EVANGELHOS - "O Grande Julgamento" (Mateus 25/28)

                                    É DESSE JEITO! 

                          Projeto: “Preceito por Preceito”


                      Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos!

        Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre o "Capítulo 25" do "EVANGELHO Segundo Mateus".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":

      1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.

     2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.

   3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.          

   4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.

   5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.

  6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito"São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".                                                                                                        

     7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA  a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.          

                                       "Assim Diz o SENHOR"

   A Parábola das dez virgens

   25 Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. 2 Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. 3 As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; 4 no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. 5 E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. 6 Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! 7 Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. 9 Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. 10 E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. 11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! 12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.

   A Parábola dos talentos

   14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. 16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

  O Grande Julgamento

   31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; 32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; 34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. 35 Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; 36 estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. 37 Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? 38 E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? 40 O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. 42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. 44 E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? 45 Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. 46 E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.

                           (Mateus 25/PALAVRA de DEUS) 


                            É DESSE JEITO! "Áudio+"          

        

                             

    25: 1 (o noivo) CRUZ+ (Efésios 5: 29-30).

   25: 2 (Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes) CRUZ+ (Mateus 13: 47; 22: 10).

   25: 5 (foram todas tomadas de sono e adormeceram) CRUZ+ (1Tessalonicenses 5: 6).

   25: 7 (prepararam as suas lâmpadas) CRUZ+ (Lucas 12: 35).

   25: 10 (fechou-se a porta) CRUZ+ (Lucas 13:25).

   25: 11 (Senhor, senhor, abre-nos a porta!) CRUZ+ (Mateus 7: 21-23).

   25: 12 (não vos conheço) CRUZ+ (Habacuque 1:13).

   25: 13 (Vigiai, pois, porque/ não sabeis o dia nem a hora) CRUZ+ (Marcos 13: 35/ Mateus 24: 36, 42).

   25: 14  (Pois será/ como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens) CRUZ+ (Lucas 19: 12-27/Mateus 21: 33).

   25: 15 (a cada um segundo a sua própria capacidade...) CRUZ+ (Romanos 12: 6).

   25: 21 (fiel no pouco/ sobre o muito te colocarei/ no gozo do teu senhor) CRUZ+ (1Coríntios 4: 2/Lucas 12: 44; 22:29-30/Hebreus 12: 2).

   25: 23 (Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei/ no gozo do teu senhor) CRUZ+ (Mateus24: 25, 47; 25: 21/Salmos 16: 11).

   25: 26 (Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?) CRUZ+ (Mateus 18: 32).

   25: 29 (Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância...) CRUZ+ (Mateus 13: 12).

   25: 30 (nas treva/ Ali haverá choro/ ranger de dentes) CRUZ+ (Mateus 8: 12; 22: 13/ Mateus 7: 23; 8: 12; 24: 51/ Salmos112:10).

   25: 31 (Quando vier o Filho do Homem na sua majestade...) CRUZ+ (1Tessalonicense 4: 16).

   25: 32 (todas as nações serão reunidas em sua presença/ ele separará uns dos outros...) CRUZ+ (2 Coríntios 5: 10/ Ezequiel 20: 38).

   25: 33 (as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda) CRUZ+ (João 10: 11, 27-28).

   25: 34 (Entrai na posse do reino/ que vos está preparado desde a fundação do mundo) CRUZ+ (Romanos 8: 17/ Marcos 10: 40).

   25: 35 (Porque tive fome, e me destes de comer.../ era forasteiro, e me hospedastes) CRUZ+ (Isaías 58: 7/ Hebreus 13: 2).

   25: 36 (estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes/ preso, e fostes ver-me) CRUZ+ (Tiago 2: 15-16/ 2 Timóteo 1:16).

   25: 40 (sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes) CRUZ+ (Marcos 9: 41).

   25: 41 (Apartai-vos de mim, malditos/ para o fogo eterno, preparado para/ o diabo e seus anjos) CRUZ+ (Mateus 7: 23/ Mateus13: 40, 42/ 2 Pedro 2: 4).

   25: 45 (sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer) CRUZ+ (Provérbios 14: 31).

   25: 46 (E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna) CRUZ+ (Daniel 12: 2).

                              



                        "NT+ de 25: 1" 

  25: 1 "encontrar-se com o noivo." Elas se anteciparam ao Retorno de CRISTO.

                        "NT+ de 25: 5" 

  25: 5 "tardando." A preocupação nesta passagem não é com a tardança em si, mas com o despreparo das néscias. Elas falharam por não levar em conta a possibilidade de demora. Esta parábola, assim como as duas seguintes, destaca o que significa “Vigiar”.

                        "NT+ de 25: 15-18" 

 25: 15-18 Esta parábola, bem como as outras duas do capítulo, focaliza aquilo que os cristãos devem fazer entre o momento presente e a Segunda Vinda: “Vigiar”. Aqui a ênfase está no fato de os cristãos terem vários níveis de habilidade. No entanto, espera-se que todos usem ao máximo seus dons, recursos e talentos, sendo fiéis mordomos de suas aptidões (ver Gênesis 1: 28; Deuteronômio 8: 18).

                         "NT+ de 25: 15" 

  25: 15 Um talento era equivalente ao salário de cerca de 6 mil dias de trabalho.

                                   


                          "(N7+) de 25: 31-46" 

25: 31-46 A preocupação com os outros faz parte da essência da verdadeira religião (ver Miquéias 6: 8; Tiago 1: 27). A Parábola mostra que nossas ações são importantes no juízo. O cristianismo deve fazer a diferença em nossa vida. As obras são evidências do caráter no Juízo de DEUS, por ocasião da Segunda Vinda de CRISTO (ver 7: 24-27; 25: 31-46; Romanos 2: 6, 13).

                         "(N7+) de 25: 32-40" 

25: 32-40 separa dos cabritos as ovelhas. A separação e o julgamento aqui se baseiam em como os seguidores de CRISTO trataram os mais humildes e os marginalizados enquanto esperavam SEU Retorno. Esta Parábola não ensina a Salvação por meio de obras legalistas (ver Romanos 3: 27). Ela destaca as 








                               

"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                      (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  














                             

Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário