GÊNESIS 1: "O CRIADOR" (Preceito por Preceito)

                                            É DESSE JEITO !

               Feliz Sábado Amados Irmãos, que a Paz do SENHOR DEUS esteja convosco. Hoje é dia do Estudo Especial do Projeto "Preceito por Preceito" de Capítulo a Capítulo da PALAVRA de DEUS, onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre o Capítulo 1 de Gênesis .  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada Estudo Detalhado deste Projeto: 


                      



                      6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo" deste Projeto. São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS.


                        * E Agora com nossas BÍBLIAS SAGRADAS em mãos e joelhos no chão, Oremos!!!  




                               
Imagem das Mãos do Criador à criar a Terra.

                                                   

                                           Gênesis 1- (Estudo 1/50)

              * A Criação dos Céus e da Terra e de Tudo o que neles há

                              1 No Princípio, Criou DEUS os Céus e a Terra. 2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o ESPÍRITO de DEUS pairava por sobre as águas.
                              3 Disse DEUS: Haja Luz. 4 E Viu DEUS que a Luz era boa; e Fez separação entre a Luz e as trevas. 5 Chamou DEUS à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.
                              6  E Disse DEUS: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas. 7 Fez, pois, DEUS o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E Assim se Fez. 8 E Chamou DEUS ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.
                               9 Disse também DEUS: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E Assim se Fez.
                              10 À porção seca Chamou DEUS Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E Viu DEUS que isso era bom. 11 E Disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E Assim se Fez. 12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, Conforme a sua espécie. E Viu DEUS que isso era bom. 13 Houve tarde e manhã, o terceiro dia.
                             14 Disse também DEUS: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. 15 E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E Assim se Fez. 16 Fez DEUS os dois Grandes luzeiros; o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e Fez também as estrelas. 17 E os Colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra, 18 para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a Luz e as trevas. E Viu DEUS que isso era bom. 19 Houve tarde e manhã, o quarto dia.
                             20 Disse também DEUS: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus . 21 Criou, pois, DEUS os grandes animais marinhos e Todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies. E Viu DEUS que isso era bom. 22 E DEUS os Abençoou, Dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves. 23 Houve tarde e manhã, o quinto dia.
                            24 Disse Também DEUS: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E Assim se Fez. 25 E Fez DEUS os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E Viu DEUS que isso era bom.
                            26 Também Disse DEUS: Façamos o homem à Nossa Imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre Toda a Terra e sobre Todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou DEUS, pois o homem à SUA Imagem, à Imagem de DEUS o Criou; homem e mulher os Criou. 28 E DEUS os Abençoou e lhes Disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. 29 E Disse DEUS Ainda: Eis que vos Tenho Dado Todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de Toda a terra e Todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.
                             30 E a todos os animais, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, Toda erva verde lhes será para mantimento. E Assim se Fez. 31 Viu DEUS Tudo quanto Fizera, e eis que era Muito Bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.

                                          
                                           É DESSE JEITO ! "VÍDEO+"


                                 
                             

                                                igrejas.adventistas.org !


                                                            É DESSE JEITO !
                                * Estudo Detalhado (Preceito por Preceito)


                                                            É DESSE JEITO !
                          "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"-

                                        Capítulo 1- Versículos:

                       1. 1 (Princípio; Criou)/ Cruz+ (João 1: 1-3; Atos 17: 24)

                               1.2 (Sem Forma e vazia; ESPÍRITO de DEUS)/ Cruz+ ( Jeremias 4: 23; Isaías 40: 13-14)

                               1.3 (Disse; Haja; Luz)/ Cruz+ (Salmos 33: 6, 9; 2 Coríntios 4: 6; Hebreus 11: 3)

                               1. 5 (trevas)/ Cruz+ ( Salmos 19: 2; 33: 6; 74: 16; 104: 20; 136: 5)

                               1. 6 (Haja Firmamento)/ Cruz+ (Jeremias 10: 12)

                               1. 7 (  separação; Sobre o firmamento)/ Cruz+ (Provérbios 8: 27-29; Salmos 148: 4)

                               1. 9 (Ajuntem-se as águas; Apareça a porção seca)/ Cruz+ ( Jó 26: 10; Salmos 24: 1-2; 33: 7; 95: 5)

                               1. 11 (Produza a terra; Árvores frutíferas)/ Cruz+ (Hebreus 6: 7; 2 Samuel 16:1)

                               1. 14 (Luzeiros; Estações)/ Cruz+ (Salmos 74: 16; 136: 5-9; Salmos 104: 19)

                               1. 16 (Luzeiro Maior; Luzeiro Menor)/ Cruz+ (Salmos 136: 8; Salmos 8: 3)
                                                          
                                                             É DESSE JEITO !                     Sistema de Referências Conectadas (N7+): 

                                                         "(N7+) de 1: 1 "

                                       Este Versículo é a Base Teológica de Gênesis e, por Extensão, das ESCRITURAS. DEUS (em Contraste com o ateísmo) Criou Sozinho (em Contraste com o politeísmo) e Exerce Domínio Sobre a criação (em Contraste com o panteísmo). Os leitores são Lembrados de que a matéria teve um Início (em Oposição ao materialismo)  e que a Realidade Suprema é DEUS (não a humanidade). No Princípio. Introduz a História da CRIAÇÃO. O Universo teve um princípio, pois DEUS o Criou do nada. As histórias de criação das culturas do antigo Oriente Médio geralmente informavam que os deuses haviam usado materiais preexistentes. Gn 1. 1 Desafia esse conceito ao deixar subentendido que DEUS Criou a partir do nada (Ver Hb 11: 3). Criou. O verbo hebraico sempre está ligado à Atividade Criadora Divina (Sl 33: 6, 9; Am 4: 13), embora nem sempre se refira à Criação a partir do nada. DEUS. Deus é apresentado como um agente que fica além e fora da Criação para realizar o ato Criador. O Ser de DEUS não se confunde com a criação. os céus e a terra. Esta expressão tem sido compreendida como uma referência ao universo inteiro. Todavia, por causa do foco do relato da criação na Terra, ela também pode designar a Terra e o céu atmosférico que a cerca, Ambos os pontos de vista são possíveis (Ver Toda a história da CRIAÇÃO em Gn 1-2; Sobre a Revelação de DEUS na CRIAÇÃO, ver Sl 19: 1-6; Rm 1: 20; sobre a CRIAÇÃO como base da Adoração, confira Sl 95: 1-6, Ap 14: 7).

                                                          "(N7+)  de 1: 2"
                                                                          
                                          sem forma e vazia. Referência ao estado desorganizado da Terra antes de ser Ordenada pela PALAVRA de DEUS. Em decorrência do Juízo Divino, a Terra se tornará mais uma vez "sem forma e vazia" (Jr 4: 23; comparar com Is 34: 11). ESPÍRITO  de DEUS. Referência ao ESPÍRITO SANTO como Membro Importante da Divindade em Função Criadora (Gn 6: 3; 41: 38; Êx 31: 3). Outras expressões que descrevem o ESPÍRITO SANTO no AT são "BOM ESPÍRITO"(Ne 9: 20; Sl 143: 10), "SANTO ESPÍRITO"(Sl 51: 11) e "ESPÍRITO SANTO" (Is 63: 10; sobre o trabalho do ESPÍRITO SANTO, Ver Jo 14: 16-18 e At 1: 8; sobre a Divindade na CRIAÇÃO, Ver N7+ de 1:26 ").

                                                         "(N7+) de 1: 3"

                                         A progressão da CRIAÇÃO passa cronologicamente do ato de formar para preencher, conforme ilustra a tabela dos "Dias da Criação";


___________________________________________________________________________________

                                               
                                         É DESSE JEITO ! "Tabela+"

___________________________________________________________________________________

                               Dias 1°, 2° e 3° --- Formar/ Luz (1: 3-5); Firmamento, Céus, Mares (1: 6-8); Terra seca (1: 9, 10), Vegetação (1: 11-13).

                               Dias 4°, 5°, 6° --- Preencher/  Luzeiros (1: 14-19); Habitantes, Pássaros, Peixes (1: 20-23); Animais terrestres, Seres Humanos (1: 26-31).

___________________________________________________________________________________
   

                              Observe a Estrutura Literária semelhante que também se torna visível nas diferentes fórmulas usadas ao longo do relato. Cada dia da criação inclui um Anúncio, uma Ordem Específica, uma separação, um relatório, uma atribuição de nome, uma avaliação e uma estrutura cronológica. Disse DEUS. Ocorre nove vezes no Cap. 1 (V 3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26, 29; sobre a CRIAÇÃO pela PALAVRA de DEUS, Ver Sl 33: 6, 9; Hb 11: 3). A criação acontece por meio da cooperação entre a Palavra e o Espírito Divinos. Jo 1: 1-3 atribui a atividade criadora ao VERBO, o CRISTO pré-encarnado (sobre o papel de CRISTO, Ver Ef 3: 9; (Cl 1: 16; Hb 1: 2). luz. O próprio DEUS é a fonte de luz durante o primeiro dia, antes da criação dos luzeiros no quarto dia. Existe um paralelismo aparente aparente entre os V. 4 e 18. DEUS faz separação "entre a luz e as trevas", assim como entre os luzeiros (Ver 2Co 4: 1-6).


                                                           "(N7+) de 1: 26"

                               A criação da humanidade seguiu um padrão diferente. A fórmula pessoal "Façamos" é incluída, diferentemente das ordens anteriores. A Pluralidade da Ordem apoia a Pluralidade da Divindade, muito embora não se refira explicitamente à TRINDADE (sobre o papel de CRISTO na CRIAÇÃO, ver Jo 1: 3; Ef 3: 9; Cl 1: 16; Hb 1: 2; sobre a presença do ESPÍRITO SANTO na CRIAÇÃO, Ver Gn 1: 2; sobre a TRINDADE, Ver Mt 28: 19). imagem [...] semelhança. Os termos se referem a uma cópia ou representação próxima. Gn 1: 26 é a declaração da intenção de DEUS. ELE Criou o ser humano à SUA imagem e depois Ordenou que este tivesse domínio. A imagem parece ser necessária para a função; portanto, a imagem aponta para os dotes físicos, intelectuais, sociais e espirituais que seriam necessários para a humanidade cumprir o propósito de DEUS para ela. Os seres humanos foram criados à Imagem de DEUS e refletem Características Divinas (como a moralidade e a capacidade de escolha), mas não são inerentemente Divinos.

                                                         "(N7+) de 1: 27"

                            homem e mulher. A sexualidade faz parte do Plano Divino e seria veículo para a concretização da Benção expressa no V. 28. Além disso, nem homem nem mulher sozinhos correspondem à imagem de DEUS, mas juntos formam a humanidade completa (sobre uma descrição detalhada da CRIAÇÃO do homem, Ver 2: 7; sobre a CRIAÇÃO da mulher, Ver 2: 18-24).


                                                          "(N7+) de 1: 28"

                            dominai. Refere-se ao Governo Supremo ( 1Rs 4: 24; Ez 34: 4). O termo não fala de explorar o mundo natural; na realidade, refere-se a partilhar do domínio divino dado à humanidade, que foi criada à imagem de DEUS e, por isso é capaz de distinguir entre exploração e MORDOMIA humana é multifacetada. Ela reconhece que DEUS é o dono de todas as coisas (Ver Sl 24: 1, 2) e a fonte de todo poder ( Ver Dt 8: 28). Incluí os princípios de serviço (Ver Mt 20: 25-28) e prestação de contas (Ver Mt 25: 14-30; quanto ao aspecto financeiro da MORDOMIA, Ver Lv 27: 30-33; Ml 3: 8-12; Mt 6: 21; 23: 23).

                                                        "(N7+) de 1: 29, 30"

                          Eis que vos tenho dado todas as ervas [...] para mantimento. Em contraste com os deuses da Mesopotâmia, que exigiam aos humanos que lhes dessem comida, DEUS é apresentado como um provedor beneficente que cuida das necessidades alimentares de seres humanos e animais. Somente depois do dilúvio a carne passou a fazer parte da dieta humana (Gn 9: 3) e, mesmo então, com restrições (Lv 11; Dt 14). Entretanto, os hábitos alimentares se tornaram um sinal de  fidelidade a DEUS (Dn 1: 8; At 10: 12-13, Cl 2: 16; sobre o retorno à dieta vegetariana original na Nova Terra, Ver Is 11: 7; 65: 25; confira em 1Co 6: 19, 20; 10: 31 princípios gerais de SAÚDE; Ver em Êx 23: 25; Sl 103: 3; 3Jo 2 o desejo de DEUS de que SEU povo tenha SAÚDE).


                                                            "(N7+) de 1: 31" 

                           muito bom. Esta avaliação não reflete apenas o sexto dia, mas "Toda" a criação, inclusive a matéria. Portanto, a sugestão de que a matéria é má e o espírito é bom cria uma falsa dicotomia ( sobre o louvor à CRIAÇÃO de DEUS, ver Sl 19: 1-6; 104).

                                                             


                                                  É DESSE JEITO !
                  "Nota+ de Estudo" (NT+)


                                          "(NT+) de 1: 4"

                      [ boa.] Julgamento Divino sobre a criação; ocorre como síntese de todos os dias, com exceção do segundo (V. 10, 12, 18, 21, 25, 31). "Boa" ou "Bom" indica que a criação funcionou do modo como DEUS planejara, com qualidades estéticas e força moral. separação. Os limites são importantes na criação e na ordem social. A ordem é o oposto do caos (V. 2). Os limites também seriam muito importantes durante a construção do Tabernáculo, ressaltando o elo com a criação.

                                           "(NT+) de 1: 5"

                     [ Chamou.]. A ação de nomear dá prova da Soberania Divina. Nas ESCRITURAS, o nome indica existência, expectativas e planejamento. Dia. Os dias da criação são divididos em "tardes" e "manhãs", sugerindo a existência de um dia normal (de uma semana). Quando o substantivo "dia" ocorre junto a um numeral no AT, em geral se refere a um dia literal de 24 horas. A interação entre luz, vegetação e animais exige um período curto. O Mandamento do Sábado, em Êx 20: 11, é um Memorial da semana da criação e especifica um dia literal.

                                          "(NT+) de 1: 6-8"

                     O segundo dia marca a criação do firmamento. O termo hebraico fala de uma "expansão", que provavelmente se trata de um indicativo da atmosfera que envolve o planeta Terra (No V. 8, é chamado de "Céus").

                                         "(NT+) de 1: 9-13"

                     No terceiro dia, DEUS separou a água da terra.

                                         "(NT+) de 1: 14-19"

                     Depois de criar a forma e a "estrutura" da Terra, DEUS começa a preenchê-la (Ver "Tabela+" "Dias da Criação", acima). O Sol, a Lua e as estrelas estão sob o domínio do DEUS CRIADOR e não são divindades independentes como se pensava na maior parte das culturas ao redor de Israel (Sl 121: 5-7). Note que o sol e a lua nem são mencionados pelo nome.

                                         "(NT+) de 1: 20-23"

                     seres viventes. o termo hebraico é usado para se referir a Todos os seres vivos (incluindo os seres humanos; 2: 7) e, com frequência, é traduzido por "alma". fecundos. A ordem para serem fecundos e se multiplicarem fez parte da Benção Divina e resultaria no preenchimento da Terra.

                                        "(NT+) de 1: 24-31"

                       A Criação de animais e seres humanos marcou o sexto dia.

                     *  É DESSE JEITO ! "Vídeo +"

                                  "Estudo Adicional Especial+"

         


                                      É DESSE JEITO! "Recapitulação+"   

                   * Gênesis - "Introdução+" (Preceito por Preceito).         

                                      É DESSE JEITO! "Presente+"

  "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                     (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você não fez ainda o "Estudo+" BÍBLICO das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       

















Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!

             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 


                                  igrejas.adventistas.org !                  


            *Feliz Sábado, fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO ! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário