EVANGELHOS - "Vinde após MIM" (Marcos 01/16)

                                  É DESSE JEITO! 

                                  Projeto: “Preceito por Preceito” 


                                 Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos! 

        Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a "Capítulo 1" do "EVANGELHO Segundo Marcos".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":

      1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.

     2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.

   3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.          

   4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.

   5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.

  6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito"São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".                                                                                                        

     7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA  a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.

                                      “Assim Diz o SENHOR"

1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.

   João Batista 

    2 Conforme está escrito na profecia de Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho; 3 voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; 4 apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados. 5 Saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém; e, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. 6 As vestes de João eram feitas de pelos de camelo; ele trazia um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre.

 João dá Testemunho de JESUS 

  7 E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias. 8 Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.

 O Batismo de JESUS 

  9 Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e por João foi batizado no rio Jordão. 10 Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. 11 Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

 A tentação de JESUS 

   12 E logo o Espírito o impeliu para o deserto, 13 onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava com as feras, mas os anjos o serviam.

 JESUS volta para a Galileia 

   14 Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, 15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.

 A vocação de discípulos 

   16 Caminhando junto ao mar da Galileia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. 17 Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 18 Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. 19 Pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes. 20 E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus.

 A Cura de um endemoninhado em Cafarnaum 

   21 Depois, entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, foi ele ensinar na sinagoga. 22 Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. 23 Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo, o qual bradou: 24 Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! 25 Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai desse homem. 26 Então, o espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele. 27 Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! 28 Então, correu célere a fama de Jesus em todas as direções, por toda a circunvizinhança da Galileia.

 A Cura da sogra de Pedro 

   29 E, saindo eles da sinagoga, foram, com Tiago e João, diretamente para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão achava-se acamada, com febre; e logo lhe falaram a respeito dela. 31 Então, aproximando-se, tomou-a pela mão; e a febre a deixou, passando ela a servi-los.

 Muitas outras Curas 

   32 À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados. 33 Toda a cidade estava reunida à porta. 34 E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era.

 JESUS se retira para orar 

   35 Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava. 36 Procuravam-no diligentemente Simão e os que com ele estavam. 37 Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam. 38 Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim. 39 Então, foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas deles e expelindo os demônios.

 A Cura de um leproso 

   40 Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me. 41 Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo! 42 No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo. 43 Fazendo-lhe, então, veemente advertência, logo o despediu 44 e lhe disse: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo. 45 Mas, tendo ele saído, entrou a propalar muitas coisas e a divulgar a notícia, a ponto de não mais poder Jesus entrar publicamente em qualquer cidade, mas permanecia fora, em lugares ermos; e de toda parte vinham ter com ele.

                           (Marcos 1/PALAVRA de DEUS)

                              É DESSE JEITO! "Áudio+" 

            

                                   

1: 1 (Princípio do evangelho de Jesus Cristo/ Filho de Deus) CRUZ+ (Lucas 3: 22/Mateus 14: 33).

   1: 2 (Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro...) CRUZ+ (Malaquias 3: 1).

   1: 3 (voz que clama no deserto...) CRUZ+ (Isaías 40: 3).

   1: 4 (apareceu João Batista no deserto...) CRUZ+ (Mateus 3: 1).

   1: 5 (Saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém...) CRUZ+ (Mateus 3: 5).

   1: 6 (As vestes de João eram feitas de pelos de camelo...) CRUZ+ (Mateus 3: 4).

   1: 7 (Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias) CRUZ+ (João 1: 27).

   1: 8 (Eu vos tenho batizado com água.../com o Espírito Santo) CRUZ+ (Atos 1: 5; 11:16/Isaías 44: 3).

   1: 9 (Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e por João foi batizado no rio Jordão) CRUZ+ (Mateus 3: 13-17).

   1: 10 (Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito/ descendo como pomba sobre ele) CRUZ+ (Mateus 3: 16/Atos 10: 38).

   1: 11 (Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo) CRUZ+ (Mateus 3: 17; 12: 18).

   1: 12 (E logo o Espírito o impeliu para o deserto) CRUZ+ (Mateus 4: 1-11).

   1: 13 (mas os anjos o serviam) CRUZ+ (Mateus 4: 10-11).

   1: 14 (Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia/pregando o Evangelho de DEUS) CRUZ+ (Mateus 4: 12/Mateus4: 23).

   1: 15 (O tempo está cumprido/ o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho) CRUZ+ (Gálatas 4: 4/Mateus 3: 2; 4: 17).

   1: 16 (Caminhando junto ao mar da Galileia, viu os irmãos Simão e André...) CRUZ+ (Lucas 5: 2-11).

   1: 17 (pescadores de homens) CRUZ+ (Mateus 13: 47-48).

   1: 18 (eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram) CRUZ+ (Lucas 14: 26).

   1: 21 (Depois, entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, foi Ele/ ensinar na sinagoga) CRUZ+ (Lucas 4: 31-37/Mateus 4: 23).

   1: 22 (Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade...) CRUZ+ (Mateus 7: 28-29; 13: 54).

   1: 23 (espírito imundo...) CRUZ+ (Mateus 12: 43).

   1: 24 (Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos?/sei quem és/o Santo de DEUS) CRUZ+ (Mateus 8: 28-29/Tiago 2: 19/Salmos 16: 10).

   1: 25 (o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai desse homem) CRUZ+ (Lucas 4: 39).

   1: 26 (agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele) CRUZ+ (Marcos 9:20).

   1: 28 (correu célere a fama de Jesus em todas as direções...) CRUZ+ (Mateus 4: 24; 9: 31).

   1: 29 (E, saindo eles da sinagoga, foram, com Tiago e João, diretamente para a casa de Simão e André) CRUZ+ (Lucas 4: 38-39).

   1: 32 (À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados) CRUZ+ (Mateus 8: 16-17).

   1: 34 (expeliu muitos demônios/ não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era) CRUZ+ (Mateus 9: 33; Lucas 13: 32/Marcos 3: 12; Lucas 4: 41; Atos 16: 17-18).

   1: 35 (Tendo-se levantado alta madrugada.../orava) CRUZ+ (Lucas 4: 42-43/Mateus 26: 39, 44; Marcos 6: 46; 9:28-29; Hebreus 5: 7).

   1: 37 (Todos/te buscam) CRUZ+ (Mateus 4: 25; João 3: 26; 12: 19/Hebreus 11: 6).

   1: 38 (Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali.../para isso é que eu vim) CRUZ+ (Lucas 4: 43/Isaías 61: 1-2; Marcos 10:45; João 16: 28; 17: 4, 8).

   1: 39 (Então, foi por toda a Galileia, pregando.../expelindo os demônios) CRUZ+ (Salmos 22:22; Mateus 4: 23; 9: 35; Marcos 1: 21; 3: 1; Lucas 4: 44/Marcos 5: 8, 13; 7:29-30).

   1: 40 (Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos...) CRUZ+ (Mateus 8: 2-4; Lucas  5: 12-14).

   1: 41 (compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe...) CRUZ+ (Lucas 7: 13).

   1: 42 (No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo) CRUZ+ (Mateus 15: 28; Marcos 5: 29).

   1: 44 (o que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo) CRUZ+ (Levítico 14:1-32).

   1: 45 (Mas, tendo ele saído, entrou a propalar muitas coisas e a divulgar a notícia.../ ; e de toda parte vinham ter com ele) CRUZ+ (Mateus 28: 15; Lucas 5: 15/Marcos 2: 2, 13; 3: 7; Lucas 5: 17; João 6:2).

                               “NT+ de 1: 1” 

1: 1 Evangelho. Literalmente, “Boas-Novas”, normalmente em referência ao relato oral de notícias positivas. Séculos mais tarde, tornou-se a designação dos escritos que se concentram na história da vida e do ministério de JESUS. Marcos usa o termo como uma declaração de que o conteúdo de seu livro era uma boa notícia.

       CRISTO. Da palavra hebraica traduzida por “Messias” e do termo grego Christos, ambos com o sentido de “o Ungido”.

      Filho de DEUS. Marcos vai contra a expectativa judaica de que o Messias seria um salvador humano. Deixa claro, desde o princípio, que o Messias é Divino.

 

                            “NT+ de 1: 2, 3” 

1: 2, 3 batismo de arrependimento. O batismo de convertidos gentios era uma prática comum entre os judeus. No entanto, entre os essênios (pequena comunidade de judeus que vivia perto do mar morto) o batismo estava ligado ao arrependimento e à confissão de pecados. É significativo o fato de tantos judeus da Judeia e de Jerusalém serem batizados por João, arrependendo-se e confessando seus pecados.

 

                            “NT+ de 1: 5”

1: 5 no rio Jordão. O batismo era feito por imersão (ver “NT+ de3: 11” em Mateus).

 

                             “NT+ de 1: 6” 

1: 6 pelos de camelo. As roupas de João se assemelhavam às de Elias (2 Reis 1: 8) e de outros profetas antigos que usavam vestes de pelos rústicas (Zacarias 13: 4). Gafanhotos e mel silvestre (ver “NT+ de 3: 4” em Mateus).

 

                             “NT+ de 1: 10” 

1: 10 o Espírito descendo. O Batismo de JESUS sinalizou uma nova dimensão para esse rito: o Batismo do ESPÍRITO. A descida do ESPÍRITO é um ato simbólico da ordenação ao ministério. O batismo cristão envolve a água e o ESPÍRITO. A água representa a purificação dos pecados, e o recebimento do ESPÍRITO significa separação e derramamento de poder para ministrar.

 

                              “NT+ de 1: 12” 

1: 12 logo. Característica distintiva do estilo de Marcos: este advérbio é usado 31 vezes. Trata-se de um termo chave para sua narrativa de ritmo acelerado. A primeira parte do Evangelho prossegue com rapidez até chegar ao clímax: o sofrimento de JESUS na segunda parte.

 

                             “NT+ de 1: 13” 

1: 13 tentado. A palavra grega pode ser traduzida por “testar” ou “tentar”. Neste caso, Marcos quer destacar o aspecto de “fazer um teste”, em vez de “induzir a pecar”. Todos os outros usos da palavra no Evangelho parecem ter o primeiro sentido (8: 11; 10: 2; 12: 15). feras. Marcos menciona os animais selvagens e satanás no deserto, bem como o ministério dos Anjos, a fim de enfatizar a luta cósmica que JESUS enfrentaria ao longo de todo o seu ministério, envolvendo poderes celestiais, demoníacos e terrenos.

 

                           “NT+ de 1: 15”

1: 15 o reino [...] está próximo. O tempo verbal grego usado neste versículo tem o objetivo de expressar o fato de que o reino, no sentido da presença real de DEUS, havia chegado com o ministério de JESUS e as consequências dessa chegada continuariam ao longo de seu ministério.

 

                           “NT+ de 1: 17” 

1: 17 Vinde após mim. O principal foco de Marcos é o discipulado. O primeiro ato do ministério de JESUS foi chamar pessoas comuns para deixar a rotina normal e se dedicar ativamente à obra.

 

                           “NT+ de 1: 21” 

   1: 21 na sinagoga. Durante o cativeiro babilônico, os judeus instituíram a sinagoga como um centro do judaísmo nas comunidades locais. Onde tivesse no mínimo dez homens, uma sinagoga podia ser criada. Além de ser um centro comunitário (ver Tiago 2: 2), era ali que ocorriam as reuniões aos sábados. JESUS adorava regularmente na sinagoga aos sábados.

 

                           “NT+ de 1: 22”  

   1: 22 escribas. Os intérpretes autorizados da tradição oral das leis bíblicas. Sua função era mais parecida com a de advogados do que de secretários (ver 8: 31).

 

                           “NT+ de 1: 23” 

   1: 23 espírito imundo. Nos milagres iniciais, Marcos enfatiza a autoridade de JESUS sobre poderes demoníacos.

 

                          “NT+ de 1: 25-27”

  1: 25-27 O método de JESUS para expulsar demônios diferia da prática popular, que envolvia uma invocação complexa de muitos nomes de DEUS e de Profetas, além de várias fórmulas preestabelecidas. O exorcismo de JESUS era simples, sem rituais, mas com autoridade absoluta.

 

                            “NT+ de 1: 31” 

  1: 31 passando ela a servi-los. O primeiro milagre de cura envolveu uma mulher que respondeu ao toque de JESUS por meio do “serviço”, mesma palavra grega usada para os Anjos, que também “serviram” a JESUS (v.13). Em Marcos, o modelo de um verdadeiro discípulo é o serviço humilde, demonstrado na vida e no ministério de JESUS e de várias pessoas (12: 41-44; 14: 3-9; 15: 40, 41; 16: 1).

 

                             “NT+ de 1: 40” 

   1: 40 leproso. Não necessariamente a hanseníase. A palavra se aplica a uma série de doenças de pele (ver Mateus “NT+ de 8: 2”).

 

                              “NT+ de 1: 41” 

   1: 41 tocou-o. A lei proibia tocar ou ter qualquer tipo de contato com um leproso (Levítico 13). A compaixão de JESUS pelos sofredores superava as exigências cerimoniais da lei.

 

                              “NT+ de 1: 44” 

   1: 44 não digas nada. O “Segredo Messiânico” (Ver Introdução+, “Mensagem”).



                                   “(N7+) de 1: 32” 

1: 32 ao cair do sol. As pessoas esperavam o sábado terminar no pôr-do-sol para levar os doentes (sobre a hora do início e do fim do Sábado, ver Levítico 23: 32; acerca de CRISTO e o Sábado, ver Marcos 2: 28).

                                    

           EVANGELHOS - "Segundo Marcos" (Introdução+)    

                   

                            

O EVANGELHO Segundo Mateus 










Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro:

                                    "Assim Diz o SENHOR" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário