EVANGELHOS - "Parábolas de CRISTO" (Marcos 04 /16 )

                                        É DESSE JEITO! 

                      Projeto: “Preceito por Preceito”  


                         Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos! 

        Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a "Capítulo 4" do "EVANGELHO Segundo Marcos".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":

      1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.

     2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.

   3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.          

   4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.

   5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.

  6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito"São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".                                                                                                        

     7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA  a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.

                                      "Assim Diz o SENHOR"


A Parábola do Semeador

   4 Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2 Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5 Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7 Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9 E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

 A Explicação da Parábola 

   10 Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11 Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, 12 para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. 13 Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas? 14 O semeador semeia a palavra. 15 São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles. 16 Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. 17 Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. 18 Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, 19 mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. 20 Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.

 A Parábola da Candeia 

   21 Também lhes disse: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador? 22 Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. 24 Então, lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará. 25 Pois ao que tem se lhe dará; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

 A Parábola da Semente 

   26 Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; 27 depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. 28 A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. 29 E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.

 A Parábola do grão de mostarda

   30 Disse mais: A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos? 31 É como um grão de mostarda, que, quando semeado, é a menor de todas as sementes sobre a terra; 32 mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e deita grandes ramos, a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra.

 Por que JESUS falou por Parábolas 

   33 E com muitas parábolas semelhantes lhes expunha a palavra, conforme o permitia a capacidade dos ouvintes. 34 E sem parábolas não lhes falava; tudo, porém, explicava em particular aos seus próprios discípulos.

 JESUS acalma uma tempestade 

   35 Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. 36 E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam. 37 Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. 38 E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? 39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. 40 Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? 41 E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

                            (Marcos 4/PALAVRA de DEUS) 


                                       É DESSE JEITO! "Áudio+"

      

4: 1 (Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele...) CRUZ+ (Lucas 8: 4-10).

 

4: 2  (doutrinamento) CRUZ+ (Marcos 12: 38).

 

4: 10 (Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas) CRUZ+ (Mateus 13: 10; Lucas 8: 9).

 

4: 11 (conhecer o mistério do reino de Deus / aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas) CRUZ+ (Mateus 11: 25; 1 Coríntios2: 10-16; 2 Coríntios 4: 6/ 1 Coríntios 5: 12-13; Colossenses 4: 5; 1Tessalonicenses 4:12; 1 Timóteo 3: 7).

 

4: 12 (vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles) CRUZ+ (Isaías 6: 9-10; 43: 8; Jeremias 5: 21; Ezequiel 12: 2; Mateus 13: 14; Lucas 8: 10; João 12: 40; Romanos 11: 8).

 

4: 14 (O semeador semeia a palavra) CRUZ+ (Mateus 13:18-23; Lucas 8: 11-15).

 

4: 19 (os cuidados do mundo / a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera) CRUZ+ (Lucas 21: 34 / Provérbios 23: 5; Eclesiastes 5: 13; Lucas 18: 24; 1Timóteo 6: 9-10, 17).

 

4: 20 (frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um) CRUZ+ (João 15: 2, 5; Romanos 7: 4).

 

4: 21 (Também lhes disse: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador?) CRUZ+ (Mateus 5: 15; Lucas 8: 16; 11: 33).

 

4: 22 (Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado) CRUZ+ (Eclesiastes 12: 14; Mateus 10: 26-27; Lucas 12: 3; 1 Coríntios 4: 5).

 

4: 23 (Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça) CRUZ+ (Mateus 11: 15; 13: 9, 43; Marcos 4: 9; Lucas 8: 8; 14: 35; Apocalipse 3: 6,13, 22; 13: 9).

 

4: 24 (Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também...) CRUZ+ (Mateus 7: 2; Lucas 6: 38; 2 Coríntios 9: 6).

 

4: 25 (Pois ao que tem se lhe dará; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado) CRUZ+ (Mateus 13: 12; 25: 29; Lucas 8: 18; 19:26).

 

4: 26 (O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra) CRUZ+ (Mateus 13: 24-30, 36-43; Lucas 8: 1).

 

4: 27 (crescesse, não sabendo ele como) CRUZ+ (2Coríntios 3: 18; 2 Pedro 3: 18).

 

4: 28 (frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga) CRUZ+ (João 12: 24).

 

4: 29 (se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa) CRUZ+ (Marcos 13: 30; Apocalipse 14: 15).

 

4: 30 (A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos?) CRUZ+ (Mateus 12: 31-32; Lucas 13: 18-19; Atos 2:41; 4: 4; 5: 14; 19: 20).

 

4: 33 (E com muitas parábolas semelhantes lhes expunha a palavra...) CRUZ+ (Mateus 13: 34-35; João 16: 12).

 

4: 34 (explicava em particular aos seus próprios discípulos) CRUZ+ (Lucas 24: 27, 45).

 

4: 35 (Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem) CRUZ+ (Mateus 8: 18, 23-27; Lucas 8: 22, 25).

 

4: 38 (Mestre / não te importa que pereçamos?) CRUZ+ (Mateus 23: 8-10 / Salmos 44: 23).

 

4: 39 (repreendeu o vento e disse ao mar / Acalma-te, emudece!...) CRUZ+ (Marcos 9: 25; Lucas 4: 39 / Salmos 65: 7; 89: 9; 93: 4;104: 6-7; Mateus 8: 26; Lucas 8: 24).

 

4: 40 (Como é que não tendes fé?) CRUZ+ (Mateus 14:31-32; Lucas 8: 25).




                    “NT+ de 4: 2” 

 

4: 2 Parábolas. As parábolas nos tempos bíblicos incluíam mais do que “histórias terrenas com significado celestial”. JESUS contava tais histórias com frequência. Contudo, em muitas ocasiões, as parábolas eram simples declarações comparativas, introduzidas com a expressão “é como” ou a palavra “como”. Já em outros casos, a parábola é um pronunciamento que faz uma comparação e ensina uma lição, como no caso da resposta de JESUS à acusação sobre Belzebu, em 3: 23 (Ver “NT+ de 13: 3 de Mateus”).

 

                      “NT+ de 4: 3” 

 

4: 3 saiu o semeador a semear. Na Palestina antiga, os agricultores lançavam a semente de forma manual, semeando, muitas vezes, antes de arar o solo. Só as sementes que caíam em solo produtivo, que fora arado e cuidado, produziriam a colheita.

 

                        “NT+ de 4: 8” 

 

4: 8 caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo. Ao interpretar parábolas narrativas é importante notar que a última parte costuma ser a chave para a compreensão do todo. Chama-se “ênfase final”. A Lição desta Parábola é que o Reino de DEUS terá triunfo extraordinário a despeito das tentativas de se impedir seu sucesso.

 

                         “NT+ de 4: 9” 

 

4: 9 Quem tem ouvidos para ouvir. Estas Palavras no final da Parábola e a interpretação subsequente nos v. 13-20 sugerem que ela tinha duplo significado. Além de ser uma resposta as conversas do cap. 3 (ver “NT+ de 4: 8”), consiste numa exortação a ouvir, escutar e responder corretamente aos Ensinos de JESUS.

 

                          “NT+ 4: 31-32” 

 

4: 31-32 grão de mostarda. Assim como a Parábola do Semeador, esta enfatiza a comparação entre o pequeno início do Reino de JESUS e seu fim extraordinário. O que o torna extraordinário não é o grande crescimento em relação ao começo, mas o fato de expandir a ponto de incluir não judeus.

 

                           “NT+ de 4: 37” 

 

4: 37 grande temporal de vento. O mar da Galileia é um lago a mais de 180m abaixo do nível do mar, situado numa bacia cercada por montanhas. O ar frio das montanhas do norte combinado com o calor e a umidade do lago e das planícies, às vezes, produz tempestades violentas e inesperadas.

 

                            “NT+ de 4: 39” 

 

4: 39 repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! Este milagre demonstrou a autoridade de JESUS sobre a natureza. ELE repreendeu a tempestade da mesma forma que abordou o espírito imundo (em 1: 25). As Palavras de Ordem tinham a intenção de calar a tormenta. Era uma ordem para que ela ficasse silenciosa. Uma tradução mais enfática seria: “Cale-se! Fique calma!”.

                          






O EVANGELHO Segundo Mateus 











                                              igrejas.adventistas.org

                                                                    #NovoTempo   







Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                        "Assim Diz o SENHOR"


Nenhum comentário:

Postar um comentário