Projeto: "Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali" (Estudo 01/366)

                                             É DESSE JEITO!


                               “Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali”

                                                 Feliz Sábado Irmãos.

        A Leitura da BÍBLIA traz “+” Benefícios e Satisfação quando há um “Plano de Estudos+” a ser seguido. Existem muitos tipos planos de leitura. Alguns são bem detalhados, enquanto outros são mais gerais, permitindo certa flexibilidade.
       Qual é a melhor maneira de Estudar a BÍBLIA? Abordaremos esta pergunta respondendo a outras duas:  (1) Que Técnicas de Estudo da PALAVRA podem me orientar(2) De que Recursos precisamos? 

     - O Primeiro Método que você tem é a Própria BÍBLIA. Como vocês estão lendo este artigo em nosso Blog É DESSE JEITO! , presumo que este seja o canal da BÍBLIA que irão usar (Sejam Bem-Vindos Irmãozinhos). Por isso, fazemos algumas referências às Características Específicas dos “Planos de Estudos+” ("Preceito por Preceito"; "Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali" e em breve "Os Grande Temas da BÍBLIA...) do nosso Blog É DESSE JEITO!:

      A BÍBLIA é uma coleção de 66 Livros (39 do AT e 27 NT). Uma “Técnica+” Especial para o Estudo da BÍBLIA disponível em nossos “Estudos+” é a “Introdução+” ao Livro que você irá ler, veja os exemplos a seguir:



        Cada Livro+ Estudado em nosso Blog É DESSE JEITO! Contém uma “Introdução+” cuidadosamente preparada, que se encontra antes dos Textos Bíblicos de cada Livro. Cada “Introdução+” nos fala sobre: o Autor do Livro; a Data provável em que foi escrito,...

       Outra “Técnica+” Especial que vocês só encontrarão em nossos “Estudos+”, é o “CRUZ+” (Sistema de Referências Cruzadas) do nosso Blog É DESSE JEITO!
   Muitos versículos estão ligados a outras passagens das ESCRITURAS que trazem informações relevantes, usam palavras semelhantes, abordam o mesmo assunto ou nos mostram como fontes do AT (Antigo Testamento) são usadas em citações do NT (Novo Testamento), “Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali”.

       Outra “Técnica+” Especial e Super Útil dos “Estudos+” de nosso Blog É DESSE JEITO! É o “NT+” (Sistema de Notas+ de Estudo). As “NT+” contêm Grandes Riquezas de Informações sobre o Sentido do Texto e sugerem outras passagens que abordam o mesmo Tema.

       E também somente nos “Estudos+” do nosso Blog É DESSE JEITO! OS Irmãozinhos (as) encontrarão marcados os Grandes Temas BÍBLICOS, através de nossa “Técnica+” Especial, o "N7+"Sistema de Referências Conectadas, que são Notas de Estudo Especiais.

       Uma vez cientes das “Técnicas+” especiais dos “Estudos+” de nosso Blog É DESSE JEITO! , precisamos tomar conhecimento dos “Recursos+” que podem tornar “+++” proveitoso os “Estudos+” das SAGRADAS ESCRITURAS. Esses especiais “Recursos+” serão ensinados durante os 366 Estudos+”, do Projeto: Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali”.  E são eles:

    1)      {Sg+} “Significado+” – Ensinar os Leitores do nosso Blog É DESSE JEITO! o significado das Palavras, pois é, de Importância Fundamental ‘ENTENDER’ o que Significam as palavras de determinadas Passagens das ESCRITURAS.
   2)      {CL+} “Contexto Literário+”- Ensinar os Leitores do nosso BLOG É DESSE JEITO! A “Conhecer o Contexto”, pois, não se deve ler apenas  textos isolados das ESCRITURAS. Eles devem ser lidos em seu “Contexto Literário”. Nenhuma Passagem BÍBLICA existe de maneira isolada.
   3)      {CH+} “Contexto Histórico+”- Ensinar os Leitores do nosso Blog É DESSE JEITO! A Conhecer o “Contexto Histórico”, porque ele é Importante por dois motivos: (1) A BÍBLIA foi escrita milhares de anos atrás, em uma cultura diferente da nossa. Portanto, certa compreensão da localização de um Livro das ESCRITURAS no fluxo da história nos ajuda a entender melhor seu significado. (2) Cada Livro da BÍBLIA foi escrito para atender alguma necessidade específica do povo de DEUS em um tempo e lugar únicos. Por exemplo, dar orientação a um grupo de ex-escravos que haviam acabado de sair do Egito ou enfrentar um problema nas congregações locais de Tessalônica. As Mensagens se aplicam a nós hoje, porém, são “+” Bem Compreendidas se entendermos plenamente o que acontecia quando elas foram transmitidas da primeira vez.
   4)      {PP+} “Passagens Paralelas+”- Há partes da BÍBLIA em que o conteúdo é bem semelhante ao apresentado em outro Trecho ou Livro. Essas Passagens são chamadas Paralelas, “PP+”. Por exemplo, a BÍBLIA Identifica que Lucas 6: 20-26 é uma {PP+} a Mateus 5: 1-10 (Textos conhecidos como as Bem-Aventuranças). Embora os Textos sejam semelhantes, há algumas diferenças que podem ser reveladoras. Em geral, as ESCRITURAS falam do mesmo assunto mais de uma vez, mas com Palavras e Insights diferentes, porque o Material é Apresentado por diferentes Autores Inspirados. A Leitura de uma Passagem ajuda a esclarecer outras que abordam o mesmo Tema.

         O que o Blog É DESSE JEITO! espera com o Projeto “Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali”?

       Que nossos Leitores (Irmãos) aprendam a Estudar Toda Informação disponível na BÍBLIA SAGRADA (PALAVRA de DEUS) sobre determinado assunto. É muito fácil reivindicar a “VERDADE” com base em um versículo favorito ou uma curta passagem da BÍBLIA. Se lermos Todos os Textos relevantes –os paralelos e outros que não são exatamente paralelos, mas que abordam o mesmo assunto – chegaremos a uma Compreensão “+” Ampla e Precisa do que as ESCRITURAS têm a dizer a respeito daquele ponto, do Claro:“Assim Diz o SENHOR”.

      Enfim, Irmãos, continuem conectados ao nosso Blog É DESSE JEITO! em “+” esse Projeto: Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali”,  bem como, "Preceito por Preceito", e “Aprendam +++” sobre o nosso “Método+” de Ensino das SAGRADAS ESCRITURAS, que consiste em: “ESTUDAR+”, “EXPERIMENTAR+” e “APLICAR+” a BÍBLIA. E esperamos que ao final deste Projeto, vocês não estejam dominando a BÍBLIA, mas a BÍBLIA esteja dominando a cada um de vocês, pois, na VERDADE, não somos nós que estudamos a BÍBLIA; é a BÍBLIA que nos Estuda e nos Prova. Fiquem com DEUS!!!


                                          É DESSE JEITO! "Dica+"

                                              "Assim Diz o SENHOR"
                 Lâmpada para os meus pés é a TUA PALAVRA e Luz para os meus caminhos.
                                     (ESCRITURAS SAGRADAS)

                                              
Imagem de uma construção com 366 tijolos, representando o que este Novo Projeto: "Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali" almeja, que é Estudar Toda a PALAVRA de DEUS EM 366 ESPECIAIS ESTUDOS+. É DESSE JEITO!
           
                    "Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali"  (Estudo 01/366)

Graça e Paz Irmãos
    "Depois de Oração ao nosso DEUS PAI Todo-Poderoso, pedindo-LHE pela direção do ESPÍRITO SANTO (DEUS CONSOLADOR Todo-Poderoso), para mais um "Estudo+" de SUAS SAGRADAS ESCRITURAS, em nome do nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO (DEUS FILHO Todo-Poderoso)". É DESSE JEITO!!!


                                                      "Um Pouco Aqui"

                                                    Etapa 1: "Leitura+" 

                                                 "Assim Diz o SENHOR"


                            {PP+} - Lucas 3: 23-28 
             1 Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos;  3 Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão; 4 Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom; 5 Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; 6 Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias; 7 Salomão gerou a Roboão; Roboão, a Abias; Abias, a Asa; 8 Asa gerou a Josafá; Josafá, a Jorão; Jorão, a Uzias; 9 Uzias gerou a Jotão; Jotão, a Acaz; Acaz, a Ezequias; 10 Ezequias gerou a Manassés; Manassés, a Amom; Amom, a Josias; 11 Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
                                            (Mateus 1/PALAVRA de DEUS)


                                        Etapa 2: "Significados+"

                        JESUS  - {Sig+} "O SENHOR é Salvação". Trata-se de uma transliteração para o grego do nome hebraico "Josué".

                       CRISTO - {Sig+} "Ungido", a tradução grega da palavra hebraica "MESSIAS".

                         Virgem - {Sig+} Tradução da palavra hebraica para "Jovem donzela".

                                 Etapa 3: "Contexto Literário+"

                                     {CL+} 
                                  Mateus 01        

             Acesse Aqui! "Introdução+" - (Autor; Público-Alvo; Data e Local de Escrita; Mensagem; Esboço).

                       Etapa 4: "Contexto Histórico+"

              {CH+} - A Genealogia de Mateus tem o Objetivo de mostrar que CRISTO era descendente direto de Abraão e Davi; sendo, portanto, o Messias judeu. 

             Agora acessem aqui: "EVANGELHOS- O Livro de Mateus/01 (Preceito por Preceito)", e façam um "Estudo+", de forma detalhada sobre este capítulo das SAGRADAS ESCRITURAS, indo primeiramente para o "Áudio+", em seguida fazendo os "Estudo+" completos através do: "CRUZ+" (Sistema de Referências Cruzadas), "NT+" (Sistema de Notas+ de Estudo) e finalizando com as especiais "N7+" (Sistema de Referências Conectadas).
                                                           
                                             
                                                     +


                                            "Um Pouco Ali"


                             Etapa 1: "Leitura+" 

               * A Criação dos Céus e da Terra e de Tudo o que neles há


               2 1 Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. 2 E, havendo DEUS terminado no Dia Sétimo a SUA Obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a SUA Obra que tinha feito. 3 E Abençoou DEUS o Dia Sétimo e o Santificou; porque nele, descansou de Toda a Obra que, como CRIADOR, fizera.

                      A Formação do homem 
                       4 Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o SENHOR DEUS os Criou. 5 Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o SENHOR DEUS não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo. 6 Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo.
                       7 Então, formou o SENHOR DEUS ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. 8 E plantou o SENHOR DEUS um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. 9 Do solo fez o SENHOR DEUS brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
                      10 E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços. 11 O primeiro chama-se Pisom; é o que rodeia a terra de Havilá, onde há ouro. 12 O ouro dessa terra é bom; também se encontram lá o bdélio e a pedra de ônix. 13 O segundo rio chama-se Giom; é o que circunda a terra de Cuxe. 14 O nome do terceiro rio é Tigre; é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto é o Eufrates.
                      15 Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. 16 E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

                     A Formação da mulher 
                      18 Disse mais o SENHOR DEUS: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. 19 Havendo, pois, o SENHOR DEUS formado da terra todos os animais do campo e todas as aves do céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.
                       20 Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.
                      21 Então, o SENHOR DEUS fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das costelas e fechou o lugar com carne.
                     22 E a costela que o SENHOR DEUS tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. 23 E disse o homem:
                      Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 25 Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.

                     * A Queda do homem

           Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR DEUS tinha feito, disse à mulher: É assim que DEUS disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Disse DEUS: Dele Não comereis, Nem tocareis nele, para que Não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. 5 Porque DEUS sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como DEUS, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável ao olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. 7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira cintas para si.
            8. Quando ouviram a Voz do SENHOR DEUS, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da Presença do SENHOR DEUS, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. 9 E Chamou o SENHOR DEUS ao homem e lhe perguntou: Onde estás? 10 Ele respondeu: Ouvi a TUA Voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.11 Perguntou-lhe DEUS: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te Ordenei que Não comesses? 12 Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. 13 Disse o SENHOR DEUS à mulher. Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. 14 Então, o SENHOR DEUS Disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 16 E à mulher Disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à Luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. 17 E a Adão Disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te Ordenara Não comesses, maldita é a Terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. 18 Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. 19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
20 E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos. 21 Fez o SENHOR DEUS vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
22 Então, disse o SENHOR DEUS: Eis que o homem se tornou como Um de Nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.
23 O SENHOR DEUS, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. 24 E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.



    Seres Viventes - {Sig+} O Termo hebraico é usado para se referir a Todos os Seres Vivos (incluindo os seres humanos; 2: 7) e, com frequência, é traduzido por "Alma".                                                                                              
    SENHOR - {Sig+} Outro Nome para DEUS, que se concentra em SEU Relacionamento Único de Aliança com a humanidade e, posteriormente, com a descendência de Abraão (Êxodo 3: 14, 15).                                                                                                                         

     Formou - {Sig+} O verbo denota a ação deliberada de um oleiro (Isaías 29:16; Jeremias 18: 4-6). O homem (hebraico - 'adam) foi Criado do pó da terra (hebraico - 'adamah), não da matéria Divina, como em outras narrativas da criação da mesma época. Ele retornaria ao pó quando morresse (Gênesis 3: 19).                                                                                                                        

Alma Vivente   - {Sig+}   Uma interpretação mais adequada seria "Ser Vivente" , em vez de alma. A palavra hebraica traduzida por "Alma" significa vida ou pessoa, não uma entidade eterna separada.                                                                                                                        

Jardim  - {Sig+}   O Termo hebraico se origina de um radical que significa "Estar Limitado, Cercado, Protegido".                                                                                                                                   

Éden   - {Sig+}   É possível que o termo se origine de um radical que denota prazer, delícia. A descrição do Jardim (2: 10-14) sugere árvores majestosas e água em profusão, e o liga à geografia já conhecida dos leitores                                                                                                                                      
                      Etapa 3 - "Contexto Literário+"

{CL+}                       
Gênesis 1-3                     



{CH+}                  
Gênesis 1-3                  

 Parte do Gênesis se concentra na história antiga e narra a Origem da Humanidade (incluindo a Criação deste Planeta, a queda, o dilúvio Universal e a dispersão dos povos). Enquanto outra parte  passa a Apresentar a história dos Patriarcas. Em vez de manter o foco na humanidade como um todo, concentra-se em uma só Família, em seus altos e baixos, em seu crescimento e desenvolvimento. 

 Agora acessem aqui: "Gênesis - Capítulo 01 (Preceito por Preceito)"; "Gênesis - Capítulo 02 (Preceito por Preceito)"; Gênesis - Capítulo 03 (Preceito por Preceito).   E Façam um "Estudo+", de forma detalhada sobre cada um destes capítulos das SAGRADAS ESCRITURAS, indo primeiramente para o "Áudio+", em seguida fazendo os "Estudo+" completos através do: "CRUZ+" (Sistema de Referências Cruzadas), "NT+" (Sistema de Notas+ de Estudo) e finalizando com as especiais "N7+" (Sistema de Referências Conectadas).  

                 É DESSE JEITO! "Conclusão+"

      "Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a Maneira em que o SENHOR nos tem Guiado e os Ensinos que nos Ministrou no passado"
                                     (Ellen G+)



                            É DESSE JEITO! "Presente+"

  "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                 (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).
  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!

             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                     https://igrejas.adventistas.org/

                                                             Novo Tempo                                                                                                     

  * Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO ! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário