Especial - "A BÍBLIA e o Carnaval"

                                     É DESSE JEITO! 

   Conheça algumas reflexões sobre como essa festividade pode impactar cristãos que adotam princípios defendidos na BÍBLIA

                

   A BÍBLIA traz uma série de orientações sobre a postura do cristão e sua relação quanto a temas específicos. Várias são as tentativas de explicar a origem do Carnaval e isso sugere que é muito difícil saber com certeza sua história e, mais provavelmente, que a festa celebrada atualmente seja herdeira de múltiplas tradições. Na história ocidental, no entanto, é possível que sua origem esteja ligada misticamente ao deus grego Dioniso.

   Abandonada na ilha de Naxos por Teseu, Ariadne não teve muito tempo para lamentar sua solidão, pois a chegada de Dioniso despertou sua paixão imediatamente. Com o casamento, passam a celebrar sua alegria no litoral da Grécia. Em cada local que paravam, seu barco, cheio de vinho e flores, era colocado sobre um carro e puxada por bois, transitando sobre a cidade levando música, dança, vinho e sensualidade para a multidão que os acompanhava. Mais tarde, em Roma, essa festa passou a ser conhecida como carrum navalis.

                         Realidade brasileira  

   No Brasil, o Carnaval como conhecemos foi herdado da festividade portuguesa chamada “entrudo”, que mesmo com sua origem pagã, já havia sido incorporada no calendário cristão, marcando o início da quaresma. A quaresma é um período litúrgico que antecede a Páscoa e costuma ser celebrado por algumas religiões como as igrejas Católica, Ortodoxa, Anglicana e Luterana. Assim, apesar de fazer parte da identidade brasileira, o Carnaval é uma importação de festivais religiosos e culturais bastante antigos.

                    Sobre o ambiente carnavalesco 

   Considerar o Carnaval apenas como uma manifestação cultural não é suficiente para avaliar sua influência para um cristão que se pauta pela BÍBLIA. As iniciativas de órgãos públicos de criar campanhas de conscientização específicos para o Carnaval sobre infecções sexualmente transmissíveis, acidentes de trânsito, uso moderado de álcool, violência contra mulheres e crianças, possuem uma indicação clara. 

   Evidenciam que o ambiente carnavalesco é caracterizado pela exibição sensual, prática de sexo casual, uso e abuso de álcool e drogas, entre outras coisas. Será este um ambiente adequado dentro de uma cosmovisão cristã?

                

                                     O que a BÍBLIA diz?  

   “Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta” (Isaías 5:11). Apesar do texto parecer se encaixar na experiência dos foliões, nenhuma passagem bíblica adverte sobre o Carnaval propriamente dito. Alguns princípios, contudo, podem ajudar a nortear os cristãos a respeito da festividade. 

   A Bíblia alerta de maneira decisiva contra o uso de bebidas alcóolicas (por exemplo Provérbios 20:1; 23:29-32; Oseias 4:11; Lucas 21:34; 1 Coríntios 6:9,10; Gálatas 5:19-21). Apesar da crença de alguns de que a BÍBLIA não condena o uso moderado de álcool, mas apenas a embriaguez, não é certo que existam níveis seguros de consumo alcóolico, sendo a abstinência total um caminho mais acertado.

   Além disso, decisiva é também a norma bíblica quanto à pureza moral e sexual (Mateus 5:27, 28; Efésios 5:3 ,4; Gálatas 5:19-21; 1Tessalonicenses 4:3-8). É muito difícil imaginar um cenário em que tais recomendações poderiam ser observadas durante o Carnaval. Essas duas áreas são apenas exemplos que sugerem que essa festa não se mostra como um ambiente próprio para o cristão. 

                                O que DEUS espera de nós? 

   A ignorância têm cegado o entendimento e a lucidez da mente das pessoas, porém DEUS declara com muita rigidez em SUA PALAVRA as advertências:

                                   "Assim Diz o SENHOR"

   "O Senhor é longânimo e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração". (Números 14:18)

   "Os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz". (Romanos 8: 5-8, 12-14)

  "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade par dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências". (Gálatas 5:13,24)

   "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna". (Gálatas 6:8)

   Todos os que se inclinam para as coisas da carne se constituem inimigos de DEUS. “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra DEUS, pois não é sujeita à Lei de DEUS, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a DEUS.”

   Que DEUS no conceda a força do SEU ESPÍRITO SANTO para vivermos de acordo com a Sua vontade e não conforme os ditames da carne.

                                       Para onde ir? 

   Nos últimos anos, algumas igrejas têm adotado a iniciativa de realizar uma espécie de projeto evangelístico em que um grupo de membros tenta chamar a atenção dos carnavalescos com cartazes com dizeres como “Jesus te ama”. A iniciativa parece ter uma boa intenção, mas é válido refletir sobre a eficácia de uma ação que pode ser de pouco significado para quem está festejando em contraste com a exposição ao ambiente já citado. 

   Como alternativa, outras aproveitam esse momento para retiros espirituais de verão, oferecendo oportunidade para crescimento espiritual e comunhão com DEUS e a comunidade.  

   Esse período, portanto, suscita reflexões sobre o estilo de vida cristão e o comprometimento que cada crente individual tem com a fé que professa. Os lugares que frequentamos, os ambientes que escolhemos, nossas ações do dia a dia destacam, em grande medida, se vivemos, “acima de tudo, por modo digno do EVANGELHO de CRISTO” (Filipenses 1:27)

                               


                                      igrejas.adventistas.org 

                                                               #NovoTempo 



    Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                        "Assim Diz o SENHOR" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário