EVANGELHOS - "A Entrada Triunfal de JESUS" (Mateus 21/28)

                                  É DESSE JEITO! 

                       Projeto: “Preceito por Preceito”


                     Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos!

        Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre o "Capítulo 21" do "EVANGELHO Segundo Mateus".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":

      1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.

     2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.

   3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.          

   4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.

   5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.

  6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito"São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".                                                                                                        

     7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA  a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado. 

A Entrada Triunfal de JESUS em Jerusalém  

21 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: 2 Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e, com ela, um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos. 3 E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei-lhe que o Senhor precisa deles. E logo os enviará. 4 Ora, isto aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta: 5 Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga. 6 Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara, 7 trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou. 8 E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada. 9 E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas! 10 E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este? 11 E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia!

 A Purificação do templo

12 Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. 13 E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.

 JESUS Efetua Curas no templo

 14 Vieram a ele, no templo, cegos e coxos, e ele os curou. 15 Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi!, indignaram-se e perguntaram-lhe: 16 Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor? 17 E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde pernoitou.

 A Figueira sem fruto

 18 Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; 19 e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. 20 Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira! 21 Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; 22 e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.

 A Autoridade de JESUS e o batismo de João

 23 Tendo Jesus chegado ao templo, estando já ensinando, acercaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, perguntando: Com que autoridade fazes estas coisas? E quem te deu essa autoridade? 24 E Jesus lhes respondeu: Eu também vos farei uma pergunta; se me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25 Donde era o batismo de João, do céu ou dos homens? E discorriam entre si: Se dissermos: do céu, ele nos dirá: Então, por que não acreditastes nele? 26 E, se dissermos: dos homens, é para temer o povo, porque todos consideram João como profeta. 27 Então, responderam a Jesus: Não sabemos. E ele, por sua vez: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas.

 A Parábola dos dois filhos

 28 E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. 29 Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi. 30 Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus. 32 Porque João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele.

 A Parábola dos lavradores maus

 33 Atentai noutra parábola. Havia um homem, dono de casa, que plantou uma vinha. Cercou-a de uma sebe, construiu nela um lagar, edificou-lhe uma torre e arrendou-a a uns lavradores. Depois, se ausentou do país. 34 Ao tempo da colheita, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe tocavam. 35 E os lavradores, agarrando os servos, espancaram a um, mataram a outro e a outro apedrejaram. 36 Enviou ainda outros servos em maior número; e trataram-nos da mesma sorte. 37 E, por último, enviou-lhes o seu próprio filho, dizendo: A meu filho respeitarão. 38 Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; ora, vamos, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança. 39 E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram. 40 Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores? 41 Responderam-lhe: Fará perecer horrivelmente a estes malvados e arrendará a vinha a outros lavradores que lhe remetam os frutos nos seus devidos tempos. 42 Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos? 43 Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos. 44 Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.

45 Os principais sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas parábolas, entenderam que era a respeito deles que Jesus falava; 46 e, conquanto buscassem prendê-lo, temeram as multidões, porque estas o consideravam como profeta.

                         (Mateus 21/PALAVRA de DEUS)

 

                             É DESSE JEITO! "Áudio+"

         
 
                                    

   21: 1 (Quando se aproximaram de Jerusalém.../ao monte das Oliveiras...) CRUZ+ (Marcos 11: 1-10; Lucas 19: 29-38/ Zacarias 14:4).

   21: 5 (Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento...) CRUZ+ (Isaías 62: 11; Zacarias 9: 9; João 12: 15).

  21: 6 (Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara) CRUZ+ (Marcos 11: 4).

 21: 7 (puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou) CRUZ+ (2 Reis 9: 13).

 21: 8 (outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada) CRUZ+ (Levítico 23: 40; João 12: 13).

 21: 9 (Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!) CRUZ+ (Salmos 118: 26; Mateus 23: 39).

 21: 10 (E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este?) CRUZ+ (João 2: 13, 15).

 21: 11 (o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia!) CRUZ+ (Deuteronômio 18: 15, 18; Mateus 2: 23; 16: 14; Lucas 4:16-29; João 6: 14; 7: 40; 9: 17; Atos 3: 22-23).

 21: 12 (Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam.../ dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas) CRUZ+ (Malaquias 3: 1; Marcos 11: 15-18; Lucas 19: 45-47; João 2: 13-16/ Deuteronômio 14: 25).

 21: 13 (A minha casa será chamada casa de oração.../ covil de salteadores) CRUZ+ (Isaías 56: 7/Jeremias 7: 11).

 21: 15 (Filho de Davi!) CRUZ+ (Mateus 1: 1; João 7: 42).

 21: 17 (saiu da cidade para Betânia...) CRUZ+ (Mateus 26: 6; Marcos 11: 1, 11-12; 14: 3; Lucas 19: 29; 24: 50; João 11: 1,18; 12: 1).

 21: 18 (Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome) CRUZ+ (Marcos 11: 12-14, 20-24).

 21: 19 (e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas...) CRUZ+ (Marcos11: 13).

 21: 20 (Vendo isto os discípulos, admiraram-se...) CRUZ+ (Marcos 11: 20).

 21: 21 (se tiverdes fé/  não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira/ mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá). CRUZ+ (Mateus 17: 20/Tiago 1: 6/1 Coríntios 13: 2).

 21: 22 (tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis) CRUZ+ (Mateus 7: 7-11; Marcos 11: 24; Lucas 11: 9; João 15:7; Tiago 5: 16; 1 João 3: 22; 5: 14).

 21: 23 (Tendo Jesus chegado ao templo, estando já ensinando, acercaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo/ perguntando: Com que autoridade fazes estas coisas? E quem te deu essa autoridade?) CRUZ+ (Marcos 11- 27-33; Lucas 20: 1-8/ Êxodo 2: 14; Atos 4: 7; 7: 27).

 21: 25 (o batismo/ João...) CRUZ+ (João 1:29-34/ João 1: 15-28).

 21: 26 (é para temer o povo/ porque todos consideram João como profeta) CRUZ+ (Mateus 14: 5; 21: 46; Lucas 20: 6/ Mateus14: 5; Marcos 6: 20).

 21: 28 (vinha) CRUZ+ (Mateus 20: 1; 21: 33).

 21: 31 (Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus) CRUZ+ (Lucas 7: 29, 37-50).

 21: 32 (João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditastes nele/ ao passo que publicanos e meretrizes creram...) CRUZ+ (Lucas 3: 1-12; 7: 29/ Lucas 3: 12-13).

 21: 33 (que plantou uma vinha.../ se ausentou do país) CRUZ+ (Salmos 80: 9; Marcos 12: 1-12; Lucas 20: 9-19/ Mateus 25: 14).

 21: 35 (E os lavradores, agarrando os servos, espancaram a um, mataram a outro e a outro apedrejaram) CRUZ+ (2 Crônicas 24:21; 36: 16; Mateus 23: 34, 37; Atos 7: 52; 1 Tessalonicenses 2: 15; Hebreus 11:36-37).

 21: 37 (o seu próprio filho dizendo: A meu filho respeitarão) CRUZ+ (João 3: 16).

 21: 38 (Este é o herdeiro/ vamos, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança) CRUZ+ (Salmos 2: 8; Hebreus 1: 21/ Salmos 2: 2; João 11: 53; Atos 4: 27).

 21: 41 (Responderam-lhe:/ Fará perecer horrivelmente a estes malvados/e arrendará a vinha a outros lavradores que lhe remetam os frutos nos seus devidos tempos) CRUZ+ (Lucas 20: 16/ Lucas 21: 24/ Mateus 8: 11; Atos 13: 46; Romanos 9: 10).

 21: 42 (A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular...) CRUZ+ (Salmos 118:22-23; Isaías 28: 16; Marcos 12: 10; Lucas 20: 17; Atos 4: 11; Romanos 9: 33; Efésios 2: 20; 1 Pedro 2: 6-7).

 21: 43 (o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos) CRUZ+ (Mateus 8: 12; Atos 13: 46).

 21: 44 (Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços.../ficará reduzido a pó) CRUZ+ (Isaías 8: 14-15; Zacarias 12:3; Lucas 20: 18; Romanos 9: 33; 1 Pedro 2: 8/ Isaías 60: 12; Daniel 2: 44).

 21: 46 (temeram as multidões/ estas o consideravam como profeta) CRUZ+ (Mateus 21: 26; Marcos 11: 18, 32/ Mateus 21:11; Lucas 7: 16; João 7: 40).


                           “NT+ de 21: 2-7”

   “Jumento”. Uma personalidade política ou imperial no tempo de JESUS faria uma entrada como essa não em um jumento, mas em um cavalo de guerra, demonstrando grandeza, intimidação, domínio e poder. CRISTO montou jumento, um animal de carga, para demonstrar humildade, mansidão, bondade e paz (18: 1-5; 20: 20-28; ver também Zacarias 9: 9).

                           “NT+ de 21: 9”

 “Hosana”. O sentido original deste termo no hebraico era: “Concede-nos Salvação, oramos, ó SENHOR!”. Mas acabou se transformando numa exclamação de louvor.

                           “NT+ de 21: 12”

  “vendiam e compravam”. Estas atividades não ocorriam apenas para lucro pessoal, mas a fim de permitir que o adorador participasse do culto no templo. O mercado tomava o grande átrio exterior dos gentios. Lá os adoradores podiam comprar animais e pássaros para os sacrifícios e trocar moedas seculares pelo dinheiro aceito no templo. No entanto, isso era usado como oportunidade para se cobrar preços abusivos e oprimir os pobres.

                             “NT+ de 21: 14”

 “No templo, cegos e coxos”. JESUS foi além de derrubar as mesas. Ele virou o sistema de adoração de cabeça para baixo. Pessoas enfermas não tinham permissão para entrar no templo. Somente os considerados puros e sãos tinham acesso. Além de aceitar e receber de bom grado esses inaceitáveis, CRISTO os curou.

                        “NT+ de 21: 28 – 22: 14”

 Com a intensificação do conflito entre os líderes religiosos e JESUS, ele passou a contar uma série de parábolas que atacavam a arrogância, ambição e justiça própria dessas autoridades. Essas parábolas de confronto ilustram a grande virada na reação esperada ao MESSIAS vindouro: os líderes de Israel o rejeitaram, ao passo que os excluídos e inaceitáveis o receberam. É o grande tema da virada e inversão completa que perpassa todos os Evangelhos: aqueles de quem se presume Salvação acabam se perdendo e os “pecadores” se salvam.







EVANGELHOS - "JESUS e a tradição" (Mateus 15/28) 









"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                      (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  















Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário