O Livro de Daniel: "SOBERANIA+" (Estudo 04/12)





                      6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo" deste Projeto. São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em algum título: NT+ ou N7+, vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS.



                                              "Assim Diz o SENHOR"


                                *O Livro de Daniel (Estudo 4/12)

                 4 O rei Nabucodonosor a todos os povos, nações e homens de todas as línguas, que habitam em toda a terra: Paz vos seja multiplicada! 2 Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que DEUS, o ALTÍSSIMO, tem feito para comigo.3 Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas, as suas maravilhas! O seu reino é reino sempiterno, e o seu domínio, de geração em geração.
                 4 Eu, Nabucodonosor, estava tranquilo em minha casa e feliz no meu palácio.5 Tive um sonho, que me espantou; e, quando estava no meu leito, os pensamentos e as visões da minha cabeça me turbaram.6 Por isso, expedi um decreto, pelo qual fossem introduzidos à minha presença todos os sábios da Babilônia, para que me fizessem saber a interpretação do sonho.7 Então, entraram os magos, os encantadores, os caldeus e os feiticeiros, e lhes contei o sonho; mas não me fizeram saber a sua interpretação.8 Por fim, se me apresentou Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome do meu deus, e no qual há o espírito dos deuses santos; e eu lhe contei o sonho, dizendo: 9 Beltessazar, chefe dos magos, eu sei que há em ti os espírito dos deuses santos, e nenhum mistério te é difícil; eis as visões do sonho que eu tive; dize-me a sua interpretação. 10 Eram assim as visões da minha cabeça quando eu estava no meu leito: eu estava olhando e vi uma árvore no meio da terra, cuja altura era grande; 11 crescia a árvore e se tornava forte, de maneira que a sua altura chegava até ao céu; e era vista até aos confins da terra. 12 A sua folhagem era formosa, e o seu fruto, abundante, e havia nela sustento para todos; debaixo dela os animais do campo achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos, e todos os seres viventes se mantinham dela.13 No meu sonho, quando eu estava no meu leito, vi um vigilante, um santo, que descia do céu, 14 clamando fortemente e dizendo: Derribai a árvore, cortai-lhe os ramos, derriçai-lhe as folhas, espalhai o seu fruto; afugentem-se os animais de debaixo dela e as aves, dos seus ramos. 15 Mas a cepa, com as raízes, deixai na terra, atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo. Seja ela molhada do orvalho do céu, e a sua porção seja, com os animais, a erva da terra. 16 Mude-se-lhe o coração, para que não seja mais coração de homem, e lhe seja dado coração de animal; e passem sobre ela sete tempos. 17 Esta sentença é por decreto dos vigilantes, e esta ordem, por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o ALTÍSSIMO tem domínio sobre o reino dos homens; e o dá a quem quer e até ao mais humilde dos homens constitui sobre eles. 18 Isto vi eu, rei Nabucodonosor, em sonhos. Tu, pois, ó Beltessazar, dize a interpretação, porquanto todos os sábios do meu reino não me puderam fazer saber a interpretação, mas tu podes; pois há em ti o espírito dos deuses santos.
                  19 Então, Daniel, cujo nome era Beltessazar, esteve atônito por algum tempo, e os seus pensamentos o turbavam. Então, lhe falou o rei e disse: Beltessazar, não te perturbe o sonho, nem a sua interpretação. Respondeu Beltessazar e disse: Senhor meu, o sonho seja contra os que te têm ódio, e a sua interpretação, para os teus inimigos.20 A árvore que viste, que cresceu e se tornou forte, cuja altura chegou até o céu, e que foi vista por toda terra, 21 cuja folhagem era formosa, e o seu fruto, abundante, e em que para todos havia sustento, debaixo da qual os animais do campo achavam sombra, e em cujos ramos as aves do céu faziam morada,22 és tu, ó rei, que cresceste e vieste a ser forte; a tua grandeza cresceu e chega até ao céu, e o teu domínio, até à extremidade da terra.23 Quanto ao que viu o rei, um vigilante, um santo, que descia do céu e que dizia: Cortai a árvore e destruí-a, mas a cepa com as raízes deixai na terra, atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; seja ela molhada do orvalho do céu, e a sua porção seja com os animais do campo, até que passem sobre ela sete tempos, 24 esta é a interpretação, ó rei, e este é o decreto do ALTÍSSIMO, que virá contra o rei, meu senhor:25 serás expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e dar-te-ão a comer ervas como aos bois, e serás molhado do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti, até que conheças que o ALTÍSSIMO tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer.26 Quanto ao que foi dito, que se deixasse a cepa da árvore com as suas raízes, o teu reino tornará a ser teu, depois que tiveres conhecido que o céu domina.27 Portanto, ó rei, aceita o meu conselho e põe termo, pela justiça, em teus pecados e em tuas iniquidades, usando de misericórdia para com os pobres; e talvez se prolongue a tua tranquilidade.
                  28 Todas estas coisas sobrevieram ao rei Nabucodonosor.29 Ao cabo de doze meses, passeando sobre o palácio real da cidade de Babilônia, 30 falou o rei e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade? 31 Falava ainda o rei quando desceu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Já passou de ti o reino.32 Serás expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; e far-te-ão comer ervas como os bois, e passar-se-ão sete tempos por cima de ti, até que aprendas que o ALTÍSSIMO tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer. 33 No mesmo instante, se cumpriu a Palavra sobre Nabucodonosor; e foi expulso de entre os homens e passou a come erva como os bois, o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceram os cabelos como as penas da águia, e as suas unhas, como as das aves.
                  34 Mas ao fim daqueles dias, eu Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o ALTÍSSIMO, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.35 Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?36 Tão logo me tornou a vir o entendimento, também, para a dignidade do meu reino, tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; buscaram-me os meus conselheiros e os grandes; fui restabelecido no meu reino, e a mim se me ajuntou extraordinária grandeza.37 Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao REI do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba.


                                    É DESSE JEITO ! "Áudio+"
                         

                                                   É DESSE JEITO!
                                      Sistema de Referências Cruzadas {CRUZ+}

                4: 1 (a todos) CRUZ+ (Esdras 4: 17; Daniel 3: 4; 6:5).

                4: 2 (que DEUS, o ALTÍSSIMO) CRUZ+ (Daniel 3: 26).


               4: 3 (quão grandes são os sinais/ sempiterno) CRUZ+ (2 Samuel 7: 16; Salmos 89: 35-37; Daniel 6: 27; 7: 13-14; [Lucas 1: 31-33]/ Daniel 2: 44; 4: 34; 6: 26).


               4: 5 (os pensamentos e as visões/ turbaram) CRUZ+ (Daniel 2: 28-29/ Daniel 2: 1).


              4: 7 (Então, entraram os magos, os encantadores, ...) CRUZ+ (Daniel 2: 2).


              4: 8 (cujo o nome é Beltessazar/ no qual há o espírito dos deuses santos) CRUZ+ (Daniel 1: 7/ Isaías 63: 11; Daniel 2: 11; 4: 18; 5: 11, 14).


             4: 9 (chefe dos magos) CRUZ+ (Daniel 2: 48; 5: 11).


             4: 10 (uma árvore no meio da terra) CRUZ+ (Ezequiel 31: 3; Daniel 4: 20).


              4: 12 (debaixo dela os animais do campo achavam sombra) CRUZ+ ( Jeremias 27: 6; Ezequiel 17: 23; 31: 6; Lamentações 4: 20).


            4: 13 (um vigilante/ um santo) CRUZ+ (Daniel 4: 17, 23/ Deuteronômio 33: 2; Salmos 89: 7; Daniel 8: 13; Zacarias 14: 5; Judas 14).


           4: 14 (Derribai a árvore, .../ afugentem-se os animais ...) CRUZ+ (Ezequiel 31: 10-14; Daniel 4: 23; [Mateus 3: 10; 7: 19; Lucas 13: 7-9]/ Ezequiel 31: 12-13; Daniel 4: 12).


            4: 16 (tempos) CRUZ+ (Daniel 11: 13; 12: 7).


            4: 17 (que conheçam os viventes/ que o ALTÍSSIMO tem domínio .../ dá a quem quer/mais humilde) CRUZ+ (Salmos 19: 16; 83: 18/ Daniel 2: 21; 4: 25, 32; 5: 21/ Jeremias 27: 5-7; Ezequiel 29: 18-20; Daniel 2: 37; 5: 18/ 1 Samuel 2: 8; Daniel 11: 21).


           4: 18 (porquanto todos os sábios do meu reino não me puderam .../ pois há em ti o espírito ...) CRUZ+ (Gênesis 41: 8, 15; Daniel 5: 8, 15; Daniel 4: 8-9; 5: 11, 14).


          4: 19 (cujo nome era Beltessazar/ turbavam/ o sonho seja contra os que te têm ódio) CRUZ+ (Daniel 4: 8/ Jeremias 4: 19; Daniel 7: 15, 28; 8: 27/ 2 Samuel 18: 32; Jeremias 29: 7; Daniel 4: 24; 10: 16).


           4: 20 (A árvore que viste, ...) CRUZ+ (Daniel 4: 10-12).


               4: 22 (és tu, ó rei/ e o teu domínio, até à extremidade da terra) CRUZ+ (Daniel 2: 37-38/ Jeremias 27: 6-8).

              4: 23 (Quanto ao que viu o rei/ e a sua porção seja ...) CRUZ+ ( Daniel 4: 13-15/ Daniel 5: 21).

              4: 25 (expulso de entre os homens/ comer ervas como os bois/ até que conheças que o ALTÍSSIMO .../ dá a quem quer) CRUZ+ (Daniel 4: 32; 5: 21/ Salmos 106: 20/Salmos 83: 18; Daniel 4: 2, 17, 32/ Jeremias 27: 5).

              4: 26 (céu domina) CRUZ+ ( Mateus 21: 25; Lucas 15: 18).

              4: 27 (põe termo, .../ talvez se prolongue/ a tua tranquilidade) CRUZ+ (Provérbios 28: 13; Isaías 55: 7; Ezequiel 18: 21-22; Romanos 2: 9-11; 1 Pedro 4: 8/ Salmos 41: 1-3; Isaías 58: 6-7, 10/ 1 Reis 21: 29).

             4: 30 ( falou o rei e disse) CRUZ+ ( Provérbios 16: 18; Isaías 13: 19; Daniel 5: 20).

             4: 31 (Falava ainda o rei quando .../ uma voz do céu ...) CRUZ+ (Daniel 5: 5; Lucas 12: 20/ Daniel 4: 24).

             4: 32 (Serás expulso ...) CRUZ+ (Daniel 4: 25).

              4: 34 (Mas ao fim daqueles dias, .../que vive para sempre/ cujo domínio é sempiterno, ...) CRUZ+ (Daniel 4: 26/ Salmos 102: 24-27; Daniel 6: 26; 12: 7; Apocalipse 4: 10/ Salmos 10: 16; Daniel 2: 44; 7: 14; Miqueias 4: 7; Lucas 1: 33).

            4: 35 (Todos os moradores da terra são .../ ele opera com o exército do céu e .../ não há quem lhe possa .../ que fazes?) CRUZ+ (Salmos 39: 5; Isaías 40: 15, 17/ Salmos 115: 3; 135: 6; Daniel 6: 27/ Jó 34: 29; Isaías 43: 13/ Jó 9: 12; Isaías 45: 9; Jeremias 18: 6; Romanos 9:20; 1 Coríntios 2: 16).

            4: 36 (para a dignidade do .../ restabelecido no meu reino, .../ ajuntou extraordinária grandeza) CRUZ+ (Daniel 4: 26/ 2 Crônicas 20: 20/ Jó 42: 12; Provérbios 22: 4; Mateus 6: 33).

           4: 37 (louvo, exalto e glorifico ao REI do Céu, .../ Todas as SUAS Obras são Verdadeiras, .../ e pode humilhar aos que andam na soberba) CRUZ+ (Daniel 2: 46-47; 3: 28-29/ Deuteronômio 32: 4; Salmos 33: 4; Isaías 5: 16; Apocalipse 15: 3; Êxodo 18: 11; Jó 40: 11-12; Daniel 5: 20).

                 
                                                              É DESSE JEITO!
                                                Sistema de Nota+ de Estudo [NT+]


                                                       "[NT+] de 4: 1"

                 4: 1 a todos os povos, nações e homens de todas as línguas. Este capítulo começa com uma carta de Nabucodonosor para os habitantes de seu reino. Ele demonstra interesse no bem-estar ("Paz") de seus súditos e reconhece a supremacia do poder do SENHOR (Comparar com o cap.2).


                                                      "[NT+] de 4: 4"

                4: 4 Eu, Nabucodonosor. O rei relata a experiência que o leva a louvar ao DEUS de Daniel.

                                                      "[NT+] de 4: 8"

               4: 8 no qual há o espírito dos deuses santos. Comparar com Gênesis 41: 38; Números 27: 18.

                                                       "[NT+] de 4: 27"

              4: 27 aceita o meu conselho. Daniel tinha esperança de que a Sentença Divina seria revertida se o rei andasse humildemente com DEUS, praticando a Justiça e amando a misericórdia (comparar com Miqueias 6: 8).

                                                     "[NT+] de 4: 30"                                                 

            4: 30 a grande Babilônia que eu edifiquei. Informação precisa da perspectiva humana. Nabucodonosor foi um construtor incrível e transformou Babilônia, com seus jardins suspensos, muros, palácios e templos em uma maravilha do mundo antigo. Todavia, o orgulho o levou a desconsiderar, em arrogância, sua dívida para com DEUS e a necessidade de prestar contas a ele.

                                                      "[NT+] de 4: 32. 33"

         4: 32, 33 sete tempos [...] as suas unhas, como as das aves. Esta descrição sugere um período considerável, deixando subentendido que os "Sete Tempos" da loucura de Nabucodonosor equivaleriam a Sete Anos. A palavra aramaica para "Tempo" também quer dizer "Ano".

                                                    "[NT+] de 4: 37"

          4: 37 louvo, exalto e glorifico ao REI do céu. A Mensagem da "Soberania de DEUS"finalmente foi assimilada quando Nabucodonosor recobrou o juízo e voltou a governar (Comparar com 2 Crônicas 33: 11-13).


                              É DESSE JEITO! "Presente+"

                                                  
                                        



                                         


   #NovoTempo              

                  * Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO !  (Preceito por Preceito/Especial: O Livro de Daniel 5/ 12 )





Nenhum comentário:

Postar um comentário