GÊNESIS 14 - "Melquisedeque" (Preceito por Preceito)

  Feliz Sábado Amados Irmãos, que a Paz do SENHOR DEUS esteja convosco. Hoje é dia ESPECIAL, onde retornamos com os Estudos do Projeto "Preceito por Preceito" de Capítulo a Capítulo da PALAVRA de DEUS, onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre o Capítulo 14 de GÊNESIS .  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através deste informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada Estudo Detalhado deste Projeto: 




        6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo" deste Projeto. São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS.
 Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".

                                        "Melquisedeque" (Preceito por Preceito)

                                                      "Assim Diz o SENHOR"


Guerra de quatro reis contra cinco

14 Sucedeu naquele tempo que Anrafel, rei de Sinar, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim, 2 fizeram guerra contra Bera, rei de Sodoma, contra Birsa, rei de Gomorra, contra Sinabe, rei de Admá, contra Semeber, rei de Zeboim, e contra o rei de Bela (esta é Zoar). 3 Todos estes se ajuntaram no vale de Sidim (que é o mar Salgado). 4 Doze anos serviram a Quedorlaomer, porém no décimo terceiro se rebelaram. 5 Ao décimo quarto ano, veio Quedorlaomer e os reis que estavam com ele e feriram aos refains em Asterote-Carnaim, e aos zuzins em Hã, e aos emins em Savé-Quiriataim, 6 e aos horeus no seu monte Seir, até El-Parã, que está junto ao deserto. 7 De volta passaram em En-Mispate (que é Cades) e feriram toda a terra dos amalequitas e dos amorreus, que habitavam em Hazazom-Tamar. 8 Então, saíram os reis de Sodoma, de Gomorra, de Admá, de Zeboim e de Bela (esta é Zoar) e se ordenaram e levantaram batalha contra eles no vale de Sidim, 9 contra Quedorlaomer, rei de Elão, contra Tidal, rei de Goim, contra Anrafel, rei de Sinar, contra Arioque, rei de Elasar: quatro reis contra cinco. 10 Ora, o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; os reis de Sodoma e de Gomorra fugiram; alguns caíram neles, e os restantes fugiram para um monte. 11 Tomaram, pois, todos os bens de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento e se foram.

Ló é levado cativo

12 Apossaram-se também de Ló, filho do irmão de Abrão, que morava em Sodoma, e dos seus bens e partiram. 13 Porém veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; este habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol e de Aner, os quais eram aliados de Abrão. 14 Ouvindo Abrão que seu sobrinho estava preso, fez sair trezentos e dezoito homens dos mais capazes, nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã. 15 E, repartidos contra eles de noite, ele e os seus homens, feriu-os e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco. 16 Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo. 17 Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé, que é o vale do Rei.

Melquisedeque abençoa Abrão

18 Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; 19 abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; 20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo. 21 Então, disse o rei de Sodoma a Abrão: Dá-me as pessoas, e os bens ficarão contigo. 22 Mas Abrão lhe respondeu: Levanto a mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o que possui os céus e a terra, 23 e juro que nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão; 24 nada quero para mim, senão o que os rapazes comeram e a parte que toca aos homens Aner, Escol e Manre, que foram comigo; estes que tomem o seu quinhão.

                  (Gênesis 14/PALAVRA de DEUS)

                                  É DESSE JEITO! (Áudio+)  

         

                                                     AMÉM!!!

                 

       14: 1 (Sinar/Elão) CRUZ+ (Gênesis 10: 10; 11: 2/Isaías 11: 11; 21: 12).

      14: 2 (Admá/Zoar) CRUZ+ (Deuteronômios29: 23/Gênesis 13: 10; 19: 22).

      14: 3 (que é o mar Salgado) CRUZ+ (Números 34: 12).

      14: 4 (serviram a Quedorlaomer) CRUZ+ (Gênesis 9: 26).

      14: 5 (refains/zuzins/emins) CRUZ+ (Gênesis 15: 20/Deuteronômios 2: 20/Deuteronômios 2: 10).

    14: 6 (e aos horeus no seu monte Seir) CRUZ+ (Deuteronômios 2: 12-22).

     14: 7 (em Hazazom-Tamar) CRUZ+ (2 Crônicas20: 2).

     14: 10 (betume/para um monte) CRUZ+ (Gênesis 11: 3/Gênesis 19: 17, 30).

    14: 11 (todos os bens de Sodoma e de Gomorra..) CRUZ+ (Gênesis 14: 16, 21).

    14: 12 (o filho do irmão de Abrão/que morava em Sodoma...) CRUZ+ (Gênesis 11: 27; 12: 5/Gênesis 13: 12).

   14: 13 (o hebreu/este habitava junto aos carvalhais de Manre, o amorreu.../os quais eram aliados de Abrão) CRUZ+ (Gênesis 39: 14; 40: 15/Gênesis 13: 18/Gênesis 14: 24; 21: 27, 32).

   14: 14 (Ouvindo Abrão que/seu sobrinho estava preso/nascidos em sua casa/até Dã) CRUZ+ (Gênesis 19: 29/Gênesis 13: 8; 14: 12/Gênesis 12: 5; 15: 3; 17: 27/Deuteronômio 34: 1).

   14: 15 (feriu-os e os perseguiu até Hoba...) CRUZ+ (Isaías 41: 2-3).

   14: 16 (Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele...) CRUZ+ (31: 18).

   14: 17 (Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis.../ saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé.../Vale do Rei) CRUZ+ (Hebreus 7: 1/1 Samuel 18: 6/2 Samuel 18: 18).

   14: 18 (Melquisedeque, rei de Salém.../pão e vinho/sacerdote/DEUS ALTÍSSIMO) CRUZ+ (Hebreus 7:1-10/Gênesis 18: 5/Salmos 110: 4/Atos 16:17).

   14: 19 (Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo/ que possui os céus e a terra) CRUZ+ (Rute 3: 10/Gênesis 14: 22).

   14: 20 (bendito seja o Deus Altíssimo.../deu Abrão o dízimo) CRUZ+ (Gênesis 24: 27/Hebreus 7: 4).

   14: 22 (respondeu/ Levanto a mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo/ o que possui os céus e a terra) CRUZ+ (Gênesis 14: 2, 8,10/Daniel 12: 7/Gênesis 14: 19).

   14: 23 (nada tomarei de tudo o que te pertence...) CRUZ+ (2 Reis 5: 16).

           

                             "{NT+} de 14: 1-16" 

   A Vitória Abrão é outra ilustração das Bênçãos Divinas que ele desfrutava e partilhava livremente. Os nomes dos quatros reis que ameaçaram as cidades-estados no vale do Jordão sugerem uma união etnicamente mista, que incluía grupos de elamitas, amorreus, hurritas e heteus. As cinco cidades-estados no vale do Jordão (Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar) não conseguiram resistir ao ataque da coalisão do leste.

   “Esta é Zoar”. Nota explicativa sugerindo que o autor Bíblico pode ter usado uma fonte mais antiga a qual precisou atualizar a fim de que os leitores pudessem entender.

                            "{NT+} de 14: 10" 

  “poços de betume.” O exército da união do vale do Jordão se desintegrou e, em desespero, tentou se esconder em poços de betume e nos montes.

                              "{NT+} de 14: 13" 

   Um fugitivo chegou até Abrão e o informou da desgraça que sobreviera a Ló e sua casa.

   “Hebreu.” O tempo ocorre cerca de 30 vezes no AT (Antigo Testamento) e, em geral, é usado em interações com estrangeiros (40: 15; Êxodo 1: 15; 2: 11, 13; Jonas 1: 9).  O autor Bíblico inclui mais uma nota explicativa no fim de Gênesis 14: 13.

                                   "{NT+} de 14: 14" 

“Trezentos e dezoito homens dos mais capazes.” O tamanho da casa de Abrão é significativo. Durante o período tardio de El Amarna (c.1400 a.C.), um exército de 318 homens representava uma verdadeira força.

                                    "{NT+} de 14: 18" 

Após uma marcha noturna resignada e uma batalha bem sucedida, o exército de Abrão conseguiu libertar Ló, sua família e todos os bens pertencentes a Sodoma. Em seu retorno, Abrão deparou-se com Melquisedeque, o Rei-Sacerdote de Salém, que foi associado a Jerusalém (Salmos76: 2).

   “Pão e Vinho.” Alimento real (1 Samuel 16: 20), em geral ligado a sacrifícios (Números 15: 2-10; 1 Samuel 1: 24). É, portanto, possível que o gesto de Melquisedeque indique uma importante refeição de Aliança.

                    

                                                      "[N7+]" de 14: 19, 20

   A Bênção de Melquisedeque foi escrita de forma poética. Nada se sabe de sua família ou origem. Sua aparição e desaparecimento súbitos como Rei-Sacerdote são retomados no NT (Novo Testamento) e compreendidos como um tipo de JESUS, o Verdadeiro REI-SACERDOTE (Hebreus 7: 1-15).

   “Dízimo.” Abrão reconheceu as Bênção de DEUS e devolveu um décimo ao representante de DEUS a que ele claramente reconhece como tal. A prática de dizimar com fidelidade não foi uma inovação posterior da Lei (Levíticos 27: 30-33; Deuteronômio 14: 22-29), mas um princípio enraizado na natureza do SENHOR. Por ser o Dono do Universo e Doador de Bênçãos, ELE verdadeiramente merece a expressão de fé e gratidão de SEU povo.
                                    


   GÊNESIS - "Capítulo 13" (Preceito por Preceito)


"Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.


           Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
        "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar!













  













Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!
             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário