O Livro de Daniel: "Capítulo 9" (Estudo 09/12)


                                                  É DESSE JEITO!

                                                                                                                                           

                   Feliz Sábado Amados Irmãos, que a Paz do SENHOR DEUS esteja convosco. Hoje é Santo Dia de Estudo Especial do Projeto "Preceito por Preceito" (Especial: O Livro de Daniel) onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre o Capítulo 9 de Daniel .  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada Estudo Detalhado deste Projeto: 


                      6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo" deste Projeto. São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS.

                         
     
                                            "Assim Diz o SENHOR"

      1 No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus, 2 no primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos. 3 Voltei o rosto ao Senhor DEUS, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. 
      4 Orei ao SENHOR meu DEUS, e confessei, e disse: Ah! SENHOR! DEUS grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; 5 temos pecado e cometido iniquidades, procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos; 6 e não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, como também a todo o povo da terra. 7 A ti, ó SENHOR, pertence a justiça, mas a nós a confusão de rosto, como hoje se vê; aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, e a todo o Israel, aos de perto e aos de longe, em todas as terras por onde os tens lançado, por causa das suas rebeliões que cometeram contra ti. 8 Ó SENHOR, a nós pertence a confusão de rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, porque pecamos contra ti. 9 Ao SENHOR, nosso DEUS, pertencem a Misericórdia, e o Perdão; pois nos rebelamos contra ele, 10 e não obedecemos à voz do SENHOR, nosso DEUS, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas. 11 Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se para não obedecer à tua voz; por isso a maldição e o juramento, que estão escritos na lei de Moisés, servo de DEUS, se derramaram sobre nós; porque temos pecado contra ti. 12 Ele confirmou a sua palavra, que falou contra nós, e contra os nossos juízes que nos julgavam, trazendo sobre nós um grande mal; porquanto debaixo de todo o céu nunca se fez como se tem feito em Jerusalém. 13 Como está escrito na lei de Moisés, todo este mal nos sobreveio; apesar disso, não suplicamos à face do SENHOR nosso Deus, para nos convertermos das nossas iniquidades, e para nos aplicarmos à tua verdade. 14 Por isso o SENHOR vigiou sobre o mal, e o trouxe sobre nós; porque justo é o SENHOR, nosso DEUS, em todas as suas obras, que faz, pois não obedecemos à sua voz. 15 Agora, pois, ó SENHOR, nosso DEUS, que tiraste o teu povo da terra do Egito com mão poderosa, e a ti mesmo adquiriste renome, como hoje se vê; temos pecado, temos procedido impiamente. 16 Ó SENHOR, segundo todas as tuas justiças, aparte-se a tua ira e o teu furor da tua cidade de Jerusalém, do teu santo monte; porque por causa dos nossos pecados, e por causa das iniquidades de nossos pais, tornou-se Jerusalém e o teu povo um opróbrio para todos os que estão em redor de nós. 17 Agora, pois, ó DEUS nosso, ouve a oração do teu servo, e as suas súplicas, e sobre o teu santuário assolado faze resplandecer o teu rosto, por amor do SENHOR. 18 Inclina, ó DEUS meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias. 19 Ó SENHOR, ouve; ó SENHOR, perdoa; ó SENHOR, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó DEUS meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome. 20 Estando eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do SENHOR, meu DEUS, pelo monte santo do meu DEUS, 21 Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde. 22 Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido. 23 No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão. 24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 Depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. 27 Ele fará firme aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada se derrame sobre ele.
                                                                    AMÉM !!!

                                      É DESSE JEITO! "Áudio+"



                                                


                  9: 1 ( de Dario, filho de Assuero, ...) CRUZ+ (Daniel 1: 21).

                  9: 2 (Jeremias) CRUZ+ (2 Crônicas 36: 21; Esdras 1: 1; Jeremias 25: 11-12; 29: 10; Zacarias 7: 5).


                  9: 3 (Voltei o rosto ao SENHOR DEUS, ...) CRUZ+ (Neemias 1: 4; Daniel 6: 10; 10: 15).


                  9: 4 (ah! SENHOR! DEUS ...) CRUZ+ (Êxodo 20: 6).


                  9: 5 (temos pecado e cometido iniquidades, ...) CRUZ+ (1 Reis 8: 47-48; Neemias 9: 33; Salmos 106: 6; Isaías 64: 5-7; Jeremias 14: 7).


                 9: 6 (e não demos ouvido aos teus servos, os profetas, ...) CRUZ+ (2 Crônicas 36: 15; Jeremias 44: 4-5).


                9: 7 (Pertence a Justiça, ...) CRUZ+ (Neemias 9: 33).


                9: 9 (Ao SENHOR, nosso DEUS, pertence a Misericórdia e o Perdão, ...) CRUZ+ (Neemias 9: 17; Salmos 130: 4, 7).



                9: 11 ( todo o Israel transgrediu a TUA LEI, .../ Lei de Moisés, ...) CRUZ+ (Isaías 1: 3-6/ Levítico 26: 14).


               9: 12 (Confirmou a SUA PALAVRA, .../porquanto nunca, ... ) CRUZ+ (Zacarias 1: 6/Lamentações 1: 12; 2: 13).


                9: 13 (Como está escrito na Lei de Moisés, .../apesar disso, não temos implorado ...) CRUZ+ (Deuteronômio 28: 15-68/ Isaías 9: 13).


                9: 14 (cuidou em trazer sobre nós o mal .../o SENHOR, nosso DEUS, ...) CRUZ+ (Jeremias 31: 28; 44: 27/ Neemias 9: 33).


               9: 15 (que tiraste o teu povo da terra do Egito .../ renome, como hoje se vê, ...) CRUZ+ (Neemias 1: 10/ Neemias 9: 10).


                9: 16 (segundo todas as TUAS Justiças, .../ TEU Santo Monte, .../ e por causa das iniquidades de nossos pais, .../ Jerusalém e .../ opróbrio para todos os que estão em redor) CRUZ+ (1 Samuel 12: 7/ Zacarias 8: 3/Êxodo 20: 5/Lamentações 2: 16/ Salmos 79: 4).


                 9: 17 (assolado faze resplandecer .../ por/ amor do SENHOR) CRUZ+ (João 16: 24/ Números 6: 24-26/Lamentações 5: 18).


                9: 18 (ó DEUS meu, .../ e olha para a nossa desolação e .../que é chamada pelo TEU Nome, ...) CRUZ+ (Isaías 37: 17/ Êxodo 3: 7/ Jeremias 25: 29).


                9: 21 ( Gabriel) CRUZ+ (Daniel 8: 16).


                9: 23 ( amado/ considera, pois, a coisa e entende a visão) CRUZ+ (Daniel 10: 11, 19/ Mateus 24: 15).


                9: 24 (para expiar a iniquidade/ para trazer a Justiça Eterna, .../ e para ungir o Santo dos Santos) CRUZ+ (Isaías 53: 10/ Apocalipse 14: 6/ Salmos 45: 7).


                9: 25 (Ungido/ ao Príncipe) CRUZ+ (Lucas 2: 1-2; João 1: 41; 4: 25/ Isaías 55: 4).


                9: 26 (Ungido/ e já não estará/ o povo/ destruirá a cidade ...) CRUZ+ (Isaías 53: 8; Mateus 27: 50; Marcos 9: 12; 15: 37; Lucas 23: 46; 24: 26; João 19: 30; Atos 8: 32/ 1 Pedro 2: 21/ Mateus 22: 7/ Mateus 24: 2; Marcos 13: 2; Lucas 19: 43-44).


                9: 27 (Aliança/ muitos/ até que a destruição, que ...) CRUZ+ (Isaías 42: 6/ Mateus 26: 28/ Daniel 11: 36).





    9: 1 No primeiro ano de Dario. No início do domínio medo-persa.

                         9: 2  Jeremias [...] setenta anos. Daniel estava estudando as profecias de Jeremias seu contemporâneo mais velho. Jeremias registrou a Mensagem de DEUS de que a terra de Judá permaneceria desolada sob o domínio babilônico durante 70 anos. Então Babilônia seria punida, e os judeus poderiam retornar do exílio (Jeremias 25: 11, 12; 29:10). Agora Babilônia havia sido punida, e um novo império acabara de assumir o poder (Daniel 5 - 6 ). Portanto, segundo o que Jeremias dissera, o fim dos 70 anos havia chegado e era hora da libertação dos cativos judeus. Daniel deveria estar muito feliz.

                        9: 3 jejum, pano de saco e cinza. Em vez de se sentir alegre, contudo, Daniel estava de luto (comparar com Ester 4: 1, 3; Salmos 35: 13; Isaías 58: 5; Jeremias 6: 26). Seu problema era a visão de Daniel 8, a qual mostrava que haveria um longo período de dificuldade para o povo de DEUS antes da restauração do santuário. Está claro que ele não compreendia as 2.300 tardes e manhãs (8: 14) como dias literais (menos de seis anos e meio), caso contrário não teria se preocupado. Naturalmente, Daniel presumiu que o santuário fosse o templo em Jerusalém e associou sua justificação à restauração após o povo ser liberto do exílio. Ele deve ter concluído que, por causa dos pecados do povo, DEUS havia decidido adiar a libertação do cativeiro babilônico para um futuro distante.

                         9: 4 Orei [...] confessei. No fim das bençãos e das maldições da aliança em Levítico 26, DEUS havia prometido que, se SEU povo exilado se humilhasse, se arrependesse e confessasse seus pecados e os de seus antepassados, ELE o restauraria do exílio (Levítico 26: 40-45).

                        9: 5 temos pecado. Daniel era um homem justo, e a BÍBLIA não registra nenhum pecado que ele tenha cometido. Ainda assim, o profeta não atribui pecado apenas a seus compatriotas. Ele se identifica com o povo nesta Oração de Intercessão.

                        9: 17-19 o teu santuário [...] a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome. Como Moisés (Êxodo 32: 11-13; Números 14: 13-19), Daniel intercedeu junto ao SENHOR em prol do povo, apelando para o Caráter Misericordioso de DEUS e para a necessidade de preservar a reputação divina no mundo. Daniel também estava preocupado com a cidade de Jerusalém e com o  santuário no "Monte Santo" (Monte Sião), onde o SENHOR havia colocado SEU Nome/SUA Identidade (comparar com Deuteronômio  12: 5, 11, 21). A preocupação com o povo e o santuário liga a oração à visão de Daniel 8, na qual o poder do chifre pequeno oprime o povo e age contra o santuário.

                      9: 21 sacrifício da tarde. Ou "Oferta de manjares da tarde" (2 Reis 16: 15; Esdras 9: 4, 5). O Anjo Gabriel (comparar com Lucas 1: 19, 26) apareceu a Daniel em forma humana mais ou menos na hora em que o último sacrifício regular do dia seria realizado no templo, caso estivesse em funcionamento (comparar com Êxodo 29: 39-42; Levítico 6: 20). Este era um momento apropriado, conforme as Palavras do Salmista: "Suba à TUA Presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina" (Salmos 141: 2).

                      9: 23 entende a visão. Nenhuma visão é relatada no cap. 9. Portanto, a referência é a visão do cap. 8. De modo mais precioso, a palavra hebraica para "visão" neste versículo é a mesma usada em 8: 26 para a conversa sobre as 2.300 tardes e manhãs (8: 13, 14), que deixou Daniel muito perplexo. Gabriel veio para explicar este elemento temporal, a fim de aliviar a angústia do profeta em relação ao aparente conflito entre os 70 anos de Jeremias e os 2.300 dias/anos de sua visão.


                     9: 24 Setenta semanas. A palavra para "semana" significa "grupo de sete" e pode ser um ciclo de dias ou de anos. Neste caso, obviamente se refere a anos, porque os eventos ocupam muito mais tempo do que 490 (70 x 7) dias literais. Por exemplo, a reconstrução de Jerusalém nunca terminaria em 70 semanas de dias literais (menos de um ano e meio). Portanto, elas são entendidas como "semanas de anos" (sobre ciclo de sete anos, ver também os períodos de anos sabáticos em Levítico 25). O número "setenta" relaciona esta unidade de tempo aos 70 anos profetizados por Jeremias (ver "NT+" sobre Daniel 9: 2). Assim como a nação de Judá sofreu 70 anos de exílio em resultado de rebelião e pecado, ele agora teria 70 ciclos de anos sabáticos (490 anos), no fim dos quais a rebelião terminaria e se colocaria um fim nos pecados, determinados. Esta palavra ocorre apenas aqui na Bíblia hebraica. Nos escritos rabínicos, seu significado básico é "cortar" de algo mais longo. Esta é uma acepção possível para a palavra "determinadas". Neste versículo, tanto o sentido básico quanto o ampliado se aplicam: os 490 anos são cortados" de uma unidade mais longa de 2.300 dias/anos (8: 14); além disso, este período de 490 anos está "determinado" para o povo judeu e para a cidade santa de Jerusalém. "Determinado" quer dizer que se aplica de maneira especial a eles. Daniel estava preocupado com o destino de seu povo, da cidade e do templo durante as 2.300 "tardes e manhãs, mas não havia resposta. fazer cessar a transgressão. A palavra hebraica para "transgressão" significa pecado rebelde (comparar com o verbo "rebelar" ou "revoltar", do mesmo radical em 1 Reis 12: 19; 2 Reis 1: 1; 3: 5; sobre a combinação dos termos "transgressão", "pecado" e "iniquidade"/culpa (mas com "iniquidade" listada primeiro), ver Êxodo 34: 7; Levítico 16: 21). Os 490 anos seriam um período para resolver os defeitos morais que haviam assolado o povo de DEUS ao longo de sua história como nação. Isso aconteceria por intermédio do MESSIAS. Com os remédios para os três males citados anteriormente, três coisas boas viriam: justiça duradoura, o selamento (confirmação) da profecia e a unção do Santo dos Santos. para ungir o Santo dos Santos. Consagração de um Santuário a DEUS para sua Função Sagrada (comparar com Levítico 8: 10-12). Esta consagração aconteceria séculos depois da dedicação do segundo templo, construído e dedicado logo após o retorno do exílio (Esdras 6). Portanto, esta deve ser a consagração de outro templo (ver "NT+" de Daniel 9: 25).

                   9: 25 ordem para restaurar e para edificar Jerusalém. Os 490 anos começam no momento desta ordem, que restaurou aos judeus a posse da cidade, a qual tornaria a ser sua capital (comparar com 1 Reis 20: 34; 2 Reis 14: 22). A ordem foi dada pelo rei persa Artaxerxes I no sétimo ano de seu reinado (Esdras 7: 11-26); portanto, entrou em vigor em 457 a.C. Diferentemente dos decretos anteriores de Ciro (Esdras 1: 1-4; 6: 3-5) e de Dario (Esdras 6: 1-12), o de Artaxerxes inclui uma preocupação explícita pela cidade de Jerusalém em si, não apenas pelo povo judeu e seu templo. Artaxerxes ordenou a restauração de Jerusalém como o centro judicial e civil do povo judeu. O controle civil incluía o direito de reconstruir obras públicas (comparar com 1 Reis 20: 34), algo que Esdras e seus aliados começaram a fazer antes de enfrentarem oposição (Esdras 4: 11-16). mais tarde, Neemias terminou esse trabalho (Neemias 3 - 7). A PALAVRA de DEUS sobre a restauração de SEU povo do exílio começou a ser cumprida por meio das ordens de Ciro e Dario e se completou mediante o decreto de Artaxerxes (comparar com Esdras 6: 14). ao Ungido, ao Príncipe. A palavra "Messias", em língua portuguesa, deriva de um termo hebraico que significa "Ungido". Reis e sacerdotes, em especial sumo sacerdotes, eram ungidos no antigo Israel (Levítico 6: 22; 2 Samuel 5: 3). A palavra "Príncipe" se refere a um líder que podia tanto ser Rei (1 Samuel 9: 16; 13: 14) quanto Sacerdote ( 1 Crônicas 9: 10, 11; Neemias 11: 11, 12; Jeremias 20: 1). Em Daniel 9 é Predito o Ministério do "Ungido" Supremo, o "Messias" (= "CRISTO", derivado do grego), cuja vinda estaria ligada ao fim do pecado, ao estabelecimento da Justiça, à Confirmação da Profecia e à Consagração de um Santuário (Daniel 9: 24, 25). ELE é tanto SACERDOTE quanto REI (Salmos 110). Segundo o Novo Testamento, esta Pessoa é JESUS CRISTO. ELE foi Ungido pelo ESPÍRITO de DEUS (Lucas 4: 18), morreu para perdoar nossos pecados e nos cobrir com SUA Justiça (2 Coríntios 5: 21), cumpriu profecias (Mateus 1: 22, 23; 2: 5, 6, etc.) e começou a atuar como nosso Melquisedeque (= "REI de Justiça") e SUMO SACERDOTE no Templo de DEUS no Céu (Hebreus 7 - 10). sete semanas e sessenta e duas semanas. Estas 69 "semanas" de anos (ver v. 27 acerca da última "semana") correspondem a 483 anos, de 457 a.C. (decreto de Artaerxes l ), até 27 d.C. (levando em conta que não houve ano zero entre as eras a.C e d.C.). Neste ano, o 15° (segundo a contagem judaica) do reinado de Tibério César, o ESPÍRITO SANTO desceu sobre JESUS no batismo, e ELE começou seu Ministério (Lucas 3). Existem muitas profecias surpreendentes sobre CRISTO no AT (Salmos 22; Isaías 53, etc.), mas a de Daniel 9 é especial porque aponta com precisão o início do SEU Ministério com mais de 500 anos de antecedência. Observe que as primeiras sete semanas de anos formam um ciclo jubileu de 49 anos (Levítico 25: 8-10), mostrando que os 490 anos consistem de dez períodos de jubileu de grande escala, cujo fim disponibilizaria liberdade (neste caso, do pecado; Daniel 9: 24) para toda a nação.

                9: 26 será morto o Ungido. A língua original traz o mesmo termo usado em Levítico 7: 20: eliminado". É notável que o Messias receba esta punição divina para pecados graves, que consistia na eliminação de uma pessoa de sua família. Tratava-se de um tipo de morte permanente, além da morte comum do corpo mortal (Levítico 20: 2, 3). CRISTO sofreu o castigo da "segunda morte" (comparar com Apocalipse 2: 11; 20: 6, 14) por nós na cruz a fim de nos Salvar dela. Todavia, por ser inocente e ter carregado a culpa de todos (1 Pedro 2: 21-24), ELE conseguiu retornar da morte suprema, da qual não há volta, e ver sua posteridade (Isaías 53: 10). já não estará. Ou, "não terá nada". CRISTO não tinha domínio, honra ou posses terrenas quando morreu. Até mesmo SUAS roupas foram levadas (Mateus 27: 35). Aparentemente, tudo estava perdido. o povo de um Príncipe que há de vir. Depois da morte de CRISTO, Roma Imperial, sob o governo de Tito (seu "príncipe"/líder), destruiu Jerusalém e o templo em 70 d.C.

                 9: 27 Fará Firme Aliança com muitos. Depois da referência ao povo e ao príncipe que destruíram Jerusalém, a explicação se volta para a Obra do MESSIAS como parte da Profecia das 70 semanas. CRISTO fez uma "Firme Aliança"para benefício de todos mediante SEU sacrifício (Mateus 26: 28; comparar com Jeremias 31: 31-34). na Metade da Semana. Quer dizer na metade da última "semana" (sete anos) dos 490 anos a partir de 457 a.C. Os últimos sete anos começaram em 27 d.C (batismo de JESUS). O Ministério terreno de CRISTO durou a primeira metade desta "semana": três anos e meio até SUA morte. Quando ELE morreu, o véu do templo se rasgou em duas partes (Mateus 27: 51), tornando obsoletos os sacrifícios que apontavam para o Sacrifício do MESSIAS (comparar com Hebreus 10: 1). Assim CRISTO fez cessar o sacrifício e a oferta. Então ELE Subiu ao Céu e Continuou a Confirmar a Aliança por meio do Dom do ESPÍRITO SANTO no testemunho dos Apóstolos (Atos 1 - 7). Em 34 d.C., o fim dos últimos sete anos, o conselho nacional judaico rejeitou o EVANGELHO e martirizou Estêvão (Atos 7). Levantou-se uma grande perseguição contra os cristãos, levando-os a se dispersar (Atos 8: 1). Assim, o EVANGELHO chegou aos gentios, e eles puderam se tornar cristãos sem primeiro precisarem se tornar judeus (Atos 10 - 11; 13 - 15). sobre a asa das abominações virá o assolador. A palavra hebraica usada nesta passagem para "abominações" se refere à idolatria, uma forma grave de rebelião contra DEUS (comparar com Deuteronômio 29: 17; 2 Reis 23: 24). A ideia refere-se a uma assolação que vai além do período de Roma imperial e da destruição de Jerusalém em 70 d.C., passando a incluir a devastação causada pela fase religiosa do poder do chifre pequeno na última parte dos 2.300 anos (Daniel 8: 11-13 - "transgressão assoladora"; comparar com 11: 31, 12: 11 - "abominação desoladora"). O chifre pequeno estabelece uma forma de idolatria ou falso sacrifício que pretende substituir a função do sistema sacrifical terreno ao qual CRISTO pôs fim. Portanto, após o fim dos 490 anos, a explicação de Daniel 9: 27 está ligada ao restante da visão do cap. 8. Isso reforça o fato de que os 490 anos são a primeira parte dos 2.300 anos.

                                             É DESSE JEITO! "Presente+"

                                                 




   #NovoTempo              

                  * Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO !  (Preceito por Preceito/Especial: O Livro de Daniel 10/ 12 )





Especial: "Justificados pela Fé"



      Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também  sem Obras está morta.
     Porque Todo o que é nascido de DEUS Vence o mundo; e esta é a Vitória que Vence o mundo: a nossa Fé;
Alcançando o fim da vossa Fé, a Salvação da Alma.
De sorte que a Fé é pelo Ouvir, e o Ouvir pela (- - - - - - - de - - - -)



                                             {PALAVRA DE DEUS}





                                          * Isto é Justificação pela Fé

    Quando o pecador penitente, contrito diante de DEUS, discerne a Expiação de CRISTO em seu favor e Aceita esta Expiação como sua Única Esperança nesta vida e na Vida Futura, seus pecados são perdoados. Isto é Justificação pela Fé. Toda alma crente deve submeter sua vontade inteiramente à Vontade de DEUS e manter-se num estado de arrependimento e contrição, exercendo Fé nos Méritos Expiadores do REDENTOR e avançando de força em força, e de glória em glória.
   Perdão e Justificação são uma só e a mesma coisa. Pela Fé, o crente passa da posição de
rebelde,de filho do pecado e de Satanás, para a posição de Súdito Leal de CRISTO JESUS, não por causa de alguma bondade inerente, mas porque CRISTO o recebe como SEU filho, por adoção. O pecador obtém o perdão de seus pecados, porque esses pecados são carregados por seu Substituto e Penhor. O SENHOR fala a SEU PAI Celestial, Dizendo: “Este é Meu filho. Eu o absolvo da condenação da morte, dando-lhe Minha apólice de seguro de vida — a Vida Eterna — porque tomei o seu lugar e sofri por seus pecados. Ele é mesmo Meu filho amado.” Assim o homem, perdoado, e revestido das belas vestes da Justiça de CRISTO, se encontra irrepreensível diante de DEUS.
    O pecador pode errar, mas ele não é rejeitado sem Misericórdia. SUA Única Esperança, porém, é Arrependimento para com DEUS e Fé no SENHOR JESUS CRISTO. A prerrogativa do PAI é perdoar nossas transgressões e pecados, porque CRISTO tomou sobre Si a nossa culpa e nos absolveu, imputando-nos SUA própria Justiça. SEU Sacrifício satisfaz plenamente as reivindicações da Justiça.

    Justificação é o contrário de condenação. A Infinita Misericórdia de DEUS é manifestada para os que são completamente indignos. ELE perdoa as transgressões e os pecados por Amor de JESUS, o qual SE tornou a propiciação pelos nossos pecados. Pela Fé em CRISTO, o transgressor culpado é Conduzido ao Favor de DEUS e à Forte Esperança da Vida Eterna.





 #NovoTempo              

                  * Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO !  (Preceito por Preceito/Especial: O Livro de Daniel 9/ 12 )





BLOG É DESSE JEITO! "Documento Oficial da IASD"





             A Igreja Adventista do Sétimo Dia reconhece o Sábado como Sinal distintivo de Lealdade a DEUS (Êx 20:8-11; 31:13-17; Ez 20:12, 20), cuja Observância é pertinente a todos os seres humanos em todas as épocas e lugares (Is 56:1-7; Mc 2:27). Quando DEUS “descansou” no Sétimo Dia da semana da Criação, ELE Também “Santificou” e “Abençoou” esse dia (Gn 2:2, 3), separando-o para uso sagrado e transformando-o em um canal de bênçãos para a humanidade. Aceitando o convite para deixar de lado seus “próprios interesses” durante o sábado (Is 58:13), os filhos de DEUS observam esse dia como uma importante Expressão da Justificação pela Fé em CRISTO (Hb 4:4-11).
                                     Vida de santificação. 
       A Verdadeira Observância do Sábado se Fundamenta em uma Vida Santificada pela Graça de CRISTO (Ez 20:12, 20); pois, “a fim de Santificar o Sábado, os homens precisam ser santos” (O Desejado de Todas as Nações, p. 283).

          A Igreja Adventista do Sétimo Dia reconhece o Sábado como Sinal distintivo de Lealdade a DEUS (Êx 20:8-11; 31:13-17; Ez 20:12, 20) 

                                  Crescimento espiritual. 
         Como “um elo de ouro que nos une a DEUS” (Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 352), o Sábado provê um contato mais próximo de DEUS. Como tal, não devemos permitir que outras atividades, por mais nobres que sejam, enfraqueçam nossa Comunhão com DEUS nesse dia.

                                   Preparação para o sábado. 
        Antes do pôr do sol da sexta-feira ( Lv 23:32; Dt 16:6; Ne 13:19), as atividades seculares devem ser interrompidas ( Ne 13:13-22); a casa deve estar limpa e arrumada; as roupas, lavadas e passadas; os alimentos, devidamente providenciados (Êx 16:22-30); e os membros da família, já prontos.

                                     
     Início e término do sábado. 
O Sábado é um Dia de Especial Comunhão com DEUS, e deve ser iniciado e terminado com breves e atrativos cultos de pôr do sol, com a participação dos membros da família. Nessas ocasiões, é oportuno cantar alguns hinos, ler uma passagem bíblica, seguida de comentários pertinentes, e Expressar Gratidão a DEUS em Oração. (VerTestemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 356-359.)
                                               
      Pessoas sob nossa influência.
 O Quarto mandamento doDecálogo orienta que, no Sábado, todas as pessoas sob nossa influência devem ser dispensadas das atividades seculares (Êx 20:10). Isso implica os demais membros da família, bem como os empregados e hóspedes; que também sejam estimulados a observar o sábado.
                                                
                                     Espírito de Comunhão. 
Como dia por excelência de comunhão com Deus (Ez 20:12, 20), o sábado deve se caracterizar por um prazeroso e alegre compromisso com as prioridades espirituais, com momentos especiais de leitura da Bíblia, oração e, se possível, de contato com a natureza ( At16:13). Esse compromisso deverá ser mantido na escolha dos assuntos abordados também em nossos diálogos informais com familiares e amigos.

                                        Reuniões da igreja. 
        Somos admoestados a não deixar “de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb 10:25). Portanto, as programações e atividades regulares da igreja aos sábados devem ter precedência sobre outros compromissos pessoais e sociais, mesmo que estes sejam pertinentes para o Sábado.

                                       Casamentos e festas. 
            O convite para deixar de lado nossos “próprios interesses” no Sábado  (Is 58:13) indica que casamentos e festas, incluindo seus devidos preparativos, devem ser realizados fora desse período sagrado. Casamentos e algumas festas mais suntuosas não devem ser planejados para os sábados à noite, pois seus preparativos envolvem expectativas e atividades não condizentes com o espírito de comunhão com DEUS.
Mídia secular. A mídia secular, em todas as suas formas, deve ser deixada de lado durante as horas do Sábado, para que este, rompendo com a rotina da vida, possa ser um dia “deleitoso e santo” (Is 58:13).

                                          Esportes e lazer. 
Muitas atividades esportivas e de lazer, aceitáveis durante a semana, não são condizentes com a Observância do Sábado, pois desviam a mente das questões espirituais (Is 58:13).

                                          Horas de sono.
              A BÍBLIA define o Sábado como dia de “repouso solene” (Êx 31:15), e não como dia de recuperar o sono atrasado da semana. Ricas bênçãos advirão de levantar cedo no sábado, dedicando esse dia ao serviço do Senhor. (Ver Conselhos Sobre a Escola Sabatina, p. 170.)
Viagens. A realização de viagens por questões de trabalho ou interesses particulares é imprópria para o sábado. Existem, porém, ocasiões excepcionais em que se torna necessário viajar no sábado para atender a algum compromisso religioso ou situações emergenciais. Sempre que possível, os devidos preparativos, incluindo a compra de passagens e o abastecimento de combustível, devem ser feitos com a devida antecedência. (Ver Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 359, 360.)

                                 Excursões e acampamentos. 
           A realização de excursões e acampamentos pode promover a socialização cristã ( Sl 42:4). Mas seus organizadores e demais participantes devem chegar ao devido local antes do início do sábado e montar sua estrutura, incluindo suas barracas, de modo que o santo dia possa ser observado segundo o mandamento. Além disso, as atividades durante as horas do sábado devem ser condizentes com o espírito sagrado desse dia.
Restaurantes e alimentação. A recomendação de que o alimento deve ser provido com a devida antecedência (Êx 16:4, 5; 22-30) significa que ele deve ser comprado fora das horas do sábado, e que a frequência a restaurantes comerciais nesse dia deve ser evitada.

                                          Medicamentos. 
            A compra de medicamentos durante o Sábado é aceitável em situações emergenciais ( Lc 14:5), e imprópria quando a pessoa já os necessitava, e acabou postergando sua compra para esse dia.

                                 Estágios e práticas escolares.
          O Quarto MANDAMENTO do Decálogo (Êx 20:8-11) desabona a realização de atividades seculares no sábado, que gerem lucro ou benefício material. Envolvidos em tais atividades estão os programas de planejamento e preparo para a vida profissional, incluindo a frequência às aulas e a participação em estágios, simpósios, seminários e palestras de cunho profissional, concursos públicos e exames seletivos. Em caso de confinamento para a prestação de exames após o término do Sábado, as horas desse dia devem ser gastas em atividades espirituais.

                                Escolha e exercício da profissão. 
        A estrutura da sociedade em geral nem sempre favorece a Observância do Sábado, e acaba disponibilizando profissões e atividades que, embora sejam dignas, dificultam essa prática. Os adventistas do sétimo dia devem escolher e exercer profissões condizentes com a devida observância do sábado. Somos advertidos de que, se alguém, “por amor ao lucro, consente em que o negócio em que tem interesses seja atendido no sábado pelo sócio incrédulo, esse alguém é tão culpado quanto o incrédulo; e tem o dever de dissolver a sociedade, por mais que perca por assim proceder” (Evangelismo, p. 245).

                          Instituições de serviços básicos. 
             A orientação de não fazer “nenhum trabalho” durante o Sábado (Êx 20:10) indica que os observadores do Sábado devem se abster de trabalhar nesse dia, mesmo em instituições seculares de serviços básicos. Instituições denominacionais que não podem fechar aos sábados ( Jo 5:17), incluindo os internatos adventistas, devem ser operadas nesse dia por um grupo reduzido e em forma de rodízio.
                         Atividades médicas e de saúde. 
           Existem situações emergenciais que os profissionais da saúde devem atender, com base no princípio de que “é lícito curar no sábado” (Lc 14:3). Os hospitais adventistas necessitam dos préstimos de uma equipe médica, de enfermagem e de outros serviços básicos para o funcionamento nas horas do sábado. Mas os plantões rotineiros, tanto médicos quanto de enfermagem, em hospitais não adventistas, são impróprios para as horas do sábado. (Ver Ellen G. White Estate, “Conselhos de Ellen G. White Sobre o Trabalho aos Sábados em Instituições Médicas Adventistas e Não Adventistas”, em www.centrowhite.org.br.)


                                 Projetos assistenciais. 

                CRISTO Disse que “é licito, nos Sábados, fazer o bem” (Mt 12:12). Isso significa que “toda atividade secular deve ser suspensa, mas as obras de misericórdia e beneficência estão em harmonia com o propósito do Senhor. Elas não devem ser limitadas a tempo ou lugar. Aliviar os aflitos, confortar os tristes, é um trabalho de amor que faz honra ao dia de Deus” (Beneficência Social, p. 77). Portanto, é lícito nas horas sagradas do sábado visitar enfermos, viúvas e órfãos, encarcerados e compartilhar uma refeição. Ações sociais que podem ser realizadas em outro dia não devem tomar as sagradas horas do Sábado.
Atividades missionárias. O apóstolo Paulo usava o sábado para persuadir “tanto judeus como gregos” acerca do evangelho (At 18:4, 11; 17:2), demonstrando a importância de se reservar um tempo especial nesse dia para atividades missionárias. Sempre que possível, os membros da família devem participar juntos dessas atividades, para desfrutar a socialização cristã e desenvolver o gosto pelo cumprimento da missão evangelística.
Como adventistas do sétimo dia, somos convidados a seguir o exemplo de Deus ao descansar no sétimo dia da semana da criação (Gn 2:2-3; Êx20:8-11; 31:13-17; Hb 4:4-11), de modo que o sábado seja, para cada um de nós, um sinal exterior da Graça de DEUS e um canal de Suas incontáveis bênçãos.

                                       É DESSE JEITO! "Bizu+"

  Pouco depois de o barro do Mar Vermelho haver secado em suas sandálias, o povo se reuniu perto do Monte Sinai e Ouviu Moisés Apresentar uma Mensagem de Ânimo. “DEUS me Disse que vocês são o Povo do Concerto, SUA Possessão”, Declarou o Líder. Então ele subiu o Monte e Recebeu os DEZ MANDAMENTOS. O Preâmbulo que DEUS Proferiu Deu o Contexto dos MANDAMENTOS. “EU SOU o SENHOR, teu DEUS, que te Tirei da terra do Egito, da casa da servidão” (Êxodo 20: 2). DEUS Calçou a Lei na Realidade da Redenção.
É Interessante que DEUS Apresentou os DEZ MANDAMENTOS depois de ter Resgatado Israel da escravidão. Sugeriria esse fato que Viver a LEI de DEUS é o Resultado da Redenção, e não a maneira de conquista-La?
DEUS Pretende que os MANDAMENTOS Sejam um Guia Rumo à Plenitude e Santidade.  Cada Um Promete e Confirma a Santidade.  E Cada Um  Tem Relação com a Solidariedade da Família. A GRAÇA e o PERDÃO de DEUS Precedem Tudo o que Abrange uma Família Sólida e Santa.
·         Não Terás outros deuses diante de MIM = (DEUS é SANTO)
·         Não Farás para ti um ídolo = (A Adoração é SAGRADA)
·         Não Tomarás o Nome do SENHOR, teu DEUS, em vão = (A Oração é SAGRADA)
·         Lembra-te do Dia de Sábado, para Santificá-Lo  = ( O Tempo e o Trabalho são SAGRADOS)
·         Honra teu Pai e tua Mãe = (A Família é SAGRADA)
·         Não Matarás = (A Vida é SAGRADA)
·         Não Adulterarás = (O Sexo e a Intimidade são SAGRADOS)
·         Não Furtarás = (Os Bens são SAGRADOS)
·         Não Dirás falso testemunho = (A Linguagem é SAGRADA)
·         Não Cobiçarás = (Nosso Próximo é SAGRADO).”

             

   #NovoTempo              

                  * Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO !  (As 3 Lacunas+/Especial: "Justificados pela Fé")