EVANGELHOS - "O Pecado Imperdoável" (Marcos 03/16)

                                 É DESSE JEITO! 

                         Projeto: “Preceito por Preceito”  


                         Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos! 

        Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a "Capítulo 3" do "EVANGELHO Segundo Marcos".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":

      1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.

     2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.

   3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.          

   4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.

   5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.

  6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito"São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".                                                                                                        

     7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA  a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.

                                      "Assim Diz o SENHOR"

O homem da mão ressequida 

 3 De novo, entrou Jesus na sinagoga e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos. 2 E estavam observando a Jesus para ver se o curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem. 3 E disse Jesus ao homem da mão ressequida: Vem para o meio! 4 Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio. 5 Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada. 6 Retirando-se os fariseus, conspiravam logo com os herodianos, contra ele, em como lhe tirariam a vida. 

JESUS se retira.

A cura de muitos à beira-mar

 7 Retirou-se Jesus com os seus discípulos para os lados do mar. Seguia-o da Galileia uma grande multidão. Também da Judéia, 8 de Jerusalém, da Iduméia, dalém do Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidom uma grande multidão, sabendo quantas coisas Jesus fazia, veio ter com ele. 9 Então, recomendou a seus discípulos que sempre lhe tivessem pronto um barquinho, por causa da multidão, a fim de não o comprimirem. 10 Pois curava a muitos, de modo que todos os que padeciam de qualquer enfermidade se arrojavam a ele para o tocar. 11 Também os espíritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e exclamavam: Tu és o Filho de Deus! 12 Mas Jesus lhes advertia severamente que o não expusessem à publicidade. 

A escolha dos doze apóstolos

 13 Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele.14 Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar 15 e a exercer a autoridade de expelir demônios. 16 Eis os doze que designou: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro; 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Zelote, 19 e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.

A blasfêmia dos escribas 

 20 Então, ele foi para casa. Não obstante, a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer. 21 E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si. 22 Os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: Ele está possesso de Belzebu. E: É pelo maioral dos demônios que expele os demônios. 23 Então, convocando-os Jesus, lhes disse, por meio de parábolas: Como pode Satanás expelir a Satanás? 24 Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; 25 se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.26 Se, pois, Satanás se levantou contra si mesmo e está dividido, não pode subsistir, mas perece. 27 Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então lhe saqueará a casa. 28 Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. 29 Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno. 30 Isto, porque diziam: Está possesso de um espírito imundo.

A família de JESUS 

 31 Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo. 32 Muita gente estava assentada ao redor dele e lhe disseram: Olha, tua mãe, teus irmãos e irmãs estão lá fora à tua procura. 33 Então, ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? 34 E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. 35 Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

                             (Marcos 3/PALAVRA de DEUS) 


                                      É DESSE JEITO! "Áudio+" 

            



3: 1 (entrou Jesus na sinagoga e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos.) CRUZ+ (Lucas 6: 6-11).

3: 2 (estavam observando a Jesus.../curaria em dia de Sábado...) CRUZ+ (Lucas 14: 1; 20: 20/Lucas 13: 14).

3: 4 (Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la?) CRUZ+ (Mateus 12: 12; Marcos 7:8).

3: 5 (a dureza do seu coração...) CRUZ+ (Zacarias 7: 12).

3: 6 (Retirando-se os fariseus, conspiravam.../os herodianos...) CRUZ+ (Marcos 12: 13/Mateus 22: 16)

3: 7 (também da Judeia) CRUZ+ (Lucas 6: 17).

3: 8 (quantas coisas Jesus fazia...) CRUZ+ (Marcos 5: 19).

3: 10 (a muitos.../o tocar) CRUZ+ (Lucas 7: 21/Mateus 9: 21; 14: 36).

3: 11 (Também os espíritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e exclamavam/ Tu és o Filho de Deus!) CRUZ+ (Lucas 4: 41/Mateus 8:29; 14: 33).

3: 12 (Jesus lhes advertia severamente que o não expusessem à publicidade) CRUZ+ (Marcos 1: 25, 34).

3: 13 (Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis...) CRUZ+ (Lucas 9: 1).

3: 16 (Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro) CRUZ+ (João 1: 42).

3: 20 (de tal modo que nem podiam comer) CRUZ+ (Marcos 6:31).

3: 21 (os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender/ porque diziam: Está fora de si) CRUZ+ (Marcos 6: 3/João 7: 5; 10: 20).

3: 22 (Ele está possesso de Belzebu/ maioral dos demônios...) CRUZ+ (Mateus 9: 34; 10: 25/João 12: 31; 14: 30; 16: 11).

3: 23 (Então, convocando-os Jesus, lhes disse, por meio de parábolas: Como pode Satanás expelir a Satanás?) CRUZ+ (Mateus 12: 25-29).

3: 27 (Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo...) CRUZ+ (Isaías 49: 24-25).

3: 28 (Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens...) CRUZ+ (Lucas 12: 10).

3: 30 (diziam: Está possesso de um espírito imundo) CRUZ+ (Mateus 9: 34).

3: 31 (Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo) CRUZ+ (Mateus 12: 46-50).

3: 35 (a vontade de Deus...) CRUZ+ (Efésios 6: 6).


                             “NT+ de 3: 4”

3: 4 É lícito nos Sábados fazer o bem. As tradições orais judaicas, conforme registradas posteriormente na Mishnah, alistavam uma série de problemas de saúde que não podiam ser curados no sábado. Por isso, as multidões aguardavam o fim do sábado para receber cura (1: 32-34). JESUS rejeitou essas ordens humanas. Uma vez que o Sábado foi feito “por causa do homem” (2: 27), fazer o bem para atender necessidades humanas prementes era plenamente apropriado.

 

                         “NT+ de 3: 6”

3: 6 herodianos. (Ver “NT+ de 22: 16” Mateus).


                         “NT+ de 3: 12"

3: 12 a não expusessem à publicidade. Novamente o “Segredo Messiânico” (Ver “Introdução+” Mensagem).

 

                          “NT+ de 3: 14, 15”

   3: 14, 15. designou. Literalmente, “fez”. Algumas traduções interpretam como “ordenou”.

                      Doze. Alguns manuscritos acrescentam “apóstolos”. JESUS deu início a uma nova era com 12 apóstolos, assim como a antiga começara com as 12 tribos de Israel. Doze é um número simbólico de plenitude da igreja de DEUS e de Seu povo.

                      Os enviar. A possível razão para “apóstolos” ter sido acrescentado em alguns manuscritos é a definição do termo: “aquele que é enviado”. A missão dos doze incluía pregação, mas também cura e libertação das pessoas oprimidas por demônios. O evangelho promove a restauração de todo o ser.

 

                           “NT+ de 3: 15-19”

  3: 15-19. JESUS convidou um grupo diversificado de pessoas para segui-lo, variedade espelhada na Igreja ao longo das eras.

 

                             “NT+ de 3: 21”

 3: 21 Está fora de si. Até mesmo a família de JESUS achava que ele estava louco. Marcos destaca isso ao começar esta passagem (v. 20-35) com a acusação de insanidade; termina dizendo quem realmente era a família de JESUS e insere uma discussão na qual os judeus acusaram CRISTO de estar possuído por Belzebu, o príncipe dos demônios. Ele também faz uma declaração sobre o pecado imperdoável.

 

                              “NT+ de 3: 22”

 3: 22 Belzebu. O texto grego original traz “Belzebul”.  Trata-se de uma variação do nome Belzebu (“senhor das moscas”), divindade cananeia (ver 2Reis 1: 2). No tempo de JESUS, o termo era usado para designar o mestre dos demônios. Satanás.

 

                             “NT+ de 3: 28-30” 

  3: 28-30 não têm perdão. Todos os pecados e todas as blasfêmias podem ser perdoados. O único pecado imperdoável é a blasfêmia contra o ESPÍRITO SANTO. No contexto desta passagem, tal transgressão consiste em atribuir a Satanás a Obra de Salvação do ESPÍRITO SANTO. Um pecado dessa natureza só seria cometido por pessoas de coração endurecido, que não conseguem mais responder às súplicas do ESPÍRITO. A  “NT+ de 12: 31”do Livro de Mateus relata  “O Pecado Imperdoável” da seguinte maneira:

“blasfêmia contra o ESPÍRITO.” Esta transgressão é conhecida como o “pecado imperdoável”. O contexto da declaração sugere que o pecado imperdoável cometido pelos fariseus consistiu em atribuir a Satanás, em vez de ao ESPÍRITO SANTO, o poder usado por JESUS em SUAS obras poderosas. Com base no episódio, conclui-se que a essência desse pecado é a recusa deliberada em reconhecer a atuação do ESPÍRITO de DEUS. Essa atitude obstinada acaba levando à dureza de coração e à completa rejeição do ESPÍRITO e do próprio JESUS. Em tais condições, a Salvação por intermédio de CRISTO é impossível (comparar com o pecado que leva à morte, em 1 João  5: 16, 17). A recusa em ouvir admoestações do ESPÍRITO parte de um coração pecaminoso e pervertido (Jeremias 17: 9; Tito 1:15). É importante observar, então, que se alguém estiver preocupado em saber se cometeu ou não o pecado imperdoável, é quase certo que não chegou a esse ponto. Esse peso na consciência significa que o ESPÍRITO SANTO ainda está atuando na pessoa (sobre as consequências do Pecado, ver Romanos 3: 23; 6: 23; acerca de sua solução, conferir 1 João 1: 9).






O EVANGELHO Segundo Mateus 












                                          igrejas.adventistas.org

                                                                            #NovoTempo   






Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                    "Assim Diz o SENHOR" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário