUS, que, por Sua vida, morte, ressurreição e intercessão, redime do pecado todo aquele que NELE crê, restaurando o Verdadeiro Conhecimento de DEUS.

   Em seu sentido mais profundo, o processo de Revelação e o de Redenção são uma coisa só, pois ambos se centralizam na pessoa de JESUS CRISTO. E ambos alcançarão seu êxito definitivo quando CRISTO voltar para revelar-Se na plenitude de Sua Glória, conferir a imortalidade a Seu povo e levá-lo à presença do PAI. Ainda assim, os Mistérios da Revelação Redentora continuarão estimulando nos redimidos a mais profunda gratidão e o estudo mais aplicado:

                                   “Assim Diz o SENHOR”

   Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.

                       (1Coríntios 13: 12/PALAVRA de DEUS).

                

    Este Glossário não pretende fornecer informações novas ou mais preciosas. Visto que, em sua maior parte, os termos são explicados no próprio texto, o objetivo principal do "GLOSSÁRIO+" é servir de comodidade para o nosso leitor e lembrete para a memória. As definições refletem os significados desses termos conforme empregados nos artigos deste Blog!

 (1) Critica da Forma – Método de Estudo da BÍBLIA empregado para descobrir a elaboração pré-literária (oral) por trás das diversas formas literárias dos Estudos Bíblicos.

(2) Crítica Histórica – Tentativa de verificar a veracidade da ESCRITURA e compreender seu significado com base nos princípios e procedimentos da ciência histórica secular.

(3) Crítica da Redação - Método de Estudo da BÍBLIA empregado para descobrir presumidas tradições anteriores usadas pelo redator na composição, por exemplo, dos Evangelhos.

(4) Deísmo – Sistema de pensamento que defende a religião natural e a existência de Deus com base na razão humana e nas leis da natureza, em vez da revelação e dos ensinos de uma Igreja.

(5) Demitologização – Método de interpretação do Novo Testamento desenvolvido por Rudolf Bultmann (1884 – 1976). Insiste na necessidade de despir o Novo Testamento, principalmente os Evangelhos, de seus aspectos tidos como mitológicos por esse método, tais como a crença no poder divino de JESUS. Sua preexistência e nascimento virginal. Suas idas e vindas entre Céu e a Terra e Sua ressurreição, visto serem “inteiramente inconcebíveis” para a fé histórica. Tal linguagem mitológica deve, portanto, ser reinterpretada em categorias antropológicas (orientadas para o humano), ou melhor, em categorias existenciais (pessoais).

 (6) Determinismo – Teoria segundo a qual os atos da vontade humana, os acontecimentos históricos ou os fenômenos da natureza estão determinados, isto é, decididos por causas externas e antecedentes, como o ambiente, a composição genética ou DEUS. Assim sendo, nada no comportamento humano decorre, por exemplo, da livre vontade.                    





                              

 Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A BÍBLIA" (Verdade Presente) 


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A TRINDADE" (Verdade Presente)


 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DEUS PAI" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "JESUS" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "CRISTO" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "ESPÍRITO SANTO" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "CRIAÇÃO" (Verdade Presente)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 1/4)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 2/4)

 

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 3/ 4)

 

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 4/4)

 

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 1/2).

 

     Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 2/2)

 

       Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Lei de DEUS" (Parte 1/2) 

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Os Dez Mandamentos" (Parte 2/2)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Pecado" (parte 1/2)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A Doutrina do pecado" (Parte 2/2)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SALVAÇÃO" (Verdade Presente)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGURANÇA" (Verdade Presente)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "JUÍZO" (Parte 1/2)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O Juízo Divino" (Parte 2/2)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SANTUÁRIO" (Verdade Presente)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "IGREJA" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "REMANESCENTE" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "BATISMO" (Verdade Presente)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Ceia do SENHOR" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DONS ESPIRITUAIS" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "MORDOMIA" (Verdade Presente)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA – “SAÚDE” (Parte 1/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SAÚDE" (Parte 2/2)  

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "MORTE" (Parte 1/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "MORTE" (Parte 2/2)

 

  Os Grandes Temas da BÍBLIA - "INFERNO" (Parte 1/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "INFERNO" (Parte 2/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "RESSURREIÇÃO" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGUNDA VINDA" (Parte 1/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGUNDA VINDA" (Parte 2/2)

 

O s Grandes Temas da BÍBLIA - "MILÊNIO" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Nova Terra" (Verdade Presente).  



                                     igrejas.adventistas.org

                                                                       #NovoTempo   






Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                            "Assim Diz o SENHOR" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário