EVANGELHOS - "A Transfiguração" (Mateus 17/28)

                                   É DESSE JEITO! 

                       Projeto: “Preceito por Preceito”


                     Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos!

        Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre o "Capítulo 17" do "EVANGELHO Segundo Mateus".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":

      1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.

     2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.

   3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.          

   4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.

   5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.

  6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito"São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".                                                                                                        

     7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA  a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone(N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.


"Assim Diz o SENHOR"

   A Transfiguração

   17 Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. 2 E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; um a será tua, outra para Moisés, outra para Elias. 5 Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. 6 Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. 7 Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais!8 Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.

A Vinda de Elias

   9 E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do Homem ressuscite dentre os mortos. 10 Mas os discípulos o interrogaram: Por que dizem, pois, os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?  11 Então, Jesus respondeu: De fato, Elias virá e restaurará todas as coisas. 12 Eu, porém, vos declaro que Elias já veio, e não o reconheceram; antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles. 13 Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista.

A Cura de um jovem possesso

   14 E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse: 15 Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água. 16 Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. 17 Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. 18 E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado.

   19 Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? 20 E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível. 21 [Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.]

De novo JESUS prediz

a sua morte e ressurreição

   22 Reunidos eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens; 23 e estes o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará. Então, os discípulos se entristeceram grandemente.

JESUS paga imposto

   24 Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas? 25 Sim, respondeu ele. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos? 26 Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos. 27 Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti.

                                     (Mateus 17/PALAVRA de DEUS)

                                      É DESSE JEITO! "ÁUDIO+" 

            

                                                 AMÉM!!!  

17: 1 (Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular...) CRUZ+ (Marcos 9: 2-8).

   17: 5 (Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu.../Este é meu Filho amado/em que me comprazo/a ele ouvi) CRUZ+ (2 Pedro 1: 17/Marcos 1: 11/Mateus 3: 17; 12: 18/Deuteronômio 18: 15,19/Atos 3: 22-23).

   17: 6 (Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo) CRUZ+ (2 Pedro 1: 18).

   17: 7 (tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais!) CRUZ+ (Daniel 8: 18).

   17: 10 (Por que dizem, pois, os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?) CRUZ+ (Malaquias 4: 5; Mateus 11: 14; 16:14; Marcos 9: 11).

   17: 11 (restaurará todas as coisas) CRUZ+ (Malaquias 4: 6; Lucas 1: 17).

   17: 12 (Eu, porém, vos declaro que Elias já veio.../ não o reconheceram; antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram.../ o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles) CRUZ+ (Mateus 11: 14; Marcos 9:12-13/Mateus 14: 3, 10/Mateus 16: 21).

   17: 13 (Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista) CRUZ+ (Mateus 11: 14).

   17: 14 (E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse) CRUZ+ (Mateus17: 14-19; Marcos 9: 14-28; Lucas 9: 37-42).

   17: 17 (geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco?) CRUZ+ (Deuteronômio 32: 5; Filipenses 2: 15).

   17: 18 (repreendeu o demônio, e este saiu do menino...) CRUZ+ (Lucas 4: 41).

   17: 20 (se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará) CRUZ+ (Mateus 21: 21; Marcos 11: 23; Lucas 17: 6; 1 Coríntios 12: 9).

   17: 22 (Reunidos eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens) CRUZ+ (Mateus 16: 21; 26: 57; Marcos 8: 31; Lucas 9: 22, 44; João 18: 12).

   17: 23 (se entristeceram grandemente) CRUZ+ (Mateus 26: 22; 27: 50; Lucas 23: 46; 24: 46; João 16: 6 ; 19: 30; Atos 10:40).

   17: 24 (Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto...) CRUZ+ (Marcos 9: 33).

   17: 25 (estranhos?) CRUZ+ (Isaías 60:10-17).


                       “NT+ de 17:1-13”

   A aparição de Moisés e Elias é significativa em vários aspectos: (1) Eles representam a Lei e os Profetas, respectivamente. JESUS disse que não viera abolir a Lei ou os Profetas, mas cumpri-los (5: 17). (2) Moisés e Elias, assim como JESUS, realizaram milagres, foram rejeitados e tiveram um encontro com DEUS no monte (Sinai e Horebe/Sinai; Êxodo 24: 12-18; 1Reis 19: 8-19). (3) No judaísmo, estes homens também têm importância para os últimos dias. Em Deuteronômio 18: 15-18, Moisés profetizou que DEUS levantaria um profeta como ele. Acreditava-se que isso aconteceria nos últimos dias. Em Malaquias 4: 5-6, encontra-se a profecia de que Elias apareceria “antes que venha o Grande e Terrível Dia do SENHOR” (4: 5). Por fim, (4) acreditava-se que os dois estavam no Céu, pois Moisés foi ressuscitado (Judas 9) e Elias, transladado sem passar pela morte (2 Reis 2: 11, 12). Eles se tornaram representantes daqueles que serão transladados por ocasião da Segunda Vinda: os que morreram no SENHOR e os que estiverem vivos quando JESUS retornar (1 Tessalonicenses 4: 16, 17). A cena da transfiguração de JESUS com Moisés e Elias é um tipo do evento final dos últimos dias, quando o JESUS Glorificado se reunirá com todos os salvos.  

                   “NT+ de 17: 20”

   “fé como um grão de mostarda.” O grão de mostarda era a menor semente conhecida na antiga Palestina. A incapacidade dos discípulos em expulsar o demônio demonstrava a falta até mesmo desse pouco de fé. Com uma fé mínima, os seguidores de JESUS realizariam coisas aparentemente impossíveis, como mover uma montanha. As pessoas daquela época acreditavam que as montanhas eram colunas que sustentavam o céu e mantinham no lugar o disco da Terra por sobre as águas subterrâneas. A mudança de lugar dessas colunas seria algo colossal. No pensamento de CRISTO, até mesmo a menor porção de fé pode levar à realização daquilo que, de modo geral, é considerado impossível. Este ensino metafórico de CRISTO, é claro, deve ser compreendido à luz do restante das ESCRITURAS. A fé deve estar de acordo com a vontade de DEUS e contribuir para sua glória.

                   “NT+ de 17: 24”

   “imposto das duas dracmas.” Todo judeu do sexo masculino de 20 anos para cima tinha a obrigação de pagar um imposto anual ao templo. As duas dracmas gregas eram equivalentes a meio siclo hebraico, que valia dois dias de trabalho. Esse imposto era destinado à manutenção do santuário (Êxodo 30:11-16). Os cobradores do imposto do templo armavam tendas para recolhê-lo. Somente Mateus menciona esse episódio, possivelmente por ter sido cobrador de impostos antes de aceitar o convite de JESUS para ser discípulo.

                 “NT+ de 17: 27”

   “estáter.” Grande moeda de prata grega, equivalente a quatro dracmas.









"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                      (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!

             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário