GÊNESIS 17 - "Pai de Muitos" (Preceito por Preceito)

  Feliz Sábado Amados Irmãos, que a Paz do SENHOR DEUS esteja convosco. Hoje é dia ESPECIAL, onde daremos continuidade com os Estudos do Projeto "Preceito por Preceito" de Capítulo a Capítulo da PALAVRA de DEUS, onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre o Capítulo 17 de GÊNESIS .  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através deste informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada Estudo Detalhado deste Projeto: 




        6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo" deste Projeto. São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS.
 Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".

                                 "Pai de Muitos" (Preceito por Preceito)

                                               "Assim Diz o SENHOR"  
             
           

DEUS muda o nome de Abrão 

 17 Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. 2 Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. 3 Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: 4 Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. 5 Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí. 6 Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti. 7 Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência. 8  Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus.

Institui-se a circuncisão 

 9 Disse mais Deus a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações. 10 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. 11 Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. 12 O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. 13 Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua. 14 O incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do seu povo; quebrou a minha aliança.

DEUS muda o nome de Sarai 

 15 Disse também Deus a Abraão: A Sarai, tua mulher, já não lhe chamarás Sarai, porém Sara. 16 Abençoá-la-ei e dela te darei um filho; sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela. 17 Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos? 18 Disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante de ti. 19 Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência. 20 Quanto a Ismael, eu te ouvi: abençoá-lo-ei, fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; gerará doze príncipes, e dele farei uma grande nação. 21 A minha aliança, porém, estabelecê-la-ei com Isaque, o qual Sara te dará à luz, neste mesmo tempo, daqui a um ano. 22 E, finda esta fala com Abraão, Deus se retirou dele, elevando-se.

Pratica-se a circuncisão 

 23 Tomou, pois, Abraão a seu filho Ismael, e a todos os escravos nascidos em sua casa, e a todos os comprados por seu dinheiro, todo macho dentre os de sua casa, e lhes circuncidou a carne do prepúcio de cada um, naquele mesmo dia, como Deus lhe ordenara. 24 Tinha Abraão noventa e nove anos de idade, quando foi circuncidado na carne do seu prepúcio. 25 Ismael, seu filho, era de treze anos, quando foi circuncidado na carne do seu prepúcio. 26 Abraão e seu filho, Ismael, foram circuncidados no mesmo dia. 27 E também foram circuncidados todos os homens de sua casa, tanto os escravos nascidos nela como os comprados por dinheiro ao estrangeiro.

                            (Gênesis 17/PALAVRA de DEUS)


                                 É DESSE JEITO! (Áudio+)  

                  

                                    

17: 1 (apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe/ Eu sou o Deus Todo-Poderoso/ anda na minha presença/ perfeito) CRUZ+ (Gênesis 12: 7; 18:1/ 28: 3; 35: 11/ 2Reis 20: 3/Deuteronômio 18: 13).

17: 2 (aliança entre mim e ti/ te multiplicarei extraordinariamente) CRUZ+ (Gênesis 15: 18/ Gênesis 12: 2; 13: 16; 15: 5; 18:18)

17: 4 (pai de numerosas nações) CRUZ+ (Romanos 4: 11-12,16)

17: 5 (Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão/; porque por pai de numerosas nações te constituí) CRUZ+ (Neemias 9: 7/ Romanos4: 17)

17: 6 (nações/ reis procederão de ti) CRUZ+ (Gênesis 17:16; 35: 11/ Mateus 1: 6).

17: 7 (Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti.../para ser o teu Deus.../tua descendência) CRUZ+ (Gálatas 3: 17/ Gênesis 26: 24; 28:13/ Romanos 9: 8).

17: 8 (Dar-te-ei e à tua descendência a terra/ das tuas peregrinações.../ serei o seu Deus) CRUZ+ (Atos 7: 5/ Gênesis 23: 4; 28: 4/ Levítico 26: 12).

17: 9 (Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência...) CRUZ+ (Êxodo 19: 5).

17: 10 (todo macho entre vós será circuncidado) CRUZ+ (Atos 7: 8).

17: 11 (por sinal de aliança entre mim e vós) CRUZ+ (Êxodo 12: 13, 48).

17: 12 (será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações...) CRUZ+ (Levítico 12: 3).

17: 14 (será eliminada do seu povo; quebrou a minha aliança) CRUZ+ (Êxodo 4: 24-26).

17: 16 (e dela te darei um filho.../ nações/ reis de povos procederão dela) CRUZ+ (Gênesis 18: 10/ Gênesis 35: 11/ Gênesis 17: 6;36: 31).

17: 17 (e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho?...) CRUZ+ (Gênesis 17: 3; 18: 12; 21: 6).

17: 18 (Disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante de ti) CRUZ+ (Gênesis 18: 23).

17: 19 (Sara.../ aliança, aliança perpétua para a sua descendência) CRUZ+ (Gênesis 18: 10; 21: 2/ Gênesis 22: 16).

17: 20 (fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente.../ doze príncipes/ e dele farei uma grande nação) CRUZ+ (Gênesis 16: 10/ Gênesis 25: 12-16/ Gênesis 21: 13, 18).

17: 21 (aliança, porém, estabelecê-la-ei com Isaque/ o qual Sara te dará à luz.../ mesmo tempo, daqui a um ano) CRUZ+ (Gênesis 26:2-5/ Gênesis 21: 2/ Gênesis 18: 14).

17: 27 (E também foram circuncidados todos os homens de sua casa...) CRUZ+ (Gênesis 18: 19).



                     “NT+ de 17: 1, 2” 

   O segundo relato em que se estabelece uma aliança é introduzido, mais uma vez, por uma Teofania (Aparição Divina), 13 anos depois do nascimento de Ismael (16: 16). DEUS aparece a Abrão e repete a promessa de descendentes e de terra (12: 1-3; 13:14-17; 15: 4, 5, 18-21).

  “Sê perfeito”. O mesmo termo hebraico é usado para descrever a qualidade dos animais para sacrifício (“sem defeito”, Levítico 1: 3, 10) e assinala um compromisso integral com DEUS, não perfeição moral (Jó 1: 1, 8).           

                     “NT+ de 17: 3-8”  

   Reconhecendo a grandeza de Deus, Abrão (cujo nome significa “pai exaltado”) se prostra diante do SENHOR, que muda seu nome para Abraão, “Pai de muitos”. Mais uma vez, o ato antecede o fato.


                     “NT+ de 17: 10” 

   A circuncisão de todos os machos é o sinal da aliança. Textos Bíblicos posteriores relacionam a circuncisão à obediência e enfatizam a circuncisão do coração (Levítico 26: 41; Deuteronômio 10: 16; 30: 6; Jeremias 4: 4). A circuncisão não se limita apenas aos membros da família, mas se estende também aos servos (que eram considerados parte da casa, diferentemente da noção ocidental de “empregado”). A recusa a se circuncidar resultava na exclusão da comunidade (Gênesis 17: 14).

     

                      “NT+ de 17: 15-18”

   O nome Sarai é mudado para Sara, muito embora se trate apenas de uma forma alternativa ao termo mais antigo “Sarai”. Ambos os nomes significam “princesa”, mas, ao lhe dar um novo nome, DEUS confirmou o fim de sua esterilidade. "riu". A reação de Abraão foi de descrença, e Sara partilhou dessa incredulidade mais tarde (18: 12). Como um idoso de quase cem anos de idade e uma idosa de 90 anos poderiam conceber e gerar um filho?

            

                       “NT+ de 17: 19, 20” 

   A resposta de DEUS ao pedido de Abraão é dupla: sim, Ismael será abençoado (v. 20), mas o filho de Sara, que se chamaria Isaque, seria o herdeiro da promessa (v. 19).



                                            "[N7+] de 17: 7" 

   A Aliança Divina da Graça é chamada diversas vezes de “Aliança Perpétua” (ver também v. 13, 19; confira outros exemplos de ALIANÇA PERPÉTUA em 9: 16; 2 Samuel 23: 5; 1Crônicas16: 17; Isaías 55: 3; 61: 8; Jeremias 32: 40; Ezequiel 37: 26; Hebreus13: 20).




   GÊNESIS - "Capítulo 13/50" (Preceito por Preceito)






"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.


           Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
        "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar!













  
















                                        igrejas.adventistas.org

                                                                 #NovoTempo             







Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                      "Assim Diz o SENHOR" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário