O Livro de Daniel: "Prova de Fogo" (Estudo 03/12)

                                                          É DESSE JEITO!




                      6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo" deste Projeto. São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em algum título: NT+ ou N7+, vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS.



 


                                                      "Assim Diz o SENHOR" 

                                            * O Livro de Daniel (Estudo 3/12)                                

                       * Livrados os companheiros de Daniel da fornalha de fogo
                       3 O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro que tinha sessenta côvados de altura e seis de largura; levantou-a no campo de Dura, na província da Babilônia.2 Então, o rei Nabucodonosor mandou ajuntar os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da imagem que o rei Nabucodonosor tinha levantado.3 Então, se ajuntaram os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todos os oficiais das províncias, para a consagração da imagem que o rei Nabucodonosor tinha levantado.4 Nisto, o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós outros, ó povos, nações e homens de todas as línguas: 5 no momento em que ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou.6 Qualquer que se não prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente.7 Portanto, quando todos os povos ouviram o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério e de toda sorte de música, se prostraram os povos, nações e homens de todas as línguas e adoraram a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
                      8 Ora, no mesmo instante, se chegaram alguns homens caldeus e acusaram os judeus;9 disseram ao rei Nabucodonosor: Ó rei, vive eternamente!10 Tu, ó rei, baixaste um decreto pelo qual todo homem que ouvisse o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música se prostraria e adoraria a imagem de ouro;11 e qualquer que não se prostrasse e não adorasse seria lançado na fornalha de fogo ardente.12 Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província da Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti, a teus deuses não servem, nem adoram a imagem de ouro que levantaste.
                    13 Então, Nabucodonosor, irado e furioso, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E trouxeram a estes homens perante o rei.14 Falou Nabucodonosor e lhes disse: É verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vós não servis a meus deuses, nem adorais a imagem de ouro, que levantei? 15 Agora, pois, estai dispostos e, quando ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles, prostrai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos? 16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder.17 Se o nosso DEUS, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei.18 Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.
                    19 Então, Nabucodonosor se encheu de fúria e, transtornado o aspecto do seu rosto contra Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, ordenou que se acendesse a fornalha sete vezes mais do que se costumava. 20 Ordenou aos homens mais poderosos que estavam no seu exército que atassem a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os lançassem na fornalha de fogo ardente.21 Então, estes homens foram atados com os seus mantos, suas túnicas e chapéus e suas outras roupas e foram lançados na fornalha sobremaneira acesa.22 Porque a palavra do rei era urgente e a fornalha estava sobremaneira acesa, as chamas do fogo mataram os homens que lançaram de cima para dentro a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.23 Estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, caíram atados dentro da fornalha sobremaneira acesa.
                   24 Então, o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei.25 Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.26 Então, se chegou Nabucodonosor à porta da fornalha sobremaneira acesa, falou e disse: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do DEUS ALTÍSSIMO, saí e vinde! Então, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo.27 Ajuntaram-se os sátrapas, os prefeitos, os governadores e conselheiros do rei e viram que o fogo não teve poder algum sobre os corpos destes homens; nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem os seus mantos se mudaram, nem cheiro de fogo passara sobre eles.
                    28 Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o DEUS de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu DEUS.29 Portanto, faço um decreto pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o DEUS de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas em monturo; porque não há outro deus que possa livrar como este.30 Então, o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na província da Babilônia.


                                              Blog É DESSE JEITO! "Super Áudio+" 




                                                          É DESSE JEITO!  
                                          Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)

               3: 4 (Ó povos, nações e homens de todas as línguas) Cruz+ (Daniel 4: 1; 6: 25).


              3: 6 (lançado na fornalha de fogo ardente) Cruz+ (Jeremias 29: 22; Ezequiel 22: 18-22; Mateus 13: 42; 50; Apocalipse 9: 2; 13: 15; 14: 11).


              3: 8 (Chegaram alguns homens caldeus e acusaram os judeus) Cruz+ (Esdras 4: 12-16; Ester 3: 8-9; Daniel 6: 12-13).


            3:9 (ó rei, vive eternamente!) Cruz+ (Daniel 2: 4; 5: 10; 6: 6,21).


          3: 12 (Há uns homens judeus .../ não fizeram caso de ti, a teus deuses não servem, ...) Cruz+ (Daniel 2: 49).


         3: 13 (irado e furioso) Cruz+ (Daniel 2: 12; 3: 19)


          3: 15 (E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?) Cruz+ ( Êxodo 5: 2; 2 Reis 18: 35; Isaías 36: 18-20; Daniel 2: 47).


         3: 16 (quanto a isto não necessitamos de te responder) Cruz+ (Mateus 10: 19)


        3: 17 (DEUS/ Livrar-nos) Cruz+ (Jó 5: 9; [Salmos 27: 1-2; Isaías 26: 3-4]; Jeremias 1: 8; 15:20-21; Daniel 6: 19-22/ 1 Samuel 17: 37; Jeremias 1: 8; 15: 20-21; 42: 11; Daniel 6: 16, 19-22; Miqueias 7: 7; 2 Coríntios 1: 10).


        3: 18 (Nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste) Cruz+ (Jó 13: 15).


       3: 25 (andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano .../ a um filho dos deuses) Cruz+ (Salmos 91: 3-9; Isaías 43: 2/ Jó 1: 6; 38: 7; [Salmos 34: 7]; Daniel 3: 28).


       3: 26 (DEUS ALTÍSSIMO) Cruz+ (Daniel 4: 2-3, 17, 34-35).


       3: 27 (sobre os corpos destes homens) Cruz+ (Isaías 43: 2; Hebreus 11: 34).


       3: 28 (Anjo) Cruz+ ( Salmos 34: 7-8; Isaías 37: 36; Jeremias 17: 17; Daniel 6: 22-23; Atos 5: 19; 12: 7).


      3: 29 (Portanto, faço um decreto pelo qual todo povo .../ DEUS de Sadraque, mesaque e Abede-Nego/ despedaçado/ porque não há outro deus ...) Cruz+ (Daniel 6: 26/ Daniel 2: 46-47; 4: 34-37/ Esdras 6: 11; Daniel 2: 5).




                                                         É DESSE JEITO!
                                            Sistema de Nota+ de Estudo {NT+}

                                                       "{NT+} de 3: 1"

              3: 1 sessenta côvados de altura e seis de largura. Cerca de 27 m de altura e 2,7 m de largura.

                                                       "{NT+} de 3: 2

              3: 2 consagração da imagem. Consagração da estatua como se fosse um objeto sagrado (V. 12, 14, 28; comparar com a dedicação do templo do  SENHOR em Ed 6: 16-18). Ao que tudo indica, a imagem representava Nabucodonosor, a "cabeça de ouro" (Dn 2: 38) e/ou seus deuses (3:12). Na rebelião contra o poder de DEUS, o monarca parece ter distorcido o sonho (Cap. 2) para atender às próprias ambições.

                                                     "{NT+} de 3:3"  


               3: 3 Então, se ajuntaram os sátrapas [...] e todos os oficiais. A lista revela uma atmosfera de pompa e prolonga a história para aumentar o suspense.

                                                      "{NT+} de 3: 5"

              3: 5 toda sorte de música. Comparar com o uso de instrumentos para a adoração israelita (2 Sm 6: 5, 15, 1 Cr 25) ou para solenidades religiosas (Nm 10: 10). Nabucodonosor tinha toda uma orquestra sinfônica da antiguidade. O nome de três instrumentos está em grego e o dos outros, em persa. Isso não causa surpresa, uma vez que Babilônia tinha contato com outras culturas.

                                                    "{NT+} de 3: 6" 

             3: 6 fornalha de fogo ardente. Talvez fosse parecida com um forno de secar tijolos. O fato de Nabucodonosor anunciar uma punição como esta pode sugerir que ele duvidava de que todos fossem realmente leais a ele.

                                                    "{NT+} de 3: 13"

              3:13 irado e furioso. Reação compreensível, pois Nabucodonosor estava tentando encenar uma demonstração de lealdade absoluta a ele por parte de seus súditos.

                                                    "{NT+} de 3: 15"

               3: 15 E quem é o deus que vos poderá livrar [...]? A intenção era fazer uma pergunta meramente retórica. A resposta seria "nenhum deus". Entretanto, os jovens judeus tinham uma resposta diferente (V. 17).

                                                   "{NT+} de 3: 18"

              3: 18 Se não. Confiariam em DEUS, mesmo se ele permitisse que morressem (Comparar com Jó 13: 15; Mt 26: 39; At 7: 59).

                                                    "{NT+} de 3: 25"

               3: 25 filhos dos deuses. Ou seja, um ser divino. A declaração foi feita da perspectiva religiosa de Nabucodonosor. O ser era CRISTO pré-encarnado. ELE cumpriu literalmente a promessa de estar com seu povo a fim de livrá-lo: "Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti". (Is 43: 2).

                                                     "{NT+} de 3: 28"

               3: 28 Bendito seja o DEUS. O rei percebe que a desobediência dos jovens se devia a uma Lealdade Extraordinária ao DEUS de Israel, não à rebelião contra o governo humano de Babilônia. Por isso, protegeu a Honra de DEUS e promoveu os jovens (V. 29, 30). que enviou o seu anjo. A palavra "Anjo" significa "Mensageiro" e pode se referir a um Ser Divino (Jz 6: 11-13--- "Anjo do SENHOR"). O termo não se restringe a seres criados.

                                                      É DESSE JEITO! "Presente+"       

 Blog É DESSE JEITO!



   #NovoTempo              

                  * Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO !  (Preceito por Preceito/Especial: O Livro de Daniel 4/ 12 )




                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário